Os temíveis prazos da ANAC

By: Author Raul MarinhoPosted on
1664Views94

Muitas e muitas luas atrás, mais ou menos perto da época da Guerra do Peloponeso, não havia computadores, internet, telefone celular. Naquela longínqua era, quem emitia os “brevês” no Brasil era um dinossáurico órgão militar chamado DAC. A coisa funcionava da seguinte forma: o candidato, após seu voo de cheque, dirigia-se ao balcão do órgão, e após algumas horas na fila era atendido por um militar mau humorado, que conferia a FAP (Ficha de Avaliação do Piloto), a CIV (Caderneta Individual de Voos), as DIs (Declarações de Instrução), e mais um sem número de documentos-siglas. Estando tudo certo, este pré-histórico ser fardado dirigia-se a uma máquina de escrever (nota para os mais jovens: espécie de computador+impressora rudimentar), onde datilografava seu “brevê”. Perdia-se o dia inteiro nisso, olha só que barbaridade!!!

Mas os tempos são outros, e hoje a ANAC dispõe de tudo o que a tecnologia oferece de mais moderno: computadores de núcleo triplo, scanners automáticos, internet de banda ultra-larga, e por aí vai. Então, você candidato a uma CHT (o nome atual dos antiquados “brevês”), pode mandar sua documentação via internet, que será analisada em algum escritório da ANAC do Brasil (no meu caso, que entrei com a documentação em São Paulo, a análise ocorreu em Recife), e sua licença emitida pela Casa da Moeda e com chip embutido lhe será entregue pelo correio em sua casa. Lindo, não!? Chego até a ficar arrepiado… Só tem um probleminha: esse processo levará, em média, dois meses, se tudo estiver certo – e no decorrer do processo, você não terá como saber de nada sobre o seu andamento.

Sem brincadeiras agora, que a coisa é muito séria. A partir do início deste ano (2011), o processo de emissão de CHTs pela ANAC entrou em colapso. O candidato a uma licença de aviador cai numa espécie de buraco negro burocrático quando entrega seus documentos para análise da ANAC. Conheço casos de gente que, após três meses de espera, recebeu um e-mail dizendo que o processo fora indeferido porque estava faltando vinte minutos de voo noturno… Coisa de enlouquecer! E mesmo quando está tudo certo (foi o meu caso), a angústia da espera de dois meses sem notícias tampouco contribui com a saúde mental de ninguém.

Ok, mas como agir frente a este problema? É possível adotar medidas judiciais contra essa falta de respeito da ANAC para conosco? Daria para pedir a um juiz que expedisse um Mandado de Segurança para obrigar a agência a emitir a CHT de maneira mais célere? De acordo com o Dr. Ernesto Lippmann, advogado e aviador, “não há como pedir Mandado de Segurança, pois não há direito liquido e certo a obter a carteira em prazo determinado”, que complementa: “salvo melhor juízo, isto pode ser um meio de um advogado com poucos escrúpulos ganhar dinheiro, pois ele pede o mandado, a carteira sai, e ele diz que foi mérito dele…”. Ainda segundo o causídico, o caminho das pedras para tentar garantir o seu direito passa pela conversa com o supervisor da área de licenças da localidade em que o candidato solicitou a CHT, a reclamação à ouvidoria e, se tudo der errado, ver se é possível conseguir obter a cooperação de algum outro candidato que tenha sua CHT emitida em prazo inferior e denunciar o caso ao Ministério Público.

…Ou ir voar nos EUA, onde o brevê da FAA sai no mesmo dia. Só que, para isso, é preciso obter um Green Card, e os salários americanos estão, hoje, muito inferiores aos praticados no Brasil. Ou seja: você vai ter que ter paciência.

94 comments

  1. Vinicius Pereira
    12 meses ago

    Boa tarde Raul
    Para fazer meu PCH eu poderia fazer todas as horas em aeronave particular?

  2. igor
    1 ano ago

    Boa Tarde Raul, recebi a provisória de PP com validade de 2 meses, gostaria de saber se caso a CHT não chegue antes de vencer a provisória, como poderei voar sem provisória e sem a CHT ?
    OBS: Já foi encaminhada a casa da moeda a mais de 1 mês.

  3. Rafael H. Gabriel
    1 ano ago

    Olá Raul! Embora a postagem já não seja nova, estou à pouco trabalhando em um Aeroclube onde estou encontrando o “buraco negro da burocracia” na documentação enrolada de alunos (estas que, estão assim devido também a desmazelo de outros, enfim…) Mas a minha dúvida é a seguinte. Um aluno concluiu seu curso prático de piloto privado em 2013, inclusive tendo efetuado o voo de cheque e tudo mais, mas o mesmo aluno entregou a responsabilidade de seu processo para dar entrada em sua CHT a um despachante corrupto, no qual não enviou seu processo. As horas estão todas na CIV digital e impressa, tenho inclusive a fap do voo de check, declaração de instrução e pipes de todas as horas. Mas e agora? É só pagar a GRU novamente e enviar o processo? Ele tem que fazer novo check e voos de experiência? Não consigo achar nada a respeito disso! Obrigado!

  4. Berbert
    2 anos ago

    Será que a casa da moeda, foi contaminada? 06/08/15 enviada para casa da moeda “esperando” :(

    • Berbert
      2 anos ago

      Chegou :)

  5. samuel
    2 anos ago

    Raul, por gentileza, se poder me ajudar, tenho um primo que tirou o PP em 1988, dela pra ca, abandonou o sonho, numca mais voou, roubaram a carteira dele na epoca, e junto a CHT, que ele nem se lembra mais do codigo anac,é possivel recuperar esse codigo Anac, para revalidar essa Licensa? se poder me ajudar, ficaria muito grato. abraço

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Peça para ele escrever para processos.pel@anac.gov.br, e pedir orientações sobre como deve agir.

      • samuel
        2 anos ago

        Valeu Raul.. ja mandei varios email para esse endereço, e nada, agora vou tentar ligar, valeu abraços

  6. Thiago
    2 anos ago

    Boa noite, Raul!

    Resolvi procurar sobre minha questão no seu blog e em vários outros sites, mas mesmo assim não achei uma resposta definitiva e resolvi lhe mandar esta mensagem.
    Fiz meu check de INVA + Rev. MNTE recentemente e enviei meu processo. Mas não me foi liberada a CHT provisória, pesquisei e tudo mais sobre isso e descobri que há um erro no sistema e só com um ”macete” ela liberava automaticamente.
    Minha dúvida é se o sistema vai liberar ela eventualmente e quando, ou se tenho que contatar alguém da ANAC para tal.

    Muito obrigado pela ajuda!
    Thiago

    • raulmarinho
      2 anos ago

      A ANAC vai liberar automaticamente, sim (ou, pelo menos, deveria…). Se demorar mais que 30d, entre em contato com eles pelo e-mail processos.pel@anac.gov.br.

  7. Marcelo Busana
    2 anos ago

    Raul,

    Sabendo do seu comentário sobre ter um caso de alguém ter o processo analisando antes da ordem de chegada, da possibilidade de denúncia ao ministério público, o que isso poderia resultar? Este é o melhor caminho? Adianta usar Ouvidoria?

    Eu sou um cara paciente e por mais que eu precise da licença entendo que existe uma demanda e sei como é muito discutido a falta de servidores em diversas instancias. Entendo isso, agora se realmente esta ordem não for seguida foge disso, gerando uma injustiça. Após descobrir o caso, (que ainda estou tentando confirmar) liguei para a ANAC, pedi com toda gentileza possível para verificarem se meu processo não ficou trancado em alguma gaveta a única resposta é que tem que aguardar a analise, como se eu estivesse insistindo em forçar a barra.

    Caso realmente se confirme o fato e mesmo assim a ANAC não analise meu processo em breve terei que buscar algum meio pois possivelmente pularam meu processo e sabe-se lá quando irão ver isso. Não posso esperar uma eternidade para continuar.

    Abraços

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Primeira coisa: reúna evidências de que isso aconteceu. Depois, reclame na Ouvidoria e, se não obtiver sucesso, entre na Justiça.

  8. Fernando Barbosa
    2 anos ago

    Olá pessoal,

    Também estou nessa situação. Checkei o pp meu processo foi dado concluído em 08/04/2015 demorou 2 meses para ser analisado e até agora não enviaram a casa da moeda. Pelo menos liberaram minha provisória, mas a definitiva não tive nenhuma previsão de quando vai ser enviada.

    Alguém saberia me dizer o que poderia ser esse problema?

  9. Emanuel Kowalczuk
    2 anos ago

    Chequei PP em 12/11/14, no dia 05 de janeiro foi indeferido pois faltou uma hora de voo na CIV digital (até aí tudo bem, foi falha minha). Reenviei o processo no dia seguinte (06/01/15), no dia 25/02 foi indeferido novamente por um monte de motivos que nem a secretaria do aeroclube não fazia idéia, e que a anac nunca havia implicado (fizeram até uma reunião com a diretoria do aeroclube sobre meu caso). Paguei uma nova GRU e reenviei o processo no dia 13/03/15 e está até hoje (05/05/15) com o status “Aguardando análise”. Resumo: Semana que vem fará 6 meses que chequei e minha licença ainda não foi concedida.
    Fiz alguns voos neste período, meu medo é que essas horas não contem para o PC, por isso meu ultimo voo foi a 2 meses atrás.
    E aí, alguém ainda vai reclamar por que seu processo demorou 30 dias???

    • Emanuel Kowalczuk
      2 anos ago

      Finalmente hoje (12/05) meu processo (que foi reenviado no dia 13/03) foi concluído e saiu a nova provisória.

    • Guilherme
      2 anos ago

      Amigão, acho que se você tiver o CMA de 1a classe você pode voar e contar os voos normalmente, além disso, confira se foi emitida a carteira provisória, se sim, melhor ainda. Confira essas informações com alguém, mas acredito que seja assim que funciona

  10. HERTZ
    3 anos ago

    Até quando….será que é utópico acreditar que algo neste país possa nos fazer orgulhar…nada funciona como deveria, tudo é complicado, tudo e atrasado….pessoas mau humoradas para lhe atender como se estivessem lhe fazendo um favor….taxas, taxas e taxas…. parece que apenas as GRU’s conseguem se instantâneas. Um vergonha ter esperar 90 dias para uma autorização de cheque , 90 dias para resposta de um recurso…. e por ai vai….mas para eles é em cima da linha se você não apresentar a documentação em tantos dias úteis tem que começar o processo todo de novo ou pagar outra GRU…ATÉ QUANDO VIVEREMOS AFUNDADOS NESTE ATRASO BUROCRÁTICO E PURA INCOMPETÊNCIA ….ANAC É ONDE SE PROCRIAM A MAIOR CLASSE DE PREGUIÇOSOS DO FUNCIONALISMO PÚBLICO DESTE PAÍS…POR VEZES PENSO QUE À ANAC É UMA ONG.

    • leonardo
      2 anos ago

      Pessoal… Submeti meu Brevê de PP Aviao ontem… Qual o prazo que esta demorando agora em 2015? Alguem tem alguma noticia boa?

      Abracos,
      Leo

      • raulmarinho
        2 anos ago

        Segundo a SPO/ANAC, o prazo médio de análise de processos está em 25d.

        • Everson
          2 anos ago

          O meu é de INVA e ja rem 41 dias!

        • Leo Heitor
          2 anos ago

          Muito Obrigado Raul!

        • Leo Heitor
          2 anos ago

          Olá Raul e colegas…

          Otimas noticias..

          Meu processo de PPA e MNTE foi submetido no dia 19/04 e acabei de receber a CHT provisoria…

          Talvez… algo esteja mudando pra melhor!

          Abracos!

          • Marcelo Busana
            2 anos ago

            Leo Heitor, poderia confirmar se o teu processo deu certo mesmo, o meu foi enviado 14/04 e não foi analisando ainda, ou seja, a resposta deles que é de acordo com a demanda e ordem de chegada pode não estar sendo seguida.

            • Leo Heitor
              2 anos ago

              Olá Marcelo…

              Meu processo ainda esta em andamento, porem liberaram a licenca temporaria para que eu possa voar em comando…

              Agora tenho a data limite para que isso fique pronto até agosto, segundo a impressao temporaria.

              Data Trâmite Situação Observação
              07/05/2015 11:32:29 Aguardando análise Concedida a habilitação [MNTE]
              07/05/2015 11:32:29 Aguardando análise Concedida a licença [PPR]
              19/04/2015 Aguardando análise Documentos inseridos via Serviço de Upload

              Quando (espero) fechar, coloco um update aqui no Blog…

              Abracos,

  11. Adriano
    3 anos ago

    A ANAC é muito incoerente em relação à prazos. São irredutíveis quanto aos prazos de aceitação de qualquer documento junto aos pilotos, mas dificilmente conseguem cumprir os prazos estabelecidos por eles mesmos. Se são inflexíveis para aceitar, deveriam ser inflexíveis para entregar…

  12. RHUAN SALLA
    3 anos ago

    Data Trâmite Situação Observação
    26/08/2014 11:40:54 Processo concluído
    26/08/2014 10:09:04 Em análise
    23/07/2014 20:06:11 Aguardando análise Concedida a habilitação [MNTE]
    23/07/2014 20:06:11 Aguardando análise Concedida a licença [PPR]
    23/07/2014 Aguardando análise Documentos inseridos via Serviço de Upload

    OLHA AÍ PESSOAL A DEMORA…

  13. Luis Fernando Toledo
    4 anos ago

    Boa noite.
    Raul enviei toda a documentação a ANAC necessária a para a solicitação da CHT de PC/IFRA mas para a minha surpresa no estrato de consulta de habilitações apareceu apenas a habilitação de IFRA não e a CHT permaneceu a de Piloto Privado.
    Fui informado que quando enviamos a solicitação citada em minutos recebemos a CHT provisoria com as devidas habilitações mas no meu caso foi diferente.
    Gostaria de saber oque posso fazer pois estava aguardando a provisoria para realizar o curso de INVA.

  14. Anelise
    4 anos ago

    Se puder ajudar alguém, comigo aconteceu o seguinte: depois de aprovado o processo, estava como enviado à casa da moeda há uns 3 meses, e sem receber a CHT em minha casa e sem conseguir nenhuma informação junto à ANAC. Liguei na casa da moeda, onde me informaram que minha assinatura não estava nos padrões, bastando corrigir no SACI e enviar um e-mail ao processos.pel@anac.gov.br. Depois de mais 3 meses, muitos e-mails mandados pro processos.pel, ligações, manifestações, reclamação na ouvidoria, e nada. Enviei então um e-mail para o dario.taufner@anac.gov.br, e então o processos.pel finalmente respondeu. Mandei ao mesmo tempo para o elder.rodrigues@anac.gov.br, que respondeu no mesmo dia, porém já tinha sido resolvido com o Dario.
    Se quiserem tentar resolver algo com eles, pra mim funcionou.

  15. Felipe
    4 anos ago

    Para qual endereço que eles enviam a CHT? Para o que está no SACI, ou o que foi colocado no Requerimento e enviado junto ao processo? É que no SACI não reconhece o Cep da minha cidade, então tive que colocar outro endereço diferente do requerimento… E o processo já foi analisado e concluído.. E tem alguma forma de acompanhar a entrega da Cht? Por exemplo o código de rastreio que o correio tem para as encomendas?

  16. fernando
    4 anos ago

    Estou aguardando revalidação de tipo e invh há 7 meses , já liguei para ouvidoria 3 vezes e o máximo que eu consegui foi : ” eu entendo Sr , mas a demanda esta muito grande”.

  17. luan rick
    4 anos ago

    Pessoal, meu processo levou 2 meses e 21 dias para ser concluído, pelo que vejo tive muita sorte !. Tenho amigos que vão para o sexto mês sem uma simples notícia do que está acontecendo nos “bastidores” da Anac. Boa sorte aos comandos que estão no aguardo da tão desejada habilitação.

  18. Luiz F
    5 anos ago

    Deprimente, desde novembro o meu processo de PC/IFR/MLTE está sendo “analisado” e liberaram na provisória somente o IFR e MLTE, não liberaram o PC. Já tentei contato por diversos meios com os setores responsáveis, mas a ANAC é blindada contra esse tipo de reclamação, ninguém quer ouvir, falar, responder ou dar satisfação sobre a situação de um processo. Sou formando do curso de Ciências Aeronáuticas da PUC e provavelmente não vou poder me formar por causa disso (teria que ser resolvido o problema até metade de janeiro…), ainda por cima foi pedido o meu currículo em uma das três maiores empresas de transporte aéreo (que tem parceria com a faculdade) e não vou estar apto a me candidatar a vaga sem o PC… Não sei de que adianta um super sistema informatizado se era mais rápido enviar os “papeis” pelo correio e esperar 1 mês para estar com a carteira na mão (caso do meu PP). Realmente gostaria de agradecer a todos os “profissionais” da ANAC por me fazer esperar mais seis meses para a próxima colação de grau e por perder uma excelente oportunidade de primeiro emprego, justamente o contrário que este governo preza, sempre fazendo propaganda de qualificação dos jovens, inserção no mercado de trabalho, mas o que a ANAC faz é justamente o contrário. Eu não tenho uma família para alimentar e filhos para manter, mas imaginem aqueles profissionais que tem e não podem trabalhar pela simples incompetência de uma agência “reguladora”, realmente eles estão regulando, regulando o número de pilotos e outros profissionais que estão sendo impedidos de trabalhar e sustentar suas famílias.

    • Esquenta não colega!
      Meu processo foi protocolado em julho, provisoria valida até setembro e desde então em análise. Somente hoje dia 09 de janeiro meu processo foi concluído.
      Será que a minha CHT vai demorar para chegar pelo correio, aposto que mais uns 3 meses??
      Isso é Terra Brasilis…….

      • Paulo H
        5 anos ago

        Como faço para acompanhar a emissão da CHT, pois onde imprimo a provisória o campo situação esta em branco, isso que minha provisória vence agora dia 28/03/2013… obrigado!

    • luan rick
      5 anos ago

      Luiz, qual foi sua medida mediante a não inclusão da licença de PCM na sua provisória ? Estou como mesmo problema e não sei o que fazer !. Ainda, houve uma abertura de outro processo que nem sei da onde veio, com inclusão de PPRV ( Piloto de Prova ). Realmente está faltando um pouco de agilidade em relação a emissão de carteiras.

      • Cara, sempre ouvi “histórias” de gente que teria “ganhado” licença que não tinha pedido. Ex.: Cara checou PC/IFR e quando validaram o processo saiu alem do PC/IFR, veio o MLTE junto. Eu sempre achei que isso fosse história dos aerobotecos da vida… mas com esse seu relato, começo a perceber que isso de fato possa ter acontecido sim!

        E a ANAC sempre nos surpreendendo … “se pá” vc sai piloto de provas quando concluírem teu processo :)

    • Alguém saberia me informar, como fico sabendo através da internet se minha CHT já foi para casa da Moeda, ou enviada para mim?

      • Raul Marinho
        5 anos ago

        Aparece na pág. de consulta da CHT na ANAC.

        • Obrigado Raul!
          Então, no site consta que o meu processo foi analisado em 09/01/13.
          Minha CHT estava vencida desde 2001, eu tenho a antiga, por isso estou na dúvida se irá vir a “nova” a de cartão, automaticamente.
          No pagina de CHT não tem como imprimir a provisória e nem da mais detalhes de como proceder.
          Etâ vida difícil.
          Abrs

    • Girelli
      5 anos ago

      Até quando isso vai continuar? Ta na hora de se unir, juntar forças e levar para alguma autoridade tomar uma providência. Alguém deve estar ganhando dinheiro pro trás desse “esquema”

    • cristina
      5 anos ago

      Oi luiz, meu marido está com o mesmo problema, ele é engenheiro aeronáutico, ele é cubano e é formado na Rússia, desde que chegou ao Brasil a 8 anos não consegue nem validar o título e nem ter licença como mecânico na Anac, ele tem carteira de mecânico Cubana e entrou com pedido de validação na Anac, más au não porque que eles negaram o pedido, parece que esse pessoal da Anac não lê as coisas direito, eles alem de indeferirem o pedido ainda mandaram ele tentar revalidar o diploma, por caisa disto estamos pensando seriamente em sair do país e procurar oportunidade em outro lugar, a Anac não é maleável, é a mesma coisa de dizer que um médico não pode ser enfermeiro, já não sabemos mais a quem recorrer, vc tem aguma sugestão??? obrigada Cristina mcbbueno@yahoo.com.br

      • Raul Marinho
        5 anos ago

        Cristina, o caso do seu marido é completamente diferente do caso do Luiz. Para vc, a única maneira de resolver é contratando um advogado especializado. Infelizmente, não conheço nenhum para te indicar.

  19. Adriano
    5 anos ago

    Dois meses pra ANAC dizer que um doc meu chegou como arquivo corrompido dois meses depois pra dizer que tava tudo certo e que foi encaminhado pra casa da moeda agora não sei quanto tempo vão Ficar confeccionando minha CHT daqui a pouco ja passou a data de validade e terei que renovar…O bom é que esta disponível para impressão…

    • Yankee Tango
      5 anos ago

      meu processo faz 83 dias e nada, ta vencendo a provisória.

    • adriano
      5 anos ago

      bom pessoal após 20 dias na casa da moeda recebi em minha casa tudo certinho, ainda acho que nao demorou na casa da moeda mas sim na ANAC.

  20. Douglas
    5 anos ago

    Com relação ao processo CHT, dado entrada em março/2012, por falta de competência da agência ainda perco oportunidades de trabalho.O 0800, infelizmente só serve para demonstrar o descaso. Considerar o aumento das taxas e multas um dos objetivos da Anac é um tapa na cara dos empresários do setor, dos passageiros e principalmente dos aeronautas! Para que correr o risco de ser um Gulliver? Apesar de seu tamanho em matéria de competência, entraria numa situação em que ficaria atado por milhares de anões cujo princípio básico é não mudar nada. O que conseguiremos será apenas um desperdício de talentos, que serão atados ao chão como Gulliver? Estaremos acostumados com o fardo de uma Agência que recompensa aqueles que nada fazem? Boa sorte aos futuros aeronautas deste país. Vão precisar! Douglas Antunes.

  21. Gustavo
    5 anos ago

    Olá…Eu mandei via upload minha documentação de recheque, dia: 16/05/2012. Ontem dia 18/06/2012 apareceu no site que minha CHT está válida… mais ou menos 32 dias depois. Porém, pelo que fiquei sabendo teria que aparecer uma mensagem ” Enviado à casa da Moeda”, porém não ví essa mensagem em lugar algum. Ou seja, provavelmente não vou receber a CHT, pois já ví 1 caso igual a esse…o cara esperou quase 6 meses e nada….Alguém sabe onde aparece essa mensagem? Outra dúvida, tentei imprimir a provisória e dá erro no site….No aguardo

    Grato

    Gustavo

    • Fabrício Prisco
      5 anos ago

      Gustavo, analisando sua msg em resposta ao meu comentário, analisei e realmente percebí que você tem razão meu caro! Realmente, quando eu chegar a PC e ter que aguardar minha CHT para poder trabalhar sei que irei ficar muito ancioso de fato . Mas não adianta reclamar cara ! Nossa classe não tem um sindicato presente e atuante e também os pilotos não são unidos ao ponto de se organizarem e irem ao planalto reivindicar nossos direitos ! Lamentável ! Só nos resta pedir a Deus para que algum iluminado dentro da ANAC pegue nosso processo para analisar e nos enviar a CHT …. meu processo fora analisado em 07 minutos e em um dia minha CHT estava em ksa …espero lograr o mesmo êxito com a CHT de PC ! Boa sorte!

      • Gustavo
        5 anos ago

        Fabrício…só posso te dizer uma coisa….cada caso é um caso. Se sua CHT de PP saiu tão rápido, parabéns vc é um cara de sorte. Existem inumeras pessoas que conheço, que a CHT está demorando de 3 a 6 meses, já outras pessoas receberam 9 CHTs de uma só vez. Em alguns casos o provisória não aparece no site…e por aí vai….Quem já ligou na Anac pra ter informações, sabe que é teste de paciência e somente dão informações desencontradas…..Como vc mesmo disse, só Deus pra ajudar… Abraços

        • FABRICIO PRISCO
          5 anos ago

          Gustavo , é assim mesmo ! Quando menos esperar sua CHT já estará em sua residência vc vai ver ! Muito boa sorte velho! Abs

  22. Fabrício Prisco
    5 anos ago

    Não sei porque tantos falam da Anac ! Não conheço um piloto no aeroclube onde me formei que teve problemas com a agência. Meu processo inicial de PP quase 2 meses para ser analisado e durante o AGUARDANDO ANÁLISE , não tive acesso a CHT provisória . também não fez falta alguma , porque não teria dinheiro para voar logo após bancar 40 horas de AB115 rsrssr Ma acho que o fator para ter sucesso no processo com a Anac e emtudo nessa vida meus amigos é entregar nas maos de Deus e descançar! …é minha dica! Quando vc reclama, fala mau , vc acaba atraindo isso para você em todas as áreas de sua vida!
    Sei que não é fácil esperar ás vezes, mas um amigo e Cmte disse algo uma vez q não me esquecerei jamais: ” Todo comandante deve saber esperar! Hoje vc aguarda os prazos da Anac , amanhã vc aguardará passageiros , patrões ETC, ETC! Confie em Deus !

    • Gustavo
      5 anos ago

      Muito tranquilo vc heim Fabrício….quando vc ta estudando e fazendo PP é só festa mesmo amigo, porém tem muita gente que reclama pq precisa da carteira pra TRABALHAR….Esse é o problema…Não dá pra somente esperar e não reenvidicar….Entendeu a situação?

      • milena
        5 anos ago

        Meu esposo…passa por tremendos problemas por causa da anac… afff. é torturante…um desrespeito…
        não estamos pedindo nada… só queremos trabalhar….ele estudou muito pra isto…mas muitoooo mesmo… dinheiro nem se fale….mas vamos até o fim… contra essa gente incompetente…despreparada….

  23. aguinaldo dantas
    5 anos ago

    o texto incial me chamou a atenção, pois realmente a tecnologia veio para nos ajudar e melhorar,
    mas o que adianta ter tecnologia se o Orgão compentente está cheio de incompententes e de mal humorados funcionários cheios de razão como se fossem os donos do mundo. Ja Trabalhei com a DAC
    e sempre fui bem atendido pelos ” carrancudos” citados, mas pelos menos eu era atendido e mesmo que demorasse um dia, valia a pena. Hoje demora 3 meses, então o que é melhor 1 dia ou 3 meses. Acho que muita gente fala mal do DAC pq era um orgão em que a maioria era militares, hoje temos civis que não atendem nem telefone e tudo para eles é na base do fax ou está em análise.
    Que saudade dos militares do DAC

  24. Tango Alfa Juliet
    5 anos ago

    Ola, eu enviei meus documentos para a convalidacao da minha PC -IFR da FAA em novembro 2011, apos 1 mes recebi um email da Anac dizendo que deveria encaminhar a FAP e copias da CIV brasileira autenticadas a ASO no RJ, entao enviei os documentos faltantes ao RJ em Janeiro e desde entao nao recebi nenhuma resposta, um amigo que fez o mesmo em fevereiro recebeu a CHT 20 dias apos o envio dos documentos, qual sera o criterio usado pela a ANAC?

  25. Foxtrot Lima Zulu
    5 anos ago

    Estou com uma convalidação em andamento. Processo foi ativado 25-JAN-12, entrei em analise 16-FEV-12, e até agora zero noticias. Colegas informam que de 3 a 4 meses seria normal. Como dica, o pessoal de documentação/CHT nos aeroclubes podem ter algum acesso adicional.

    Sou Piloto Privado FAA, e sim, saiu no mesmo dia, e o registro no sistema FAA é feito pelo próprio checador, logo após o voo, na hora. Para PP não precisa de Green card :-)

    Uma ideia a todos seria a representação (mais política que judicial) via alguma ‘associação de pilotos’, deixo o pedido a todos de sugestões de entidades existentes, e que possivelmente aceitariam ‘filiação’ e possível ‘projeto de melhoria junto a ANAC’ em prol de todos nós.

  26. Leandro
    6 anos ago

    O negocio é que o salario de quem trabalha na anac ta garantido todo mês, sendo eles trabalhadores ou não, como todo brasileiro não trabalha eles nem esquentam a muringa para os processos dos pilotos. Apartir de sexta feira a tarde la estão eles em casa relaxando e tomando cervejinha nos bares.
    O que é ridiculo é pra revalidar a habilitação de inva, pois se ja possui aprovação em exame teorico de inva, com cht de inva em mãos e vai rechecar a anac ta exigindo a prova teorica de inva novamente para recheque.

    absurdo.
    chama-se exame teorico de revalidação de inva. ( se va ja passou por esse exame pra que repeti-lo?)

    não recomendo a ninguem fazer inva, so estresse e amolação, dependendo da escola avião em pessimo estado.
    o Salario tb não é grandes coisas, tem escola que paga ao instrutor R$30,00 reais a hora de voo, eu por esse preço prefiro fica em casa.

  27. Menezes
    6 anos ago

    Mandei minha ducumentação em dezembro de 2011 e até agora não tenho nem número de processo aguardando analise, já liguei pra lá mas o pessoal que atende nunca sabe de nada e pede para aguardar mais e mais e mais…..
    Pessoal, quanto tempo levou pra vcs terem um número de processo pelo menos aguardando analise?

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Eu nunca tive. Nem no cheque de PC, nem do de MLTE+IFR.

      • Menezes
        6 anos ago

        Quando pergunto pra pessoas que estão na mesma situação que nós, elas dizem que tem um número de processo aguardando analise e conseguem ver no site da Anac (SACI), onde podem acompanhar o status do processo. Eu não tenho tal número assim como você Raul e também não consigo entender como alguns têm o tal número e outros não. Não deveria ser um padrão?
        Tenho alguns amigos que mandaram praticamente junto comigo e todos estão com status aguardando analise ou em analise e eu nesse angustia sem saber de nada sobre o meu.

  28. Eu Enviei a documentação a 2 meses e meio. Está aguardando análise desde o dia 1º de dezembro. O problema é que enviei os documentos “originais” do aeroclube, aquelas avaliações das missões feitas pelo inva. E também em vez de enviar a cópia da identidade eu enviei a cópia autenticada da CNH. Na anac daqui me disseram que eu não teria problemas, mas to bem receoso.

  29. Ezequiel
    6 anos ago

    Levante as mãos e agradeça a deus quem recebeu a sua em menos de 4 meses.

  30. Ezequiel
    6 anos ago

    To esperando a exatos 4 meses e ate agora nada, a única resposta que eu recebo quando ligo no rio, é que o processo está em analise…

    • Madson
      6 anos ago

      estou na msm situacao, a qnto tempo ja esta em analise o seu?

      • Raul Marinho
        6 anos ago

        45 dias…

      • Ezequiel
        6 anos ago

        Enviei meus docs. final de julho e você? Parece que a anac colapsou de vez mesmo. Um atraso de vida para os pilotos.

        • madson
          6 anos ago

          enviei em agosto!.. recebi um email do sintac que esta em analise… mas sera que eles levam mais 4 meses pra analisar!…. muito ineficientes mesmo.

          • Ezequiel
            6 anos ago

            Não recebi nenhum email até agora. Tem uns dois meses que eu venho ligando e o que eles dizem é que está em análise.

            • Madson rey
              6 anos ago

              caaara recebi meu numero anac hj!!!.. 4 longos meses!!! que alivio!!

              • Ezequiel
                6 anos ago

                Que beleza mano, felicidades. Eu continuo aguardando o meu!!!

                • assis pinheiro
                  6 anos ago

                  55 dias hoje!

  31. Pingback: Para ser piloto
  32. Madson rey
    6 anos ago

    eu enviei meu processo em Agosto e até agora nem notícia. Um colega saiu de Ponta Porã e foi bater na Anac la no Rio. Disseram para ele que se tudo der certo ano que vem o nome dele estara no sistema, agora sabe-se la que mês do ano que vem. A Anac ta FODA! Caos total!

  33. Rafael Menna Barreto
    6 anos ago

    Bela publicaçao caro Marinho, vc explica em poucas palavras a atual situaçao da anac! e viva o Brasil

  34. Christian
    6 anos ago

    Há esqueci de comentar, o 0800 é uma empresa que presta serviço para a ANAC, logo ninguém sabe de nada é uma empresa com vários funcionários RÔBOS, por isso a resposta é sempre a mesma!
    O numero da ANAC 21-3501-5601/5602 eles mandaram a empresa de telefonia colocar que o número não existe!
    Infelizmente estamos na mão deles!

  35. Christian
    6 anos ago

    Ruim é pouco!
    Já se passaram 20 dias que dei entrada no processo e até agora não foi nem mexido, ta lá na pilha. E agora eles liberam no site deles a tal carta de serviços ao cidadão onde diz que o prazo para conclusão do processo é de 30 dias e agora o que faremos para ter o nosso direito? Como no Brasil tudo acaba em pizza, poderia ter um adeno nesta carta, se o prazo não fosse cumprido, estorno das GRU!
    Eu acho que a ANAC deveria cuidar somente das companhias aéreas e os pilotos deveriam continuar com os militares que tiveram em sua carreia muita doutrina, metas, respeito às regras.
    A ANAC vive enchendo o bolso com o dinheiro das multas dos atrasos das companhias aéreas, eles também tinham que ser multados pelo atraso deles.

    PESSOAL A UNIÃO FAZ A FORÇA!
    VAMOS NOS UNIR!

  36. felipe
    6 anos ago

    alem de ser impossivel voce falar com qualquer um do setor da habilitaçao, nao respondem nenhum e-mail,
    dessa forma soh resta entrar em contato com a ouvidoria, o famoso 0800… que em todas as vezes, os funcionarios nao tem nenhuma informaçao, e sempre prometem entrar em contato via e-mail…
    fora uma prova de proficiencia linguistica, que custa somente R$ 450,00 e demora 2 meses pra sair um resultado…
    saudades dos milicos, e principalmente da epoca em que havia habilitaçao em todas as gerencias..

  37. Gustavo
    6 anos ago

    e tomem cuidado no meu caso esperei 2 meses e 10 dias para descobrir que minha FAP continha um erro terei que envia la novamente e esperar mais esse tempo todo novamente .Frustrante>

  38. Alex
    6 anos ago

    Uma vergonha. Comprei um avião novo, esta no hangar da fábrica e eu não posso retirá-lo pq a ANAC recebeu meus documentos do recheque e não libera no site a minha CHT!

    Recheque é demais….entrou no segundo mês e nada de liberação, notícias, acompanhamento…. NADA!

    Saudade dos milicos.

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Alex, de fato é revoltante… Mas se vc quiser, eu posso fazer o traslado para vc, “no charges” ;-)

  39. Arnaldo
    6 anos ago

    Há uma possibilidade de entrar com uma ação judicial por “lucros cessantes”, uma vez que o profissional e/ou empresa perde dinheiro com esta espera absurda.
    Várias ações destas já foram impetradas contra ANAC.
    Um colega meu ficou 3 meses esperando sair sua carteira de um jato executivo, e neste tempo, perdeu 3 meses de rendimentos. Entrou com esta mesma ação.
    O que não podemos é continuar com o conformismo típico de brasileiro, que por preguiça de fazer seus direitos, fica no “Ah ! Órgão público é assim mesmo”.
    Não. É assim mesmo porque a gente deixa ser.

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Olha Arnaldo… Possibilidade de entrar com uma ação dessas, sempre há, mas as chances de sucesso são remotas, de acordo com os advogados que consultei. A prova da perda material é difícil, a ANAC não tem, formalmente, que seguir um prazo determinado, é uma bola dividida… Ainda de acordo com os advogados com quem conversei sobre este assunto, o que daria para fazer é uma representação no Ministério Público, principalmente se vc conseguir um caso análogo em que a ANAC demorou menos, mas mesmo assim é uma batalha complicada.

  40. LORRAN MENDONCA ADIB
    6 anos ago

    Meus documentos PP foram enviados a Anac a 30 dias e ate agora nada. Estou aguardando para comecar o PC.

  41. Fred Mesquita
    6 anos ago

    Fico só imaginando quem está na agulha para um cargo numa empresa e fica à disposição da ANAC.

  42. Raul Marinho
    6 anos ago

    Acabei de conversar com dois pilotos que estão aguardando a autorização de cheque para o tipo King Air há 3 meses, sendo que denunciaram o caso na ouvidoria há 20 dias, e ate agora nada… Parece que o que estava ruim esta ficando pior ainda.

    • edjane02@gmail.com
      6 anos ago

      Pessoal. Na constituicao existe um remedio chamado habeas data, especifico para obter informacoes suas perante autoridades. Nestes casos de demora e negativa de informacoes da pra usar o Habeas Data. Entrem na Justica Federal e se atribuirem valor inferior a 20 salarios minimos podem usar a via do Juizado Especial Federal que e gratuito, sem necessidade de advogado. Atencao apenas que o pedido nao e a emissao do cht mas acesso a informacao do seu processo de verificacao dos documentos e emissao. Considerando que no artigo 5 da constituicao existe o direito de peticao, cuja reposta da administracao publica e no maximo 15 dias, a partir do 16 dia da para entrar com Habeas Data e pedir liminar para o juiz federal do juizado.

Deixe uma resposta