Compensa ser piloto?

By: Author Raul MarinhoPosted on
485Views14

Já recebi dezenas de mensagens perguntando se “compensa ser piloto”. Na maior parte das vezes, são pessoas em dúvida entre prestar um concurso para fiscal de rendas, abrir uma franquia no shopping, ou pagar um curso de pilotagem. Dificilmente, uma pessoa que realmente quer ser um aviador pergunta se compensa…

Ocorre que, por conta do aquecimento da economia brasileira nos últimos anos, da popularização das viagens aéreas, e da balbúrdia em torno da Copa e das Olimpíadas, muita gente está querendo “aproveitar a oportunidade” e ser piloto. Eu não posso reclamar por estar me formando aviador num momento favorável para a aviação como o atual, mas quando decidi iniciar meus estudos de pilotagem, o Brasil estava no início da crise dos subprimes, a aviação estava andando de lado, e a Copa e as Olimpíadas ainda não estavam anunciadas para acontecer no Brasil. Comecei tarde, com 40 anos, porque fui mal orientado (na verdade, “desorientado”, quando era mais jovem), e porque só nessa idade reuni condições e apoio para perseguir meu sonho – não para “aproveitar a oportunidade”.

Minha vontade é responder aos que me perguntam se compensa ser piloto que não, não compensa, é melhor prestar um concurso ou abrir uma franquia . Nunca fiz isso em respeito ao leitor legitimamente interessado, que pode se desinteressar pela carreira ao ler uma coisa dessas partindo de mim.  Quando tinha 15 anos e tentei entrar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, fui esculhambado no exame médico de tal forma (por causa de minha hipermetropia e do meu astigmatismo), que demorei 25 anos para readquirir a confiança para tentar ser aviador. Não quero ser a reencarnação do maldito oftalmologista que me reprovou na EpCAr. Mas que dá vontade, dá…

Bem, mas estou me distanciando do objetivo deste post. Tudo isto é para recomendar a leitura de um texto publicado no blog do Luiz Corrêa, “Para voar ou pilotar: ‘Chauffeur’ ou Aviador?“. Se você está em dúvida se compensa ser piloto, não deixe de ler.

14 comments

  1. Ana Tereza de paiva gedeão
    3 anos ago

    Minha pergunta seria : para alguém que começa tarde , aos 40, as chances de galgar uma carreira é viável ? Ou a mocidade está nos atropelando ?

    • raulmarinho
      3 anos ago

      Sim, especialmente na aviação geral. Procure no blog, tem vários artigos sobre isso.

  2. Ana tereza de paiva gedeão
    3 anos ago

    Olá , sou Ana Tereza , e estou com 40 anos. Casada , mãe , mas um sonho de sempre, ser piloto. Sou filha única e fui criada por tias, meus pais morreram cedo. Apesar dessas minhas tias me apoiarem em tudo , emperrei na coragem de fazer o curso de piloto quando jovem. Hoje essa vontade está aflorando , e com muita força , pra completar sou vizinha de uma jovem que pilota helicópteros e hoje ela acordou a todos “voando baixo”.

  3. Gabriel Ribeiro
    3 anos ago

    Raul,ano passado eu reprovei no teste físico da EPCAr pois eu estava doente,e não consegui me recuperar até a data do recurso.Desde então,decidi que vou investir nos cursos de PP e PC,que são a minha verdadeira paixão.
    Gostaria de saber se você acha melhor eu já começar investindo na aviação com 17 anos de idade ou antes da aviação,cursar uma faculdade.Estarei no aguardo e desde já agradeço.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Para responder isso, precisaria de muito mais informações. Não há uma resposta padrão.

  4. Anselmo Pereira Jr
    4 anos ago

    Também tive o mesmo escroto , mas na AFA, por causa do problema de visão também (Hipermetropia e Astigmatismo). É revigorante saber que mais pessoas passaram pelo que passei, e não desistiram! Estou muito apreensivo com o CMA, afinal também tenho esse trauma! Tenho 25 anos hoje, e acabo de terminar meu teorico de PP! Meu sonho não pdoe ficar pra trás, por conta de alguém imbecil! O brigado pelo post, me ajudou muito, em relação a relaxar pro exame!

  5. Carlos
    4 anos ago

    Eu tenho miopia posso ser aviador 3 graus! ?

  6. Vladney
    5 anos ago

    Meu!
    Estoria parecida heim!
    Tbm fiz a prova pra epcar e rodei em matematica ;/
    E me distanciei do sonho, mas agora com 24 estou tentando ir atrás dele de novo!
    Obrigado pelas dicas!

  7. Fellipe
    6 anos ago

    Olá Raul, muito interessante os artigos do seu blog.
    MInha dúvida é o seguinte:Pretende fazer o Curso para Piloto de Helicóptero, mas tenho condições de fazer até 4, 5 horas de voo por mês, você acha uma frequencia de horas muito fraca durante o mês, ou dá para fazer o curso tranquilo?
    Muito Obrigado.

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Felipe, fazendo os voos nesse ritmo, vc voa as 100h do PPH+PCH em 20 meses, 25 no máximo. Contando com o que a ANAC vai te atrapalhar, vc termina tudo em menos de 3 anos. Eu acho razoável, mas é vc que tem que achar se está dentro das suas expectativas ou não…

  8. tadeuprimo
    6 anos ago

    Se a pessoa se pergunta se compensa, possivelmente não está fazendo por amor a profissão.

  9. Arthur
    6 anos ago

    Pois é Raul, as vezes tenho esta vontade também.
    Complementando, permita-me indicar outro link, com origem no mesmo blog.

    http://anacsgso.blogspot.com/2011/08/poema-e-realidade.html

    Abraço!

Deixe uma resposta