MNTE+INVA ou MLTE?

By: Author Raul MarinhoPosted on
525Views6

O leitor Ricardo Cosentino me fez uma pergunta que tem a ver com a dúvida de muita gente. Então, achei melhor escrever um post sobre este assunto, assim os próximos leitores com o mesmo tipo de questão serão direcionados diretamente para cá. A pergunta é:

É melhor se formar PC com as habilitações de MNTE e INVA, ou partir direto para o MLTE?

Na verdade, não existe uma resposta pronta para essa dúvida, tudo vai depender das expectativas, possibilidades, e qualidades da pessoa. Sempre supondo que a intenção da pessoa é se estabelecer na aviação comercial (que é o desejo da maioria), o raciocínio é o seguinte:

  • Se você possui um bom inglês (acha que consegue um ICAO-4+ em pouco tempo), está cursando ou já possui nível superior, acha que ingressar no programa de copilotos das companhias menores (Azul, principalmente) é interessante, e quer encurtar ao máximo o trajeto do aeroclube para a companhia aérea, então vá direto para o MLTE e esqueça essa história de INVA.

Maaaaaassss…

  • Se seu inglês é claudicante, você não possui nível superior nem tem planos de freqüentar uma faculdade, quer entrar nas grandes companhias (TAM e Gol), e não está com muita pressa (topa ficar um ano ou dois dando instrução no aeroclube), aí o ideal é você partir para o INVA, deixando o MLTE para depois.

E se sua intenção é ficar na aviação geral (táxi aéreo + executiva), a opção do MLTE também é a mais interessante, pois não é preciso tanta experiência para conseguir um emprego neste segmento, mas a habilitação em multimotores será fundamental.

Em linhas gerais, é isso.

6 comments

  1. Ricardo
    5 anos ago

    Raul, embora tenha ficado bem claro este post, sigo com 2 corações. Pendendo pro lado financeiro da coisa, eu tenho R$26.000,00 guardado e um carro que seria para pagar o MLTE/IFR, tenho 26 anos, sou formado em administração, meu inglês precisa de uma boa polida, creio que uns 6 meses pra ficar bom.

    Qual dessas 3 alternativas vc acharia mais interessante:
    1ª – MLTE/IFR (Ficaria só com o carro para vender posteriormente)
    2ª – MLTE/IFR + INVA (Ficaria seco, rsrs)
    3ª – MNTE + INVA (desembolsaria bem menos dinheiro, e já com o inva, teria uma renda, que me ajudaria com minhas despesas e enquanto isso acumulava horas, treinava meu inglês, ainda tendo a reservinha($) para o MLTE, pois quando estivesse com umas 400 hrs. Ai sim partir com tudo para o MLTE/IFR. E Chegar mais seguro e com maior chances de conseguir trabalho.)

    Qual sua ótica diante dessa situação.

    Um grande abraço!

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      A opção 2 é a pior de todas, pois como INVA vc poderia tirar o MLTE com desconto. A opção 1 seria interessante se vc entender que seria fácil encontrar um emprego na aviação executiva no curto prazo. Se vc tiver um ótimo QI ou alguma coisa engatilhada, essa seria a melhor opção. Caso contrário, eu recomendo a opção 3.

      • Ricardo
        5 anos ago

        Obrigado Raul, se não surgir nada que fique meio engatilhado perto do meu cheque de pc, vou pela opção 3, pois tenho menos chances de me arrepender, seguindo um velho ditato: Devagar nas pedras, ou não dar o passo maior que a perna, hehehe!

        Abraço!

  2. Seu selestino
    6 anos ago

    Pra ser piloto em cia nao precisa de MULTI, pois é aeronave TIPO, que até PP pilota se for particular.,,

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Embora não precise, as cias exigem MLTE no processo de seleção. Ou então, TIPO de aeronave multimotora.

  3. Fred Mesquita
    6 anos ago

    Posso adicionar mais algo ? Se você tiver disponibilidade financeira e tempo para tal, o melhor também é fazer todo tipo de curso disponível na carreira, por exemplo, o Jet Training é importantíssimo também. Estudar nunca é demais na carreira. Tenha sempre um bom livro de regulamentos de tráfego aéreo (os outros tbm) do seu lado e aprenda a ter o hábito de sempre estar lendo (estudando) esses livros – conhecimentos nunca é demais. Posso dizer que para sempre se manter na aviação, você terá que se dedicar nos estudos e passará a vida toda colado com os livros e manuais. Boa sorte !!!

Deixe uma resposta