ICAO-4 em menos de 30 dias!!!

By: Author Raul MarinhoPosted on
833Views6

Acabei de receber um e-mail da ANAC, informando que fui aprovado no teste de proficiência linguística com a nota 4-Operacional. Esperava um 5, mas tudo bem, na próxima eu consigo. O importante é que eu estou autorizado a realizar voos internacionais a partir de hoje, e é isso que interessa.

O ponto que eu queria comentar é o tempo em que isso ocorreu. Fiz a prova no dia 01/11, e a escola que aplicou o teste (no caso, a Cultura Inglesa, em São Paulo) enviou o CD com o meu teste e a recomendação da nota em 10 dias úteis para a ANAC. Contando com os 2 feriados do mês, o malote deve ter chegado na sede da agência no Rio no dia 17 ou 18 de novembro. No dia 21/11 (uma 2a feira), eles devem ter colocado meu processo na fila, e hoje, 6 dias úteis depois, eles me mandam um e-mail com a minha nota. Bem razoável, né?

Ah, se o departamento de emissão de licenças fosse como o Grupo de Proficiência Linguística…

6 comments

  1. Fabio Barros
    5 anos ago

    Conheça a Escola de Madrid de Inglês que a ANAC a descredenciou e posteriormente de forma inconstitucional tomou as carteiras autorizadas pela mesma , dando um prazo de 180 dias para revazer os testes de Inglês alegando segurança de vôo . http://flightcrew.es/cla/CLA.htm

  2. rodrigo
    6 anos ago

    olá Raul, acompanho o blog não faz nem uma semana e já li praticamente tudo. excelente leitura.

    tenho 27 anos e em 2012 penso em iniciar nessa carreira, passo a passo, sou um “cidadão comum” em busca do PP. pretendo ainda esse ano obter o CCF.

    tá de parabéns pelo ICAO4. pergunto, como você avaliava seu inglês antes de fazer o curso preparatório e fazer o teste ?

    lia livros, artigos e notícias regularmente? assistia filmes sem legenda ou costumava ter conversas com nativos? essa é a minha realidade, e sei que ainda preciso adquirir o vocabulário da profissão. mas isso é com o tempo.

    um abraço.

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Obrigado, Rodrigo!

      Olha… Meu inglês é bom, muito embora já tenha sido melhor, na época em que trabalhava num banco americano. Mas não é nada demais, não, digamos que ele é nota 7, de 0 a 10 (já foi 9).

      Se seu inglês também é bom, eu acho que o ideal é vc fazer um curso de fonia inglês, que foi o que eu fiz. Veja este post.

      • edmilson
        4 anos ago

        Ola Raul sou de Araçatuba interior de SP onde tem um curso deste para q eu possa fazer seja mais perto possível parabéns pra vc pelo ICAO 4.

  3. hugoribeiromatos
    6 anos ago

    O pior é que um faz parte do outro!
    Mas parabéns cmte! Poderia mais para frente falar sobre como estudou e que material utilizou para estudar para aprova??

    abraço!

Deixe uma resposta