Tô velho para a aviação?

By: Author Raul MarinhoPosted on
1116Views46

Há uma lenda na aviação que diz que não há chances de sucesso para um piloto que passou dos 30 anos de idade. Na verdade, o que existe é que, na aviação comercial (ou seja: nas linhas aéreas, ex.: TAM, Gol, Azul, etc) há certa restrição com relação a pilotos mais velhos. Mas, atualmente, com a falta de pilotos e o aumento da frota, a idade-limite está crescendo dia após dia, e hoje está na casa dos 45 anos. Já a aviação geral (táxis aéreos, aviação executiva, agrícola, helicópteros de plataformas de petróleo, etc), não só nunca teve tal restrição, como também ocorre exatamente o oposto, e a restrição é com o pessoal mais jovem, principalmente na aviação executiva.

O piloto da aviação executiva é, na maior parte das vezes, também o administrador da aeronave. É ele que cuida da manutenção, da documentação, etc, assim como as questões relacionadas à administração do vôo (hangaragem no destino, desembaraço aduaneiro, abastecimento, etc). Por isso, pilotos muito jovens são, geralmente, os menos interessantes para a operação de aeronaves neste segmento da aviação. Além disso, grande parte dos jovens pilotos quer somente acumular horas de vôo até poder ser admitido numa companhia aérea, deixando o proprietário da aeronave na mão.

O verdadeiro limite de idade para a aviação tem a ver com as condições de saúde do piloto. Se o sujeito tem 60 anos, mas está 100% de saúde, tudo bem. A propósito, o autor deste blog tem 43 anos e acabou de checar o PC…

46 comments

  1. Bruno
    1 ano ago

    Grande Raul. Fui por outro post, redirecionada pra cá.
    Legal voltar no tempo, ver algo de 2011, e ver como a relevância do seu blog multiplicou-se.
    Abraço.

  2. Matheus Henrique
    1 ano ago

    Olá Raul

    Muitos Comandantes hoje já foram comissário de bordo, eu gostaria de lhe perguntar é melhor primeiro ser comissário de bordo e depois fazer o curso PP, PC e o INVA ou procurar um aeroclube da minha cidade e já fazer o curso ?

    Qual sua opinião ?

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      Ser comissário pode ser uma boa estratégia para conseguir entrar em alguma seleção interna da cia., mas sem o aeroclube e a formação específica de piloto, vc não chega em lugar algum.

  3. Diego
    2 anos ago

    Com 27 anos acha que da pra seguir carreira ainda não sei nenhum passo

  4. Jully Ana
    2 anos ago

    Raul,
    muito legal seu blog. adorei.
    Tenho 35 anos, pretendo fazer meu curso de PP ano que vem e cursar ciências aeronáuticas enquanto faço o meu PC. Mas, em função do custo das horas de voo, acredito que só consiga me formar em 2020, quando estarei com praticamente 40 anos. Com o fator idade já sendo complicado para entrar no mercado de linha aérea, sendo mulher complica mais ainda?
    Alguma dica que você possa me dar?

    • Pedro
      2 anos ago

      No Brasil andei pesquisando e o custo esta subindo muito um curso de PP fica na média de 16.000 reais e um de PC com IFR sai por volta de 80.000 reais. Ja nos EUA os cursos PP, IFR, VOR, PC e Instrutor ficam no total de R$ 65.000 usando o dollar nas casa dos 3,70 reais, com 300H de voo. O único inconveniente é conseguir a aprovação do TSA e da FAA para estrangeiro.

      • Raul Marinho
        2 anos ago

        Reveja seus orçamentos, pois me parece que não é bem isso, não… E lembre-se que:
        -Muitas escolas publicam o preço “dry” das horas de voo – ou seja, combustível e instrutor são pagos à parte;
        -Além das horas “básicas” (MNTE/VFR), vc terá que voar parte do curso em aeronaves IFR e MLTE, bem mais caras;
        -É preciso contabilizar todos os custos fora as horas de voo, tanto para vc se manter nos EUA pelo período de instrução, como viagens, custos burocráticos, cursos de inglês, etc.;
        -Vc precisa demonstrar possuir a disponibilidade financeira integral para o curso para obter o visto; e
        -O risco cambial também tem que ser levado em conta.
        Portanto, muito dificilmente a formação americana sairia mais barata que a brasileira. Se vc quiser ir, acho uma boa opção por questões de qualidade e segurança, mas não por economia.

    • Raul Marinho
      2 anos ago

      Tudo depende do mercado… Não sei como estará o Brasil em 2020, mas se estiver favorável como esteve em 2011, contratava-se pilotos com mais de 40 anos na linha aérea.
      Já a questão do preconceito contra as mulheres, ele é um fato, infelizmente. Inclusive das esposas de comandantes, que reclamam por seus maridos viajarem com copilotas…

  5. Pedro Henrique
    2 anos ago

    Agora fiquei feliz depois de 5 anos fazendo engeharia eletrônica descobri que estava na área errada. Acabei de entrar nos 31 sera que ainda tenho chance?

  6. Roberto Ribeiro
    2 anos ago

    Raul

    Tenho 38 anos, atuo no varejo a mais de 20 anos fazendo a mesma coisa, estou cansado do meu trabalho e busco alternativas para mudar de profissão e fazer algo que me de prazer e interesse, sempre gostei de aviação, mais nunca tive oportunidade de fazer, hoje tenho interesse em começar, porém o que me deixa com receio é a idade e a parte financeira, qual o tempo em que consegue se atingir um salário bom financeiramente falando ?

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Olha… Depende de o que vc considera “bom”, de como estará o mercado qdo vc nele ingressar, e de suas potencialidades em termos de relacionamentos e de formação. Se vc considera um salário “bom” próximo a R$8-10mil/mês, que é mais ou menos o que ganha um copiloto de uma TAM/Gol/Avianca da vida, vc pode chegar lá em uns 3 anos depois de formado. Mas pode ser 10, e pode ser que vc nunca chegue (e isso, infelizmente, é bastante comum).

  7. Evaldo Aristeu Gonçalves da Silva
    3 anos ago

    EVALDO SILVA (MANCHA) amo sonhar e voar. tenho 53 anos e em 2015 quero fazer voo a vela e piloto recreativo. sou autônomo e tenho trabalhado de segunda a segunda e no pouco tempo que tenho leio o seu blog. Obrigado pelo seu trabalho e sucesso na carreira. E continue escrevendo.

  8. Tasso Rodrigo de Campos
    3 anos ago

    Caro Raul

    Depois que li este seu blog,me senti mais confiante para seguir carreira de piloto.Tenho 32 anos,farei 33 em maio de 2015,e cursei pilotagem de aeronaves,numa universidade particular,aqui em Cuiabá,iniciei o curso em 2006 (durava 2 anos e meio,agora baixaram para 2),e terminei em 2008,mas reprovei de 2 matérias (navegação e meteorologia,matérias estas que ainda estão faltando para encerrar a faculdade),porém tranquei a facul,pois minha prioridade no momento é apenas trabalhar,estou desempregado a mais de um ano e meio,e procuro emprego de operador de máquinas.Não tenho vergonha nenhuma de dizer que quero trabalhar como operador de máquinas,pode até parecer estranho um operador de máquinas querer seguir carreira de piloto de avião,mas é isso mesmo.Quero trabalhar no momento para depois mais lá na frente,eu termine de vez a facul,e posteriormente seguir os demais outros procedimentos para poder entrar de vez na belíssima carreira de piloto.E isso tudo vou fazer com meu suado dinheiro de operador de máquinas.Já estava com medo de não poder seguir carreira de piloto por causa da minha idade,mas depois de ler seu blog,minha dúvida acabou.
    Comandante Raul,desejo boa sorte a você,muito sucesso na sua carreira,e espero um dia estar pilotando igual você,meu sonho mesmo é ser piloto de táxi aéreo.

    Tasso Campos
    Cuiabá – MT

  9. Antonio Neto
    3 anos ago

    Caro Raul Marinho, tenho 35 anos e estou pensando em fazer PP, PC, IFR e Multi em 1 ano… ou seja teria mercado de trabalho pra mim para ser um PLA(piloto de linha aerea)? como está sendo sua experiência? estou na dúvida de entrar nessa empreitada… o que você ahca?
    abraços

  10. Luciano Barreto de Almeida
    4 anos ago

    Olá , meu nome é Luciano Barreto sou do Rio de Janeiro e tenho 40 anos e estou iniciando meu PPA no Skylab Rj e tenho o curso de mecanico de célula, como tenho o interesse em ingressar na aviação executiva, gostaria de saber se posso agregar este conhecimento a profissão de piloto.
    Eu um recado aos demais colegas que já passaram dos trinta, a juventude o tempo cura! persistam em seus objetivos sempre com apenas tres palavras: fé, sorte e persistência.
    Boa sorte a todos e parabéns pelo blog.

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Olha, Luciano, ter um curso de mecânico de células pode te ajudar, sim, na sua carreira. Mas vc tem a CHT de MMA válida? E tem experiência efetiva com aeronaves de asa rotativa? Se as respostas forem positivas, a ajuda poderá ser relevante; se não, ela não será de grande valia.

  11. alexandre
    4 anos ago

    obg amigo Raul, tenho 37, começando no PP e estava preocupado … apos leitura de seu blog, fico mais confiante… abraços…

  12. Charles Araujo
    4 anos ago

    Oi tudo bem Raul? Meu nome é Charles. tenho 29 anos e qro ingressar na vida de PC. Li seu blog e tirei todas as minhas duvidas em relacao a aviacao ate pq ate 5 dias atras eu imaginava que meu sonho não poderia se torna realidade devido minha idade mas percebi que isso seria somente mito e que na verdade o unico tempo que eu poderia perder seria o tempo de não ir atraz daquilo que iria me deixar realmente realizado que seria a aviacao… Moro no rio de janeiro e ja estou procurando os devidos lugares pra comecar o curso… Gostaria de saber se vc conhece algum local aqui no rio para PP…. obrigado

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Que eu possa indicar, não, infelizmente.

    • Vinicius de almeida
      2 anos ago

      Charles boa noite no meu caso por não ter tempo de ir a um curso estou fazendo ele online no Aerocurso.com da uma olhada e ve se gosta ( tenho 37 anos).

  13. Rudney Alves
    4 anos ago

    Raul, não quero ser redundante na minha pergunta … tenho 39 anos e comecei agora o curso de piloto privado helicóptero …. quando terminar minhas horas de PP e PC vou bater mais de 40 anos, e pra somar horas pra ser contratado por uma Cia vou ter que ralar mais horas …. to velho pra piloto comercial de helicóptero???? Vou ter dificuldade pra ser contratado???? Rudney Alves

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Mas não é exatamente isto que trata o post?

      • Rudney Alves
        4 anos ago

        Só queria uma orientação sua …

        • Raul Marinho
          4 anos ago

          Ok. Então eu suponho que, quando vc vê uma placa de “proibido estacionar”, vc tbem pede uma orientação para o guarda se lá vc não pode parar o teu Gol vermelho 2010 1.6, com ar e direção, né?

  14. jonatan lima
    5 anos ago

    boa tarde Raul gostei muito do seu blog,respostas esclarecedoras e bem diretas ,tenho 38 anos já dei inicio aos exames para obter o cma e de acordo aos resultados irei começar o teorico de pp agora dia 20 no aero clube de são paulo,mando esse comentário não para fazer minhas perguntas ,pois lendo as do seu blog já me senti respondido,um grande abraço e sucesso ai.

  15. Boa Noite Raul, Meus parabéns por este maravilhoso trabalho que vem realizando com este blog, como muitos aqui dizem, este é um achado e um dos poucos e completos trabalhos disponiveis na rede. Tenho 31 anos e estou me programando para iniciar o PPH, já pesquisei algumas escolas no campo de marte para iniciar o curso pratico em um R22 analisando o custo de hora de voo. Gostaria de saber se você poderia indicar alguma escola para o curso teorico, e também para o curso pratico. Muito obrigado, e mais uma vez meu parabéns! Abs, Carlos H.Fernandes

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Para o teórico, indico o Aeroclube de S.Paulo. Para o pratico, a JR Helicópteros.

  16. Carlos César.
    5 anos ago

    Raul,
    seu blog é “um achado” na internet. Excelente. Muito bom este post. Tenho 46 anos, com PC+Multi+IFR+PLAt e ICAO 5 (600 horas). Fiquei 6 anos longe da aviação por problemas familiares e estou tentando voltar desde 2011. Gostaria de dizer aos colegas pilotos/aviadores acima que não desistam do “sonho” de voar, ou como queiram enquadrar suas aspirações profissionais. Como diria meu avô: ” …a vida é dura pra quem é mole!”. Continuem procurando pois uma hora a oportunidade aparece.A cada dia tenho mais vontade de continuar lutando para conseguir o meu lugar ao sol, ou no assento da direita. Um grande abraço e parabéns pelo excelente trabalho.
    Bons voos!

  17. Rafael Arba
    5 anos ago

    Caro Raul,

    Iniciando a formação com 23 anos é possivel construir uma carreira de sucesso na aviação executiva ou agricola?

    Outra duvida que tenho, e não encontrei nada a respeito:

    O que acontece com o piloto que perde o certificado de saude?

    Ele consegue se aposentar por invalidez?

    Ele tem um prazo para recuperar o certificado antes de ser demitido?

    Ele é demitido a sangue frio jogado e as traças?

    Além dessas duvidas venho lhe parabenizar pelo blog, pelas centenas de horas de leitura interessante que você proporciona sem combrar 1 tustão, por me apresentar a teoria dos jogos e não menos importante me ensinar a jogar gamão, hehe

    Abraços,

    Arba”

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Vc é muito jovem, não sei por que a preocupação.
      Qto à perda de CMA, é o seguinte:
      -Se o motivo da perda for reversível (ex.: colesterol alto), o piloto pode retornar ao emprego
      -Se a perda for permanente (ex.: o sujeito ficou cego), aí dançou mesmo
      -O piloto pode pedir aposentadoria por invalidez no INSS, como qualquer trabalhador
      -Existe um seguro para perda de CMA sendo comercializado no mercado

  18. serge
    5 anos ago

    Tenho o pc/ifr,icao 4,inglês e nível superior.Estou voltando a voar depois de anos…

  19. Roberto
    5 anos ago

    Raul, Parabens pelo blog, é bastante interessante.
    Tenhos muita dúvida em virtude da minha idade (45), porém jah fiz o curso de pp aos 39 e passei na bnca da ANAC, mas por questoes matrimoniais e financeira acabei desistindo.
    Sou contador e também formado em Adm empresas a atualmente atuo nessas áreas. Hj tenho condições de bancar tudo pelo menos ate o PC/IRF.
    Será que com 45 ainda teria chances pelo menos na A. executiva??
    abraços

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      O que eu posso dizer é que eu estou começando aos 44. Se vai dar certo ou não, só vou poder te dizer daqui a algum tempo… Mas pelo andar da carruagem, acho que vai, sim.

    • Carlos César
      5 anos ago

      Bem vindo Roberto. Tenho 46 e estou “correndo atrás” também. Estamos nos mesmo barco…ou avião. Bons voos!!

  20. Rodrigo
    6 anos ago

    E eu pensando que com 29 anos estaria fora deste sonho…

    • Carlos César
      5 anos ago

      Rodrigo,
      o sonho só morre se você deixa de acreditar nele. Tenho 46 e estou voltando para a aviação depois de uma “parada técnica” de 10 anos. Acredite.
      Bons voos!

  21. RICARDO
    6 anos ago

    RAUL, EU TENHO 38 ANOS JÁ CONCLUI O TEÓRICO DO PP,ESTOU TERMINANDO AS AULAS PRÁTICA DO PP E ESTOU INICIANDO O TEÓRICO DO PC-IFR AEROCLUBE SP.O VALOR DA REMUNERAÇÃO DE UM PILOTO DEPENDE DA AERONAVE?

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Ricardo,

      Como tudo na vida, o salário de um piloto também varia de acordo com a lei da oferta e da demanda. Quanto mais sofisticado um avião, menos pilotos aptos a pilota-lo irão existir, portanto esses raros pilotos de aviões sofisticados irão ganhar mais que os comuns pilotos de aviões simples. Ex.: um piloto de Phenom e raro, e ganha bem; enquanto que um piloto de Cessa 182 e comum, e ganha mal. Alem disso, quanto mais caro um avião, mais um piloto tende a ganhar, ainda que nao varie a categoria. Por isso, um piloto de Cherokee vai ganhar menos que um piloto de Cirrus, apesar de ambos serem MNTE. Isso porque o dono do Cirrus estará mais disposto a contratar um piloto mais caro e melhor que o piloto de Cherokee.
      Mas nao e só em relacao ao avião que o salário varia. Tem a ver também com a qualificação do piloto, a localidade, o tipo de operação, se o piloto também e responsável pela administração da aeronave, e por aí vai.

      • Fred Mesquita
        6 anos ago

        Na aviação executiva também depende muito do patrão. Tenho um amigo que voa um Sêneca III e ganha quase 20 mil e outro amigo que voa um Phenom 100 e ganha um mízero salário de 6 mil. Tudo depende muito da conversa com o patrão mesmo. Mas não se pode considerar esse como um caso isolado pois tenho outros exemplos iguais a esse.

  22. Raul, seu blog é “totalmente excelente”!!! Tenho 36 anos e estou no final do PP, falta praticamente só o cheque. Quero partir pra PC e INVA e pretendo finalizar isso a$$im que possível. Confesso que no início fiquei com receio de minha idade para esta profissão, mas agora tenho cada vez mais convicção de que isso não existe, se você realmente quer chegar lá!!

    Favoritado teu blog, leitor de carteirinha a partir de hoje!! Valeu!

  23. Vinicius
    6 anos ago

    Esse é exatamente o meu caso. Tenho quase 34 e vou começar agora o teórico para o PP. Acho que com uns 36 estou com o PC checado. Se conseguir algo legal na aviação, ótimo. Se não, continuo minha vidinha medíocre de jornalista. Só o tempo me dará uma resposta concreta. Vamos aguardar.

    • gotuzzo
      6 anos ago

      Ai vinicio se vc tem este objetivo,saude,e gosta de voar go ahead my boy,gotuzzo,,,56 piloto a 39 anos

Deixe uma resposta