Acabou o CCF em papel

By: Author Raul MarinhoPosted on
1055Views50

De acordo com essa notícia recém-publicada no site da ANAC, a partir de 01/01/2012, não vai mais existir o documento do CCF – aquele papel que parece um RG antigo, mas sem foto. Lógico que as inspeções de saúde seguem inalteradas, mas pelo menos o documento virou peça de museu.

Segue abaixo o comunicado da ANAC:

.

CCF/CMA

A partir de 1º de janeiro de 2012, não serão mais emitidos Certificados de Capacidade Física/Certificados Médicos Aeronáuticos (CCF/CMA) em papel. As informações dos profissionais da aviação que atestam aptidão para o desempenho satisfatório de suas atribuições constarão em sistema informatizado da ANAC.

Assim, todos os candidatos devem possuir Código ANAC para possibilitar a inclusão de seus dados no sistema. Os candidatos que ainda não têm esse código devem obtê-lo  no endereço do SINTAC (Sistema Integrado de Informações da Aviação Civil) no link “Solicitar Código ANAC”, antes de se apresentarem para a inspeção de saúde.

A mudança objetiva aumentar a segurança e a confiabilidade dos dados, assim como diminuir o tempo de espera de atualização do sistema. Algumas informações como classe, categoria, tipo sanguíneo e fator RH já constam nas Carteiras de Habilitação Técnica (CHT) emitidas a partir de agosto de 2011.

50 comments

  1. flavio silvino
    2 anos ago

    Srs me ajudem por favor meu CCF esta vencido como posso renova lo para CMA ?

  2. Yuri
    4 anos ago

    Opa!! Que felicidade poder ver a minha antiga CCF em destaque nesta matéria.. Grande abraço e sucesso. Yuri – http://www.pilorocomercial.com.br

  3. welton de oliveira silva
    4 anos ago

    gostaria de saber o resultado do exame cma

  4. Rodrigo Martins
    5 anos ago

    Eu me cadastrei, porem não consta meu CCF automático lá… chequei agora e na hora de emitir minha licença provisória dia que não tenho CCF cadastrado! O que devo fazer??

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Entre em contato com a ANAC.

    • Freddy
      5 anos ago

      Mas seu ccf foi renovado recentemente?
      caso negativo (voce ainda ter o ccf de papel) escaneie e envie para o email ccf@anac.gov.br com seus dados (inclusive o código anac).

      • Rodrigo Martins
        5 anos ago

        Poxa! Muitissimo obrigado. Enviei o email e me responderam quase que instantaneamente! J;a está atualizado! Abs comandos!!

  5. Felipe
    5 anos ago

    Saberiam me informar se ainda é possível voar as horas de PC após o cheque de PP com o CCF (CMA) de 2ª classe, e tirar o CCF de 1º classe somente para o cheque?

  6. L. Felipe
    5 anos ago

    Pessoal, qual o link para verificar o CCF na internet, por favor ?
    só estou conseguindo acessar os resultados do laboratório…
    sai outro documento, como se fosse um ”CCF digital” ?
    alguem sabe ?

    agradeço desde já..

    abraços

  7. Igor Ponce
    5 anos ago

    Nossa cara, consegui meu CCF ontem no HASP, e agora como eu faço para me adaptar a isso ai?
    To perdido aqui

  8. Igor Ponce
    5 anos ago

    Nossa cara, ontem eu consegui obter meu CCF lá no HASP…
    E agora como eu faço pra me adaptar a essa nova lei da ANAC?
    To perdidão aqui…

  9. Salamandac
    5 anos ago

    Pois é, caso eu precise de um “comprovante” que realizei os exames, para enviar para minha empresa ou para me isentar dos exames medicos para renovar minha habilitaçao de carro/moto, provavelmente terei que pagar uma taxa, gastar dinheiro para ir até a anac, pegar uma fila bruta pra quem sabe 3 meses depois ser negado…

  10. Vinicius
    5 anos ago

    E pelo o que eu vi nesse site http://www.resgateaereo.com/2011/12/entra-em-vigor-o-rbac-67-que-modifica.html?spref=fb as clínicas particulares credenciadas também vão poder emitir o CCF (agora CMA) de todas as classes.

    Boa notícia para quem é PC, que não precisa mais ficar dependente do HASP em São Paulo.

  11. claudio palheta
    5 anos ago

    Como sempre quero ver na pratica se isso vai funcionar pelos post de comentário ja vi que não vai funcionar quando renovar então quero ver a enrolaçao de constar no sistem…!!!

  12. Rogério
    5 anos ago

    Engraçado, no início desse ano, com o sistema em funcionamento eu mesmo tive que enviar o CCF escaneado para a ANAC, porque eles não receberam as informações.
    E se acontecer a mesma coisa? Vou ter que fazer outro exame? só poderei voar com o CCF constando no siatema? E se der pau no sistema, como eu provo que fiz o exame e que estou certo?

  13. N0085 F055 DCT
    5 anos ago

    Além de Não Ajudar , COMPLICA ! Vlw ANAC !

  14. Wagner
    5 anos ago

    Por via das duvidas, vou antecipar minha renovação, pois uma simples revalidação de PP MNTE esta demorando meses… um absurdo!

  15. Freddy Silva
    5 anos ago

    Tomara que os Hospitais da Aeronáutica sejam responsáveis pela inclusão no sistema e que a façam no mesmo dia.
    Talvez por isso você poderá renovar com 45 dias de antecedência e a data de validade será a partir do vencimento do exame anterior.

  16. Jean
    5 anos ago

    Agora o que eu não entendi foi o seguinte, eles liberam o CANAC pra qualquer um que se cadastrar lá agora?

    • Icaro
      5 anos ago

      As coisas mudaram faz pouco tempo. Agora você recebe seu código ANAC antes mesmo de enviar a documentação para qualquer serviço prestado pela agência: emissão de habilitação, renovação e assim por diante.
      Chequei o PP, enviei a documentação à ANAC e aguardo minha habilitação, entretando já possuo o código.

    • Almeida
      5 anos ago

      Ficou complicado entender isso mesmo! Um comissario faz a sobrevivencia e a prova da ANAC com o CCF! mas como terá o numero da Anac se ele nao fez a prova ainda?

  17. adilio jose carducci
    5 anos ago

    Antigamente nada funcionava, éra tudo no Rio de janeiro, e la o pessoal é muito trabalhador, e as vezes demorava 4 , 5 , 6 meses, e as vezes vc tinha que ir la e passar muita raiva e humilhação,;;; hoje pareçe que voltou tudo para la , e ja se pode ver os resultados, parabens pela eficiencia da ANAC, que faz tudo para resolver os problemas da classe.

  18. Gsaia
    5 anos ago

    Hahahha, essa vai ser boa, a ultima coisa que ainda funcionava na aviacao(afinal o CCF saia no msm dia) q era o exame militar, ja era! Pois rechequei minhas habilitacoes no dia 7/10 mandei pro tal sintac e ate agora so prorrogacoes no sistema! Imagina so qto tempo demorara p ser atualizado um CCF no sistema da ANAC??? Aposto q nao sou o unico c esse problema!

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Justiça seja feita, as atualizações de CCF tem saído no mesmo dia, ou no dia seguinte.

      • Bruno Médici
        5 anos ago

        A grande vantagem do papel é que você faz os exames e sai com a prova em mãos de que foi aprovado, agora o que vai ter de gente voltando nos hospitais pra refazer os exames por que perderam o resultado antes de lançar no sistema.. aiaiai essa ANAC

  19. Eita.. Eu conheço esse CCF. rsrsrsrsrs

  20. Gustavo
    5 anos ago

    Então vai mudar a fiscalização de rampa, será obrigatório apresentar somente a cht, tenho lá minhas duvidas, mas tomara q seja pra melhorar.

    • Fred Mesquita
      5 anos ago

      Gustavo, me ajude nessa… você acredita em Papai Noel ? Eu também não… caso você tenha visto um Fiscal de Rampa, por favor, tire uma foto e me mande urgente… isso vai ser um furo de reportagem alguém ter conseguido algo tão raro de se acontecer… Não existe fiscalização da ANAC em lugar algum no Brasil – só quando há uma denúncia formal, e só.

      • Cmte Ferri
        5 anos ago

        Fred vc é de onde?? Só aqui em SBCY (Cuiabá) eu fui inspecionado 2 vezes em 15 dias.

        • Raul Marinho
          5 anos ago

          Em SBMT, eu nunca vi um INSPAC na rampa…

          • Fred Mesquita
            5 anos ago

            Em Marte, Congonhas, Guarulhos e demais aeroportos movimentados de São Paulo não há fiscalização mesmo. Pago um lanche que me enviar uma foto dos fiscais da ANAC nesses aeroportos. Só aparecem como falei, se houver uma denúncia formal e para pegar gente pequena.

      • Rogério
        5 anos ago

        Eu vi um em Juiz de Fora. Mas faz uns 2 anos.

  21. Andre
    5 anos ago

    Alguém conseguiu solicitar o código? Quando eu clico em avançar dá erro.
    Tentei no Chrome, no IE8 e no Firefox… :(

  22. Well Faustino
    5 anos ago

    Coisas da Anac!!!

  23. ALCEU FEIJO
    5 anos ago

    BAHHH…E COMO FICA O FATO DE ELES LEVARAM MESES PARA INCLUIR NO SISTEMA…?

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Comigo, sempre incluíram no dia do exame, ou no dia seguinte.

    • Fred Mesquita
      5 anos ago

      A entrada no sistema do exame médico é feita no dia seguinte ao exame. Isso sempre foi assim quando os exames são feitos nos hospitais da aeronáutica.

Deixe uma resposta