Estratégias para entrar na Aviação Comercial

By: Author Raul MarinhoPosted on
2330Views61

Um leitor me mandou por e-mail uma questão interessante. Ele está fazendo o curso de PC e já acabou a fase de navegações VFR. Estando prestes a iniciar a fase IFR, ele me pergunta se seria mais vantajoso checar o PC-MNTE-IFR e depois tirar o MLTE, ou já checar o PC-MLTE-IFR tudo de uma vez. Ele acrescenta que está com poucos recursos e vai precisar fazer um empréstimo para checar o MLTE, se for o caso, e que seu grande interesse é entrar na aviação comercial. Acontece que eu não respondo perguntas por e-mail; quando recebo correspondências desse tipo, eu peço para a pessoa comentar no blog, assim todo mundo poderá ter acesso à mesma resposta. Mas este leitor não comentou (tímido, talvez?), e como eu acho a pergunta pertinente, e a resposta poderá ser útil para mais leitores, resolvi escrever este post sobre estratégias para entrar na Comercial.

Hoje em dia, existem duas maneiras de entrar na aviação comercial. Uma, a mais “tradicional”, é o sujeito fazer muitas horas (entre 500 e 1mil) para tentar uma vaga na Gol/TAM – e nesse caso, o inglês (ICAO-4 ou mais) e o Jet Training são diferenciais, apenas. A outra, o modelo utilizado pela Azul (vamos chamar aqui de estratégia “alternativa”), não requer muitas horas de voo de experiência, mas exige um bom inglês e o Jet Training – neste caso, são requisitos obrigatórios. Outra diferença é no salário e no plano de carreira: enquanto um copila iniciante na Gol/TAM ganha quase R$10mil, na Azul esse profissional mal chega a R$6mil; mas em compensação, na Azul tem-se uma perspectiva de promoção a comando muito mais cedo do que nas “tradicionais”: 2-3 anos para a Azul, contra 6-10 anos para a Gol/TAM. Dito isto, qual é a melhor estratégia? “Tradicional” ou “alternativa”?

Tirando de lado as questões salariais e de plano de carreira (mais subjetivas), tudo vai depender das habilidades e condições de cada um. Se seu inglês é medíocre e você não tem grana para tirar seu MLTE ou fazer um Jet Training hoje, é melhor fazer um INVA e se entupir de horas de Paulistinha para tentar uma vaga nas “tradicionais” em um ou dois anos. Mas se você está prestes a conseguir um ICAO-4 ou mais e tem condições de fazer uma formação completa agora, com MLTE e Jet, a estratégia “alternativa” parece mais sensata. Na verdade, se a idéia for partir para a estratégia “tradicional”, eu nem me preocuparia com o IFR em um primeiro momento: checaria meu PCzinho Mono-visual com 140 horas, faria o INVA na sequência e, já dando instrução, batalharia o IFR e o MLTE com desconto no aeroclube em que estivesse trabalhando. É basicamente isso que eu recomendaria para o leitor que me escreveu.

61 comments

  1. Marcelo Henrique Azevedo
    8 meses ago

    Prezado Raul, gostaria de saber sua opinião sobre o meu exemplo: Formado em Ciências Aeronáuticas, Piloto Comercial com 222 horas, CMA PLA, PLA teórico, Jet Training checado e ICAO 4. Mas tenho 38 anos de idade. Na sua opinião, você acha que uma pessoa com a minha idade e minhas qualificações tem chance na linha aérea?

  2. bruno
    8 meses ago

    Bom dia , gostaria de saber como um aluno oficial da pm do barro branco irei fazer o curso para piloto de helicóptero da policia militar . Caso mais tarde resolva querer tirar para PC (trabalhar fora da pm,ou seja, por “conta”) tem como? desde já agradeço…

    • Raul Marinho
      8 meses ago

      Tem, sim. Na verdade, o piloto da PM é um piloto civil, regulado pela ANAC, etc.

      • Matheus A320
        8 meses ago

        Olá Raul, gostaria de saber se antecedente criminal aniquila todas as chances de uma pessoa se tornar piloto comercial. Grato desde já!

        • Raul Marinho
          8 meses ago

          Não aniquila. Na verdade, em termos de obtenção de licenças não há nenhuma verificação de antecedentes e, pela legislação, nem as empresas poderiam verificar isso.

  3. joão Neto
    2 anos ago

    Olá raul!
    Eu estou no ensino medio e pretendo cursar pc. Minhas perguntas sao:
    É obrigatório PP para conseguir as horas de voo ou ate para prestar PC?
    Tenho um ingles fluente e queria saber, como funcionam os cursos no exterior (principalmente europa e america do norte)? É dificil uma vaga para estrangeiros nas empresas fora do Brasil?

    Muito bom seu blog, acompanho faz tempo, obrigado desde já. Abraços.

    • raulmarinho
      2 anos ago

      É obrigatório PP para conseguir as horas de voo ou ate para prestar PC?
      R: Leia meu e-book e entenda esta e outras questões da formação de piloto: http://paraserpiloto.appa.org.br/e-book-como-tirar-breve-e-quanto-isso-vai-custar/

      Tenho um ingles fluente e queria saber, como funcionam os cursos no exterior (principalmente europa e america do norte)? É dificil uma vaga para estrangeiros nas empresas fora do Brasil?
      R: Nos EUA e na Europa, só para cidadãos americanos/europeus ou com respectivos vistos de trabalho. NA Ásia e Oriente Médio, é preciso ter experiência prévia em linha aérea.

  4. Wallaci Doarte
    4 anos ago

    Olá Raul!

    Tenho 26 anos e já sou formado em engenharia e possuo inglês fluente. Gostaria de migrar para aviação e como a maioria dos colegas aqui, pleitear uma vaga em linhas aéreas.
    Por enquanto não pretendo cursar ciências aeronáuticas, a não ser que seja realmente necessário.
    Você acha viável eu iniciar minha caminhada agora? Teria eu, possibilidades de chegar ao objetivo mencionado anteriormente?

    Abraços,
    Wallaci

  5. Pedro
    4 anos ago

    Boa Noite Raul, como sabemos o mercado para recem checados nao anda muito bem das pernas. Sou pc ifr e consegui um bom nivel de icao, no entanto as oportunidades nao aparecem. Tenho entrado em contato com algumas empresas africanas, e vejo uma possibilidade. O processo para convalidar minhas horas voadas no exterior sera facil? Como funciona? Parabens pelo otimo trabalho.

    • Alexandre França
      4 anos ago

      Ola amigo, a ANAC nao convalida as horas voadas no exterior para sua CIV digital, somente o certificado de habilitacao tecnica (PP,PC, MLTE…), porém tendo as horas em sua CIV(papel) as empresas aereas irao reconhecer sua experiencia independente das enrolações da ANAC.

  6. Leonardo Viana
    5 anos ago

    Boa noite.

    Talvez eu esteja no topico ou post errado para essa pergunta, mas, tenho interesse de ingressar na carreira de piloto comercial. Inicialmente, pretendo cursar aviação civil e, queria saber o que mais é necessario para isso. Fico muito agradecido e, me desculpe caso esteja no post errado.

  7. Otávio
    5 anos ago

    Muito obrigado Raul respondeu todas as minhas duvidas só basta saber se nessa faculdade tem incluído as horas de vôo
    Brigadão mesmo qualquer coisa te pergunto há vc tem facebook se tiver me passa valeu te mais

    • vitor
      4 anos ago

      no caso da anhembi-morumbi, ela oferece 35 horas, já a PUCRS oferece apenas 20 horas, sendo necessaria 45 horas de voo para ingressar no curso.

      • Raul Marinho
        4 anos ago

        Negativo. A Anhembi Morumbi não oferece hora nenhuma; e na PUC-RS, é preciso ter pelo menos 150h para poder se formar, sendo que são necessárias 15h para ingressar no curso.

  8. Otávio
    5 anos ago

    Desculpa repeti a pergunta

  9. Otávio
    5 anos ago

    Há e se caso vc queira da uma olhada na matriz curricular ta aqui o link da minha faculdade
    Link: http://www.fumec.br/anexos/cursos/graduacao/ciencias_aeronauticas.pdf

  10. Otávio
    5 anos ago

    Há e se caso vc queira da uma olhada na matriz curricular ta aqui o link da minha faculdade
    Link: http://www.fumec.br/anexos/cursos/graduacao/ciencias_aeronauticas.pdf
    Da uma olhadinha por favor pra se vc ver alguma coisa que seja uma desvantagem.
    E se fosse vc o que vc faria faculdade ou ia para um aeroclube?
    Grato!

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Desvantagem, não há. O que deve ser considerado é se vc tem condições de fazer a faculdade e as horas de voo. Em caso positivo, ótimo; se não, a prioridade deve ser as horas de voo.

  11. Otávio
    5 anos ago

    Bom acabei de ler o seu link

    Agora eu preciso saber se quando estiver fazendo faculdade de ciencias aeronalticas eu consigo ter o certificado de PP?
    Grato

  12. Otávio
    5 anos ago

    Olá Raul,
    Primeiramente seu blog e ótimo parabéns. Vamo lá:

    Sou jovem e estava pensando em fazer a faculdade de ciencias aeronalticas.
    E gostaria de saber se ao concluir a faculdade eu já posso mandar meu curriculo para alguma linha aeria exe: gol, tam, azul, etc. E entrar já como piloto e nao como copiloto.
    Quantas hrs de vôo precisa
    Grato.
    Se possível escreva detalhadamente

  13. Antoniel vidal
    5 anos ago

    Sou do Ceará, moro próximo a Fortaleza, e queria saber quantas horas eu tenho que ter como PP, e depois desse curso eu tenho que fazer que curso? e para se PLA eu tenho que fazer o que?
    obrigado!

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Bem vindo ao blog! Vc vai encontrar tidas as respostas que procura aqui.

      • Antoniel vidal
        5 anos ago

        me responde ai por favor!!!

  14. luciano
    6 anos ago

    ola um piloto formado em ciencias aeronauticas com PC-IFR MLTE ICAO-4+ PLAt JetTr CA 500h
    fica desenpregado e esta com um curricula bom com isso tudo

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Solicito postar em português, por favor.

    • RodFigueiroa
      5 anos ago

      Pode ficar desempregado sim, inclusive tem gente com esse modelo de ‘curricula’ e está desempregado.

      • Arnaldo
        1 ano ago

        é obvio que um piloto pode ficar desempregado é clarooo, vc trabalha em uma empresa particular nao é funcionario publico nao tem estabilidade ! vc pode ter mais de 10.000 hrs e ser demitido se a empresa precisar vai te demitir

  15. Matheus
    6 anos ago

    Amigo estou no terceiro ano no encino médio e quero iniciar minha carreira na aviação , porem estou com uma duvida !

    Moro longe de faculdade de Ciencia da aeronautica
    Oque é melhor , tentar fazer um facul de ciencias da aeronautica me exforçando ao maximo sair com as 150 hra de voo com meus 21 anos
    ou tentar tirar meu breve em aeroculbe aqui da cidade com meus 18 anos e ter ele na mao com 19 fazer os cursos que forem precisos e tentar ingressar em algum taxi aereo etc etc ,

    Minha duvida é essa , EXPERIENCIA VS FACULDADE ?
    tenho amigos que se formaram no anhenbi em SP , e estao procurando empregos por terem só 150 hras de voo!

    Grato

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Meu jovem, em primeiro lugar, melhore o seu português. Encino e exforçando não dá, né?

      Depois, lembre-se que um piloto sem faculdade ainda é um piloto; mas um piloto sem brevê não é nada.

  16. Abel
    6 anos ago

    Gostaria de Saber se existe alguma empresa que paga os cursos tudo para formação de um piloto em troca para que esse piloto trabalhe para tal empresa durante determinado tempo? e tambem gostaria de saber se o ingles oferecido nos cursos de Ciencias aeronautica é o suficiente para exercer o cargo na aviação civil ?pois eu não sei falar ingles.

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Não, nenhuma empresa vai pagar o seu brevê em troca de um contrato de trabalho futuro, mesmo porque isso seria ilegal.
      Eu não conheço o curso de inglês das faculdades de CA, mas acredito que seja insuficiente para que alguém sem nenhum conhecimento da língua seja aprovado no teste da ANAC.

  17. Rafael
    6 anos ago

    Oi Raul??? Quanto em media se gasta desde o inicio ate o fim de todos os cursos, cheques etc?

  18. Marco Polo
    6 anos ago

    Ola.. estou muito interessado!! Eu tenho uma duvida, eu atualmente faço o primeiro ano do curso de Medicina, ou seja daqui ha 5 anos serei médico. Posso ter alguma vantagem para chegar a comandante de um companhia aérea sendo médico? Sou de Curitiba/PR, se eu seguir os seguintes passos: Médico, curso de PP, curso de PC, inglês fluente o que mais me faltaria? Estou pesquisando muito sobre isso mas vejo que tem pouco conteúdo na internet!!

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Marco,

      Vc terá privilégios se tiver qualquer curso superior, não necessariamente em Medicina. Assim, acho que seria mais interessante vc abandonar o curso agora, e iniciar um curso de Ciências Aeronáuticas no ano que vem, que vc conclui em 3 anos.

  19. João
    6 anos ago

    Excelente seu blog Raul… Nota 10 mesmo!
    Vamos lá, vou explicar minha situação pois gostaria muito de sua opinião…
    Tenho 32 anos e sou PC-MNTE-IFR com 175h. Estou sem voar desde 2002 quando tive que mudar de planos e acabei deixando de lado meu sonho de seguir carreira na aviação.
    Hoje tenho curso superior completo em outra área, inglês avançado e quero renovar minha licença para tentar carreira em uma cia aérea. Mas de qualquer forma, mesmo renovando não terei horas de voo suficientes.
    O que você me recomendaria?
    Qual seria o melhor caminho para atingir meu objetivo?

    Obrigado e grande abraço.

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      João,

      Tire o seu MLTE, faca a prova de inglês, a banca de PLA, e o Jet Training. Com isso, vc estará apto a disputarmos vaga mas “alternativas” ou em taxi aéreo.

  20. Isa Paula
    6 anos ago

    Raul, acabo de comprar um avião e quero usá-lo como táxi. Já ouvi de alguns pilotos que muitos fazem free lancer (sem empresa de táxi). Posso fazer isso ? Como fazer ? Preciso de um piloto, onde achá-lo ? Como calcular os custos ? Seria interessante tentar uma sociedade ? Aguardo seu retorno e aproveito pra dizer que amei seu blog e todas as suas respostas. Me foram muito instrutivas e elucidativas. Grata desde já.

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Isa,

      Isso que vc pretende fazer e irregular perante a ANAC, e nao recomendo.
      De qualquer maneira, este blog e sobre formação aeronáutica, e nao tem nada a ver com o seu tipo de questionamento.

  21. Rafael Gonçalves
    6 anos ago

    Olá Raul, tudo bem?

    Primeiramente parabéns pelos seus POSTS, são perfeitos!
    Conseguir aprender muito mais no seu blog do que todo o tempo de pesquisa que fiz ate então.

    Minha ideia é relativamente recente para entrar na aviação.

    Gosto muito e fico encantado com tudo relacionado a aviação. Diante disso gostaria de algumas informações suas, claro se possível

    Moro em Salvador – BA e aqui existe uma faculdade chamada FTC (www.ftc.br) que tem o curso de Ciências Aeronáuticas com Habilitação em Piloto Comercial.
    Gostaria de saber se vale a pena investir na faculdade? pois pelo que vi a PUCRS é muito boa e recomendada sempre. De inicio deixo claro que tenho 23 anos e meu desejo final é trabalhar como piloto de linhas aéreas
    Ate conseguir me tornar por onde devo passar? Vale a pena cursar a faculdade mesmo não tendo referencias e iniciar está luta? Não disponho de muito recurso. Apos a conclusão do curso qual seriam os passos para tornar piloto de linha aérea? Como é o mercado? Muitos profissionais para poucas vagas? Difícil conseguir um trabalho nas grande copanias como GOL, TAM, AZUL, WEBJET, AVIANCA etc?

    Se possível colocar para mim o passo a passo de onde devo passar para alcançar tal objetivo eu te agradeço. Quantos anos acha de demora para conseguir? Tenho 23 anos agora… é viável a tentativa?

    Muito obrigado e abraços,

    Rafael Gonçalves

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Rafael,

      A faculdade nao e um requisito obrigatório. Se tiver, ótimo, mas compensa muito mais vc investir num bom curso de inglês do que numa faculdade desconhecida.

      Sobre sus outros questionamentos, eu recomendo que vc explore o blog que vc vai encontrar resposta para todos eles, ou pelo menos a maioria. Se, depois disso, restar alguma duvida, volte a comentar que terei prazer em ajudar.

  22. Marcel Sabino
    6 anos ago

    Olá Raul, adorei seu post sobre as estratégias para entrar na avião comercial, aliás, seu blog é uma bênção para quem procura por este tipo de informação, principalmente os que estão iniciando a corrida na formação.

    Mas cara, me tira essa dúvida.

    Na sua opinião, a entrada no mercado “alternativo”, como ingressar na Azul é uma boa escolha, pois, apesar de o salário ser menor, as oportunidades de evolução até comandante são muito mais rápidas e você poderá estar voando com muito menos horas. Contudo eu lhe pergunto se existe grandes diferenças salariais entre um comandante da Azul e um da Gol/Tam? Pois, se existe, é realmente uma vantagem você investir em uma carreira em uma companhia que você sabe que seu salário máximo é bem aquém do salário de outras companhias? Visto que a migração do profissional entre as companhias aéreas, é está cada vez mais sendo dificultada pelas empresas. (Conforme QI na aviação).

    Então, minha dúvida é: Um profissional que entre em uma companhia, conseguirá facilmente trocar de companhia caso seja conveniente?

    Desde já agradeço.

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Marcel,

      A diferença salarial entre um comandante da Gol/TAM e um da Azul é de cerca de 15-20%. É bastante, mas levando-se em conta que vc chega lá uns 5 anos antes…

      Quanto à “portabilidade do comando”, o que ocorre é o seguinte:
      -Para comandar um avião da TAM/Gol, vc tem que entrar no fim da fila. P.ex.: vc é comandante da Gol, com 15mil horas, e decide ir para a TAM. Vc entra na fila da TAM como copila atrás do copila mais júnior da escala.
      -Para comandar um avião da Azul/Avianca, vc tem duas opções:
      a)Entrar como copila e ir subindo até chegar a comando (parecido com o esquema da TAM/Gol, só que mais rápido), ou
      b)Pegar o “fast track”, se vc já for comandante de linha aérea, e ir para o comando logo após obter a habilitação do TIPO da empresa.
      Sacou?

  23. José Carlos
    6 anos ago

    Raul, Assim como você postou “estratégia para entrar na aviação comercial” eu gostaria muito se possivel que você também postasse “estratégia para entrar no táxi aéreo” inclusive as exigências para JATOS. Obrigado.

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      José Carlos,

      Os táxis aéreos são muito mais heterogêneos que as empresas de aviação comercial. Em um extremo, existem, por exemplo, os táxis que atuam nos contratos da Petrobras para fornecer transporte de helicóptero para as plataformas de petróleo. Para estes casos, a estratégia é análoga à da aviação comercial: ter um currículo adequado ao que é solicitado, e participar dos processo seletivos – e quem estiver entre os mais aptos de acordo com os critérios da empresa, está dentro. No outro extremo, estão os pequenos táxis aéreos que existem Brasil afora, alguns com um ou dois aviões, somente. Nestes casos, esqueça os processos seletivos, a contratação é na base da indicação, muito parecido com o que ocorre na aviação executiva.

      Mas existem também as empresas de médio ou grande porte fora do mundo das plataformas, como TAM Jatos, Líder, Global, JAD, etc. Para entrar nestas empresas, o quesito experiência (horas de voo) tende a ser mais relevante que um currículo recheado de Jet Trainers e outras firulas que as companhias aéreas tanto gostam – algumas, que operam basicamente aeronaves Caravan (ex. JAD), nem pedem MLTE. Habilitações de TIPO também contam muito, especialmente se ela for do TIPO que o táxi opera, por isso é interessante vc observar a frota que a empresa possui. O QI tende a ser mais importante para conseguir entrar num táxi do que numa companhia comercial, por isso recomendo que vc dê uma olhada nestes posts sobre o assunto:
      QI na aviação – Parte I e
      -QI na aviação – Parte II

  24. José Carlos
    6 anos ago

    Olá,Raul!

    Eu gostaria de saber se como PP, eu e um amigo poderíamos dividir o valor da hora de VOO e registrar na CIV duplo comando e ainda sendo PP, se convidarmos amigos e parentes para um passeio e eles pagando a hora de VOO também poderíamos regitra-las como duplo comando? Pois se possível, vejo isso como uma boa alternativa para se acumular horas de voo e gastando menos, Em se tratando de horas de comando poderia ainda haver uma troca entre a dupla, um registra comando e o outro copila e vice- versa.

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Jose Carlos,

      Se vc estiver fazendo um curso de PC homologado, para checar com 150h, nao da para fazer nada disso que vc esta querendo. Nesse caso, seus vôos serão sempre com o instrutor ou solo, nunca com terceiros. Somente no caso de vc optar por checar com 200h, fora de curso homologado, da para levar gente no avião. Mas aí, as horas em comando (70h, no mínimo) só poderão ser feitas com vc pilotando, e as horas em duplo comando de IFR e MLTE serão com instrutor. Na pratica, vc vai ver que nao vale a pena, mas existe a possibilidade.

  25. Renan RAMOS
    6 anos ago

    Boa tarde !

    Eu disponho de um budget de R$45.000,00 para começar a formação de PP e PC, mas com tal capital não sera possível me formar nas escolas renomadas, menos ainda fazer MLTE, talvez IFR, minha unica possibilidade é me formar em escolas que tenham um baixo custo, como por exemplo o Aeroclube do Parana, onde a hora de voo tem baixo custo, e podemos contar com um minha duvida é, se me formar em uma dessas escolas, terei menos chances de conseguir um cargo nas ‘tradicionais’? Até onde posso chegar na minha formação com tal capital ?

    Pensei fazer todas as horas no Aero Buero, exceto as necessarias para IFR, qual seria entao a melhor maneira de conseguir o IFR

    Desde já agradeço !!!

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Renan,

      Nao interessa se vc voou de Paulistinha ou de Cirrus na sia instrução, ninguém liga para isso (na verdade, vc será ate mais bem visto se tiver voado Paulistinha). Fique tranquilo quanto a grife do Aeroclube.

      Com R$45mil, vc consegue, na melhor hipótese, uma formação de PC-MNTE-IFR, o que nao vai ser suficiente para a estratégia “alternativa”. Entretanto, vc consegue uma colocação na executiva com essa CHT, e com um pouco de paciência vc se qualifica para uma vaga nas “tradicionais”, tirando sua habilitação MLTE com calma, voando com os amigos. ou então, investindo mais um pouco e tirando o INVA, aí vc voa mais e ate consegue um desconto na formação MLTE, voando no Aeroclube em que vc estiver trabalhando. Sacou?

      • Renan RAMOS
        6 anos ago

        Saquei sim Raul, meu projeto é exatamente esse de começar como INVA para acumular horas durante algum tempo. Para ser INVA, quantas horas são necessárias apos PC ?

      • Raul Marinho
        6 anos ago

        20 horas em aeronave básica, de preferencia com trem de pouso convencional (Boero/Paulistinha). Mais o curso teórico presencial obrigatório (geralmente, 1 mês) e a banca da ANAC.

  26. Vinicius
    6 anos ago

    Seguindo sua linha de raciocínio, então vale a pena iniciar pela “alternativa”, acumular horas em jato ou turbohélice e depois tentar ingressar nas “tradicionais”? Aliás, o que ouço é que tem muita gente fazendo isso.
    E você, que estratégia resolveu adotar?

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Vinicius,

      De fato, tem muita gente fazendo isso (voando na Azul até atingir os mínimos das cias “tradicionais”, e pedindo demissão para voar Boeing/Airbus), o que considero um erro. Eu acho muito mais negócio ganhar R$6mil na Azul e ser promovido em 2-3 anos do que ganhar R$9mil na TAM/Gol e levar 8 anos para chegar a comandante. Sem contar que a Azul vai abrir o capital no ano que vem, e depois do IPO deverão vir aviões maiores (99% de chances de serem A320), rotas internacionais, etc. E quem entrar na Azul agora vai estar mais bem posicionado nesse momento futuro.

      Bem, mas essa é somente a minha opinião, “cada um é cada um”, né? Tem gente que tem fetiche por Boeing, outros querem ganhar mais rapidamente para casar logo, tem de tudo nesse mundo.

      E a minha estratégia… Acho que nem preciso dizer, depois disso, preciso?

Deixe uma resposta