Para Ser Piloto

Formação Aeronáutica e Segurança de Voo

Fazer o PC voando de copila

47 Comentários

Volta e meia, aparece alguém na página de comentários dos posts antigos me fazendo a seguinte colocação:

“Raul, depois de checar o PP, eu gostaria de fazer minhas horas do PC voando como copiloto de um cara lá da minha cidade. Como é que funciona isso? Pode mesmo?”

Poder, até pode, mas dificilmente compensa. Vou explicar por que neste post.

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que o tripulante que senta na direita de um avião que não requer dois pilotos para ser operado (os tais “single pilot”) não é, de fato, um copiloto. Esse é o caso de praticamente todos os modelos mais simples – os MNTEs, os MLTEs, e vários TIPOs menores, como o King Air, por exemplo – que existem por aí. Quem senta na direita de um Boeing 737 é um copiloto, mas quem senta na direita de um Corisco está voando em duplo-comando, o que é uma diferença importante em termos de RBHA-61. Assim, o “cara lá da sua cidade” que senta na esquerda é que será o comandante do avião, e você estará voando em duplo-comando com ele.

Ocorre que, para poder checar o PC voando fora de aeroclube, você terá que ter um mínimo de 100h EM COMANDO, experiência que você não poderá obter no avião em que você voa de “copiloto”. A não ser que o “cara lá da sua cidade” seja muito, mas muito seu chapa, e concorde em deixar que você seja o comandante da aeronave que ele pilota, mas isso só acontece na prática quando é o seu pai/tio/irmão que está no comando. Na verdade, só para te levar de “copiloto” num voo, o piloto já vai ter que ser muito seu amigo, pois sendo um avião pequeno, a sua presença pode ser inconveniente para o proprietário do avião. Mas voltando ao problema das horas em comando que você precisará, o fato é que você terá que voar essas 100h no aeroclube (pagando, evidentemente).

Aí chegou a hora de fazer as horas em DUPLO-COMANDO IFR. Aí sim, né, voar de “copiloto” vai valer a pena! Bem… Não se empolgue muito, porque você só vai poder lançar as horas de instrução em duplo-comando IFR se o comandante estiver com seu INVA em dia, ou seja PLA. E, a cada voo, ele vai ter que preencher uma ficha de avaliação; além de, no final das 20-30-40 horas de instrução IFR (dependendo do simulador que você tenha feito: AATD, BATD, o nenhum), ele vai ter fazer uma declaração de instrução para você. Será que ele pode ou quer fazer isso? Se sim, ótimo. Mas fique ciente que é mais provável que isso não aconteça, e que novamente você vai ter que voltar ao aeroclube para fazer a instrução IFR.

Mas, muito bem, de um jeito ou de outro, você voou as 100h em comando e, digamos, 30h em instrução IFR, somando 130h de voo. Supondo que você checou o seu PP com 40h, sua experiência total até o momento está em 170h, logo faltam mais 30h para você chegar às 200h, que é a experiência mínima regulamentar para quem voa fora de aeroclube/escola. Para estas 30h, aí sim, você poderá voar tranquilamente como “copiloto”. Na verdade, deverá ser só essas 30h que você irá economizar no seu PC, já que as outras 130h você teve que pagar. Por outro lado, se você fizesse um curso de PC em escola homologada, você precisaria de somente mais 110h (ou 100h, se utilizasse esse recurso). Viu como não vale a pena? Ou melhor, pode até valer, se o seu sobrenome coincidir com o do comandante, mas aí você nem teria essa dúvida, e não estaria lendo esse post…

About these ads

47 thoughts on “Fazer o PC voando de copila

  1. Caro Raul,

    parabéns pela iniciativa. Sou entusiasta da aviação e estou me preparando para a minha primeira habilitação, a de Ultraleve como piloto desportivo.

    Não almejo a habilitação de piloto comercial, pois a intenção é comprar um pequeno ultraleve para “brincar”.
    Estou fazendo o estudo por conta, e pretendo fazer a banca da Anac, depois o CCF, e até aqui tudo bem, não devo gastar muito até aqui. Mas as horas de instrução, que são 15hrs no total poderá ser feito no meu equipamento se ele for duplo comando? ou precisa ser em aeronave de aeroclube? Ou seja, minha idéia é pagar somente as horas de instrutor “devidamente habilitado para tal” mas não ter que pagar o aluguel da aeronave.

    Obs.: Pretendo adquirir um Trike ou similar.

    Em suma, a idéia é economizar o dinheiro do aluguel e usá-lo na aquisição do meu próprio equipamento.

    Pode isso?

    Um grande abraço.

  2. Bom dia Raul, hipoteticamente falando, eu tenho um amigo que tem um avião e me “contratou” para pilotar ele, eu apenas com PP, deve acumular mais 160 hr correto? sendo que ja tenho as 40 do PP? Essas hrs precisam ser de navegação? Voarei solo, ou apenas com alguma carga, sem comandante. É um aviao pequeno, cesna, carioca.

  3. Raul Marinho sou PP MNTE/MLTE e tenho em comando um RV10, gostaria de saber se essas horas de RV10 podem ser usadas para checar o PC?

    • Veja o que diz i item “i” da seção 61.29 do RBAC-61:

      As horas de voo realizadas em aeronaves experimentais, quando registradas na CIV ou no Sistema Eletrônico de Registro de Voo, devem ser identificadas com anotações no campo “Observações”. Tais horas podem ser consideradas para cumprimento de requisitos de experiência recente, conforme estabelecido na seção 61.21 deste Regulamento; não podendo ser consideradas para concessão de licença de piloto ou elevação de graduação de licença de piloto.

      Ou seja: suas horas no RV-10 NÂO poderão ser consideradas para vc obter a licença de PC.

  4. Olá…
    Apenas com o PP é possível ser copiloto, mesmo que seja sem remuneração?

  5. Esse post eh interessante porem nem sempre eh tao dificil assim. Tem taxi aereo pegando pps pra voar de duplo mas na hora de assinar odiario o cmte coloca o pp como piloto em comando so q na verdade ele vai de duplo fazendo fonia. Sem salario mas tmb sem gastar, o pp veste a berimbela ajuda na fonia, eh mais uma cabeca pensante e ajuda naas bagagens. Eu axaria legal existir estagio pra piloto. Facilitaria mto agente no comeco q eh tao arduo pra entra no mercado.

  6. Tenho uma haste e alguns parafusos no fêmur, porque nasci com um certo cisto no osso (benigno). Isto atrapalha no exame médico de qualquer força armada do Brasil?

  7. Caro Raul, obrigado por desprender parte do seu tempo a ajudar os futuros pilotos, que também sofrem com a falta de informação por parte da ANAC.
    Talvês você já tenha esclarecido isso, mas preciso perguntar para ter certeza: A empresa em que trabalho comprou um C-170 e este deverá voar algumas horas por mês. O proprietário da empresa é o comandante, e é checado Multi, IFR e PLA. Hoje ele tem apenas o PC validado e eu fui escalado para fazer o PP e PC utilizando a aeronave da empresa para isso (Sou piloto de planador checado e tenho no total 60hs em comando). A pergunta é a seguinte; ele pode me dar instrução nessa aeronave? Posso aproveitar os voos de trabalho e contar como instrução? E o PC? Pelo que entedi, eu tenho que ser o piloto em comando, e quanto a isso nao há problema, mas ele pode me dar instrução para PC?
    Quantas hrs tenho que fazer no Aeroclube?

    Obrigado.

    • Vamos começar pelo fim: vc não precisa fazer nenhuma hora no aeroclube, agora dá para fazer tudo (PP+PC) em aviao particular – no caso, o C170. Para isso, leia atentamente o RBAC-61 nas sub-partes D e E. Lá está tudo explicado. Qdo vc ver “vôo solo” ou “vôo em comando”, vc pode voar sozinho ou com seu patrão, mas qfo vc ler que é necessário que o vôo seja de instrução, vai ser preciso have um INVA te acompanhando. Vc nao pode realizar voos com passageiros ou carga, nem no PP, nem no PC. O ideal seria vc seguir os manuais dos cursos de PP e PC, mesmo nao sendo obrigatório. Basicamente, é isso.
      Abs e boa sorte!

      • Então Raul, pelo que entendi, no caso do PP tenho que fazer apenas 25 horas (por ter o PPL), e em escola homologada com instrutor. Nada é falado sobre fazer horas em outra aeronave que não seja a de uma escola Homologada. Ainda estou meio “cabreiro” com essas regras. Mas acho que é por aí mesmo, não vou escapar de fazer aulas teóricas e práticas em uma escola homologada.

  8. Está claro que é um POST PARCIAL e TENDENCIOSO que visa favorecer algum aeroclube ou escola de voo!

  9. Marinho, boa tarde.

    No caso de horas DC em mono, o comandante da aeronave necessariamente precisa ser PLA ou INVA? Já tenho PP e talvez consiga voar com um amigo que é PLA.

    Abraço

    • Para a maior parte das horas de PC, vc é que deverá ser o comandante da aeronave; então não interessa muito a qualificação do comandante habitual do avião, e sim se vc vai poder assumir o comando da aeronave ou não. Para as horas de treinamento IFR e/ou MLTE, aí sim, o cmte deverá ser INVA ou PLA. Mas ele terá que confeccionar uma Declaração de Instrução relativa aos voos que vc fizer.

      • Mas o fato de eu ter PP checado, me habilita a colocar hora DC na CIV se eu não puder ser o comandante da aeronave?

        • Hora DC vc pode ter mesmo antes de checar o PP. O que estou dizendo é que vc precisa de 70h em comando, após checar o PP, para poder checar o PC.

          Enviado via iPad

          • Sim cara, mas é o seguinte. Os limites pra checar o PC eu to ciente, até pq talvez eu consiga fazer fora de aeroclube, então são 100 horas em comando. Mas eu farei algumas horas, e não tenho certeza se o comandante ou patrão deixará que voe em comando. Então gostaria de saber se posso computar essas horas em minha CIV como duplo comando, já que é aeronave MONO classe, o comandante é PLA e eu já tenho PP checado. To perguntando isso pq já falei com pessoas da ANAC que me disseram que eu poderia, e outros disseram que o comandante teria que ser INVA pra poder colocar DC, mesmo com a carteira do avião.

            • Tem razão, são 100h, 70h só se fosse em aeroclube. Agora entendi onde vc quer chegar. Vamos ver se consigo te ajudar.

              Indo ao ponto da sua duvida, é o seguinte. No RBHA, não está escrito que tem que ser INVA, eles falam em “instrutor habilitado”, ou algo assim (preciso checar para ter certeza do termo utilizado, mas não faz diferença). Qdo vc recebe instrução especifica para obter uma nova habilitação (IFR, MLTE, etc), a ANAC costuma aceitar o PLA, mas qdo o vôo em DC não é para obter uma nova habilitação (o seu caso, como se fosse um copiloto), às vezes eles encrespam se nao for INVA. Não sei o porque disso, não tem nada escrito sobre o assunto, e não tem um padrão, mas o fato é que, na pratica, vc corre risco de indeferimento. Então, sugiro que vc lance o máximo possível desses voos DC/”copiloto” como DC em instrução IFR, ou de preferencia em comando mesmo, o que vai minimizar as chances de dar chabu. Não sei se fui claro, se vc tiver duvida, volte a perguntar.

              Abs e boa sorte!

              Enviado via iPad

  10. Raul, atualmente o Avião RV-10 conta horas para a formação de Piloto Comercial ?

    Obrigado !

  11. Pingback: Canal Piloto » Blog Archive » Folclore de aeroclube

  12. Piloto que é Piloto não ajuda mesmo !!! Mas Comandante ajuda !!!! Pena que são poucos os comandantes que existem por aí…

  13. Tem algum aeroclube que aluga aviao para PP? No caso de alugar o Conquest 180 serve para contar horas de voo?

    • A maioria os Aeroclubes oferece aviões de seu acervo para o uso dos associados, muito embora o custo seja próximo ao da hora de vôo com instrutor.

      O Conquest 180, como qualquer outro ultraleve, não serve para computar horas de vôo em avião.

      • Olá senhor Raul! Com estas mudanças recentes na regulação, o RV10 vai valer alguma coisa para licença de PC ?? Valeu !

        • Não, agora está certo de que voo em acft experimental não vale como experiência para obtenção de licença de PC.
          Mas eu vou publicar um post em breve explicando isso.

  14. Interessante. Mas é meio desestimulante pra quem não sabe a verdade. NA VERDADE ao invés do texto supra citado deveria dizer apenas.
    SIM, vc pode voar e ganhar suas horas SE vc for bom em relacionamentos e SE vc tiver um AMIGO que te ajude. E SIM, pra economizar 50mil reais vale apena vc sair por ai garimpando hora com seus amigos do PP que ja são PC em Comando de avião TPP…hehehehehehe

    Facil ganhar hora de voo, claro que vc não poderia dizer, mas é facil tb vc voar em duplo comando, mas o comandante canetar a hora pra vc como em comando e quando o avião for um MONO CLASSE.

    Quanto as horas IFR e MULT NÃO RECOMENDO ganhar, mesmo que tenha horas suficientes pra pedir o cheque, não serão horas bem aproveitadas, principalmente as de mult, que vc nao vai poder brincar de mono e nem ficar tentando pousar com o patrão lá atrás…rs.

    Toda experiencia é válida, até as horas que não são aproveitadas pra CIV, como um PP voando um TPX.
    Mas mesmo que vc tenha 400h, antes de pedir o check de pc, faça as 25h de simulador que abate 20h ifr, e vá pagar algumas horas de mult pra pegar a mão da máquina, umas 10h já dá.

    De 60mil vc pode reduzir seus custos pra 25mil. O que já é bom.

    • Caro Pedro, eu sinto muito, mas discordo de você.

      Embora seja possível fazer as horas do PC voando de copila, o fato é que, na prática, pouquíssimas pessoas conseguem fazer isso. Quem é que tem um comandante amigão disposto a levar alguém de graça? E, mais difícil ainda, que dono de avião permite isso? Existe, mas é raríssimo.

      Por outro lado, muita gente acha que é só fazer o PP no aeroclube que o PC sai de graça, e quando essas pessoas trombam com o mundo real, vêem que não é bem assim. Aí, o cara não tem a grana para pagar as horas de PC no aeroclube, fica frustrado, puto porque gastou o que tinha para fazer o PP, e acaba desistindo da aviação, ou gastando muito mais tempo para chegar até o PC do que gastaria se fizesse as coisas com um planejamento adequado.

      Como orientador de futuros pilotos, meu papel aqui é mostrar o melhor caminho para chegar à aviação profissional. E tentar a sorte como copila não é o caminho mais recomendado, ainda que seja possível economizar um bom dinheiro desta forma.

      • Raul, tem um cmte em minha cidade que voa um Cessna 410, ele é PLA checado e não tem mais interesse em horas, pois ele me ofereceu horas desse avião por R$ 100,00, vc acharia interessante eu voar com ele por R$ 100,00 a hora de um avião MLTE? e apos fazer as IFR em MNTE em aeroclube? e logo fazer as 3 em algum Seneca de aeroclube tbm? e pedir o cheque do PC? Acho que baratearia minha formação em no minimo uns R$ 5.000,00.

        • Olha, Pedro, a proposta parece interessante, mas vc precisa atentar para os seguintes pontos:
          1)Como vai ficar a sua instrução propriamente dita? Vc vai aprender a pilotar com esse cmte, ou só vai dar um jeito de lançar as horas na CIV? Porque ter as carteiras, mas não saber voar não adianta nada também…
          2)Para as horas em que vc precisará lançar como PIC, tudo bem; mas as horas de instrução em duplo comando, pode ser que vc tenha problemas (embora me pareça que sua intenção sja a de voar as horas DC em aeroclube).
          No mais, acho tua idéia válida. Se os itens acima estiverem equacionados, mande bala!

          • Raul sobre a questão:

            1)Como vai ficar a sua instrução propriamente dita? Vc vai aprender a pilotar com esse cmte, ou só vai dar um jeito de lançar as horas na CIV? Porque ter as carteiras, mas não saber voar não adianta nada também…

            R= Estou pensando em pegar umas 6 horas com esse comandante, só pra lançar na CIV, e fazer as restantes em Aeroclube, pq acredito q com 10 hrs de MLTE, já é o suficiente para saber voar o avião.
            Como eu lançaria essas 6 horas? como DC?

            Grato.

            • DC, e é aí que está o problema… Embora haja respaldo no regulamento para que um PLA dê instrução MLTE, o fato é que eu fiquei sabendo de gente que teve o processo indeferido por não te feito o vôo DC com um INVA. Por isso, eu acho que seria melhor vc não inventar moda, e fazer tudo no aeroclube de uma vez. Vai te poupar aborrecimentos, embora seja um pouco mais caro. Mas como dizia o filósofo: “o que é mais uma fechada para São Sebastião”?

              Enviado via iPad

  15. Boa Noite Raul,
    Sofri um acidente, quebrei o fêmur e estou com uma haste e 2 parafusos no fêmur…estou fazendo fisioterapia… isso atrapalha com o CCF??
    Obrigado.

  16. Raul, será que é uma boa, depois de checar o PPA, dar instrução em ultraleve avançado, em troca das horas do PC? É possível fazer isso? E, as horas acumuladas em ULM Avançado são válidas para estes fins?

    Grato pela atenção.

    • Rodrigo,

      De acordo com o RBHA-61, não há nenhuma redução nos requisitos de experiência para o cheque de PCA se o piloto tiver experiência em ultraleves – ou seja: vc pode ter um milhão de horas em ultraleves, ser o instrutor mais fudêncio do Brasil, que nada muda. E as horas do ultraleve não se somam às horas do avião. Para o PPA, aí sim há uma redução, de 10h. .

      • 10h já alivia um pouco. Muito Obrigado!

        • que bobeira esse post, conheco varios amigos que voaram no lado direito, juntaram a hora em comando sem problema nenhum com o comandante no posto de copiloto. O comandante sempre sera o comandante, ele apenas lanca pra voce o comando, no papel. Ja o IFR ate concordo, e mais dificil, mais as horas visuais nao e problema nenhum, basta tem contato, quem nao tem, ai fica dificil. Mais e aquela coisa, quem tem boca vai a roma. Tirando os grandes centros, em cidade menores, voce consegue sim que conhecidos te ajudem. Abraco a todos os amigos ai, bom voos a todos, e antes de criticarem, reflitam, nao e apenas por que voce nao consegue uma oportunidade que quem consegue esta errado ou burlando alguma coisa!

          • Meu caro, então venha aqui para o Aeroclube de Säo Paulo e faca uma pesquisa junto aos pilotos checando o PC, e veja qual a proporção de pessoas que conseguem efetuar seu treinamento voando de cila. Não dá 2%… E muita gente começa o curso achando que vai tirar o PC na faixa, é isto que eu quero desmistificar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.978 outros seguidores