Como utilizar a CIV eletrônica

By: Author Raul MarinhoPosted on
498Views3

Já que a ANAC não oferece nenhuma orientação sobre como utilizar a CIV eletrônica – além das já contidas na IS 61-001, que nem mereceu destaque no site da agência, a propósito – cumpre às entidades não governamentais esta tarefa. Ainda bem que existe a ABRAPHE (Associação brasileira de Pilotos de Helicópteros) que publicou em seu site uma orientação sobre este assunto, que copio abaixo:

.

.

CIV Eletrônica

A declaração online de horas está no ar, a IS pode ser vista no Link http://www2.anac.gov.br/transparencia/pdf/BPS%202011/48/Anexo3BPSv6n48.pdf, a partir de 12/12/2011, a ANAC irá cobrar essas horas lançadas em todos os processos.

Veja abaixo algumas dúvidas sobre esse novo serviço que já é um grande avanço nos controles de horas de voo e agilizará os processos de cheque e re-cheque.

Dúvida: Devo lançar toda a minha CIV de papel nesse sistema?

Resposta: Nesse primeiro momento não. Porém, incentivamos esse procedimento para que no futuro possam ser realizadas avaliações de experiências de forma mais ágil. Está previsto também que brevemente as empresas de Táxi-Aéreo e Linhas Aéreas só poderão contratar pilotos que contenham toda sua experiência inserida no sistema.

Dúvida: Como utilizar esse sistema para comprovar minha experiência recente para cheque e recheque?

Resposta: Ao realizar seu Login, efetue o lançamento da experiência recente exigida nas normas aeronáuticas. Isso já será suficiente para o pedido do serviço requerido.

Dúvida: Se eu lançar voos recentes, como ficarão os voos passados?

Resposta: O sistema se organiza automaticamente, portanto, a ordem como os voos são lançados não é importante. Não há problemas em se lançar voos de forma aleatória e fora de data.

Dúvida: Efetuei um lançamento errado, posso corrigir?

Resposta: Ainda não há como corrigir um lançamento errado, portanto, muita atenção ao confirmar um lançamento. Caso o erro tenha sido confirmado, efetue outro correto e jamais utilize esse lançamento erroneo para fins de experiência recente. O uso de uma informação errada ou falsa é crime e está sujeita a sanções administrativas e penais.

Dúvida:  No lançamento das horas na CIV eletronica , os voos lançados como navegação e instrumento estão programados para somatória sendo assim, apenas é possível lançar ou navegação ou  IFR. Por que?

Resposta: O sistema considera navegação apenas como “navegação visual”. Voos IFR são considerados como navegação por si só.

Caso você tenha alguma nova dúvida, procure a ABRAPHE para que possamos consultar a ANAC e inserir o questionamento aqui em nosso site. Lembre-se que a sua dúvida pode ser também a de outro piloto.

3 comments

  1. João Cláudio Roede
    5 anos ago

    Olá. Apos realizar cadastro, na pagina inicial apos o login nao aparece a opção “civ” para que eu possa lançar minhas horas de voo. Isso está acontecendo com mais alguem?

  2. Fred Mesquita
    6 anos ago

    Raul, você sabe me dizer se no site da ANAC há uma seção de “perguntas e respostas” sobre essa IS da CIV Eletrônica ? É que procurei muito e não encontrei nada que fala algo a respeito fora essa IS 61-001 super mal elaborada e incompleta que a ANAC inventou… Acho que essa IS deveria ter o número 171

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Não existe a FAQ do SACI, e nem ligando lá vc consegue uma orientação decente. Acho que o melhor a fazer é ligar no 0800 do FAA…

Deixe uma resposta