Etiqueta aeronáutica elementar

By: Author Raul MarinhoPosted on
1466Views78

Existem algumas normas sociais na aviação civil que não são óbvias, e seu desconhecimento pode provocar situações embaraçosas. Recém chegados ao mundo da aviação às vezes se atrapalham com essas regras não escritas, e até gente mais experiente volta e meia comete os seus deslizes. Não se pretende esgotar a questão neste tópico, mas informar o essencial, principalmente em relação à questão da apresentação pessoal do piloto.

Como se vestir para um voo de instrução

Nunca, jamais, use shorts, bermuda, chinelos ou camisetas sem mangas: você não poderá entrar numa sala AIS vestido assim. Para as mulheres, não é recomendável o uso de saias, vestidos ou shortinhos, e deixe os sapatos de salto alto para outras ocasiões. Também não precisa ir de terno ou tailleur, nem de uniforme de piloto. Jeans, tênis e camiseta (com mangas) está de bom tamanho, a não ser que sua escola/aeroclube tenha uniforme próprio. Prefira cores discretas e modelos idem. O uso de bonés é permitido, e até recomendável, assim como os óculos escuros.

Acessórios, adereços, etc.

Evite: tatuagens, piercings, cabelo comprido (para homens), dreadlocks, pintar o cabelo de roxo, ou qualquer coisa que, na sua opinião, pegaria mal em um quartel. Se você for gay, não precisa esconder sua condição, mas tampouco divulgue ostensivamente sua homossexualidade. Seja o mais discreto possível, homo ou heterossexual. Jamais use um acessório que faça referencia ao uso de drogas, como as cores da bandeira da Jamaica, foto do Bob Marley, etc. Use o mínimo em termos de jóias, bijuterias, e coisas assim. Embora não seja proibido, não se recomenda o uso de barba, bigode, barbicha, cavanhaque, etc, mas se isso for muito importante para você, mantenha os pelos do rosto aparados e bem cuidados. Para as mulheres, unhas muito compridas e cabelos excessivamente ornamentados, armados, etc, também não são ideais.

Uniforme de piloto

Em princípio, o piloto privado usa roupa comum, e o piloto da aviação comercial usa o uniforme no padrão ditado pela companhia (e fornecido por ela). O que fica na esfera pessoal é o uniforme do piloto comercial da aviação geral, salvo quando o empregador impõe um modelo específico. Basicamente, é o seguinte: calça comprida azul marinho ou preta (para homens e mulheres); sapato preto social (fechado e com salto baixo para as mulheres); e camisa branca “de piloto”, com 2 bolsos e tira para colocar berimbelas no ombro (usar camiseta branca por baixo é opcional). Não pega bem ficar desfilando uniformizado pelo aeroporto, a não ser que você tenha um voo prestes a acontecer, ou acabou de aterrissar. Se você estiver no aeroporto sem um voo iminente, o ideal e tirar a camisa “de piloto”, e ficar só com a camiseta de baixo, ou pelo menos retirar as berimbelas da camisa. Na aviação comercial, usam-se paletós do tipo jaquetão com as beriumbelas no punho, além de quepes, mas Isso não é comum na aviação geral. Neste caso, é comum usar pulôveres, suéteres, e casacos de nylon, tecido ou couro, de preferência azuis, pretos, ou cores escuras, sem bordados ou enfeites.

Berimbelas

O básico é: PC usa três faixas, e PLA usa quatro. Em companhias aéreas, é comum o co-piloto usar duas, mas isso é raro na aviação geral. Já vi, em programas na TV, filmados no exterior, pilotos usando cinco faixas, mas no Brasil isso não existe. As faixas são douradas ou amareladas, sendo que as faixas prateadas ou brancas ficam para o pessoal de terra (agentes de aeroporto). Conforme já alertado, sé se põe as berimbelas quando estiver na iminência de um voo; nada de ficar flanando pelos shoppings da vida “berimbelado”, que isso e ridículo.

78 comments

  1. João Bernardo
    3 meses ago

    Boa noite Raul, estou com 24 anos começando a fazer meus exames para o inicio do Curso de Piloto Privado, sou filho de aviador e tenho muito interesse de seguir carreira no meio, porém sou tatuado e tenho tatuagem no antebraço. Amigos aviadores já me falaram que pode ser uma complicação, como outros me falam que se eu for bom mesmo não vai atrapalhar num processo de seleção para uma companhia. Por esse receio penso em não fazer PP de avião e sim de Helicóptero onde amigos me informaram que o preconceito é menor devido até as oportunidades de trabalho. Gostaria de uma opinião objetiva. Obrigado pela atenção!

    • Raul Marinho
      3 meses ago

      O que posso te falar é que, muito provavelmente, sua tatuagem não vai te ajudar na profissão. Mas, dependendo do quão “agressiva” ela for, também não significa condenação ao ostracismo aeronáutico… De qualquer maneira, mudar de avião para helicóptero só por causa disso me parece meio exagero.

  2. gabriel conde alve
    4 meses ago

    Boa noite. Pretendo me alistar na aeronáutica de Barbacena MG. Mas tenho as orelhas furada, você acha que consegui passar? Eu gostaria muito de entrar.

    • Raul Marinho
      4 meses ago

      Aí é uma questão dos procedimentos da FAB. Desconheço quais sejam.

  3. Rennan
    5 meses ago

    Raul Marinho, desde já obrigado.

    Minha dúvida é a seguinte: Existe algum padrão de vestimentas estabelecido pela Agência Nacional de Aviação Civil, para Piloto Privado, Piloto Comercial, Piloto de Linha aérea e Agricola?

    Novamente, Obrigado.

    • Raul Marinho
      5 meses ago

      Não, é pura tradição.

  4. Ivo salvatore
    1 ano ago

    Brother, nada haver essa de nada de bermuda na sala ais, a pessoa esta pagando taxas de navegação aérea , nao é de graca , é pago! O que nao pode é entrar pelado ou de chinelo, cada uma …. Quem postou isso deve estar voando na AFA , quem paga particular voa como quiser , pessoal da sala ais é pago com dinheiro publico, nosso dinheiro, ninguem vai barrar entrada de ninguem kkkk , agora vai de cada aluno saber se vai de bermuda ou se opta pelo padrão.

  5. Thiago Machado
    2 anos ago

    Senhor Raul, pretendo ser piloto comercial e como garoto de 16 anos e fã de música tenho o cabelo comprido até o ombro e odiaria corta-lo, você acha que isso me atrapalharia em um exame seletivo e se esses exames são muito rigorosos em questões estéticas?
    Obs: Meu cabelo é bem cuidado e é discreto quando amarrado com um elástico

    • Raul Marinho
      2 anos ago

      Num processo seletivo para linha aérea ou táxi aéreo, sem dúvida seria prejudicial. Para operador privado, aviação agrícola, etc., depende de cada caso, mas na maioria deles também não ajuda.

  6. Ivan
    2 anos ago

    Olá Raul, tenho vontade de ter uma tatuagem grande nas costas, mas que não fique aparente quando usando roupa. Porém vem aquela dúvida, esta tatuagem pode me reprovar em um processo seletivo para piloto em uma linha aérea ?

    • raulmarinho
      2 anos ago

      “O que os olhos não vêem, o coração não sente”, Ivan…

      • felipe
        2 anos ago

        Raul, aproveitando a pergunta, sei que pode se considerar anti-ético mentir, mas, no meu caso, tenho uma tatuagem cobrindo o ante-braço e até por questão de etiqueta bem como preocupação com possíveis preconceitos independente do meio sempre trabalhei com camisa social de manga comprida e nunca expus a tatuagem nem pretendo fazer, mas será perguntado na seleção? e se eu negar que tenho a tatuagem, eles vão me examinar pra conferir? ou basta eu negar e contanto que eu sempre usasse manga comprida estaria ok??

        • raulmarinho
          2 anos ago

          Vá de manga comprida e fique na sua. Mas se te perguntarem, acho bobagem mentir, pois vc até pode ser contratado mesmo com a tatuagem, mas certamente não o será se for rotulado como mentiroso – e, convenhamos, nada mais fácil do que te pegar nessa mentira, né?

      • Bruno Henrique Conceição dos Santos
        2 anos ago

        Olá Raul, tenho 22 anos, e quero ingressar na carreira!
        porém tenho uma tatuagem no braço,(perto do pulso) aparente, isso pode me prejudicar?
        andei lendo tudo sobre o curso de ciências Aeronauticas , vi que um piloto gastara em média de 60 mil reais, e muitos gastos para as oras de voos!
        isso de fato é verdade?, eu vou conseguir me estabilizar na vida com a profissão? esta muito concorrido atualmente? preciso do inglês fluente?
        Quero ser um ótimo profissional, trabalhar em grandes companhias aéreas!!!
        Raul fico no aguardo, muito Obrigado!

        • raulmarinho
          2 anos ago

          -tenho uma tatuagem no braço,(perto do pulso) aparente, isso pode me prejudicar?
          R: Numa seleção para piloto de linha aérea, sim. Na aviação geral, nem sempre.

          andei lendo tudo sobre o curso de ciências Aeronauticas , vi que um piloto gastara em média de 60 mil reais, e muitos gastos para as oras de voos!
          isso de fato é verdade?
          R: Não, é muito mais que isso. Contando a faculdade e o treinamento prático, bem mais que o dobro do valor citado.

          eu vou conseguir me estabilizar na vida com a profissão?
          R: Depende de inúmeros fatores.

          esta muito concorrido atualmente?
          R: Sim

          preciso do inglês fluente?
          R: Para linha aérea, sim. Para aviação geral, nem sempre.

  7. Vítor Mariano Becker
    2 anos ago

    Um curso superior não é obrigatório para seguir carreira de piloto, mas se o candidato faz o curso de Ciencias Aeronáuticas(3anos) vale apena ? Pois poderia fazer um PP e depois um PC em menor tempo.

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Pode valer a pena, pode não valer… Tem quilos de textos escritos aqui njo blog sobre isso, pode pesquisar.

  8. Vítor Mariano Becker
    2 anos ago

    Olá Raul. Tenho 17 anos e tenho uma tatuagem(do ombro ao cotovelo) fica discreta se estou de camiseta de manga curto porém ainda aparece um pedaço. Isso pode me atrapalhar? E um inglês fluente faz a diferença na hora de arrumar emprego como piloto comercial?

    • raulmarinho
      2 anos ago

      A tatuagem pode te atrapalhar numa seleção, sim – embora isso vá depender de cada selecionador. Recomendo vc sempre vestir camisas de manga longa nessas situações.
      Qto ao inglês, não só faz diferença como é obrigatório na maioria dos processos seletivos de linha aérea.

  9. lethicya
    2 anos ago

    Oi, eu estou querendo fazer mais furos na orelha,isso pode atrapalhar?

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Depende dos critérios da cia. aérea. Mas ajudar, nunca vai.

  10. Gleice Priscila
    2 anos ago

    Ola, quero muito ser piloto futuramente.. Gostaria de saber se tatuagens nas pernas poderão me atrapalhar…?

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Negativo.

  11. Oliver
    2 anos ago

    Ola, tenho rinite alérgica e a orelha furada,terei problemas?

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Qto à orelha, não. Qto à rinite, depende.

  12. bárbara
    3 anos ago

    Sou aluna de aviação civil e possuo dreads, isso atrapalharia minha contratação numa empresa aérea?

  13. Sarah
    3 anos ago

    Ola Raul, meu namorado começou a fazer o curso de piloto e ele tem uma tatuagem no ante braço, o professor de lá falou se ele usar camisa não tem problemas, mas eu gostaria de saber se vale a pena fazer o curso mesmo assim e se ele não vai arrumar empregos ou se vai ser muito dificil por conta disso? Obrigada desde já

  14. Sandra Larcerda
    4 anos ago

    Olá, tenho 19 anos, sou mulher e tenho o nome de meu namorado tatuado na virilha, algum problema ao ingressar na Aeronáutica.

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Para a aviação civil, isso não seria problema. Para a FAB, eu não sei.

  15. Victor
    4 anos ago

    Asma seria um problema?

  16. Harrisson
    4 anos ago

    Olá Raul!!
    Estou ingressando na carreira da aviação civil, estou ainda no curso de PP.
    Porém, tenho vontade de fazer uma tatuagem, pequena e discreta contendo meu grupo sanguineo e fator bem como meu codigo ANAC, para identificação. Sabemos que tudo pode acontecer. Gostaria que me informasse se sairia ruim fazer esse tipo de tatuagem. Imagino no antebraço ou no peito.

    Obrigado!

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Se for num lugar não visível com camisa de manga curta, tanto melhor.

  17. Fernando Luiz
    4 anos ago

    Boa Tarde.
    Me chamo Fernando e tenho uma dúvida sobre uma questão que não esta sendo discutida aqui porém não achei a área correta.
    Tenho 32 anos e estou no primeiro semestre de aviação civil em uma faculdade de Brasília, porém estou muito preocupado com relação a minha idade atrapalhar daqui a uns 6 anos ou mais um pouco.
    Minha intenção é de estar como PC/IFR dentro de no máximo 4 anos,m pois não tenho recursos disponíveis de uma só vez. Gostaria de saber se a idade dentro da área é muito importante ou se eu ainda conseguiria chegar a Piloto de CIA, mesmo começando tarde como eu estou?
    Desde já agradeço a atenção.

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Olha, Fernando, em tese, estar apto a entrar em linha aérea com mais de 35 anos te coloca em posição de desvantagem no mercado. Assim, se vc se formar PC com 38 anos, vc só deverá estar apto a ingressar na linha (com 500-800h, pelo menos) depois dos 40, o que vai limitar bastante suas chances de contratação. Na aviação executiva, isso não seria um problema muito grande, mas como vc quer linha aérea exclusivamente, sua idade pode ser um problema, sim.
      Entretanto, o que importa mesmo é como estará o mercado no momento em que vc estiver pronto. Alguns anos atrás, conheci gente que entrou na LA com 50+ anos; e hoje, por outro lado, nem com 20 anos vc consegue…

  18. pedro mourao
    4 anos ago

    Raul, tenho uma tatuagem na panturilha , porém com a calça ninguem consegue vê-la. Isso seria um problema??

  19. Felipe
    4 anos ago

    Tenho um furo de brinco na orelha equerda que nao se fecha, pode atrapalhar?

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Provavelmente, não. A não ser que vc pegue pela frente um recrutador muito detalhista e conservador.

  20. Filipe Cruz
    4 anos ago

    Raul meu sonho desde menino é ser piloto de avião, atualmente trabalho como desenvolvedor de software para computador e mobile. Tenho o braço esquerdo fechado em tatuagens com o tema egipicio, isso pode ser algum problema? Mesmo com os uniformes de manga longa?

    Abraços

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Isso será um problema, sim.

      • Filipe Cruz
        4 anos ago

        Infelizmente aqui tatuagem é sinal de pessoa incorreta, enquanto isso na cadeia está cheia de não-tatuados.

  21. de Castro
    4 anos ago

    Olá,
    Sou estudante de aeronáutica e ja perguntei isso a varios professores meus e eles nao souberam me dar uma resposta condizente ao meu caso. Eu tenho uma barba comprida que ja cultivo a muitos anos, virou meio que a minha marca, ela é bem zelada, aparo fios rebeldes diariamente e trato ela com cremes e condicionadores. O senhor acha que essa barba, por mais que bem cuidada, pode me prejudicar a arrumar emprego na aviação comercial?

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Havia, há até algum tempo, restrições à barba pq ela atrapalharia o uso das mascaras de oxigênio, mas as aeronaves modernas já não tem esse problema, pelo que sei. De qualquer maneira, a aviação comercial continua preferindo pilotos sem barba, tanto é que, se vc for a qquer aeroporto, nào vai encontrar pilotos barbudos circulando pelo saguão. Mas, resumindo, é o seguinte: sem barba, suas chances de ser aprovado num processo seletivo serão certamente maiores do que com barba Aí vc avalia o que lhe é mais importante…

  22. murilo
    4 anos ago

    eu tenho uma tatuagem no baraço e visivel consigo seguir a carreira de piloto?

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Formalmente, nada impede. O que pode acontecer é de, em alguma seleção, vc não ser o escolhido por isso, mas ninguém vai dizer que não te contratou por causa da tatuagem… Bem, resumindo: pode te atrapalhar, mas depende muito de muitos fatores, não dá para te dar uma resposta 100% assertiva.

  23. Jadson Santos
    4 anos ago

    Olá, Raul e quanto ao uso da gravata?

  24. Filipe
    5 anos ago

    quem tem PEctus Excavatum passa no CMA?

  25. João
    5 anos ago

    Belo texto. Tenho algumas dúvidas. Pilotos de linha aérea podem ter cabelos compridos? Tenho uma tatuagem relativamente grande no peito, isso pode vir a atrapalhar? Abraço.

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Sobre o cabelo: dificilmente vc seria aprovado num exame se,ético com cabelo comprido, embora isso não seja proibido. Sobre a tattoo, se ela não for aparente com uma camisa social, tudo bem.

  26. Caue Lopes
    5 anos ago

    Raul Marinho , passei na banca para PP , e estou fazendo as horas , tenho medo de uma tatuagem no peito me atrapalhar no futuro, oque vc acha? aguardo pela resposta . . obrigado.

    • Caue Lopes
      5 anos ago

      a tatto eh pequena ..

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Se ela mão for visível qdo vc estiver com camisa, sem problema.

      • Caue Lopes
        5 anos ago

        nao eh nao ,, nuss vc nao sabe que alivio ,, mto obrigado ..

  27. Angelo Carvalho
    5 anos ago

    Caro Raul, sou estudante na área da aviação, estou fazendo a aulas do curso de PC, quando de minha ida à agencia da Anac em São Paulo, passando pelo Aeroporto de Congonhas vi que alguns funcionários da Tam usando uma berinbela com uma faixa amarela, qual a função desempenhada por este profissional? Obrigado.

  28. Michael Zuffi
    5 anos ago

    Opa tudo bom Raul, tenho 18 anos e tatuagens nos dedos e na mão esquerda. Agora pensando no futuro (devia ter pensado antes) sei que isso vai me atrapalhar. Queria saber até que ponto isso é um obstaculo em ser piloto um dia, privado e comercial. Vou ter que remover?

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Vai atrapalhar, sim. Na comercial, muito. Na executiva, dependendo do patrão, pode ser pouco relevante.

      • Amanda
        5 anos ago

        Aproveitando a pergunta do Michael: tatuagens em locais discretos (que não apareçam, como na região interna do braço – não do antebraço) são problemas? Em contratações realizadas por companhias aéreas, é possível que essas áreas sejam “revistadas”?

  29. Alexandre Soares
    5 anos ago

    Oi Raul,
    O texto que você postou é excelente. Só fiquei com uma dúvida sobre a questão do piloto andar vestido com uniforme completo pelo aeroporto sem ter um voo eminente ou em um shopping: existe alguma lei que proiba que o piloto a usar o uniforme fora do horário de trabalho?

  30. kaique
    5 anos ago

    esas dicas sao para aeronaltica militar ou aquela de avioes normais de paseio e q eu fiquei na dufida
    ñ sou muito experiente nese asunto mas estou procuando aprender cada ves mais…

    grato

  31. Francisco.
    6 anos ago

    Olá Raul,

    Passei no vestibular para Ciências Aeronáuticas porém ainda não tirei o CCF. Os exames são muito rigorosos? Outra questão que me deixou na dúvida é porque eu fazia o uso de anti-depressivos (parei de usar por medo de dar algum problema com relação ao CCF, mas estou bem sem eles, graças a Deus), mas teria problema se eu continuasse usando os anti-depressivos? Poderia dar seguimento na aviação ou seria melhor esquecer?
    E a última dúvida é que eu gostaria de saber se o Hosiptal Aeronáutico de Brasília é bom para tirar o CCF?

    Muito legal o seu post. Aguardo sua resposta.

    Grato,

    Francisco.

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      São rigorosos, mas não é nada do outro mundo, tbém. Na dúvida, faça o 1o exame em uma clínica particular. Qto aos antidepressivos, fique na sua, e não conte isso para ninguém.

      • Pedro Henrique
        4 anos ago

        Raul, eu estou estudando ciências aeronáuticas há pouco tempo, mas tempo o suficiente para saber que hoje em dia a principal função do piloto é zelar pela segurança de todos durante o vôo (além da própria, é claro). Se o garoto acima tem um problema de saúde, é de fundamental importância que ele conte ao médico para que esse julgue se é um risco ou não para a segurança dos vôos que o garoto fará no futuro. Eu sei bem o quão difícil é querer algo e não poder por um problema de saúde, eu tive esse medo antes de saber que posso me tornar um piloto, mas se o médico me dissesse que eu não poderia voar eu ficaria triste mas entenderia que ele estaria cumprindo a função dele que é zelar pela segurança de inúmeras pessoas que terão as vidas nas mãos dos pilotos no futuro. Eu imagino que tu saiba disso melhor que eu, e deixo aqui uma oportunidade para tu pensar se é certo dar esse conselho ao garoto. Não quero lhe chatear, mas sim dar uma deixa para que tu repense.
        Abraços,
        Pedro Henrique

        • Raul Marinho
          4 anos ago

          Pois é, a questão é realmente delicada, mas eu mantenho minha recomendação anterior. Num mundo ideal, vc conta para o médico que tomou antidepressivos no passado, e ele investiga se vc ainda apresenta um quadro de depressão e, em caso negativo, ele te libera para voar. Mas, no mundo real, se vc mencionar isso, o médico não vai nem querer saber qual é a sua atual situação, ele vai te reprovar e pronto. E, no caso do leitor, está claro que ele não mais apresenta sintomas da doença, já que parou de tomar os antidepressivos há algum tempo, mas ele certamente seria reprovado – ao meu ver, incorretamente. Daí minha recomendação.

  32. Dyego
    6 anos ago

    Raul,

    você acha que uma tatuagem simples na parte superior do braço próximo ao ombro, ou nas costas próxima ao ombro também, possa prejudicar profissionalmente na carreira da aviação? São lugares que as pessoas só veriam se a pessoa tatuada estivesse sem camisa.
    O que acha?
    Parabéns pelo post!
    Obrigado!

  33. Rai
    6 anos ago

    Olá vou me apresentar na base aerea e estou com cavanhaque bem aparado sera que pega mal? oque eles podem fazer se nao gostarem? Grato desde ja…

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Se vc va i na base aérea como civil, tudo bem. Mas se vc vai lá para começar a servir a Aeronáutica, tira o cavanhaque logo que vai lhe poupar dissabores (e depois, vc vai ter que tirar de qualquer jeito).

  34. Menezes
    6 anos ago

    Com camisa branca de manga curta, qual o tipo de brevê usar? prateado ou dourado? na parte de cima do bolso da camisa? qual lado?
    Vejo pessoas usando no lado direito outras no lado esquerdo, alguns com brevê prateado outros dourados eai??? tem diferença de brevê?
    grato.

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Em tese, o breve deve ser sempre dourado, colocado acima do bolso esquerdo. Mas na pratica, usa-se de acordo com o costume do Aeroclube/escola/empresa que o adota. E se for um piloto free-lancer, não se usa breve.

      • Leoncio Dauffenbach
        2 anos ago

        Amigo, também tenho dúvida nesse ponto, qual o real significado do Brevê utilizado no uniforme? Oque ele indica?

Deixe uma resposta