Para Ser Piloto

Formação Aeronáutica e Segurança de Voo

HASP x CEMAL

289 Comentários

Todo piloto precisa realizar seus exames médicos, pelo menos para Piloto Comercial, em um Hospital da Aeronáutica (no caso de São Paulo, é o HASP-Hospital da Aeronáutica de São Paulo; e no caso do Rio de Janeiro, é o CEMAL-Centro de Medicina Aeroespacial). Sou de São Paulo, e quando fui fazer minha inspeção inicial de saúde de PC (1ª classe), o HASP estava exigindo agendamento prévio que beirava os 60 dias. Então, embora more praticamente em frente ao HASP, tive que pegar um avião e ir fazer o exame no Rio de Janeiro, no CEMAL, que não exigia agendamento algum. Mas depois, na revalidação, fui ao HASP porque só é preciso agendar nos exames iniciais. Por causa disso, acabei numa posição privilegiada para comparar os serviços prestados pelo HASP e pelo CEMAL, que é o que pretendo fazer neste post.

Tanto o HASP quanto o CEMAL são instalações militares, e a maioria dos médicos que trabalham tanto em uma quanto em outra instituição são oficiais da Aeronáutica – ou seja: são profissionais concursados, o que significa que sofreram algum tipo de triagem, e não há médicos flagrantemente ruins nas Forças Armadas. A diferença é que a relação candidatos/médico é muito maior no HASP, o que faz com que o atendimento em São Paulo seja muito pior do que no Rio. Não que seja mais fácil passar em uma ou em outra instituição, a diferença é que enquanto no CEMAL o médico vai levar x minutos para te atender, no HASP ele vai fazer o mesmo atendimento em x/4 minutos. O resultado é que é muito mais provável que haja um julgamento equivocado no HASP, tanto a aprovação de um inapto quanto a reprovação de um apto.

A diferença entre as instalações físicas é gritante: o CEMAL está para o Hospital São Luiz assim como o HASP está para um hospital do SUS. Além disso, o CEMAL é muito maior, e atende menos gente, o que acentua a impressão de São Luiz X SUS ainda mais. E, finalmente, tem o problema da organização. O CEMAL funciona como um relógio suíço: o candidato entra numa linha de montagem no início do dia e sai com o CCF (ou a reprovação) no início da tarde sem se preocupar com o que tem que fazer. Já o HASP é um pandemônio. Você nunca tem certeza se já chamaram o seu grupo e se você está no lugar certo, para onde você tem que ir e, pior, é praticamente impossível conseguir alguma informação dos “organizadores”. É de admirar que as pessoas consigam fazer todos os exames no HASP.

Disto tudo, minhas recomendações para quem é de São Paulo são as seguintes:

  •  Se for possível, faça o exame inicial no CEMAL. Por dois motivos:
  1. O exame inicial é mais extenso, dura dois dias, o que significa que vai ser ainda mais difícil seguir a “organização” do HASP, sem contar que se o candidato ainda é virgem de inspeção de saúde, não está acostumado com o funcionamento do negócio; e
  2. Eu conheço vários casos de reprovação no HASP por questões psicológicas (somente avaliadas nos exames iniciais): “imaturidade”, geralmente para quem é mais jovem, e “ansiedade”, para quem é mais velho. Trata-se de um diagnóstico questionável, e o reprovado pode entrar com recurso, mas uma vez reprovado é complicado, caro e demorado tentar reverter o quadro.
  • Não há maiores problemas em fazer as revalidações no HASP se você fez o inicial no CEMAL, mas é preciso levar novamente a carteira de vacinação, o teste ergométrico (para maiores de 35 anos), e uma nova radiografia panorâmica dos dentes.

Para quem for do Rio de Janeiro, evidentemente, recomendo fazer tudo sempre no CEMAL; e para quem morar em localidades em que viajar para o Rio ou São Paulo seja indiferente ou quase, o melhor é sempre preferir o CEMAL também – a não ser que haja um outro Hospital da Aeronáutica mais conveniente.

Um último detalhe: o CEMAL é a instituição para onde os candidatos reprovados vão, se quiserem entrar com recurso. Por exemplo: se você foi reprovado no HASP por ser considerado “ansioso”, você vai refazer seus exames psicotécnicos no CEMAL para comprovar se o diagnóstico de ansiedade está correto ou não. Mas se você foi reprovado no próprio CEMAL, o recurso é lá mesmo.

About these ads

289 thoughts on “HASP x CEMAL

  1. lucío claudio.
    Gostaria de saber se posso fazer o exame em médico particular conveniado ao cemal?e se é valido.

  2. RAUL BOM DIA,EU FIZ TODOS OS EXAMES MEDICOS, E JA FAZ 60 DIAS E CONSTA NA TABELA NAO APTO,OBS PP SEGUNDA CLASSE O Q DEVO FAZER GRATO DESDE JA ??

    • Entre em contato com o hospital ou clínica em que vc efetuou os exames, e descubra a razão de vc ter sido considerado não apto. Esse é o primeiro passo. Depois, volte aqui e diga o que aconteceu, que eu te falo o que fazer.

  3. Bom dia, fiz 2 implantes intra-oculares recentemente,para miopia, e com eles minha visão fica 20/20.Gostaria de saber se isso pode me desqualificar.
    Obrigado.

  4. Boa tarde, fiz exames no CEMAL a uns 4 anos atras e fui reprovada por ser ter uma doença de inflamação das glândulas salivares chamada “Sjogren” declarada por mim no dia dos exames pois nunca me impediu de fazer nada na minha vida, absolutamente nada, tomo remédio pra manutenção tão e somente. Depois de receber a resposta acabei desistindo de seguir em frente. Mas agora gostaria de tentar novamente. Você sabe se fica alguma ficha cadastrada de pessoas que já ingressaram pra fazer exame como no meu caso? Acha que se eu tivesse entrado com recurso eu conseguiria obter aprovação? Desde já agradeço.

  5. Raul, boa tarde.

    Atualmente estou fazendo minhas horas do PP, já com o CMA de primeira classe.
    Gostaria de saber o que é necessário para que a ANAC mude os requisitos quanto a uma determinada patologia no RBAC.
    Tenho daltonismo leve, mas penso que um dia o regulamento pode ser alterado de uma hora pra outra e eu acabe perdendo minhas carteiras. Sabe se isso já ocorreu com outra “doença”? Os requisitos mudarem, fazendo com que os pilotos perdessem o CMA?

    • Não tenho conhecimento disso ter ocorrido anteriormente e acho que, uma vez aprovado, dificilmente vc seria afetado por uma mudança de regras da ANAC. Durma sossegado.

  6. Raul, boa tarde! Sou PPA e estou à iniciar instrução prática de PCA. Minha dúvida é a seguinte: Fui num Oftalmologista, que me recomendou 0.5 graus de correção no olho esquerdo. Somente as letras pequenas à uma distancia de 3 metros, que não consigo enxergar. Será que há possibilidade de eu passar no CMA de 1ª classe sem utilizar lentes? Desde já agradeço! Abraços.

  7. estou estudando para o vestibular da AFA mas estou com medo do exame medico, pois tenho adenóide e uso aparelho nos dentes! queria saber se isso me reprova, sendo que pretendo operar a adenóide mas meus dentes, tem 2 que ainda estão desalinhados , tortos . desde já agradeço a atençao

  8. boa tarde, possuo ceratocone no olho esquerdo, estou fazendo o curso de aviaçao na ESAC- escola superior de aviaçao civil, dia 22 é meu CMA, uso lentes de contato RGP que me dao 100% de visao nos dois olhos.
    msm assim irei reprovar ?? :/
    sonho com isso desde a infancia…

  9. Fui realizar o CMA 2ª Classe, porem, o medico que eu fui me deu inapto por possuir bronquite. Aleguei que fui diagnostico com bronquite na infância, e que há alguns anos não tenho crises, e como sou militar do exercito realizo atividades físicas normalmente, ou seja, tal problema nunca me impediu de fazer nada. Porem, o medico disse que de acordo com a ANAC, candidatos com bronquite é inapto direto. O medico indicou, para fazer o exame no CMA(no rio), pois se fosse dado inapto novamente, era para encontrar com recurso alegando que a bronquite não me impede de fazer nada. Qual a sua opinião?

  10. Olá Raul,

    Realizei meu exame médico para obter o CMA na clínica Neurocare em Campinas. Porém, fui reprovada, devido ter apresentado um tipo de ”epilepsia especial” em meu eletroencefalograma. Nunca tive desmaio ou ataque epilético. Pois é, meu sonho foi por ”água abaixo”. Sei que será difícil provar o contrário, mas gostaria de saber se há possibilidade de entrar com recurso, em algum outro hospital ou através da justiça.

    Obrigada pela ajuda.

  11. olá, eu fui diagnosticado com transtorno de humor. Estive afastado pelo INSS e fui tentar obter meu CMA, pois estou decidido a mudar de área. Desde criança quero ser piloto, me formei em engenharia aeroespacial e realizei meu mestrado, porém estou insatisfeito com minha profissão, devido a falta de capacidade e recursos no Brasil, já que na minha área ou sou militar ou funcionário publico. Realizei todos os exames, e todos estão Ok, porém mesmo com laudo positivo do psquiatra e psicologo fui julgado como inapto. Quero saber como eu faço para poder obter meu CMA. Sei que vou ter que ir para o CEMAL, porém qual será a orientação e o caminho que devo realizar para completar essa etapa? eu já passei no teórico, ja comprei as horas de voo…estou aguardando para poder continuar…minha carreira. È possível ou terei que desistir?!

    • Antes de responder diretamente à sua pergunta, eu preciso comentar algo sobre a sua estratégia, para orientar os demais leitores que irão ler esse texto. Na formação aeronáutica, o ideal é sempre começar pela parte médica, especialmente quando há uma alta probabilidade de ocorrer algum problema, como foi no caso. Porque, desta maneira, evita-se gastar dinheiro e tempo à toa, caso a parte médica seja realmente um empecilho. Mas voltando ao seu caso em particular…

      Como vc tem um laudo positivo do psiquiatra, atestando que vc não é portador do transtorno de humor, e um “laudo negativo” (que é a reprovação) de quem te examinou, temos então um conflito de opiniões, certo? Então, neste caso, vc terá que entrar com um recurso, e se vc realizou seu exame inicial fora do CEMAL será lá que ele ocorrerá (se foi inicialmente no CEMAL, terá que ser na JES-Junta Especial de Saúde). Neste recurso, é importante vc levar o máximo de laudos e exames que comprovem que vc não mais sofre do referido transtorno, e seria interessante que acadêmicos de psiquiatria respeitados os assinassem, para dar mais respaldo à sua argumentação. A ideia é convencer o psiquiatra do CEMAL de que o exame inicial foi equivocado – mas, sendo honesto, é bastante provável que isso não ocorra num primeiro momento. Aí, em caso negativo, vc pode recorrer novamente à JES e, caso o resultado seja mais uma vez negativo, à Justiça. Como vc vê, há bastante coisa a ser feita antes de desistir, só que vc vai ter que ter paciência e pensar muito bem cada passo a ser dado. Mas vá em frente, que já vi muita gente reverter quadros assim.

      Boa sorte!

  12. Eu fiz os exames no CEMAL e fui reprovada por imaturidade emocional, me informarão que eu teria que recorrer através da junta superior de saúde da DIRSA, e não me deram prazo para isso.
    Gostaria de saber se demora muito para saber o resultado depois de recorrer, pois meu curso já está no final. Você conhece alguém que foi aprovada depois de recorrer através da DIRSA?

  13. Boa noite, acho que pode me ajudar, pretendo fazer PPH, sendo que sofro de gagueira leve, isso poder me trazer prolemas futuros?

    Grato pela atenção!

  14. BOA TARDE !
    POSSUO CERATOCONE, MAS PRETENDO REALIZAR O TRANSPLANTE DE CÓRNEAS, APOS O TRANSPLANTE E SE BEM SUCEDIDO, HÁ ALGUMA POSSIBILIDADE DE OBTER MEU CCF 2ª CLASSE ?

  15. Ha é verdade e tenho 17 anos quero ingressar na aviação civil

  16. Olá. Tenho miopia e um pouco de astigmatismo com dioptrias de -2,75 e -3,25 no olho direito e esquerdo respetivamente.. Sou apto ao certificado médico classe 1?

  17. Olá. Tenho 17 anos e possuo ceratocone e tenho sonho de ser piloto da FAB tenho chances mesmo com a doença?

  18. Olá, boa tarde!!! Sou do Rio, tenho CCF PP e já revalidei a mesma sem problema algum no próprio CEMAL no final de 2012. Tenho Habilitação PPL e PPH e recentemente iniciei meu curso de PCH. Quando fui tirar meu CCF de 1a Classe Inicial tive a surpresa de ser reprovado no exame de vista com diagnostico de Distúrbio Binocular… Fiquei chocado pois tenho a saúde perfeita e ZERO grau em ambos os olhos. Procurei o IBOL (Instituto Brasileiro de Oftalmologia), fiz TODOS os exames completos e mais modernos que existem atualmente e adivinhem?!?!? não tenho absolutamente nada!!! ainda fiz mais 2 exames específicos do tal distúrbio em 2 clinicas diferentes para ter certeza da minha saúde. Inclusive em TODAS as clínicas que fui, ambas me afirmaram que o exame utilizado pelo CEMAL com figuras 3D para profundidade esta extremamente defasado e que o médico jamais poderia ter me dado um diagnóstico tão incisivo com um exame tão simples. A real é que fui ao CEMAL novamente e me colocaram para fazer um segundo teste com o mesmo médico com o mesmo aparelho e lógico que com o mesmo resultado! Fui reprovado novamente e dado como NÃO APTO para voar pois o tal distúrbio (que não tenho) se enquadra no item INCAPACITANTE! (o médico disse que meus exames externos não serviam de absolutamente nada para eles). Alguém sabe como funciona o procedimento do recurso? vale a pena fazer ou tento fazer tirar o CCF em Curitiba, Porto Alegre que aceitam exames externos… o que devo fazer? estou desesperado e com possibilidade de acabarem com minha carreira de piloto injustamente. Agradeço todo dia de ajuda! Márcio Pinto

    • Como vc foi reprovado no CEMAL, terá que recorrer a uma Junta Especial, aí mesmo no Rio – o próprio CEMAL tem o dever de lhe orientar sobre como proceder. Vc não pode tentar o exame em outra unidade.

  19. Ola boa tarde!!
    Parabéns pelas resposta.
    Bom no meu caso extrai os dois dentes de trás para colocação de aparelho para corrigira mordedura, isso pode me reprovar?
    desde já agradeço

  20. Fala Raul , tem dois dentes meus incisivos laterais no arco inferior que nunca nasceram meu dentista disse entao assim isso pode me reprovar no cma de 2 classe ??

  21. bom dia gostaria de saber se por causa da ausencia de quatro dentes do fundo
    eu poderia ser reprovado no cma 2 classe para comissario?

  22. boa noite, em janeiro fui no CEMAL e no exame apontou problema na visao binocular, “outros transtornos da visão binocular” , queria saber se isso tem correção por lente ou exercicio, grato

  23. Caro Raul, gostaria de saber se um oficial do corpo de bombeiros militar que use óculos tem chances de ser aprovado em concurso interno da corporação p/ realizar os cursos de PP e PC e operar nos helicópteros em missões de salvamento e resgate no âmbito da defesa civil estadual. A hipótese é a do atual concurso em andamento p/ novos pilotos do GOA/CBMERJ – Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Desde já agradeço a sua atenção.

  24. Olá Raul, gostaria de um esclarecimento de sua parte se possível, estou no meio de um entrave, tenho 22 anos desde pequeno tive problemas de visão, o mais agravante deles era o ceratocone, atualmente não tenho mais ceratocone pois fiz transplante de córneas o que tirou esta doença, foram feitos há cerca de 4 e 6 anos atras cada olho, faço acompanhamentos periódicos e quanto a saúde dos olhos tudo ok, uso lentes de contato para corrigir a acuidade visual devido a miopia e astigmatismo, Atualmente Tenho CMA de 2º classe, estou fazendo as horas praticas do PPA , porem agora estou obviamente na expectativa de tirar o de 1º Classe, ai entra o entrave estive conversando com dois médicos da oftalmologistas da ANAC, que estão me dizendo que por eu já ter tido esta doença (ceratocone) não poderei Prosseguir, Porem lendo o Regulamento Rbac- 67 também levei aos meus médicos oftalmologistas que fazem acompanhamento e pedi que lessem o regulamento enfim segundo eles (médicos que me acompanham a anos conhecem meu caso desde pequeno) estou totalmente enquadrado dentro do regulamento e não há nada em que eu esteja fugindo ao regulamento, nos requisitos Oftalmológicos do R-67 cita apenas que que têm a doença esta impedido de obter o CMA, e não quem já teve, e não tem mais, (embora eu já tenha lido relatos de pessoas que mesmo com ceratocone em algum ou ambos os olhos tiraram CMA), Não sei se você já viu algum caso assim ? se pudesse me dar sua opinião.

    Desde já Grato pela sua Atenção,

    • Felipe, eu acho impossível dizer, de antemão, se vc será ou não aprovado. Mas vc tem razão na sua análise: não há nada no regulamento sobre quem já teve ceratocone, e sim sobre quem tem – e vc não tem mais, isso é certo! Então, eu acho que vc deve fazer o seu inicial de 1ª classe o quanto antes, de preferência não no CEMAL – pois assim vc pode recorrer ao CEMAL em caso de reprovação (se fizer no CEMAL, vc teria que recorrer à Junta, que é mais complicado) – e, se for reprovado, entrar com recurso. Vc já tem a assessoria de oftalmologistas fora do âmbito aeronáutico, então acho que vc teria condições de fundamentar corretamente a sua defesa. E, se tudo der errado, sempre há a opção judicial, que no seu caso é bem favorável: qualquer juiz que ler o RBAC-67 e os laudos médicos sobre o seu caso não teria dúvidas em lhe conceder um mandado de segurança, na minha opinião.
      Então, vai com fé e boa sorte!
      Abs,
      Raul

    • Ola Felipe, como posso falar contigo tem facebook?

  25. grande Raul. b.noite.
    fiz uma revascularizaçao a pouco,e obtive a s eguinte restrição. Não poderia,voar com outro tripulante com restriçao no cma. Ora eu voo monomotor sertanejo, e nao tenho copiloto. meu cma é de 1 classe e apto. ate
    agora nao entendi se posso voar ou não ? cumpri toda exigencia do cemal. no que se diz exames externos
    estando tds em conformidade para o cemal. por fvr me diga se eles (cemal) me cortou definitivamente. to doidão para me aposentar devido incapacidade fisica. sera que e por ai? tenho 63 anos, e embora com 2 stents, gozo de otima saude. venho lhe agradecer pela ajuda em me orientar,neste caso. obrigado e b. noite

    • Pelo que entendi, Anderson, sua restrição somente seria aplicável se vc estivesse voando aeronaves multicrew – ou seja: na pratica, só no 135 e 121 – com outro piloto com o mesmo problema que vc. Resumindo: para pilotar seu Sertanejo SP, nada muda…

  26. Olá Raul,

    Sei que você não é médico, mas é muito bem informado.
    Fui considerado inapto para o CMA 2ª classe por conta da asma. Estou fazendo tratamento mas ainda tenho dúvida se poderei conseguir o CMA. O inapto foi baseado na espirometria, que acusou asma leve. Estou fazendo tratamento e farei uma nova espirometria em breve.Se acusar uma melhora na capacidade pulmonar tecnicamente o motivo do inapto desaparecerá e poderei ser considerado apto. Mas como se sabe a asma não tem cura… Não tenho os sintomas cateterísticos (chiado no peito, tosse, secreção) apenas umas crises raramente.
    Fui orientado pelo médico a pedir uma inspeção de saúde em grau de recurso. Será que mesmo não apresentando sintomas de asma, o CEMAL poderá me julgar inapto?
    Grato pela atenção.

  27. Olá Raul Marinho bom dia,

    Chamo-me João tenho 21 anos. E, gostaria de tirar uma dúvida que não quer calar. Por favor me tire essa dúvida preciso muito. É o seguinte: Tenho muita, muita vontade de fazer o curso de comissário porem tenho alguns detalhes a ser esclarecido que ninguem até hoje me responderam. 1º Sempre quis ser comissário e sempre disse: ainda vou realizar este sonho, porem, Estive em um voo na Europa em que o avião passou por uma grande tempestade o que provocou turbulencia de nivel médio (segundo a comissaria) o avião dava pequenas despencadas no ar caia mesmo, pessoas ficaram desesperadas achando que iam todos morrer, enfim. Depois desse voo pensei, nossa não consigo ser comissário… como resolvo esse meu trauma deste voo e volte a pensar no meu sonho? 2º A primeira questao é o de menos, o trauma é fácil de tirar, POREM MINHA DÚVIDA MAIOR é: Tenho Adenóides (as carnes esponjosas no náris) em que corisa muito e entope muito fácil»»» Você acha que eu com esse problema de Adenóide não posso ser comissário e seria reprovado no Exame da Aeronáutica? 3º Bom, essa deve ser mais simples: Bem, sou Brasileiro mas vivo na Europa Portugal, mas como todo imigrante meu desejo é regressar ao meu País de origem (Brasil)»» Você sabe dizer se eu fazendo o Curso de Comissário de bordo (aqui: Hospedeiro de Bordo) Eu fazendo o curso aqui em Portugal, um dia quando eu regressar ao Brasil poderei trabalhar em companhias aéreas Brasileiras como se eu tivesse feito o curso no Brasil? Ou seja: o Diploma é válido na mesma?
    Bom, era essa as dúvidas que eu tinha e que preciso pra esclaresser total minhas dúvidas e pôr em pratica meus planos! Desculpa ter sido uma coisa muito extensa e demorada.
    Então, prossigo ou desisto do meu sonho? rsrs

    Grande abraço,

    João.

    • 1)Procure ajuda especializada: psicólogo, psicanalista, etc.

      2)Pode dar problema no exame, sim. Opere, é simples (eu operei).

      3)Não conheço muito bem a legislação de CMS para lhe responder – mesmo porque o blog se chama “Para Ser Piloto”, e não “Para Ser Comissário”. ;-]

  28. OIII, eu quero fazer p curso de comissaria de bordo mas gostaria de saber si por a ausencia de tres dentes eu posso reprovar no CMA, nao tenho carie , e vou comencar o tratamento para colocar implantes mas eu acho que eu faria o examen durante todo o proceso , minha duvida e essa poderia ter probleas com o CMA?

    • Poderia, sim. Faça a inspeção para CMA somente após ter seu problema odontológico 100% resolvido.

      • Boa Tarde ! só depois de concluir o curso de comissario Fiz a inspeção de saude em Campinas na Neurocare ! e reprovei no pscotécnico. Fui orientado por colegas que se eu deixasse passar o prazo para o recurso poderia fazer oe exame como inicial no HASP em São Paulo ! gostaria de saber se isso realmente é possivel !

        • Negativo. Ou vc repete o exame com o médico que te reprovou originalmente, ou vc entra com recurso no CEMAL.

          • Alem disso me disseram tambem que seu eu recorresse no CEMAL o meu CMA ja estaria praticamente reprovado pois as clinicas se comunicão e “dificultam” a aprovação de alguem ja reprovou !

  29. Olá Raul. Gostaria de saber se voce conhece alguem com daltonismo leve(que enxerga as cores bem, mas tem dificuldades no teste de ishihara) que foi aprovada ou reprovada no emame oftalmologico. Obrigado

  30. Olá
    Estou voltando ao mercado de aviação e como minha ccf estava vencida a mais de 5 anos fui obrigado a fazer o inicial de PC sendo reprovado por ansiedade. Pergunto o que devo fazer já que não consta prazo de novo teste ? Na RBAC67 não é muito clara ? Posso executar novamente no cemal ?. Vejo muitas reclamações sobre este indicio o qual julgo ser muito subjetivo e não vejo atuação da Anac neste sentido ?

    • Este é um assunto abordado no meu e-book, onde vc encontra mais detalhes sobre como proceder. Mas, basicamente, há dois caminhos a tomar: se vc acha que a avaliação foi incorreta, vc entra com recurso; e se vc acha que tinha realmente o problema, mas está curado, vc faz uma nova avaliação com o mesmo médico que te reprovou inicialmente.

      • Olá Raul obrigado pela brevidade no retorno. Ao ligar para o Cemal o atendente informou que deveria entrar com recurso através da Dirsa . Solicitei a execuçao de um re-exame mais o mesmo falou que o processo seria pela Dirsa . Isto é verdade ? Não é o que consta no rbac-67 ? Como falamos com o médico que aplicou o exame já que não transferem a ligação ? Obrigado

        • É verdade, se for o caso de recurso. Mas como vc vai repetir o exame, seria só vc agendar uma nova inspeção. O caso é o seguinte: como vc vai dizer que “se curou” do transtorno de ansiedade, vc deveria dar um tempo para repetir o exame, senão não faz sentido. Antigamente, os hospitais estipulavam 6 meses ou 1 ano de espera para a repetição do exame, mas como isso já deu muito questionamento, eles não falam mais em data. Só que tem que ser um prazo razoável – uns 90 dias, pelo menos -, senão o médico vai te dar pau de novo, alegando o mesmo que usou para justificar sua reprovação inicial. Afinal, se ele te aprovasse, ele estaria admitindo que o seu primeiro diagnóstico é que estava errado, percebe? Procura no blog que tem vários posts falando deste assunto, com comentários de leitores que passaram por problemas semelhantes ao seu.

          Já quanto a vc querer falar com o médico… Esqueça! Dê-se por feliz por alguém ter atendido sua ligação, o que já é raro. Mas transferi-lo para o médico não vai rolar. Talvez se vc for lá pessoalmente, vc consiga falar com ele. Talvez…

  31. Olá RAUL MARINHO!

    Eu sou o cmte Santana e escreve para contar do meu problema, com a suspensão do meu CMA, no ano passado, mas hoje é com muita satisfação que venho comunicar que finalmente após ter feito vários recursos no CEMAL X DIRSA X ANAC e uma longa luta, consegui a liberação do meu CMA e já estou de volta ao trabalho.
    Quero deixar uma mensagem a todos aqueles que tem na aviação um sonho de vida, que não desanime com os problemas e obstáculos do caminho, que o bom senso e a justiça há de prevalecer.
    Muito obrigado e um grande abraço!

    Cmte Santana.

    • Santana, escreva um artigo explicando o que aconteceu no seu caso, como vc o resolveu, suas dificuldades etc para a gente. Eu gostaria de publicar um post sobre isso.

      Mas, de qualquer forma, parabéns pela conquista!

  32. Olá!
    Ouvi dizer que no CEMAL o indice de reprovação nas mulheres está grande, e fui indicada a fazer no HACO por quem foi reprovada no CEMAL por ansiedade e infantilidade e passou por esses exames no HACO perfeitamente. Porém, o preço do laudo que as psicologas estao cobrando é o dobro do valor da GRU do exame. Gostaria de saber se vale a pena arriscar no CEMAL ou se eu devo ir no HACO e gastar três vezes mais.
    OBS: moro no Rio mesmo.

  33. olá e possível uma pessoa se torna piloto comercial com uma audição.
    e qual e a classe que seria possível com uma audição.
    parabéns por seu brilhante papel em ajudar as pessoas.

  34. Raul será que vc pode me ajudar, estou a procura das tais clinicas credenciadas para fazer os exames para PP, vc sabe me dizer onde encontro esta lista de clinicas.

  35. Olá, Raul. Boa tarde.
    Estou muito interessado em fazer o curso de aviação, mas quando tive 9 anos de idade, tive que colocar pinos no fêmur, devido uma fratura que tive há 12 anos atrás. Estou perfeito, porém os pinos continuam na perna, mas não me traz transtorno algum. Além disso, tenho desconfiado ter gastrite, porém leve. Você acha que estes fatores podem me barrar?

  36. Olá, tenho algumas dúvidas/perguntas, visando um futuro CMA para CMS:
    1. Possuo todos os dentes do siso, mas não dão problema. Caso seja necessário se aparecer um problema, a ausência deles implica em reprovação?
    2. Tenho crises de garganta frequentes. Pretendo retirar as amídalas. A ausência delas implica em reprovação?
    3. Provavelmente tenho desvio do septo ou adenóide crescida. Operando, o risco de reprovação é menor?

    O que mais tempo é estar com a saúde 100% para a obtenção do CMA. É aconselhável então eu fazer um checkup?

    Grato! :)

    • 1. Possuo todos os dentes do siso, mas não dão problema. Caso seja necessário se aparecer um problema, a ausência deles implica em reprovação?
      Não

      2. Tenho crises de garganta frequentes. Pretendo retirar as amídalas. A ausência delas implica em reprovação?
      Não

      3. Provavelmente tenho desvio do septo ou adenóide crescida. Operando, o risco de reprovação é menor?
      Sim

      O que mais tempo é estar com a saúde 100% para a obtenção do CMA. É aconselhável então eu fazer um checkup?
      Sim

  37. Bronquite aguda pode rodar no cma? Tive uma crise uns 3 anos atrás q foi prontamente curada, porém a ica 160-1 diz q bronquite aguda é causa reprovadora!!! No aguardo, grato!!!!!

    • Em 1o lugar, o recomendável é que vc somente siga a regulamentação do RBAC-67 (disponível no blogroll), que é a que está em vigor atualmente para a emissão de CMAs para pilotos civis. Já quanto ao problema da bronquite aguda, o art. 67.81 do RBAC diz que: “O candidato não pode ter diagnóstico clínico de (…) afecção bronco pulmonar aguda, nenhuma enfermidade ativa na estrutura dos pulmões, do mediastino ou da pleura que, a critério do examinador ou da ANAC, provavelmente afete a segurança de voo”. Eu entendo que isto inclui a bronquite aguda, mas a redação não é precisa o suficiente, pois tudo está condicionado ao “critério do examinador”. Então, faça o exame, e fé em Deus.

  38. Boa noite Raul!!! Deixe expor o meu caso e gostaria da sua opinião!!! Por uma honestidade demasiada acabei colocando na ficha de triagem do HACO que tive um episódio de falta de ar!! Nunca disse q era asma, o clinico geral solicitou um laudo externo, porém meu médico que poderia dizer q nao tinha asma estava viajando e fui a um outro médico q não entendeu direito meu caso e me deu um laudo de asma intermitente!!! Ao levar esse laudo foi-me dado não apto!!! O Haco me disse que não poderia mais fazer exames lá, só fazendo recurso!!!! Jah tenho o laudo do méu médico e um outro laudo do próprio médico que havia feito o laudo anterior e ambos dizem e provam, junto com outros exames que eu não tenho asma!! Consegui entrar em contato com o diretor do HACO que me disse que havia sido um mal entendido e me disse que ia resolver a situação!! Ele mesmo é médico especialista e me garantiu que eu não tinha asma!!!! Já faz uma semana que estou numa angústia daquelas, pq faz 7 anos que faço CCF e nunca tinha acontecido isso. Aí vem minhas perguntas: 1- Eles podem voltar atrás e mudar o resultado no sistema? 2- Caso não consiga resolver por aqui, tenho chance no CEMAL? Demora mto o processo do recurso? 3- Após o recurso do CEMAL, em caso de resultado negativo, há algum outro órgão que poderia recorrer tipo DIRSA? 4- E a última, eu não consigo mesmo fazer um novo exame no HACO, nem com esses novos laudos e nem que seja inicial de 1 classe? OBS: estava revalidando o CCF de 1 classe. Grato

    • Que baita vacilo, hein?… Bem, mas respondendo às suas perguntas:

      1- Eles podem voltar atrás e mudar o resultado no sistema?
      R: Se o chefe do hospital disse que pode, vamos acreditar, né? Pelo menos, por enquanto…

      2- Caso não consiga resolver por aqui, tenho chance no CEMAL? Demora mto o processo do recurso?
      R: Tem, mas é demorado. Pode contar com uns 90d ou mais.

      3- Após o recurso do CEMAL, em caso de resultado negativo, há algum outro órgão que poderia recorrer tipo DIRSA?
      R: Não. O CEMAL é a ultima instância. Depois, só se vc conseguir um mandado de segurança na justiça comum.

      4- E a última, eu não consigo mesmo fazer um novo exame no HACO, nem com esses novos laudos e nem que seja inicial de 1 classe?
      R: Não. Uma vez reprovado, ou vc entra com recurso, se questiona o diagnostico; ou solicita um novo exame com o médico que lhe reprovou originalmente, se a causa da reprovação deixar de existir. O seu caso enquadra-se no 1o tipo.

      • Desculpe a ignorância, Raul, mas qual a diferença entre o CEMAL e a DIRSA?

        Grato mais uma vez!!!

        • CEMAL é o Centro de Medicina Aeroespacial, uma instituição da FAB que é hierarquicamente superior aos hospitais militares para as inspeções de saúde. A DIRSA é a Diretoria de Saúde da Aeronáutica, um órgão administrativo. Qdo vc entra com um recurso, vc recorre á DIRSA e realiza os exames no CEMAL.

  39. oi Raul, tudo beleza? goataria que vc me tirasse uma duvida, se vc poder, saiu o resultado vavoravel em meu recurso, pra ccf de 1ª classe, só que o resultado esta no site da anac, na parte de licença, ainda não me enviaram a carterinha, é possivel voar sem a carterinha? só com o estrato? ou mostrar lá no aeroclube, o resultado? se poder me ajudar, eu agradeço muitooo, muito obrigado por tirar nossas duvidas. abraços amigão!!

  40. Ola
    fiz Cemal essa semana e o resultado foi:

    3 – incapacidade:
    outros transtornos da visão binocular parecer baseado na RBAC 67 Item 67.139 A E C6.
    4 – Exames solicitados para a proxima inspeção:
    usa lentes corretoras

    Paracer:
    incapaz para o fim a que se destina

    Eu uso oculos mas o meu grau estava errado e tenho astigmatismo.
    ja fiz novo oculos
    Pode me dizer o que fazer?

    • De acordo com o artigo apontado no resultado do exame, seu caso é bem mais sério do que óculos defasados. Se fosse isso, o item de reprovação seria o c-1, 2 ou 3.

      O item a do art. 67.139 significa:
      “O funcionamento dos olhos e de seus anexos deve ser normal. Não pode existir condição patológica, aguda ou crônica, em nenhum dos dois olhos ou anexos, que possa impedir sua função correta a um grau tal que, a critério do examinador ou da ANAC, afete a segurança de voo.”
      Ou seja: foi detectada alguma anormalidade ou patologia nos seus olhos, e um primeiro passo é descobrir qual é essa anormalidade/patologia diagnosticada.

      Já o item c-6 é sobre visão monocular:
      “o piloto pode ter visão monocular nos exames de saúde periciais de revalidação ou nos exames da saúde periciais iniciais pós acidente ou incidente grave, desde que o olho bom atenda aos requisitos desta seção. Em qualquer outro caso, não pode deixar de possuir visão de profundidade normal, não podendo, portanto, ser monocular”
      Aí eu te pergunto: vc é monocular? Por que, se for, e esta for sua primeira inspeção inicial, vc não será aprovado em definitivo.

      O problema é que isso não faz sentido com o informado no item 4 – “Exames solicitados para a proxima inspeção:
      usa lentes corretoras”, uma vez que nestes casos vc não repetiria o exame… E também não me parece que vc seja, de fato, monocular, ou mesmo que tenha alguma anormalidade/patologia oftalmológica. Resumindo: está meio contraditório esse resultado.

      Então…

      Vc vai ter que recorrer da decisão, e para isso seguir o que diz o regulamento no item 67.11:

      (…)
      (c) Caso seja julgado não apto no exame de saúde pericial e não concorde com a decisão do examinador, o candidato poderá recorrer da decisão junto à ANAC, que julgará a questão, auxiliada ou não por outros examinadores que não tenham participado do primeiro julgamento, e emitirá julgamento em favor ou contra o recurso do candidato anteriormente considerado não apto. A ANAC pode, a seu critério, exigir teste de proficiência em voo para julgar recurso do candidato.
      (d) Nos casos de julgamento “não apto” por parte de um examinador, as seguintes disposições se aplicam:
      (1) se a causa geradora do julgamento “não apto” não mais existir, o candidato não deve se submeter a novo exame de saúde pericial em grau de recurso, mas deve se submeter ao mesmo examinador que lhe tenha anteriormente julgado “não apto” e demonstrar que a causa da não aptidão não mais existe;
      (2) o candidato julgado “não apto” por um examinador, e persistindo a causa geradora do referido julgamento, só poderá se submeter a novo exame de saúde pericial em grau de recurso junto à ANAC; e
      (3) o recurso junto à ANAC só poderá ser interposto, a critério do candidato, enquanto a causa geradora do julgamento “não apto” persistir.

      Na prática, como agir? O regulamento responde: “O examinador que julgar um candidato não apto deverá negar-lhe a emissão de um CMA e deverá informá-lo sobre o seu direito de interpor um recurso junto à ANAC.” – ou seja: o hospital/clínica que te reprovou é que deve te orientar como entrar com recurso.

      Isso é tudo o que posso te orientar quanto ao assunto.

      Boa sorte!

      • Cara, pelo que li, então eu só não posso ser monocular na inspeção inicial, (olhei no RBAC, isso está escrito tanto nos requisitos p/ 1ª classe e p/ 2ª segunda), porém nas revalidações pode sem problema? Pq isso?

  41. Raul, Faço uso de protese removivel, a famosa perereca. Posso ser reprovado para PP 2ª classe? E em relaçao a 1ª classe pois o meu objetivo é PC. Obrigado,

  42. Raul fui reprovada no exame do cemal pelo famoso transtorno de ansiedade?! fui me informar no DIRSA e o recurso leva meses para ser julgado! um absurdo !! e para completar tenho 20 dias para fazer o teste de sobrevivencia pra me formar no curso! sera que vale a pena tentar o recurso ou esperar para fazer o cemal ano que vem?

    • Eu acho melhor esperar, pois os prazos para recurso são extensos, e os procedimentos complicados e mal explicados.

      • niguem pode ficar um ano esperando para realizar um sonho! um psicotecnico nao e o fim! deveriamos ter uma explicação melhor nos exames! mesmo que eu corra o risco de ter um CCF DEFINITIVO devemos tentar!!

  43. Raul, o RBAC 67 reza o seguinte:

    (a) Salvo o exposto no parágrafo (a) da subparte G deste Regulamento, referente às disposições
    transitórias, um CMA de 1ª classe válido deve ser obrigatoriamente exigido de um detentor de licença das
    seguintes categorias:
    (1) Piloto de Linha Aérea (PLA);
    (2) Piloto Comercial (PC); e
    (3) Piloto Privado com habilitação IFR (PP-IFR).

    Pergunta: O CMA-1 agora engloba as três categorias ou continua como antes?

    Antes, como vc sabe, pra passar trocar de categoria tinha que fazer o repectivo inicial, refazendo toooodos os exames. Só muda(va) o psicotécnico.

  44. Meu sonho é ser piloto, mais tenho suspeita de CERATOCONE, gostaria de saber se tenho como recorrer da justiça se for reprovada. Seria possível tirar as carteiras em outro país se tiver ceratocone?

    • O ceratocone é um problema complicado na regulamentação de saúde brasileira (para detalhes, baixe o RBAC-67 no blogroll, e veja os requisitos oftalmológicos). Vc pode entrar com recurso (vide instruções para recorrer aqui http://paraserpiloto.wordpress.com/2012/08/03/rbac-67-novas-instrucoes-para-obter-e-revalidar-cmas/), mas te adianto que é difícil. Em outros países pode ser mais fácil, mas vc vai precisar fazer seu exame no Brasil se quiser trabalhar aqui, de qualquer forma.

      • Raul, eu tenho ceratocone, está estagnado, tenho 31 anos minha especialista oftalmo me disse que é improvável que evolua na minha idade, tenho visão 20-20 com correção de óculos em cada olho separadamente, o ceratocone foi bem brando. gostaria de iniciar curso de PPH , vc acha que eu encontraria problemas no teste do CEMAL? Lá eles fazem topografia corneana? Se eu fizer o congelamento das córneas( garantia total de não evolução da doença) influenciaria em algo, já que tenho acuidade visual 20-20 em cada olho, estou com visão melhor que o nível exigido para pp que é 20-25.. abs

    • Raul, foi ELIMINADA a suspeita de ceratocone mas descobriu-se a síndrome do olho preguiçoso em um dos olhos. Tem algum problema??

  45. ola raul sou de cascavel no parana´. fiz o pc no ES, e levei pau no 1°classe no cemal, entrei com o recurso foramais 8 mesese levei pau nesse recurso, agora estou no PR de novo , sera que posso fazer o cma no cindacta2 em curitiba, ou no HACO em canos RS.sao os lugares mais proximos de minha cidade,ah e a quarentena foi de 365 dias . obrigado

  46. BOA TARDE, RAUL!
    SOU COMISSARIO DE VOO, ESTIVE AFASTADO PELO INSS E TIVE MEU CCF CASSADO DEVIDO AO PRAZO DE AFASTAMENTO QUE FORAM 1ANO E SEIS MESES. ENTREI COM RECURSO NO CEMAL E TIVE EXATAMENTE A RESPOSTA DE INCAPAZ DEFINITIVAMENTE PARA ATIVIDADE AEREA, DIFICIL CARO NAO FIQUEI 2 MINUTOS DENTRO DA SALA DA MEDICA E ELA ME DEU ESSE DIAGNOSTICO ESTOU OTIMO E EM PLENA FORMA FISICA. BOM, ENTREI COM RECURSO NA DIRSA.JA FEAZEM 90 DIAS QUE FUI AO HOSPITAL CENTRAL PASSEI PELO MEDICO, LIGO VARIAS VEZES NA DIRSA OU TA OCUPADO OU NIGUEM ATENDE, POREM HOJE O SOLDADO FALOU-ME QUE NAO PRECISA LIGAR LA NA DIRSA E SIM QUE EU VA LIGANDO NA ANAC POIS ELES NAO DAO O PARECER MEDICO DE NINGUEM A ANAC E QUEM FAZ ISSO. LIGO NA ANAC ME DISSERAM QUE E COM A DIRSA …..VOCE SABE DE ALGUEM QUE JA TENHA PEGO O RESULTADO DO RECURSO DA DIRSA COMO FOI POR QUAL MEIO INDEPENDENTE DE SER APTO OU NAO. ABRACO. OBRIGADO AMIGO!

  47. Boa tarde! Entrei com recurso na Dirsa pois reprovada no Cemal transtorno de ansiedade. Ja se passaram mais de 60 dias do exame, na sexta dia 4 eu liguei la o oficial diz que fui julgada( nao disse qual foi o resultado) na quarta-feira que ele iria passar o resultado para a Anac e que eu entasse em contato na Anac depois do dia 10… esta correto…eles nao passam o resultado….estou com duvidas Obrigada, aguardoresposta!

    .

  48. Raul fiz cemal e fui reprovado por “transtorno de ansiedade”, cessada a causa requerer nova inspeção apos 180 dias. melhor aguardar ou entrar com recurso? vou ter que refazer tudo? tenho que pagar alguma coisa (gru), como proceder, la ninguem atende telefone!

    • melhor aguardar ou entrar com recurso?
      R: Melhor aguardar

      vou ter que refazer tudo?
      R: Não, só a parte de psico

      tenho que pagar alguma coisa (gru), como proceder,
      R: Não sei te informar

      la ninguem atende telefone!
      R: É assim mesmo… Vá pessoalmente.

  49. Raul, boa tarde!

    Tenho algumas dúvidas por favor:
    1- No Hasp para a revalidação de CMA de 1 classe é necessário fazer o psicotécnico novamente?
    2- Teste Ergométrico eu nunca fiz…estou com 30 anos, é necessário levá-lo?
    3- Laudo psicológico…lí em alguns lugares que estão solicitando isso…é verdade?

    No aguardo

    Grato

    • 1 e 2-Não
      3-Não no HASP

      • Raul, boa noite!

        Só para efeito de informção….fui dia 20/06/2012 no Hasp revalidar meu CMA de 1classe. Estão solicitando sim o Ergométrico à partir de 30 anos….A Doutora me disse que tenho 30 dias pra levar e, só assim sair o cma no site da Anac, caso contrário terei q refazer os exames novamente, numa nova inspeção de saúde.

        Antes era com 35 anos, mas no site do hasp já consta essa informação.

        Abraços

        Gustavo

  50. Caro amigo fiz a pouco tempo um exame ergometrico e a minha pressão de uma leve alteração, entao vem a minha dúvida, será que serei reprovado no exame?

    • O ideal seria vc baixar o RBAC-67, localizar o capitulo de requisitos cardiológicos do certificado que vc pretende obter, e leva-lo ao seu cardiologista junto com o seu teste ergometrico, para que ele avaliasse se vc consegue passar do jeito que vc está, ou se seria necessário um tratamento medico antes de vc realizar o exame.

  51. Cmte Santana.

    Olá Raul Marinho!
    Sou piloto PLA, tenho 51 anos, na minha inspeção de revalidação em Fev/11, no HASP-SP, foi observado no meu hemograma, uma alteração na taxa de leucocitos, me foi solicitado um parecer de um hematologista. Ao fazer alguns exames foi diagnosticado uma Leucemia Linfocítica crônica, devendo efetuar tratamento. Fiz tratamento de quimioterapia por seis meses, ao final do tratamento entrei com recurso no Cemal-Rj, fui examinado por um clinico geral que me liberou para voar novamente, mas acabei sendo barrado pela junta de saúde do Cemal, que alegou que o médico não era especialista para me avaliar e que o Cemal não dispoe de tal especialidade. Tive que entrar com outro recurso na DIRSA, que me encaminhou para uma avaliação com uma hematologista no Hospital da Aer. do Galeão, em Março/12. A médica ao termino do exame, me informou, que eu estava liberado para voo, porém com restrição a validade do CMA de seis meses, devido ter terminado um tratamento recente, seu laudo foi encaminhado para a DIRSA, porém ela, para minha surpresa, já definiu seu parecer como INCAPAZ DEFINITIVO PARA QUALQUER ATIVIDADE AÉREA, o que foi prontamente acatado pela DIRSA e meu CMA suspenso. É incrivel como uma médica pode dar um parecer sem ao menos conhecer de medicina aeroespacial e ter conhecimento da regulamentação do RBAC 67, Já estou preparando um novo recurso junto a DIRSA para reverter esta situação quanto ao meu CMA, poís já fui liberado do tratamento e ao retorno ao trabalho pela minha médica hematologista desde Dez/11.
    Grato por sua atenção!

    • Qdo um rapazote de 18 anos sofre com os desmandos do CEMAL, eu fico chateado. Mas qdo um profissional de 51 anos, que a acabou de enfrentar uma luta árdua contra uma doença terrível é tratado desta forma, é revoltante!
      Mas lembro ao Cmte Santana que, além dos recursos, sempre há as vias judiciais.

  52. Olá, tudo bem?

    Estou me preparando para fazer um curso de comissária de bordo. Gostaria de saber se há chance de eu ser reprovada no exame médico já que tenho dificuldade em identificar cheiros, isso se chama anosmia. Não tenho qualquer outro tipo de problema nas vias respiratórias que me impeça de levar uma vida normal, além disso não encontrei na listagem do CEMAL algo que se faça referência ao olfato.

    Será que eu seria reprovada?
    Muito obrigado pela atenção!

  53. Raul,
    Eu tomo reposicao hormonal para hipotiroidismo a quase 10 anos.Nunca tive problemas por causa disso e faco acompanhamento medico com minha endocrinologista sempre.Sera que isso e motivo para me reprovarem?Vc acha que devo levar um laudo da minha medica dizendo que faco acompanhamento e nao tenho problemas por causa disso?
    Vou fazer o curso de comissaria,vc acha que devo fazer os exames antes de comecar?
    Obrigada!Carolina

    • Olha, Carolina, a sua situação é complicada, infelizmente. Veja o que diz o RBHA-67 sobre isso (os grifos são meus):
      “67.125 Requisitos metabólicos, nutricionais e endocrinológicos
      (a) O candidato com transtornos do metabolismo, da nutrição ou endócrinos que, a critério do
      examinador ou da ANAC, provavelmente afetem a segurança de voo, deve ser julgado não apto. Os
      seguintes transtornos, mas não se limitando a eles, são causas de inaptidão:

      (1) as dislipidemias severas;
      (2) a obesidade com Índice de Massa Corporal (IMC) 40 ou mais;
      (3) hiper e hipo função endócrina considerada significativa, a critério do examinador ou da ANAC;
      e
      (4) alterações fisiopatológicas que, a critério do examinador ou da ANAC, se produzam como efeito
      de hormônios de substituição
      .”
      Portanto, há grandes chances de você ser reprovada no exame médico. por isso, antes de começar o curso de CMS e gastar dinheiro com isso, faça o exame para ver se há condições de prosseguir com a sua formação.
      Lamento pela má notícia.

      • Meu marido tem hipotiroidismo, faz reposicao hormonal com medicamento tomado diariamente e passa no exame ha 3 anos sem ninguem nem sequer mencionar ter detectado algo. Nao acho que no hemograma deles seja pedido a dosagem de T3 e T4 e nem TSH…

        • A não ser que o médico suspeite de alguma coisa – e, neste caso, ele poderia pedir qualquer exame adicional que julgasse necessário – , não seriam investigados os itens que vc citou. Ou seja, seu marido pode ficar tranquilo que seu problema dificilmente será detectado.

  54. “O candidato considerado INCAPAZ PARA O FIM A QUE SE DESTINA, caso não receba nenhum prazo previsto para requerer novo exame após cessada a causa da incapacidade, poderá solicitar Inspeção em Grau de Recurso junto à Junta Superior de Saúde da DIRSA.”
    Incapacitante: TRANSTORNO ANSIOSO NÃO ESPECIFICADO.
    Parecer: INCAPAZ PARA O FIM A QUE SE DESTINA

    Pergunta 1: Em quanto tempo posso fazer uma nova inspeção, sem entrar com recurso?
    Pergunta 2: Posso fazer inspeção em outra JES, tendo em vista que fiz a primeira no CEMAL?
    Fator Curioso: No site da ANAC, não consta nenhuma informação com relação a CMA no meu perfil. Fiz a inspeção a 1 semana atras.

    • 1-Em todos os casos que eu vi, de candidatos reprovados por ansiedade (e foram muitos), o prazo para refazer o exame era de 180 dias. Porém, isso tem que ser informado ao candidato.

      2-Negativo. Agora, vc só pode repetir o exame no CEMAL.

      FC-Está certo… Vc nao possui CMA, logo não há por que haver informação sobre CMA no sistema.

      • No Cemal, agente espera das 13 as 16 horas no segundo dia para pegar o resultado. Caso não fique por lá só da pra saber no nosso perfil no site da ANAC. Se eu não tivesse esperado la no Cemal, como iria saber se fui aprovado ou não?? Como o CMA agora é “digital” não teria que ter alguma informação tipo “NÃO APTO” no site da ANAC??

  55. Raul, meu filho quer entrar pra EPCAR e depois pra AFA. Ocorre que, numa queda de bicicleta, fraturou a clavícula e tem uma placa e 7 parafusos nela. Já tem 8 meses da cirurgia, está plenamente recuperado e de alta pelo ortopedista. Não teve sequela alguma além da cicatriz. E possível que não consiga passar nos exames físicos ou de saúde por causa dos parafusos e cicatriz?

    • Lamento, Gláucia, mas eu nao sou a pessoa indicada para lhe orientar quanto a este assunto.

    • Glaucia, no prospecto da AFA tem os requisitos médicos. Vale a pena dar uma olhada e se achar que deve, consultar o médico levando essas informações a ele.

      O que mais pega na AFA são alergias (rinite é uma delas), miopia (qualquer grau) e audição … lógico que tem outras coisas, mas essas que citei são as mais recorrentes no caso de candidato eliminado. Inclusive durante o curso. Sim, todo ano o cadete ou aluno da EPCAr passa por avaliação médica.

      Boa sorte pro seu garoto ;)

  56. Raul, tenho CCF de 2ª Classe fiz no Hasp para 1ª classe em dezembro e fui reprovado por ansiedade, más consegui ficar com o meu CCF de 2ª classe e inclusive estou voando nornalmente como PP, gostaria de saber agora que já passaram 6 meses 180 dias, posso em vez de fazer novemente no hasp fazer os exames para 1ª classe no Cemal.

    • De acordo com o RBAC-67 (link no blogroll), uma vez reprovado, vc só pode refazer o exame onde vc foi reprovado originalmente. Logo, vc terá que fazer o seu novo exame no HASP.

  57. Raul, gostaria de saber se com a atualização do RBHA67 para o RBAC67, o CEMAL está mais rigoroso nas avaliações de revalidação para o CMA de Primeira Classe PC. Eu fiz meu inicial de PC em 2011, época que o RBHA67 ainda estava vigente.

    Abrs e bons voos!

  58. olá Raul, como vai novamente ?!
    Falei contigo aqui nesse post em 16/03/2012, sobre reprovação por anciedade no psicotécnico. Perguntei para você sobre a questão de aguardar para repetir os exames, ou recorrer e realizá-los novamente no CEMAL no Rio de Janeiro/RJ, cuja resposta você me aconselhou a aguardar o prazo de 180 dias para repetir o exame que apenas não fui aprovado.
    Pois bem.
    Nessa data fui contactado pelo HFAB (Hospital de Força Aérea de Brasilia) e, me chamaram para realizar todos os exames novamente lá mesmo em Brasilia, no HFAB, dando entrada, segundo o funcionário que me atendeu, num novo processo inicial para CCF. Segundo o funcionário alguns de meus exames iniciais irão servir, mas outros não, ocasião em que lá em Brasilia farei-os novamente.
    Quando do contato me disseram para eu lá no HFAB procurar a Junta Especial de Saúde.
    Pergunta:
    E aí ? Pode me dizer algo sobre o HFAB ? É muito rigoroso ? Algo de especial por ser minha segunda tentativa ?
    É assim mesmo ? Fazer todos os exames novamente ??
    Faz idéia de porque fui chamado para o HFAB em Brasilia??
    Por favor, o que pode acrescentar por sua experiência.
    Desde já muito obrigado novamente!
    Att.

    • Jmior, Eu no conheo o HFAB, mas estimo que deva ser mais tranquilo que o HASP e o CEMAL, que concentram uma quantidade absurda de candidatos. No tenho nenhuma recomendao especial para te fazer, exceto a de manter a calma e no falar bobagens. Lembre-se que o examinador no seu amigo, voc no precisa “abrir seu corao” com ele.Abs e boa sorte!

  59. PRECISO LEVAR ALGUM EXMAE JA FEITO PARA O CEMAL OU TODOS SAO FEITOS LA PQ FIZ MEU PRIMEIRO EM CANOAS E TIVE QUE LEVAR ALGUNS EXAMES JA FEITOS

  60. Gostaria de saber como é o teste ergometrico, sou fisioterapeuta e há um paciente que precisa desse documento mas eu nunca realizei esse procedimento. Aguardo o retorno!

  61. Raul, tem algum comentario a fazer sobre a AFA em pirassununga??

  62. Pingback: Reprovações por “ansiedade” no exame para obtenção de CMA « Para ser piloto

  63. Muitissimo obrigado pelas informações. Suas respostas foram muito úteis. Bom trabalho e obrigado mais uma vez.

  64. Boa noite Raul tudo bem?cara eu tenho uma dúvida estou querendo tirar o CMA de 1° classe no cemal,porem eu tenho os 3 cisos e 1 dente torto(incisivo lateral)será que eles me reprovariam por isso?

    Abraços.

  65. primeiramente sr raul obrigado por tdos os esclarecimentos de ocorridos em exames no hasp etc etc meu caso eh: por 14 anos renovo meu ccf de cmro no hasp logo + estou finalizando meu teorico de pp e dei inicio aoccf inicial na instituiçao sitada para pp e fui reprovado no segundo dia no já famoso q agora percebo q nao sou so eu ansiedade no psicoteste estarei entrando c recurso a/c cemal c laudo de medico particular e vou esperar resultado ao contrario terei 180 para refazer e gostaria de antecipar esta data minhas perquntas sao: o sr acredita ou conhece casos q os 180 dias foram antecipados para ex 60 dias ou 1 mes etc? ao refazer apos (*) data sou obrigado a refazer no cemal? tb gostaria de saber se serao 2 dias novamente pagando tx inicial ou so a parte do psicoteste obrigado novamente

    • o sr acredita ou conhece casos q os 180 dias foram antecipados para ex 60 dias ou 1 mes etc?
      R: Não, e acho extremamente improvável que isso ocorra.

      ao refazer apos (*) data sou obrigado a refazer no cemal?
      R: Não, a menos que vc tenha entrado com recurso junto ao CEMAL. Não é o caso relatado.

      tb gostaria de saber se serao 2 dias novamente pagando tx inicial ou so a parte do psicoteste
      R: Não tenho certeza.

  66. No CEMAL nos sentimos num país de primeiro mundo!

  67. Acho impressionante como estão reprovando gente por ansiedade ultimamente… Ou o povo está, realmente, muito ansioso, ou eles estão botando um freio na formação de pilotos via exame médico. Bem, mas enfim, o caso é o seguinte:
    -Vc pode recorrer ao CEMAL, ou aguardar um prazo para refazer o exame (geralmente, 180 dias). É melhor aguardar.
    -Quem vai te informar isso é o local onde vc fez o exame. Entre em contato com ele e peça orientações.
    -Sua ficha não vai para Brasilia, mas para o CEMAL, no RJ.
    -Isso não é o fim da linha, fique tranquilo. Conheço vários pilotos que tomaram pau no inicial por ansiedade, e depois conseguiram passar, e hoje estão pilotando profissionalmente.

    • Obrigado pela resposta.
      Procurei informações na internet por não haverem me prestado orientações de como eu deveria proceder.
      Quando vi na ficha que tinha parecer desfavorável no psicotécnico fiquei preocupado, além de muito chateado claro. Daí fui em busca de soluções e o médico simplesmente disse que eu deveria aguardar, que seria procurado. (por quem eu não sei e nem faço idéia).
      Mas, por favor, para completar, sugere que eu aguarde o prazo de 180 dias porque após o recurso será mais rigoroso o exame psicotécnico ?
      Andei lendo que se eu fizer recurso e for acatado, terei que me deslocar par ao Rio de Janeiro para o novo exame. Isso procede ?
      Se eu optar por aguardar esse prazo (180 dias), terei que refazer todos os exames ?
      Dando entrada em um novo procedimento, repetindo todos os exames que já havia feito ?
      Se eu tiver que fazer tudo novamente, por favor, onde seria melhor fazer todos os exames e tentar o CCF?
      Muito obrigado pela atenção e por nos ajudar com sua experiência.

      • Mas, por favor, para completar, sugere que eu aguarde o prazo de 180 dias porque aps o recurso ser mais rigoroso o exame psicotcnico ?R: No, mas porque entrar com recurso vai ser trabalhoso e demorado, e no fim das contas vai dar praticamente no mesmo. Andei lendo que se eu fizer recurso e for acatado, terei que me deslocar par ao Rio de Janeiro para o novo exame. Isso procede ?R: Sim, os recursos so avaliados no CEMAL-RJ, e este mais um motivo para vc aguardar ao invs de entrar com recurso. Se eu optar por aguardar esse prazo (180 dias), terei que refazer todos os exames ?R: No s o que vc foi reprovado

        • Muitissimo obrigado pelas informações. Suas respostas foram muito úteis. Bom trabalho e obrigado mais uma vez….

  68. Olá, Raul! Gosto muito do seu blog e com ele obtive uns bons conhecimentos sobre a aviação.
    Meu sonho desde menor é ser piloto. Eu estou cursando atualmente o 1º período em Ciências Aeronáuticas (um curso superior especializado na aviação em geral) na Universidade Estácio de Sá, aqui do RJ. Eu estou para pedir uma carta de recomendação para fazer o exame do CCF de 2ª classe no CEMAL. Você pode me informar quais seriam os procedimentos (exames, vacinas etc)? Se eles fazem todos esses procedimentos lá mesmo ou tem que ser por fora também?

    Abraço, Raul!
    Luiz Gustavo

    • A maior parte dos exames são feitos lá mesmo, geralmente só se leva o Raio-X panorâmico da arcada dentária e o teste ergométrico, para os maiores de 35 anos – além das vacinas, que devem ser tomadas antes do exame. Mas dê uma ligada no CEMAL para confirmar, pois isso muda sem aviso.

  69. Tenho um dente cariado porém obviamente está obturado… queria saber se isso irá levar a reprovação? vlw…

  70. Boa tarde Dr.Raul, minha duvida é a seguinte, com 11 anos sofri acidente automobilístico e perdi a visão total olho direito, olho esquerdo é 100% não precisando nem de usar óculos, meu sonho desde de criança era ser piloto, meu pai tinha aeromodelismo e cresci nesse meio além de ele ser tecnico em eletrônica, bem minha paixão é a aviação até hoje, gostaria de saber hoje com visão monocular se consigo tirar CCF para PP mesmo entrando com recurso na banca examinadora da Anac, pois vejo que quem é piloto e ocorre essa fatalidade pode continuar a voar, e quem já tem a deficiencia não pode, e qual area da aviação posso seguir? Muito grato.

    • De fato, para obter o CMA de 2a classe (PP), vc está impedido: “o piloto pode ter visão monocular nos exames de saúde periciais de revalidação ou nos exames da saúde periciais iniciais pós acidente ou incidente grave, desde que o olho bom atenda aos requisitos desta seção. Em qualquer outro caso, não pode deixar de possuir visão de profundidade normal, não podendo, portanto, ser monocular;”. Porém, o RBAC-67 instituiu o CMA de 4a classe, para pilotos de aviões leves (ultraleves, inclusive os modelos mais avançados, que na prática são melhores que a maioria dos monomotores tradicionais), que diz o seguinte sobre o seu caso: “O candidato, quando portador de visão monocular, pode ser julgado apto caso possua acuidade visual mínima de 20/30 e desde que seja avaliado por um examinador credenciado quanto à proficiência.” Ou seja: hoje em dia, dá para vc ser piloto, sim! Vá em frente, tire o seu CMA de 4a classe, e pode começar sua instrução de aviação leve esportiva.

      • Muito obrigado, sou grato por ter respondido a minha questão, darei inicio realmente a este sonho, obrigado!!!

      • Muito obrigado, sou grato por ter respondido a minha questão, claro que gostaria de tirar PP 2a classe, mas já que isso me impede, seguirei o seu conselho, só de saber que pelo menos posso seguir alguma coisa dessa area fico feliz e isso já me conforta por saber que não estarei totalmente excluido do mundo da aviação, já penso em correr atrás do prejuízo.
        Fique com Deus e parabéns pelo Blog, abraços!!!

        • Olha, Gustavo… Na prática, se vc não pretende atuar profissionalmente na aviação, os LSAs são a melhor opção, independente das restrições de saúde. Os aviões são mais baratos, a manutenção é mais simples, a burocracia é menor, etc. E o desempenho dessas maquinas é excepcional, dá para fazer tudo e mais um pouco do que vc faria num MNTE. Então, vc não vai perder nada por não poder tirar o CMA de 2a classe. Vá em frente e boa sorte! E qdo vc comprar o seu RV10, me convide para um passeio, ok?

          Enviado via iPad

          • Com certeza convidarei quem sabe comprarei RV10 rsrsrss, mas agora tenho uma dúvida. Onde fazer o curso de 4a classe? Faço o de piloto inicial em qualquer escola de aviação, e na hora de tirar o CMA vcs me dão o de 4a classe ou terei de fazer em uma escola específica para esse tipo? Como proceder eis mais uma dúvida e se para comissário posso? Muito obrigado mais uma vez.

            • Onde fazer o curso de 4a classe?R: Veja no site da ABUL todas as informaes sobre como se tornar piloto LSA:http://www.abul.com.br/abul/default.asp Fao o de piloto inicial em qualquer escola de aviao, e na hora de tirar o CMA vcs me do o de 4a classe ou terei de fazer em uma escola especfica para esse tipo?R: No, o CMA vc obtm em clnicas credenciadas. No site da ABUL tbm explica isso. Como proceder eis mais uma dvida e se para comissrio posso?R: Pode.

  71. Ola Raul! Pretendo realizar meu sonho que é ser PC, porém sou daltônico, venho pesquisando muito sobre isso e descobri que posso ser aprovado ser conseguir distinguir no mínimo as principais cores utilizadas na aviação porém ainda não me sinto confiante em relação a isso pois nas placas de Ishihara eu tenho cerca de 11 interpretação incorretas. Ja tentei entrar em contato com o HASP a cerca de um mês, porém sem resposta. Estou tão nervoso que estou a ponto de desistir do meu sonho pois não posso investir tanto dinheiro no curso para ser reprovado no exame de CCF de 1ª Classe. Gostaria de saber se conhece algum caso de algum daltônico que foi aprovado no CCF de 1ª Classe, ou se eu conseguiria ser admitido, mesmo que com alguma limitação. Agradeço desde já.

    • O RBAC diz o seguinte: o candidato “deve reconhecer as cores misturadas nas tabelas de senso cromático ou, no mínimo, as cores básicas isoladas usadas em aviação”. É o seu caso?

    • Olá amigo !! queria de te dizer… eu sou daltônico e sou detentor de cff de 1 classe é claro que tive pouca informação sobre assunto mas decidi tentar a sorte !! na tabela de Ishihara não reconheçi quase nenhum numero, mas na tabela de cores isoladas reconheçi todas…. estou como CCF estou seguindo em frente com meu curso. porém sempre da um frio na barriga quando chega epoca de revalidar, porém o conselho que te dou, antes pagar pelo curso faça o ccf de 1 classe si vc jah eh PP checado pode fazer normalmente. Provavelmente não tera problemas nenhum…
      um abraço
      boa sorte

  72. boa noite Raul…
    Gostaria de da saber o seguinte: Minha esposa faz o inicial 2 vezes no hasp e ontem foi reprovada pela segunda vez no psicotecnico. Motivo: ansiedade. O que gostaria de saber, é se ela pode fazer o inicial no rio no final do mes, sem dar problemas…A duvida é ess.a…grato

  73. Boa noite raul, minha esposa fez o exame inicial no hasp e pela segunda vez foi reprovada no psicotecnico, por ansiedade. A minha pergunta é: Ela pode fazer o inicial no cemal? Ou da algum problema? Pois gostaria de levar ela lá, por que no hasp o pessoal é muito rispido. Grato.

    • Não dá, Antônio. Uma vá reprovada, sua mulher vai precisar recorrer, e seguir o trâmite dos recursos (baixe o RBAC-67, com link no blog, e veja como recorrer). Ela não poderá fazer um novo exame.

  74. Ola Raul boa tarde!
    Sou PC a 35 anos, estou na casa dos 6o anos e desta vez fui reprovado no psicoteste inicial. Relatei na entrevista que me encontrava ansioso e tomava um psicotropico, imediatamente a doutora solicitou que fosse a psiquiatria e fui submetido ao psicoteste no HASP.
    Gostaria de continuar voando pois tenho uma aeronave experimental. Minha pergunta é a seguinte:- seria possivel fazer novo exame na CEMAL na categoria PP, mesmo que tivesse de repetir o psicoteste? Ou trocar meu equipameto por um ultraleve passando pela avaliacao medica do MCABUL?
    Grato

    • João, eu entendo que o que está pegando mesmo no seu caso são os medicamentos que bvc está tomando. Por isso, eu acho que enquanto vc estiver sob tratamento, dificilmente vc obterá um CMA. Qto aos exames na ABUL, etc, não sei te informar. Abs e boa sorte, e melhoras para vc.

  75. Boa noite, Raul

    Recebi hoje um email da clinica Le Vue, com o diagnostico da minha reprovação no CCF inicial, a causa foi “CID 10 F 90.0, junto veio o modelo para recuso no CEMAL. Pergunto

    Você acha que devo recorrer ou aguardo o prazo de 180 dias?
    Quando o prazo vencer poderei fazer o exame em outra Clinica?
    Achei estranho que o modelo enviado pela clinica para eu recorrer conta o nome diferente da pessoa que me avaliou, isto e normal?
    Seria importante passar em outro psicologo, e juntar o laudo para recorrer?
    Li na RBAC 67 que as clinica são obrigadas a manter um corpo clinico com medicos registrado na anac, e isto mesmo?
    Existe outra forma de eu resolver esta situação?

    Um forte abraço,

    Jadir

    • Jadir, se eu fosse vc, antes de pensar em recurso, eu consultaria um psicólogo para ver o seu problema apontado na inspeção. Depois que isto estiver resolvido, entre em contato com o CEMAL e peça uma orientação sobre como proceder.

      Enviado via iPad

  76. Raul perdi meu CCF e entrei com recurso pela DIRSA, fiz a perícia com 3 médicos e me deram negado, mas felizmente me deram uma quarentena de 365 dias para fazer novos exames no CEMAL. Vc acha q é possível eu reverter esse processo fazendo esse inicial no CEMAL?Será q eles se baseiam no prontuário antigo ou seria um novo prontuário mesmo? Estou preocupada com essa questão. Vc já viu algum processo de perda de CCF ser revertido? Obrigada pela ajuda!!!

    • Eu j vi um caso ser revertido, sim. Mas o candidato levou um laudo do maior especialista do pas para embasar sua defesa… No sei qual foi o motivo da sua reprovao, mas em tese h como reverter, sim. Em ltimo caso, vc pode recorrer Justia comum.

      ________________________________

  77. Prezado Raul
    Parabens pelo seu blog.
    Estava navegando pelo google para ver se encontrava alguma dica para fazer o exame psiquiatrico ,pois tive o resutado dado pela psiquiatria do CEMAL de INCAPAZ PARA O FIM QUE SE DESTINA, fiquei surpreso ja que o ultimo exame que fiz foi em 1987, não esperava tal resultado ja que me encontro numa situação boa com os meus 52 anos, me deram 60 dias para refazer e ai eu lhe pergunto, teria algum lugar onde poderia me familiarizar com os testes que eles fazem pois ate a piscicologa se atrapalhava para explicar o que deveria ser feito.
    Acabei não entendendo bem e agora estou atraz de exercitar de alguma maneira esses tipos de exames ja que para mim seria 1 classe PC-H.
    Grato pela sua atenção.
    Pedro

  78. Boa noite Raul, sabe se o ceratocone, mesmo com visão 20/20 com uso de correção é impeditivo de obter o CMA de 1 classe? Grato, Fernando!

    • O RBAC-67 não fala nada especificamente sobre ceratocone, mas veja este trecho do regulamento:
      67.99 Requisitos oftalmológicos
      (a) O funcionamento dos olhos e de seus anexos deve ser normal. Não pode existir condição patológica, aguda ou crônica, em nenhum dos dois olhos ou anexos, que possa impedir sua função correta a um grau tal que, a critério do examinador ou da ANAC, afete a segurança de voo.
      Se o examinador entender que o ceratocone é uma condição patológica, acho que vc pode ter problemas. Mas eu não conheço ninguém reprovado por este motivo…

  79. Boa noite Raul.
    Tenho um grande interesse, um sonho em entrar para a aviação rotativa, mas tenho uma duvida se eu vou ser reprovado no CCF de 2° classe no Cindacta 2 ou no CEMAL, pois tenho 1 platina e 6 parafusos no antebraço especificamente no rádio. Tive uma fratura em decorrer de um acidente de moto, e realizei esta cirurgia. Meus movimentos voltarão ao normal, o osso calcificou bem, mas fiquei com uma cicatriz de 13 cm no antebraço devido a cirurgia,e quando faço uma força muito grande sinto umas fisgadas no local onde esta a platina. Isto seria motivo para ser reprovado nos CCFs? Desde já agradeço pelo fórum.

  80. Fui reprovado no CEMAL com o laudo de Transtorno Encioso não especificado, entrei com Recurso na DIRSA e na semana passada fui agendado para comparecer ao HCA no Rio de Janeiro. Entrei pro consultório e não fiquei nem 5 minutos com o médico. Ele me fez algumas perguntas, umas sem sentido, mas ao contrário do que pensava, não fiz nenhum tipo de teste. Gostaria de saber do Sr, o que esperar do resultado? É comum este tipo de situação? Pois fiquei pouco tempo com o médico e ele nao me disse nada, disse que eu preciso aguardar o resultado. É comum aprovações em grau de recurso?

  81. Bom dia Raul,

    Estou muito preocupado, dia 29.02.2012, fiz o meu CCf de 2ª para PP inicial na clinica Le Vue, e fui reprovado, não me falaram nada na hora apenas me deram uma carta para eu realizar uma “avaliação neuro_psicologica global. tenho 53 anos e estou realizando este exames apenas para pilotar como lazer o que devo fazer?

    grande abraço e parabens pelo blog

    Jadir

    • Eu no seu lugar entraria em contato com o CEMAL, explicaria a situação, e pediria informações sobre como agir. A postura da clinica não me pareceu das mais corretas…

  82. Bom dia Raul,

    tenho uma dúvida sobre a inspeção inicial para PP, vamos ver se você consegue me ajudar.

    Eu tenho Bloqueio de Ramo Direito no coração, mas isso não influencia em nada na minha vida, já fiz exames mais complexos que comprovaram que esse bloqueio não está ligado a nenhuma complicação no coração, você sabe se consigo tirar o CCF assim mesmo??

    • Bruno,

      Veja o que diz o RBAC-67 sobre requisitos cardiológicos para aprovação no exame de 1a classe (como imagino que vc queira ir até o PC, nem vou considerar os requisitos de 2a classe):

      “(a) Salvo especificações em contrário, nos exames de saúde periciais, nenhum candidato à obtenção ou
      revalidação de um CMA pode ter antecedentes nem diagnóstico clínico de:
      (…)
      (2) anomalia ou doença do coração, congênita ou adquirida, que, a critério do examinador ou da
      ANAC, provavelmente afete a segurança de voo;
      (…)
      (4) qualquer forma de doença cardíaca congênita, exceto aquelas em que, a critério do examinador
      ou da ANAC, tenha havido cura cirúrgica indubitável;”

      Como vc vê, seu caso pode se enquadrar nestes dois artigos, principalmente no item 2. Isso não quer dizer que vc será reprovado, mas é possível que vc tenha alguma dificuldade de obtenção do seu CMA. Se eu fosse vc, faria uma consulta ao seu cardiologista antes do exame (leve uma cópia do RBHA-67, que vc pode baixar do meu blog), e discutiria com ele suas reais possibilidades de aprovação e recurso, em caso negativo.

    • Raul, fui reprovado, no hasp e no cemal, por transtorno de ansiedade, ccf de 1 classe, vou entrar com recurso na Dirsa, fis os ensames psicotecnicos exigidos com uma psicologa particular que me emitiu um laudo dos ensames, será que vão me pedir os ensames psicotecnicos de novo? se poder me ajudar agradeço, abraços

  83. Olá Raul, eu percebo que meu maxilar estala um pouco quando abro e fecho a boca, isso seria um motivo para reprovação no exame odontológico? você me aconselharia algo?

    • Bem… O meu tbem estala um pouco, se isso quer dizer alguma coisa.
      O que eu posso te dizer é: não vai chegar pro dentista e falar “moço, meu maxilar estala…”, ok?

  84. Olá Raul!!
    Perdi a CCF que tirei como cmra. de bordo (motivos psicológicos), entrei com recurso no Cemal e consegui reaver. Gostaria de saber se esta CCF é válida para o curso de PP (prático) que pretendo fazer? Ou preciso fazer exame inicial para PP?
    Gostaria de sua opinião referente a retirar posteriormente CCF (1º classe), você acha que a perda e recuperação da minha carteira pode me prejudicar?
    Muito obrigada!
    Adorei o blog.
    Fernanda.

    • Sobre a sua 1a pergunta, honestamente eu não sei. Apesar de tanto CMS quanto PP terem CMA de 2a.classe, PC e PLA têm CMA de 1a.classe e, entretanto, é preciso fazer um novo inicial para migrar de PC para PLA. Logo, tudo é possível… Informe-se no aeroclube onde vc for voar.
      Qto à sua 2a pergunta… Bem, em tese, não deveria interferir, mas seria muita ingenuidade achar que o psiquiatra que ira te avaliar não se influenciaria pelo teu problema anterior. Portanto, fique esperta.

  85. Vlw pela dica Raul!
    Abraços!

  86. Raul, boa noite, obrigado pela resposta, só mais uma dúvida. O fato de meu tornozelo está em recuperação, tem algum exame que possa me travar por causa dele? tipo esteira ou algo assim? eu tenho 22 anos…

    • Só o exame clinico. Vai chegar uma hora em que vão te colocar numa sala bem grande, e pedir para vc ficar só de cueca, para te medir, pesar, etc. Nesse momento, vc vai ter que caminhar um pouco, e se vc mancar, podem te questionar, etc. Na teoria, vc não teria problemas por isso, mas na pratica alguém pode pedir para vc voltar em 3 ou 6 meses, isso acontece. Foi por isso que eu recomendei vc fazer o exame do CEMAL só qdo estiver 100%.

      Enviado via iPad

  87. boa noite. gostaria de saber quais os exames que são realizados na candidata a comissária de voo pelo cemal. e, também gostaria de saber quais os tipos de problemas fisicos podem reprovar.

    • Os exames para CMS são estes aqui, além do exame parisotológico de fezes, que não consta da lista:
      (1) glicemia em jejum e, nos casos limítrofes, hemoglobina glicada;
      (2) colesterol total e frações;
      (3) triglicerídeos;
      (4) creatinina, observando jejum de 12 horas;
      (5) hemograma completo;
      (6) urina tipo I (EAS);
      (7) dosagem de Beta-HCG para candidatas do sexo feminino; e
      (8) tipagem sanguínea e fator RH, nos exames de saúde periciais iniciais.
      Quanto aos problemas que reprovam, a lista é imensa. Baixe o RBHA-67 (link na coluna direita do blog) e veja os requisitos para emissão de CMA de 2a classe.

      • Boa noite. obrigada pela resposta..gostaria de saber mais uma coisa:eu farei exame fisico(força,esforço,etc..),tipo esteira, no cemal? mais uma pergunta: eu posso realizar algum desses exames mencionados em clinicas particulares?

        • Vc não faz exame físico no CEMAL. Depois dos 35 anos, vc precisa apresentar exame ergometrico de esforço (esteira ou bicicleta) realizado em clinica particular.

          Vc pode fazer todos os exames em clinica particular, mas se for no CEMAL, tudo tem que ser feito lá dentro.

          Enviado via iPad

  88. Olá, achei interessante o tópico e tenho uma dúvida…Eu torci o tornozelo bem leve, meu exame é quinta feira que vem no cemal, tenho o raio x e tudo que o médico me informou que estarei bom entre 2 ou 3 semanas, será que o cemal vai me reprovar por causa disso? o fato de eu estar mancando um pouco…
    E eu tenho miopia -3,5, mas tenho óculos de sol e normal tudo adaptado para minha miopia, existe algum problema nessas minhas dúvidas? agradeço!

  89. Boa Tarde!! Gostaria de tirar algumas dúvidas: Semana que vem, vou fazer os exames no Cemal, no caso para comissária, e tenho uma cicatriz na canela, não tive perda muscular, mas é um tanto grande,isso influencia em alguma coisa, pode reprovar?

  90. Ola Raul.Tenho o ccf de 2ª classe e gostaria de tirar o de 1ª classe, porem atualmente tive uma doença, que segundo o RBAC-67 pode me reprovar. Minha duvida é, se eu tentar tirar o ccf de 1ª classe e reprovar, eu perco o de 2ª classe tambem?
    abraço

    • Na verdade, a sua obrigação como piloto é pedir o cancelamento do seu CMA, no caso de ter ciência de impeditivo. Por isso, eu acredito que o hospital ira reter o seu CMA de 2a classe, sim.

    • Oi Paula. Se a doença que você teve a incapacita até mesmo para o CCF de “2ª classe”, a resposta é sim! Infelizmente.

      Caso contrário, você continua com seu CCF de 2ª classe, caso a doença seja restritiva somente para o de 1ª classe.

  91. Eu fiz todutos os meus iniciais no HASP e não tenho do que me queixar de lá. Tudo muito corrido, um monte de gente, mas tudo saiu nos conformes.

    É só ficar esperto e atentar pra todas as orientações que dão pra gente.

    Tem gente aqui de BH indo em Canoas tirar CCF. Fazem o psicológico+psquiatria em clínica particular e levam o laudo pra lá. Acho isso uma bobagem, mas “cada um é cada um”.

    Antes de eu ir ao HASP, me falaram um monte, mas mesmo assim fiz lá. Não me arrependi.

    Abraço!

  92. Tenho uma dúvida , o Cemal é tudo feito em dois dias igual o Hasp ou somente um ? .
    Grato desde já , Vinícius .

  93. Muito bom encontrar este site . Estarei com certeza indo ao Rio de Janeiro para estar fazendo meus exames . Muito obrigado pela dica .

  94. Olá Raul, estou para começar a realizar o curso teorico para PP em março, e sei que só poderei partir para a parte pratica como CCF apto, porém acabo de realizar os exames no cemal no dia 13 e 14 de fevereiro e quando fui consultar meu resultado, foi NÂO APTO :-( diante disso tenho as seguintes perguntas:
    1) como descubro onde fui reprovado na avaliação,será que ele me informam por telefone?
    2)assim que descobrir em qual teste fui reprovado, como faço para entrar com recurso,e quanto tempo isso leva?
    3) ao entrar com recurso posso apresentar exames feitos fora do CEMAL?
    4)diante dessas duvidas ainda assim posso arriscar em começar o curso teórico? mesmo sabendo que é preciso ter o CCF.
    5) e se caso o meu recurso na pior das ipoteses seja reprovado dinovo? ainda há alguma coisa a fazer pra manter o sonho de voar aceso?

    Obs: suspeito de alguns pontos onde eu possa ter apresentado algum problema,

    1)no exame de sangue, pois tomei um reforço da antitetanica minitos antes da coleta, mas ai eu informei isso ao sr que estava coletando e ele me disse que isso não era problema,será?
    2)tenho uma cicatris de uma cirurgia de apendice, a medica até me perguntou o que era a merca, isso pote ter sido motivo da reprovação?
    3)a psicologa me fez e velha pergunta se eu estava nervoso ou ancioso com a bateria de exames, eu disse que não e lhe perguntei se daria pra encerrar os outros dois exames antes das 13hs , pois no dia 14/02 aquele lugar estava muito desorganizado e eu tinha voo marcado pra voltar pra casa.( será que foi aqui que fiz besteira?)

    desculpe-me pelo tamanho do texto , desde já obrigado!!!

    • 1)Muito estranho isso, porque eles costumam avisar no 2o dia da avaliação se o candidato foi reprovado ou passou. Inclusive, quando eu fiz o meu inicial no CEMAL, eu recebi uma cartinha solicitando que providenciasse óculos de leitura para o próximo exame (fui aprovado). Bem, mas eu acho que vc consegue essa informação por telefone, sim.

      2)O RBAC-67 diz simplesmente o seguinte: “Caso seja julgado não apto no exame de saúde pericial e não concorde com a decisão do examinador, o candidato poderá recorrer da decisão junto à ANAC, que julgará a questão, auxiliada ou não por outros examinadores que não tenham participado do primeiro julgamento, e emitirá julgamento
      em favor ou contra o recurso do candidato anteriormente considerado não apto. A ANAC pode, a seu critério, exigir teste de proficiência em voo para julgar recurso do candidato.”. Nõa hámorientações específicas sobre como entrar com recurso ou quanto tempo isso leva. Informe-se diretamente no CEMAL sobre isto. Eles são obrigados e lhe orientar (na verdade, já deveriam ter orientado), de acordo com este outro trecho do RBAC-67: “O examinador que julgar um candidato não apto deverá negar-lhe a emissão de um CMA e deverá informá-lo sobre o seu direito de interpor um recurso junto à ANAC.”. Caso seu direito não seja respeitado, reclame na ouvidoria do CEMAL e, em último caso, contrate um advogado e entre com um Mandado de Segurança.

      3)Se vc questiona um exame feito no CEMAL, entendo que vc tem o direito de apresentar um exame realizado em outro lugar, sim. Mesmo que eles digam que não pode, essa é uma questão de Direito.

      4)Eu não faria isso. Espere esse problema do CMA se resolver primeiro, vc não sabe o que está acontecendo exatamente.

      5)Depende muito do motivo da reprovação… Não dá para opinar antes de saber.

      6)Nenhum dos fatores apresentados parece possuir correlação com sua reprovação. Não sei o que está acontecendo. Investigue melhor isso.

      E boa sorte!

  95. Ola Raul. Estou pensando fazer o curso preparatório de piloto de helicoptero comercial, só tenho uma dúvida, sou motorista monocular pois ao oito anos de idade perdi num acidente a vista esquerda, passado vinte anos fiz transplante de córnea, minha visão chega 30% no olho esquerdo, quanto ao olho direito enxergo perfeitamente. O que você sugere ?

  96. Bom dia !

    Eu gostaria de expor a minha situacao, eu fui reprovado no psicotecnico no Cemal em Outubro 2011, com transtorno de Ansiedade nao Especificada, entrei com recurso no Dirsa em Novembro,, com o laudo do Psiquiatra que afirma que eu nao apresento sintomas de Ansiedade.

    O tenho entrevista no dia 15 de fevereiro no Dirsa, eu gostaria de saber algumas dicas antes da entrevista?

    Como devo portar-me, se alguem consegui obter O CCF apos ter recorrido no Dirsa com esse laudo?

    Um abraco
    Vxavier

    • Vá tranquilo, Valdemar. Durma bem à noite, evite situações que te estressem demais nos dias anteriores ao exame, e não fale bobagem na entrevista – ex.: se o psiquiatra perguntar se vc está ansioso para o exame, diga que não, mesmo que vc obviamente esteja (qualquer um estaria).

  97. Raul boa tarde. Muita sorte encontrar seu site, pois vi sua atenção em reponder todas as respostas, Muito obrigada e parabéns pelo excelente site.

    Minha dúvida é a seguinte, iniciei o curso de comissaria, já trabalho na aviação e tenho certeza que é isto que eu quero, porém há algo que me preocupa. Tive um problema no penultimo dente e tive que tira-lo, ou seja, não tenho o penultimo dente, tenho um espaço vago e como é no fundo da arcada dentaria não me preocupei em colocar protese ou algo do tipo.

    Você acredita que isto irá me reprovar no exame?

    Estou muito preocupada.

    Outra coisa, já tive reniti alergica mas me tratei e agora está tudo certo. Será que terei algum problema?

    Muito obrigada pela ajuda e atenção.

    Grande abs

    Aline

  98. Sei que são critérios diferentes, porém os exames para piloto e tripulantes são muito rígidos, em qualquer lugar, sei de pessoas que trabalham no águia da PM e não passaram no exame devido a falta de UM dente. Portanto se eu passar no CMA eu tenho grandes chances de passar no exame da AFA, senão passar provavelmente não passo na AFA também.
    Quero fazer apenas por precaução e para não me preocupar com isso, porque até chegar nos exames da AFA eu ainda tenho um caminho muito muito longo.
    Eu liguei no ASP e eles só dão a carta de encaminhamento se eu pagar a matrícula, é obrigatório eles liberarem a carta sem matrícula ou não ?
    Como faço para pegar essa carta sem pagar matrícula ?
    Não tem como fazer os exames sem carta ?

    • Você está enganado. Os critérios da AFA são bem diferentes dos da aviação civil. No exame oftalmológico, por exemplo, eu seria reprovado na AFA, apesar de possuir CMA de 1a classe. Eu sugiro que vc procure os requisitos da AFA e cheque se vc possui os requisitos. Em caso de dúvida, consulte um médico especialista, e faça os exames.
      Também não procede essa história de reprovação por falta de dente. O que reprova é cárie, ausência de dentes, não.

  99. Raul eu quero entrar para a AFA, porém gostaria de realizar os exames antes de começar cursinho preparatório, para evitar desilusão no futuro.
    Eu posso ir no HASP e fazer o CCF 2ª classe ?
    Eu liguei no ASP e eles só dão a carta de encaminhamento se eu pagar a matrícula, é obrigatório eles liberarem a carta sem matrícula ou não ?
    Como faço para pegar essa carta sem pagar matrícula ?
    Não tem como fazer os exames sem carta ?

    • Jovem, os requisitos da AFA não são os mesmos da ANAC. Portanto, não adianta nada vc tirar o CCF (atual CMA) de 2a.classe, pois isso não irá garantir que vc seja aprovado na AFA.

  100. Tem alguma dica sobre os exames ? Porque tantas pessoas são reprovadas por imaturidade ou ansiedade ?
    O que eu devo e não devo fazer para passar tranquilamente nos exames ?
    Como devo me preparar para os exames(todos) ?

  101. There is a hotel to stay at on the grounds of CEMAL correct? That building in the back of the property that charges R50?

  102. Boa noite Raul Marinho,

    Já lhe fiz uma pergunta anteriormente e agora que vi seu blog e vários artigos, que cara incrível, paciente, humilde com toda sabedoria adquirida, criticamos nossos politicos, pessoas falsas, sem caráter, temos a cultura de criticar o tempo todo mas gostaria de lhe parabenizar pelo trabalho realizado em um blog que com certeza tem beneficiado muitas pessoas e trará resultados positivos na carreira de futuros e presentes pilotos.

    Minha dúvida é a seguinte. Como lhe falei, o cemal me deu os 365 dias, o recurso que entrei na junta superior foi julgado e me deram 90 dias pra refazer o exame só que vai estourar o prazo de 365, ou seja, não adiantou. Estou com medo de fazer novamente no Cemal e ser reprovado, a questão é: depois deste prazo estipulado posso fazer em outro local?
    Algumas pessoas do meio aeronáutico que perguntei disseram que sim, outros falaram que só no Cemal. Uma amiga minha foi reprovada no Cemal e depois de um ano refez o exame em Curitiba no Cindacta 2 e está válido o CCF, já até revalidou. Saberia me dizer algo a respeito?

    Um grande abraço e continue com este trabalho.

  103. Tenho ou melhor, Tive Insuficiência de Convergência e li no roteiro de exames que eles realizam um teste de convergência ocular, Durante e após o tratamento minha visão foi e é de 100% fico com medo de ter uma recaída justo na hora do exame e a visão ficar dupla durante alguns milésimos e eles me reprovarem mesmo tendo 100% de visão e isso não me atrapalhando em nada.
    Será que a chance de ser reprovado é alta?

  104. Qual a diferença do CCF 1° classe para o de 2° classe?

    • Os critérios para aprovação são mais rígidos na 1a classe, por exemplo: para 1a classe, ė preciso ter 80% de visão, enquanto que para a 2a classe, vc é aprovado com 70%. Além disso, para 2a classe é possível fazer o exame em clínicas particulares, enquanto que para 1a classe o exame só pode ser feito em hospitais da FAB.

  105. Perdi minha licença de voo, entrei com recurso na DIRSA e fui negada por duas vezes na perícia do HCA. Nessa última me deram uma chance de fazer exames no CEMAL após 365 dias. Isso pode ser uma boa possibilidades de conseguir meu CCF ou será mais uma tentativa em vão? Gostaria de uma opinião já q vou ter q pagar pra fazer no CEMAL.
    Obrigada!

  106. Bom dia Senhor
    Raul Marinho

    Fui reprovado no exame médico no HASP em 03/10/2011, personalidade imatura, tenho 17 anos, vou completar 18 em dezembro próximo, tenho chance de reverter o quadro e conseguir o CCF? Qual o prazo para entrar com recurso no CEMAL? Preciso juntar algum documento?

    Antecipadamente, deixo meus agradecimentos.

    • Alan,

      Olha o que diz o RBHA-67 sobre o assunto:
      “Em casos especiais, o interessado pode requerer um novo julgamento, em grau de recurso, em primeira instância, ao Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL), se incapacitado definitivamente por qualquer Junta Especial de Saúde (JES) e, se tal incapacidade foi dada pelo Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL), em última instância, à Junta Superior de Saúde (JSSAer), situada na Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA).”
      Ou seja… Não explica nada sobre prazos e documentos para entrar com o recurso. Por isso, eu recomendo que você entre em contato diretamente com o CEMAL e peça orientações sobre como deve proceder num caso desses. Os telefones de lá estão no link do CEMAL deste post.

      Agora… Independente disto, eu recomendo que vc consulte um psicólogo para que ele avalie o diagnóstico do HASP e te oriente sobre como vc deve proceder nas próximas avaliações.

  107. Olá Raul

    Tenho ccf de segunda classe tirado em clinica particular, para tirar o de primeira classe no hasp vou como revalidacao ou inicial??

    att

    Marcos

  108. Boa noite Raul,

    Fui reprovado em Janeiro no Cemal, 2 classe, por ansiedade. Entrei com recurso, e depois de 3 mêses fui enviado para um hospital da aeronáutica e passar por uma consulta, a Dra, me disse que vou repetir os testes no cemal. Estou com medo de não passar novamente, se não passar o que ocorre? Aguardo os 365 dias que me deram para voltar a fazer novamente? Ou posso tentar em clinica particular?

    • Emanuel,

      Se vc passou pela consulta e a médica te encaminhou para um novo teste, sua situação não está ruim – então, para começo de conversa, relaxe. Se acontecer de vc não passar novamente, eles vão te dizer o que vai acontecer, que pode variar muito, não dá para prever. E, nestas alturas dos acontecimentos, vc não pode mais ir para uma clínica particular.

      Agora, se eu fosse vc, eu procuraria um psiquiatra particular, e explicaria para ele a situação. Pediria um diagnóstico sobre esta suposta ansiedade, e uma orientação sobre o que fazer no novo teste.

  109. E se for fazer o CCF no hospital de Canoas RS e for reprovado na 2 vez como posso fazer?

  110. Para fazer o exame de 1° classe no Cemal, além do teste ergométrico, para o meu caso, é necessário levar mais algum exame? Por exemplo raio-x panarâmico dos dentes!

  111. e possivel fazer o exame medico p piloto comercial sem fazer primeiro para privado? e, se sim, o exame de classe 1 (piloto comercial) serve p piloto privado?
    no caso, eu pretendo fazer o exame p PC para nao precisar fazer os 2….minha preocupacao é:
    -passar no exame para PP e dps ser reprovado no PC, e perder tempo e dinheiro.

    • Felipe,

      Vc tem que ter o CCF de 2a classe para pleitear o de 1a classe, não tem jeito. Mas se vc passar no exame de 2a classe feito em hospital da Aeronáutica, é muito difícil de vc ser reprovado no exame de 1a classe, pode ficar tranquilo. Na dúvida, pergunte para os médicos que te examinarem se vc seria aprovado para 1a classe também.

  112. ok, acabei de ver que não fui nada claro em relação a minha pergunta…
    gostaria de saber o que acontece quando alguém estuda pra ser piloto e acaba sendo reprovado no exame médico?
    se no seu caso por exemplo que já estudou bastante e está no PC; se você fosse reprovado nesse exame e tbm fosse reprovado no recurso. o que aconteceria?

    • Jefferson,

      Uma coisa não tem nada a ver com outra. Se a pessoa não for aprovada no exame médico, não pode pilotar sob nenhuma hipótese, independente das aprovações teóricas ou ate mesmo das horas de voo. Dependendo do motivo da reprovação (ex.: colesterol alto), a pessoa pode voltar a pilotar após um período; mas em outros casos (ex.: perda de audição definitiva), a pessoa esta banida da aviacao para sempre.

  113. O Que acontece quando alguém passa a vida toda estudando p/ esse curso e é reprovado?
    [reprovado ao extremo, perdendo até no recurso]

  114. Estes exames não podem ser feitos na rede particular não?

    • Para o PP (CCF de 2a. Classe), e possível realizar os exames em clinicas particulares credenciadas. Para o PC (CCF de 1a. Classe), somente nos Hospitais da Aeronáutica.

      • bom dia. Por favor, preciso de orientação. Após realizar todos os exames médicos necessários para CCF 2ª classe, todos eles foram favoráveis (audiometria, cardiológico, visão, etc..) exceto o psicotécnico, cuja profissional me deu parecer desfavorável por haver detectado “ansiedade”. E agora ? A ficha ja foi encaminhada para Brasília. Devo aguardar ? Terei outra oportunidade ? ou fim da liga para obter CCF de PP ?? Muito obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.977 outros seguidores