Cheque de PC com 140h

By: Author Raul MarinhoPosted on
1333Views88

Quando iniciei meu treinamento de PC, questionei o chefe da instrução do Aeroclube de São Paulo na época sobre a possibilidade de checar o PC com 140 horas de voo, e ele me assegurou que só seria possível checar o PC com 150 horas. Quase um ano depois, quando estava prestes a checar o PC de fato, agora na EJ Escola de Aeronáutica, também me disseram que checar o PC com 140 horas era inivável, mas se eu quisesse arriscar e assumisse o risco de a ANAC invalidar meu cheque, tudo bem desde que isentasse a escola de qualquer responsabilidade.

Ocorre que o RBHA-61 é claro quanto a isso.  Inicialmente, lê-se no parágrafo 61.95, item a, inciso 1:

O solicitante deve ter realizado no mínimo 200 horas como piloto de avião ou 150 horas se estas forem efetuadas durante a realização, completa e com aproveitamento, de um curso de piloto comercial de avião homologado pela ANAC.

Como realizei 100% do meu treinamento em curso homologado, teria que voar 150 horas, mas o inciso 3 informe que:

O solicitante pode, ainda, atender ao requisito de experiência nas seguintes condições:

(i) se for detentor de uma licença de piloto de planador, o total de horas pode incluir até 30 horas de vôo em tais aeronaves que tenham sido realizadas em vôo solo;

(ii) se for detentor de uma licença de piloto privado de helicóptero, o total de horas pode incluir até 40 horas de vôo em helicóptero;

(iii) se for detentor de uma licença de piloto comercial ou linha aérea de helicóptero, o total de horas pode incluir até 100 horas de vôo em helicóptero; e

(iv) se tiver realizado instrução em simulador de vôo ou dispositivo de treinamento de vôo aprovada pela ANAC, o total de horas pode incluir até 10 horas relativas a esta instrução.

Ora, como eu havia realizado 10 horas de instrução em simulador homologado, poderia abater essas horas do total requisitado inicialmente. Isso significa que, das 150 horas inicialmente requeridas, estaria apto ao cheque quem tivesse 140 horas de voo, desde que contasse com pelo menos 10 horas de simulador. Era esse o meu caso.

O fato é que eu entrei com minha documentação para requerer licença de PC com 144,5 horas de voo (passou 4,5 horas do mínimo por causa do voo de cheque, da renovação da minha permissão para voos noturnos, e de ajustes dos voos IFR), e fui aprovado.

Logo, fica a dica: é possível, sim, conseguir a licença de PC com 140 horas de voo. 

88 comments

  1. Ademilson
    3 semanas ago

    Raul boa noite, , sou iniciante e fui até a escola resceber algumas informações de como seria o procedimento desse curso, porém relendo as perguntas e respostas acima, aonde um colega alegou no exame sobre a falta dá sua visão esquerda , me gerou uma grande dúvida . No meu olho “esquerdo” tenho 15% da visão perdida , , usei óculos durante 5 anos , hoje já se faz 7 anos que não uso mas. Tenho acompanhamento “oftalmo ” e não apresento dificuldade nenhuma para encherga_lo . Nesse caso tenho possibilidade de ser aprovado nesse exame?

    Desde já gostaria de deixar meus agradecimentos !!

    • Raul Marinho
      3 semanas ago

      De acordo com o regulamento (RBAC-67), se requer 80% de acuidade visual em cada olho para PP e 90% para PC. Se vc perdeu 15%, vc teria 85%… Em tese, não daria para ser PC, mas eu recomendo vc baixar o regulamento (tem nos links do blog) e mostrar para o seu oftalmo. Ele poderá lhe orientar melhor.

  2. João
    2 meses ago

    Eu chequei o PP com 40h e preciso checar PC MNTE/VFR só para pegar diploma da faculdade. Preciso de quantas horas VFR em comando, quantas IFR e quantas horas noturnas?

  3. Rodrigo Santana Ferreira
    5 meses ago

    Boa tarde, Queria saber se tem como pilotar com alguém para conseguir as horas de voo para piloto comercial de helicóptero?

  4. Piloto Helicópero PCH
    1 ano ago

    Boa Noite a Todos
    Raul segue a dúvida,mas essa descriminação da Anac no rbac de ‘INCLUIR’ Significa abater horas ,pois segue o exemplo liguei em uma das escolas mais bem conhecidas no caso a EJ e ela me informou que eu teria que fazer meu PCA com 100 horas, no entanto vejo que no exemplo do nosso amigo incluir o simulador quis dizer ABATER 10 horas ,sou PCH, e de acordo com o descriminado,aqui no post Envio minha dúvida

    (iii) se for detentor de uma licença de piloto comercial ou linha aérea de helicóptero, o total de horas pode incluir até 100 horas de vôo em helicóptero; e
    (iv) se tiver realizado instrução em simulador de vôo ou dispositivo de treinamento de vôo aprovada pela ANAC, o total de horas pode incluir até 10 horas relativas a esta instrução.

    Desculpe perguntar ESSE TEMO INCLUIR é abater ??

    HELP

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      Yes

  5. Thiago
    3 anos ago

    Boa noite, Raul!

    Seu post é antigo mas é o com mais informações do assunto e tenho uma dúvida e espero que possa me ajudar.
    Primeiramente, realizei o meu curso inteiro em escola homologada e desejo checar PC-MNTE-IFR
    Tenho 110,2h de voo visual
    Tenho 20h de voo IFR
    Total de voo REAL: 130,2h

    Realizei o curso em simulador homologado AATD: 32h (requisito mínimo da escola)

    Portanto eu teria 162,2h contando com o simulador.
    E 150,2h se eu contar que o AATD abate 20h reais das 40h necessárias para o IFR.
    Logo, 130,2h (voo real) + 20h (voo abatido IFR) = 150,2h. Eu poderia checar?

    (o resto dos mínimos como voo noturno, navegação e etc já foram atingidos)

    A minha dúvida é porque me ligaram avisando que preciso de mais 10h de voo visual para completar 140h de voo real para poder checar.

    Obrigado pela ajuda!

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Quem te ligou está certo: vc precisa de 140h de voo REAL.

  6. Vinícius
    3 anos ago

    Olá Raul tudo bem ? gostaria de uma informação para começar a realizar meu sonho . Quando eu era criança eu sofri um acidente na vista esquerda e perdi a visão, mais eu tenho a visão direita bem cuidada, uso óculos , faço consultas oftalmologias todo ano, e mão tenho nenhum problema de saude, eu posso me tornar um piloto comercial ? Agradeço desde já as informações !

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Infelizmente, não vai ser possível vc ser aprovado no exame medico, Vinícius. Se vc já fosse piloto, e perdesse a visão em um dos olhos, até daria, mas para o exame inicial, visão monocular é impeditivo. Lamento.

  7. Paulo Henrique Guerra
    3 anos ago

    Boa tarde Raul, obrigado pela atenção ! minha dúvida é, sou piloto de planador e estou iniciando o PC, em qual parte do meu treinamento posso abater as 30 horas que tenho direito, é confuso ! questionei o chefe da instrução do Aeroclube e ele me informou que tenho que cumprir o treinamento normal do PC. nas minhas contas ex: 70 horas piloto em comando, 20 horas IFR, fiz simulador, total 90 horas mais 60 horas do PP, totalizam as 150 horas !! não vejo onde abater as 30 horas que tenho direito. se puder me ajudar, grato ….

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Pois é, é confuso mesmo… Essas 30h poderiam ser abatidas sem maiores problemas se vc checasse fora de curso homologado, voando em aeronave particular. Aí, das 200h, cairiam para 170h. Menos as 10h abatidas do simulador, daria para checar com 160h. Ocorre que se vc for checar com a redução para 150h do curso homologado, dificilmente “caberia” essa redução toda, se é que vc me entende. O que eu quero dizer com isso é que não daria para cumprir tudo o que o manual de curso de PC requer com somente 120h, essa é que é a questão. Então, dependendo de quantas horas vc levou para checar o PP, e a modalidade do PC que vc vai checar (com ou sem IFR e MLTE), pode ser que vc consiga alguma redução com base nas suas horas de planador. Talvez para umas 130-135h, na melhor hipótese, mas dificilmente cairá para as 120h, que seriam resultantes do aproveitamentop de todas as 30h que vc tem direito.

  8. kelcio
    3 anos ago

    EU gostaria saber passo a passo do pca pratico mono -ifr ? quantas navegas precisa etc … agradeço desde já

  9. Natan Paim
    3 anos ago

    Bom dia Raul Marinho,

    Estou finalizando o Piloto Comercial e estou com algumas duvidas, quero checar o PC/mlte/ifr com 140horas.
    Terminei meu Piloto Privado com 40,4h.
    Queria saber se as 5 horas de voo noturno equivalem para aquelas 70 horas de voo em comando e consigo abater 10 horas IFR real com quantas horas de simulador AATD?
    Ficaria assim : PP – 40.4h + 65h em comando + 5h noturno + 8h IFR mnte + 12 IFR mlte + 30h simulador IFR AATD ( das quais elimina 10 h de IFR real) ?

    Desde já agradeço !
    Natan

    • Natan Paim
      3 anos ago

      *Queria saber se as 5 horas de voo noturno equivalem para aquelas 70 horas de voo visuais em comando ?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Isso está detalhadamente explicado no meu e-book “Como tirar brevê e quanto isso vai custar”.

  10. João
    3 anos ago

    Boa tarde,

    Raul, sou PP MLTE e já tenho todas as horas para checar o PC VFR, posso fazer o vôo de cheque em MNTE ou é obrigatório fazer o vôo de cheque em MLTE, já que tenho MLTE ?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Se vc tiver tbem o MNTE em dia, pode. Mas se vc só tiver o MLTE na sua licença de PP, vc vai ter que checar o PC obrigatoriamente em MLTE.

  11. Christian Dumont
    3 anos ago

    Olá Raul. Legal este seu post. Primeiramente parabéns pela iniciativa.
    Não li todos os comentários abaixo, mas se por acaso vc já respondeu, ignore minha ignorância de perguntar novamente.
    Bom minha dúvida é a seguinte: estou checado PP VFR/Noturno com 61 h e pretendo checar PC/Multi/IFR(incluindo simulador AATD). Pelos meus cálculos irei precisar de 65 h visuais + 5 h noturnas (todas em comando). Realizando as instruções IFR em simulador AATD (25 h) eu consigo então abater e realizar apenas 55 h visuais diurnas? Dúvida essa pois será que essas horas serão consideras em comando ?

    Não sei se expôs minha dúvida corretamente, mas desde já agradeço.

    • Christian Dumont
      3 anos ago

      Só complementando. Meu cronograma para checar PC/Mult/IFR ficaria assim?

      55 h diurnas em comando.
      05 h noturnas em comando.
      25 h simulador IFR – AATD Full Motion
      10 h relativas as instruções de simulador (eis a questão: duplo ou em comando?)
      08 h de Mono/IFR – duplo
      12 h Multi/IFR – duplo

      Total = 90 h de voo

      61 h realizada no PP

      Total Geral = 151 h

      Será que há possibilidade de checar desta maneira então ?

      Grato.

      • Raul Marinho
        3 anos ago

        Christian, eu recomendo que vc leia meu e-book “Como tirar breve e quanto isso vai custar”, que explica o que vc quer entender em detalhes. Depois, se restar alguma duvida, volte aqui que eu te explico.
        Em tempo: o cronograma que vc apresentou está errado.

  12. Weyder Freire
    4 anos ago

    Boa noite Raul. Estou com 42,5 horas do PP, comprei um pacote de 70 horas visual e 30 horas de simulador AATD que abate 20 IFR e mais 20 horas de IFR real, com isso das 70 horas, 6 serão noturnas. Se eu estiver entendendo então serão (42,5+64+6+20) = 132,5 com isso bastaria mais 8 horas vfr para poder solicitar o meu check?

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      É quase isso. Porque para conseguir realizar 20h de voo IFR, vc vai precisar voar umas 24h (é o tal do “excedente IFR”, que eu explico no meu e-book). Então, na prática, vc vai ter voado umas 137h, e vai ter que complementar com mais 3h de voo da maneira que lhe for mais conveniente para chegar às 140h, e poder pedir o cheque.

  13. Dalton
    4 anos ago

    Tenho uma outra duvida! Se fizer 1 hora em avião particular, terei que fazer as 200/190 hrs? Mesmo se tiver 150/140 hrs no aeroclube?

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Se vc quiser contar essa hora para fins de comprovação de experiência no seu processo de PC, sim.

      • Dalton
        4 anos ago

        Então se eu tiver 150 horas no aeroclube + 10 horas em avião particular (Total 160hrs) posso checar, correto?

        • Raul Marinho
          4 anos ago

          Cumpridos todos o demais requisitos, e não indicando essas 10h em avião particular como parte de sua experiência, sim.

  14. Caio Carvalho de Morais
    4 anos ago

    Amigo Raul Marinho tambem estou com duvida sobre quantas horas necessito pra checar o PC de Avião, 150 H ou 140 H, realizei 25H no simulador AATD GA-30, so que mim falaram que pra ele descontar 10 VFR eu teria quer ter feito pelo menos 30h no mesmo.
    Queria saber realmente se este tipo de simulador pode abater as 10H VFR mesmo tendo efetuado só as 25 H do curso IFR ?

    Desde Já Agradeço sua Compreensão:

    Cordialmente : Caio Morais

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Caio, o post é exatamente sobre isso… Leia de novo, por favor.

  15. Raul, vc sabe me dizer se ao realizar o cheque de PC (em aeronave MNTE) a validade da MNTE é atualizada? Afinal foi um voo de cheque.

    Chequei meu PP em 11/2011, e a MNTE então vence em 11/2013. Só que chequei PC (visual) em 12/2012 e a validade da MNTE continua a mesma no sistema da ANAC.

    Dei uma procurada e não consegui achar nada a respeito.

    PS.: No processo foi solicitada o serviço de inclusão de da habilitação MNTE (embora eu já a tivesse), conforme orientação de um despachante amigo meu.

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Eu não vejo como realizar um cheque de PC sem que haja, simultaneamente, um outro cheque de CLASSE ou TIPO. E, no caso (PC-VFR/MNTE), só pode ser o cheque de MNTE – que, inclusive, vc pediu para incluir, né?
      Cara, eu acho que vc tem que encher a cx postal da GPEL, e se não te atenderem, da ouvidoria, exigindo o seu direito. Não há outra coisa a fazer (quer dizer, até tem: uma ação na Justiça, mas aí vai sair mais caro que um novo cheque só para o MNTE).

      • Olha o que meu amigo despachante me respondeu: “Até onde sabemos, a ANAC mudou isso, foi cheque da licença de PC, não de PP e a habilitação de MNTE fica condicionada nas duas, entendeu?
        mas acompanhe na tela, veja como eles irão lançar. se não lançarem nada atualizando, é isso que te falei, cheque de PC (licença), mas a habilitação MNTE continua com a mesma data quando se seleciona os serviços de cheque de PC e inclusão da habilitação MNTE, o sistema não aceita o recheque junto, entendeu?”

        Ele concorda que é um contrassenso da ANAC ela não retificar a validade da minha habilitação MNTE, porém, na prática o que tem acontecido é isso mesmo. A ANAC só tem considerado a outorga da licença de PC, e mandado as favas o fato de nesse processo (de cheque) eu ter demonstrado naquela data que estava em dia com minhas habilidades de decolar, navegar e pousar um monomotor terrestre. :/

        Vou aguardar o status de “enviado a casa da moeda” pra conferir se retificaram a data. Caso negativo, vou tentar apelar junto a própria GPEL.

        • Raul Marinho
          4 anos ago

          Pois é, não faz o menor sentido não renovar o MNTE! Mas, quer saber de uma coisa? Com essa história de “revalidação por horas”, também não vai ser nenhum drama vc revalidar o seu MNTE no final do ano.

  16. Thiago T. Soares
    4 anos ago

    Boa tarde Raul, li esta matéria mais ainda fiquei com algumas dúvidas.
    Decidir checar pc/mon0/visual, mais já realizei 25 horas de simulador AATD, com isso posso solicitar meu cheque para pc com 140 horas? O simulador tem que ter alguma homologação específica?

    Desde de já agradeço,

    Thiago

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      (…) posso solicitar meu cheque para pc com 140 horas?
      R: Sim.

      O simulador tem que ter alguma homologação específica?
      R: Não, só precisa estar válida.

      • Thiago T. Soares
        4 anos ago

        Obrigado, parabéns pelo blog.

  17. Fabio
    5 anos ago

    Raul, primeiramente parabens pela sua energia e pelos posts que sao muito esclarecedores, eh raro ver alguem ajudando os outros assim, parabens! Eu tenho 125 hrs voadas, e 25 hrs em simulador ifr homologado. Pergunta: das 10 hrs ifr necessarias para checar mono visual, eu abato 5 com o simulador, e abato 10 hrs totais. Assim eu faria as 6 horas noturnas + 6 ifr + 3 hrs visuais(125+6+6+3=140) e poderia pedir o check, esta correto, desculpe mas estou sem ponto de interrogacao.

  18. Samuel
    5 anos ago

    Minha dúvida é semelhante com a do usuário Wesley.Pretendo checar pc+multi motor+ifr tenho até agora 55 horas visuais da formação de pc voada,vou realizar treinamento em simulador para abater as horas ifr assim que terminar as horas visuais.Por eu ter a intenção de relizar treinamento no simulador para abater horas de ifr posso então voar somente 60 horas visuais do pc ao invés de 70?

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Novamente: a possibilidade é abater as horas TOTAIS. Vc continua tendo que voar 70h VFR PIC.

      • Samuel
        5 anos ago

        Muito obrigado Raul,agora sim compreendi.No meu caso eu tenho 15 horas em comando realizadas no piloto privado,essas 15 horas servem pra abater essas 70 em comando necessárias para o piloto comercial?

        • Raul Marinho
          5 anos ago

          Não. Só contam as horas PIC após o cheque de PP.

          Enviado via iPad

          • João Marcos
            5 anos ago

            Negativo, as 70 horas em comando são desde as do PP. eu chequei o PC/MULTI/IFR além de vários amigos.

            • Raul Marinho
              5 anos ago

              Lamento, mas não procede. As horas em comando têm que ser realizadas após o cheque de PP, e inclusive com o RBAC-61 nem existe mais hora em comando antes disso (são horas em voo solo supervisionado). Se vc e seus amigos checaram desta forma,foi por um equivoco da ANAC.

              • E esses equivocos acontecem. Mas o certo é o que vc disse.

                Tanto é que já vi muita gente checar o PC (visual) sem voar as 10h IFR, ou sem as 5h IFR + 5h em AATD

                O pessoal arriscava mandar o processo assim e tava dando certo. Só que nos últimos meses comecei a ver muitos processos sendo indeferidos por falta dessas horas IFR.

              • João Marcos
                4 anos ago

                Olá amigo, essa semana meu irmão checou o PC/MULTI/IFR com 70 horas em comando desde o PP, assim como eu e diversos amigos, acontece que nem a ANAC e nem alguns pilotos conseguem interpretar a RBAC corretamente, em nenhum lugar está escrito as 70 horas em comando APÓS o PP checado, tanto que pra cheque de PP é obrigatório ter no mínimo 10 horas em comando.

                Na escola que eu e meu irmão voamos as horas em comando foram todas solo, (Voos locais e navegações) sem instrutor a bordo, como essas horas serão lançadas como instrução?? Impossível.

                • Raul Marinho
                  4 anos ago

                  Na época do RBHA-61 (antes de 22/06/2012), havia mesmo essa confusão, já que só se considerava as horas em comando após o cheque de PP para contar as 70h/100h PIC requeridas para o PC.Mas com o RBAC-61, essa questão está superada, pois NÃO SE VOA EM COMANDO ANTES DE QUE SE OBTENHA A LICENÇA DE PP. O que antes era classificado como voo em comando, agora é VOO SOLO SUPERVISIONADO. Assim, não há mais dúvidas: as horas em comando são todas após o cheque de PP. Já quanto às horas em comando serem solo, não há o menor problema: essas horas não são “de instrução”, como está claro no RBAC-61. Elas são… Em comando, como o nome diz.

                  • João Marcos
                    4 anos ago

                    Mas isso ficou bem confuso, pois o aluno em voo solo é o único e exclusivo comandante da aeronave.

                    Por exemplo: Ele não pode lançar duplo comando pois era o único a bordo, o instrutor não pode lançar como instrutor pois não deu instrução e muito menos em comando, não existe campo na CIV para voo solo supervisionado, e acaba que o voo é considerado comando.

                    • Raul Marinho
                      4 anos ago

                      Negativo. O aluno-piloto, quando em voo solo, tem o INVA como PIC.

                  • fabio
                    2 anos ago

                    Boa noite, raul , muito bom seus tópicos , tem ajudado muito.

                    Não consigo entender essa situação , ainda acho confuso : NÃO SE VOA EM COMANDO ANTES DE QUE SE OBTENHA A LICENÇA DE PP.O que antes era classificado como voo em comando, agora é VOO SOLO SUPERVISIONADO. Assim, não há mais dúvidas: as horas em comando são todas após o cheque de PP.
                    Procurei ler, não achei onde, diz claramente a respeito desse assunto.

                    Da mesma forma que todos orientam em fazer 50 horas de navegação no PC, sendo que na RBAC-61.101 Requisitos de experiência para a concessão da licença de piloto comercial – 20 (vinte) horas de voo de navegação como piloto em comando.

                    Se puder ajudar , abraço.

  19. Wesley de Paula
    5 anos ago

    Boa noite Raul,tudo bem?

    Ainda é possível checar PC só com 140 horas mesmo com o novo RBAC 61?uma outra dúvida Raul,no caso então eu fazendo 30 horas de voo num simulador AATD(seria o treinamento para poder abater 20 horas IFR),só por eu ter feito essas 30 horas nesse simulador eu já posso reduzir 10 horas VFR do PC ou essas horas no simulador por ser voo IFR não pode abater as 10 VFR do PC?

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Continua do mesmo jeito no RBAC-61.

      • Wesley de Paula
        5 anos ago

        uma outra dúvida Raul,no caso então eu fazendo 30 horas de voo num simulador AATD(seria o treinamento para poder abater 20 horas IFR),só por eu ter feito essas 30 horas nesse simulador eu já posso reduzir 10 horas VFR do PC ou essas horas no simulador por ser voo IFR não pode abater as 10 VFR do PC?

        • Raul Marinho
          5 anos ago

          Vc abate das horas TOTAIS – isso está explicado no post. O texto do RBAC é claro: “se tiver realizado instrução em dispositivo de treinamento por voo simulado aprovado pela ANAC, o total de horas pode incluir até 10 (dez) horas relativas a esta instrução”.

  20. Raul, vc sabe me dizer se tanto faz fazer o treinamento ser feito em AATD ou BATD pra incluir essas 10h?

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      O regulamento fala em “instrução em simulador de voo ou dispositivo de treinamento de voo aprovada pela ANAC”, então tanto faz AATD ou BATD, desde que o equipamento esteja corretamente homologado. Eu fiz AATD porque, depois de checar o PC, completei minha instrução em simulador para checar o IFR com 20h de voo real. Se sua intenção também for a de checar o IFR na sequência com o mínimo de horas em voo IFR, o melhor é fazer AATD; caso contrário, pode ser o BATD, sem problemas.

  21. Gustavo Melo
    5 anos ago

    bom estou querendo checar o mono-IFR,queria tirar umas dúvidas,meu PP venceu neste ano,em janeiro de 2012,bom tenho no totais 91.2 horas de vôo do PP,tenho 13.4 horas IFR voadas,mais simulador que fiz em Campinas-Sp na EDAPA(PC ATD,MNTE),quanto preciso de horas para checar o mono-ifr,garto pela atenção.

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Inicialmente, vc deve checar junto à EDAPA se o treinamento em simulador está válido, e se é equivalente ao AATD ou BATD. Depois, me explique quantas horas foram voadas após o cheque de PP dessas 91,2h que vc tem, e quantas destas horas pós-cheque de PP foram lançadas em comando. A partir daí, poderei te dar uma resposta mais precisa.

  22. Rogério
    5 anos ago

    Oi Raul. Esta é uma dúvida minha sempre mal respondida pra quem eu pergunto. O que é necessário para o cheque de PC: as 40hs de PP mais 100 de PC ou as 40hs de PP mais 140/150 de PC?

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      São sempre horas TOTAIS (PP+PC). No caso citado por vc, seriam as 40h do PP mais 100h do PC.

  23. Diogo Lima
    5 anos ago

    Fiquei em duvida em relação as 10 hrs a menos, no caso em vez de vc voar as 70 hrs vc vou 60 e o restante ficou abatido pelo simulador? Entendi direito? Se entendi direito seria assim então as hrs do PP (no meu caso 42hrs), mais estas 60 hrs voadas (onde estaria 5 noturno incluida) mais as hrs do simulador no caso faria 25 hrs e abateria 20 do IFR e as 20 hrs IFR voadas e claro mais os excedente IFR, procede isto mesmo? Desde já agradeço.
    Parabéns pelo belo trabalho Raul.

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Diogo, vc está complicando o que é muito simples. Se vc tiver um mínimo de 10h de simulador homologado, vc pode checar o PC com até 140h. Simples assim.

      • junior
        4 anos ago

        Raul Marinho, No caso das horas nao terem sido realizadas em escolas homologadas, na qual o para checar o pc, tem q ter 200hrs, para checar mono/ ifr , no caso de ter feito as 25hrs de simulador, o minimo de horas para checar o pc, vai ser 190, onde o simulador abateria 10hrs, para completar as 200hrs?

  24. Yuri Candelero Griscenco
    5 anos ago

    Raul, no meu caso terminei as horas visuais do PC (65 VFR + 6 VFR Noturnas), pretendo checar o PC MLTE IFR, o que você recomenda?
    Se eu fizer 25 horas em simulador AATD homologado, teria de voar apenas mais 10 horas VFR, 5 mono IFR e 15 MLTE IFR, e poderia checar com 140 horas?
    Obrigado pela atenção e parabéns pelos posts!

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Eu não sei com qtas horas vc checou o PC, mas se o total tiver dado 140h, pode sim.
      Vc só tem que ficar atento ao que eu chamo de “excedente IFR”, que é a parte do vôo de treinamento IFR que vc tem que fazer VFR (pousos e decolagens em aeródromos sem procedimentos IFR).

      • Yuri Candelero Griscenco
        5 anos ago

        Muito obrigado pela resposta Raul. Na verdade ainda não chequei meu PC, estou com 110 horas, falta só o IFR.
        Esse “excedente IFR” que você se refere são as horas que deveriam ser voadas IFR e devido ao simulador são voadas apenas VFR? Pelo que entendi essas horas devem ser feitas inteiramente entre aeródromos que não possuem procedimento IFR?
        Mas uma vez obrigado por sua atenção!

        • Raul Marinho
          5 anos ago

          Negativo. Suponha que vc vai fazer um treinamento IFR em SBSJ, a partir de SBJD. Sua decolagem de Jundiai será VFR, já que SBJD não tem SID, correto? Na volta, seu pouso também será visual, uma vez que SBJD também não tem IAC. Então, se o seu treinamento levou 2h no total, vc vai ter que descontar umas 0,4h para justificar a decolagem e o pouso em Jundiai, de 0,2h cada. Assim, vc pagou 2h de vôo em avião homologado IFR, mas só pode lançar 1,6h em vôo IFR, pois 0,4h foi o “excedente IFR” que eu falei. Capice?

          • Yuri Candelero Griscenco
            5 anos ago

            Entendi Raul!!!
            Muito obrigado pela ajuda, vou ficar atento a isso no meu treinamento IFR.
            Mais uma vez muito obrigado por sua ajuda e atenção!

  25. Tom
    5 anos ago

    No caso do PC/IFR que abateriam até 20H se feito em simulador AATD, os mínimos seriam 130h ?

  26. Marcos
    6 anos ago

    olá posso fazer quantas horas em simulador para PPH? onde eu consigo esses regulamentos?

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Marcos,

      Não há previsão de uso de simulador no curso de PPH. O regulamento e o RBHA-61, que vc acessa pela lista de links no lado direito do blog.

    • Michel
      6 anos ago

      Ok! Ciente mestre!!rs rs

Deixe uma resposta