Acabou o CCF, agora é CMA

By: Author Raul MarinhoPosted on
1348Views128

Uma ótima notícia para os aviadores: foi publicado pela ANAC o RBAC-67, que substituiu o RBHA-67, e com isso acaba o CCF (Certificado de Capacidade Física), entrando em seu lugar o CMA (Certificado Médico Aeronáutico). As principais mudanças são as seguintes:

  • Inspeção de 1a classe em clínicas particulares: assim como os exames de 2a classe, agora os de 1a classe também poderão ser realizados em clínicas particulares (era obrigatório em hospitais militaresI; e
  • Aumento do prazo de validade dos exames: para os PCs/PLAs maiores de 40 anos, o CMA valerá por 12 meses, desde que o piloto não opere aviões comerciais que requeiram somente um piloto (eram 6 meses na regulamentação antiga).

Estas são as principais mudanças para os PCs/PLAs, mas o regulamento também prevê muitas outras, como o exame de 4a classe para a os pilotos de ultralevez, etc. Vou ler com mais cuidado o texto, e posto aqui outras novidades que julgar relevantes.

128 comments

  1. diogo
    1 ano ago

    Em qual país o CMA e mais fácil de ser aprovado pq eu tenho uma pequena deficiência oftalmológica e acho que não poderei seguir a carrera de piloto no Brasil…… Aguardo resposta…

  2. Larissa
    1 ano ago

    Olá, poderia me tirar uma duvida?
    Uma pessoa de 33 anos, fez o teste ergométrico ano passado e este ano precisa dele para renovação do CMA.

    Essa pessoa terá que fazer o teste novamente ou pode apresentar o do ano passado?

    *Obs: Estamos falando de uma pessoa saudavel no caso…

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      Veja no RBAC-67

  3. Rodrigo
    2 anos ago

    Corrigindo… Quis dizer… Perderá, a de segunda se não passar na de primeira?

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Depende. Se o sujeito não passar no exame de 1a. porque não atingiu algum critério mais rigoroso para este exame especificamente, ele poderá manter o CMA de 2a. sem problemas. Mas se o motivo da reprovação também o reprovaria no de 2a., aí a coisa complica. Em tese, o próprio piloto deveria comunicar à ANAC sua redução de capacidade, e pedir a suspensão do seu CMA até que ele retome suas condições mínimas (não sei se o médico também é obrigado a comunicar, acredito que sim). Na prática, dependendo do caso – ex. um colesterol ligeiramente acima do normal – até poderia ser relevado pelo médico, e o piloto poderia manter o CMA de 2a. – tomando o cuidado, é claro, de estar com o problema resolvido até a renovação. Mas se for um problema grave – uma perda de visão ou de audição, p.ex. -, eu acho que o médico dificilmente iria deixar de comunicar o problema à ANAC.

  4. Rodrigo
    2 anos ago

    Olá. Bom dia. Se alguem tiver licença de 2classe e tentar a primeira classe e for reprovado, perderá a de primeira?

  5. Endrigo Cecin
    3 anos ago

    Senhores:
    Vou fazer curso para comissário. Como eu pretendo um dia tambem fazer para PP e PC-IFR, será que , ao fazer o curso de comissário, em vez de fazer inspeção para obter CMA de 2 Classe, eu não posso ir adiantando o CMA de 1 Classe para piloto comercial já servindo para comissário ? Ele não teria validade para comissário, visto que é bem mais amplo, mesmo com diferentes exigências? Tenho um amigo que anos atrás ele quando fez Privado, já fez o de Primeira Classe pra se ver livre e parece me que isso era aceito! é possível, uma vez que esta explicito no RBAC 67 que o de 1 vale pelo de 2 ? grato e no aguardo !

  6. Euripedes Moura F. Filho
    3 anos ago

    Obrigado pela resposta. No caso de ir voando do Brasil p/ EUA e voltar?

  7. Euripedes Moura F. Filho
    3 anos ago

    Caro Raul, tenho CPD. Posso voar fora do Brasil com esse tipo de hanilitacao?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Em princípio, pode, mas há procedimentos burocráticos que variam de país para país. Entre em contato com a autoridade aeronáutica do país em que vc pretende voar, e informe-se.

  8. Daniel Cardoso
    3 anos ago

    Olá Raul, adorei o blog! Por favor me tire uma dúvida se vc souber. Fiz o curso de cms em 1997 e naquela época ainda era o ccf. Pois bem, o tempo voa e agora estive na junta médica da Base Aérea de Salvador e lá me recomendaram a fazer o INICIAL – incluindo psicológico e outros mais… – essa informação procede ou o meu caso é REVALIDAÇÃO? Obrigado.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Após 5 anos de vencido, tem que fazer o inicial novamente mesmo.

  9. Fabio
    3 anos ago

    Prezados,

    Um piloto amigo meu me disse que por eu não enxergar da vista direita (devido a um descolamento de retina) eu não teria chances de poder seguir na carreira, nem mesmo tirar um brevê de PP. Alguém poderia me confirmar isso.

    Se positivo, será que nos EUA também é rigoroso assim, sei que lá existe uma modalidade de (Recreational Pilot ) que é aquele piloto que voa apenas por prazer e tal. Alguém saberia informar?

    No mais, vou voando meu FSX mesmo.

    Muito grato.

  10. Hítallo Martins
    3 anos ago

    para eu voar as horas de PC preciso ter o CMA de primeira classe ou posso fazer ao menos as horas visuais com o CMA de segunda classe?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      De acordo com o Manual do Curso de PC da ANAC, vc precisa ter o CMA de 1a classe/PC ou PLA desde a 1ª hora de voo do curso de PC. Agora, se vc voar fora de curso homologado, vc vai precisar do CMA de 1ª classe só para o cheque.

  11. Augusto
    4 anos ago

    Olá Tenho algumas duvidas sobre o CCF/CMA, Eu fiz uma operação de cisto pilonidal mas hoje em dia não tenho mais. Isso implica em algo? 2° Pergunta: Tenho apenas 1 testiculo Isso por acaso pode vir a me reprovar? 3° Problemas como nariz intupido renite e sinusite venham a implicar? A cada 12 Meses tenho que refazer todos os exames para renovar meu CCF/CMA (Comissário de Bordo)? Obrigado aguardo resposta.

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Eu fiz uma operação de cisto pilonidal mas hoje em dia não tenho mais. Isso implica em algo?
      R: Não.

      2° Pergunta: Tenho apenas 1 testiculo Isso por acaso pode vir a me reprovar?
      R: Não.

      3° Problemas como nariz intupido renite e sinusite venham a implicar?
      R: Depende da causa e da gravidade, mas em princípio não.

      A cada 12 Meses tenho que refazer todos os exames para renovar meu CCF/CMA (Comissário de Bordo)?
      R: Depende da idade. Tem uma tabelinha no RBAC-67.

  12. Breno Aureliano
    4 anos ago

    OBS: SOBRE A PTOSE PALPEBRAL, NÃO ATRAPALHA A MINHA VISÃO. TENHO 100% DE UM OLHO E 85% NO OUTRO..

  13. Breno Aureliano
    4 anos ago

    Caro Raul,
    Tenho ptose palpebral congenita, moderada.. Há cirurgia, o que acho que não solucionaria.. Pois bem, no RBAC não fala nada sobre, teria como você saber pra mim? Grato.

  14. Robson Amaral
    4 anos ago

    Eu Tenho Sopro Sera Que Eu Poso Ser Piloto de Avião ?

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Se sua intenção for a de ser piloto profissional, vc terá que respeitar o disposto neste artigo do RBAC-67, que é o regulamento aplicável às inspeções de saúde para a aviação civil:

      67.79 Requisitos cardiológicos
      (a) Salvo especificações em contrário, nos exames de saúde periciais, nenhum candidato à obtenção ou revalidação de um CMA pode ter antecedentes nem diagnóstico clínico de:
      (…)
      (2) anomalia ou doença do coração, congênita ou adquirida, que, a critério do examinador ou da ANAC, provavelmente afete a segurança de voo;
      (…)
      (4) qualquer forma de doença cardíaca congênita, exceto aquelas em que, a critério do examinador ou da ANAC, tenha havido cura cirúrgica indubitável;
      (5) qualquer sopro cardíaco significativo ou doença das válvulas cardíacas;
      (…)

      Isso quer dizer que o examinador irá avaliar se o seu sopro é “significativo” (item 5) a ponto de que “provavelmente afete a segurança de voo” (item 2); e se ele achar que não, vc pode ser aprovado. Mas, mesmo assim, por ser uma “doença cardíaca congênita” (item 4), ele pode lhe reprovar do mesmo jeito, dependendo de como ele interprete o regulamento…

      Ou seja: suas chances de ser aprovado são reduzidas, mas só dará para saber de fato se você fizer o exame. Então, faça, e veja no que dá, não tem outro jeito. Mas não tenha muita esperança, porque a situação não é boa para você.

  15. carlos
    4 anos ago

    Prezado Raul
    Tudo bem?
    Me informa pf, tenho 63 anos e fiz todos os exames no Cemal RJ e comecei as aulas para PP, por motivos de ordem pessoal não me foi possivel continuar. Te pergunto eu gostaria de tirar, primeiro gosto muito de aeronaves, mas também porque gostaria de ter a bendita carteira de PP ainda que não voe, vc tem alguma dica.
    Um abarço Carlos

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Tenho, sim! Comece lendo o meu e-book “Como tirar brevê e quanto isso vai custar”.

  16. jones
    4 anos ago

    Obrigado cmte Raul.voce pideria me dizer se eu precisaria tirar o breve brasileiro?como eu poderia fazer para alugar uma aeronave ou voar em uma particular com o breve americano?é possivel?abcs amigao e obrigado

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      voce pideria me dizer se eu precisaria tirar o breve brasileiro?
      R: Para voar aeronaves de matrícula brasileira, sim.

      como eu poderia fazer para alugar uma aeronave ou voar em uma particular com o breve americano?é possivel?
      R: Possível, em tese, é: vc teria que encontrar um proprietário de aeronave de matrícula americana disposto a isso. Mas, na prática, é muito difícil.

      • jones
        4 anos ago

        Obrigado cmte.e mais uma vez parabens.eu compartilho seus blogs pelo face e algumas materias suas tambem.bom dia cmt Raul

  17. jones
    4 anos ago

    É possivel eu voar no Brasil com o breve tirado nos EUA?

  18. Luiz Marinho
    5 anos ago

    No EUA é muito comum essa atividade tanto comercial como privada..como uum brasileiro conseguiria voar no EUA profissionalmente ou particularmente sendo habilitado lá mesmo?

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Veja esse site, e de preferência vá na palestra: http://voeoregon.com/

  19. Luiz Marinho
    5 anos ago

    Oi amigo Raul.qual país voce acha q é mais facil pra tirar o brevê?facilidades como preco,tempo,e exame médico.voce sabe qual país é mais facil e menos rigoroso que no Brasil? Aqui no nosso país a aviacao chega a ser um tabu e inacessivel pra muitos..eu vejo em certos paises na Europa,no EUA no Canadá em paises bem desenvolvidos.a aviacao é algo pessoal e comum assim como a habilitacao pra dirigir e isso no nosso país esta mt burocratico e limitado.. Eu acho q essa atividade deveria ser mais apoiada e menos restrita..estamos numa era cheia de tecnologias e recursos o Brasil deveria investir e apoiar a aviacao privada..obrigado amigo.e parabens pelo blog

  20. Silas Saulo
    5 anos ago

    Voce poderia me dizer algo a respeito do cma de 4a classe?quais os requisitos maiores e quais a limitacoes aceitas?

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Isso também está no RBAC-67 que eu indiquei anteriormente. É só vc baixar o documento e ler.

  21. Silas Saulo
    5 anos ago

    Snhor Raul..poderia me dizer o q realmente torna um candidato não apto.. Por exemplo..qd eu era crianca tive sopro no coraçao.hj nao tenho mais..fui operado de catarata recentemente e uso lentes..e possuo uma leve hernia testicular..e um leve desvio de septo..isso poderia definitivamente me reprovar no cma de 2a e 1a classe?

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Basta vc baixar o RBAC-67 no blogroll, e verificar os requisitos de cada especialidade.

  22. Ana Isabela Gonçalves
    5 anos ago

    Raul, eu… Vou ainda tirar meu CMA, para eu poder fazer umas horas de voos no Aeroclube de Minas… estou indo final do ano para lá. É obrigatorio, que eu faço Toooooooodos os meus exames no hospital da aeronautica? Porque pelo o que eu fiquei sabendo, existem alguns exames que eu posso fazer por fora (convênio), mas tem alguns outros exames, QUE PARECEM SER OBRIGÁTORIOS PARA SEREM FEITOS NO HOSPITAL DA AERONAUTICA, isso procede? Eu sei, que eu vou ter que desembolsar R$347,00 para pagara a mais esses meus exames no hospital da aeronautica…. pode me explicar, obrigada

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Se vc for realizar sua inspeção num hospital da FAB, tooooodos os exames são feitos lá mesmo, sem custo (a não ser algum exame que o hospital não esteja capacitado para realizar, geralmente o teste ergometrico em esteira e o Raio-X panorâmico dos dentes). Mas se a inspeção for feita em clinica particular, a maioria dos Camões é fita fora, por sua conta.

  23. Saulo
    5 anos ago

    Olá boa noite! Estou retomando o meu sonho de tornar-me piloto de helicoptero. Em 2002 passei nas provas teóricas de PPH e PCH e obtive o CCF de 1º classe. Porém, na época por problemas particulares não consegui o dinheiro para fazer as horas de vôo necessárias. Hoje estou com 37 anos e com muita garra de buscar o tempo perdido. A pergunta é: Tenho que passar por todos os exames de saúde de novo ou posso, simplesmente, fazer os exames de saúde de 1º classe? Obrigado.

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Como seu CCF está vencido há mais de 5 anos, vc precisa realizar uma nova inspeção inicial de saúde. A boa noticia é que, agora, vc pode obter o seu CMA (o nome atual do CCF) em clinicas particulares.

      • Saulo Rodrigues
        5 anos ago

        Raul, Uma dúvida: quando você fala em exame inicial de saúde, você está se referindo ao exame de 2° classe ou de 1° classe?

        • Raul Marinho
          5 anos ago

          Depende do caso. Se a pessoa já tinha CCF de 1a classe, ou tinha um de 2a classe, mas agora está matriculada num curso de PC, o inicial poderá ser de 1a classe; senão, será de 2a.

  24. Erika Gomes Veloso
    5 anos ago

    Olá ……Boa Noite!! Em relação as inspeções de saúde venho falar com vcs sobre o IMAE – CLC 001 a primeira clínica a ser credenciada no Brasil pela ANAC para inspeção de saúde em civis, lá esles fazem todos os exames necessários para tirar CMA. O atendimento é de qualidade e a Humanização das inspeções de saúde é o lema da clínica. Em dois dias a perícia está concluída e o resultado encaminhado para ANAC que lança no sistema no máximo no outro dia de manhã. Recomendo…

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Ok, mas seria legal se vc informasse onde fica e qto custa tbem.

      • Bianca Manhaes
        5 anos ago

        Olá, a clinica IMAE especializada em tirar ccf fica em Goiania, na Av Oeste, n 133, st aeroporto. Bom seria voce ligar lá para baer sobre valores. Pessoal muito educado. Lá faz todos os exames. Clinica toda equipada. Tel: 62 3224-0613. http://www.imaeccf.com.br.

  25. Jonathan
    5 anos ago

    To com meu CMA (antigo CCF) vencido. O que eu preciso fazer para renová-lo ?

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Um exame de revalidação, a menos que ele esteja vencido há mais de cinco anos, quando é necessário um novo exame inicial.

  26. rafael
    5 anos ago

    bom… Dx ver se entendi. A regra em geral de imc para uma pessoa saudavel e de ate 24.99. A anac agora com a nova regra do rbac67 a aprovaçao se daria pra pessoas de ate 29.99? Isso geral seria sobrepeso. Isso tbem vale tanto para pilotos e comissarios? Para comissarios tbem ccf passara a ter nome de cma? Tantas perguntas pois to com imc.de 27 e algo. Nesse caso apto para ter cma sem nada de restricao? Grato!

  27. Cami
    5 anos ago

    Ola! Tirei meu ccf para CMS a 4 anos atras, quando a validade ainda era de 1 ano. Agora gostaria de revalida-lo para PP mas nao sei se devo levar os exames como se fosse inicial ou revalidaçao.

    Att

  28. Luciano
    5 anos ago

    Os exames realizados no HASP ou CEMAL são pagos?

  29. Jones marinho
    5 anos ago

    Olá..gostaria de saber se com essas mudancas é possivel fazer o exame de cma de 1a classe em clinicas credenciadas alem do hasp..e se com isso fica menos rigoroso e mais facil ser aprovado nos exames..qual a chancce de 100% para ser aprovado no cma em clinicas credenciadas? obrigado..

  30. Jones marinho
    5 anos ago

    Olá..gostaria de saber se com as mudancas..é possivel fazer o cma de 1a classe em clinicas credenciadas..seria mais facil e menos rigoroso do q no hasp..quais as chances de cem por cento?obrigado

  31. Diego
    5 anos ago

    Raul fui reprovado no CEMAL em Janeiro…depois de um ano meu nome sai dO sistema do CEMAL???

  32. Diego
    5 anos ago

    Fui Reprovado em Janeiro no CEMAL CCF 2ª Classe, agora no meio do ano posso tentar CMA em Clinica Credenciada???

  33. Rogério Olimpio
    5 anos ago

    Olá, parabéns pelo blog.
    Tenho um problema fisico na perna direita, será que consigo obter ccf de 2° classe ,meu sonho é ser piloto privado.Devido a esse problema tenho medo de não passar.

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Baixe o RBAC-67 no blogroll e veja se o seu caso é ou nao impeditivo.

  34. Stelio Melo
    5 anos ago

    Raul, qual peso mínimo e máximo para passar no CMA?

  35. Gustavo Franco
    5 anos ago

    Raul, onde está escrito que para o CMA de 1ª Classe é necessário antes a obtenção do de 2ª Classe?

    Pelo menos no RBAC-67 não consegui localizar.

    Obrigado.

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      No item 67.13, letra ‘h’ diz que “Um detentor de um CMA de 2ª classe que quiser obter um CMA de 1ª classe deverá ser submetido a um exame de saúde pericial inicial.” Não diz, explicitamente, que é preciso ter CMA de 2a classe para obter o de 1a, mas é o que mais se aproxima.
      De qquer maneira, eu te garanto que é impossível obter o CMA de 1a classe direto, sem ter o CMA de 2a classe previamente.

      • Gustavo Franco
        5 anos ago

        Entendido mestre, mais uma vez obrigado.

      • Você conseguiu ver, junto ao CEMAL, aquele lance de quem faz CA poderia tirar o CMA de 1ª direto, Raul?

        • Raul Marinho
          5 anos ago

          Eu mandei um e-mail, e um coronel me respondeu que esta verificando e me retornara asap. Veremos…

          Enviado via iPad

          • Rodrigo Damazio
            5 anos ago

            Alguma novidade sobre isso? Obteve resposta?

            • Raul Marinho
              5 anos ago

              Depois de mais de um mês, um coronel do CEMAL me enviou um e-mail dizendo… Que NÃO SABE QUAL É A REGRA CORRETA!!! É brincadeira uma coisa dessas? Ele sugeriu perguntar para a ANAC…

              • Se alguém for fazer no HASP e estiver fazendo C.A., leve a carteira de estudante que comprove sua matricula no curso e a carta da faculdade solicitando o CMA de 1ª!

                É o que eu faria. Como eu disse pro Raul. Eu quase consegui. Só que como eu era “aeroclube”, não rolou. Mas o tenente que me atendeu disse que se eu estivesse fazendo CA, poderia tirar o de 1ª classe direto.

                Acho que vale a pena arriscar ;)

  36. Rodrigo Souza
    5 anos ago

    Olá! Gostaria de parabenizar pela dedicação colocada neste site, tem me ajudado e muito nesta fase de inicialização para ser PP.

    Gostaria de tirar uma dúvida, em algum momento durante o exame é necessário apresentar a carteira de vacinação?

    Obrigado,

    Rodrigo

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Sim, para Febre Amarela e Tétano, com menos de 10 anos.

      • Rodrigo Souza
        5 anos ago

        Muito obrigado pelo retorno. Bom com isso vou ter que atrasar meu curso teórico em 8 meses até regularizar 3 vacinas de tetano. Bola para frete.

        • Raul Marinho
          5 anos ago

          Não, vc toma a 1a dose e já está apto para o exame.

          • Rodrigo Souza
            5 anos ago

            Obrigado Raul. Tomei a vacina hoje, agora somente falta da febre amarela. Muito obrigado novamente pela informação.

  37. Glauco
    5 anos ago

    Primeiramente Parabens pelo Blog !Bom … Fui reprovado no Cemal por ansiedade em Dezembro de 2011.Vou respeitar o prazo de 180 dias.Mas minha pergunta é a seguinte~.. Depois do prazo com a nova regulamentaçao eu posso tirar o meu CMA de 1 classe em qualquer outro local credenciado ou no Hasp mesmo …. (estou pensando em um medico ja credenciado para 1 classe)ATT. Glauco

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Não, vc tem que repetir o exame com quem te reprovou originalmente.

  38. Ricardo Bellini
    5 anos ago

    Ola amigo, quais exames nao sao mais obrigatorios para comissarios ? Obrigado e Parabens…

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Acredito que nada mudou, mas baixe o RBAC-67 (link no blog) e confirase é isso mesmo.

  39. William
    5 anos ago

    Ola Raul,
    Antes de comecar, parabens. Bom tembem fui infectado por essa paixao pela aviacao e com isso pretendo iniciar meu processo de conquista do breve de PP, apesar dos meus quase 41 anos. Estava lendo sobre as alteracoes da RBAC-67. No site da Anac criei o meu registro e peguei uma lista de exames necessarios para obtencao do CMA de 2 classe. Achei no site da Anac 1 profissional credenciado para fazer a avaliacao. Gostaria de confirmar se estou no caminho certo, este é o processo ou tenho que fazer atraves do CEMAL?
    obrigado

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      A escolha é sua, meu caro William. Se vc tiver m plano de saúde que cubra o custo dos exames, dá na mesma em termos financeiros. Mas o atendimento em hospitais militares é bem pior, e demora bem mais, além de ser mais rigoroso.

  40. Ana Clara
    5 anos ago

    Olá.
    Na verdade gostaria de tirar uma duvida, não sei se você pode me ajudar ou alguém que leia…
    Fiz curso de cms. ano passado tirei o CCF conclui o curso td certo, mais devido a problemas pessoas não pude fazer a prova da banca da ANAC, mais agora eu gostaria de dar andamento nessa profissão.
    Será que é possivel fazer a banca com o CCF vencido ???Ainda mais agora com essa mudança???

  41. Luis felipe
    5 anos ago

    Olá Raul.
    Li todas as perguntas e respostas, más não consegui tirar a minha dúvida.
    Sou de Brasília – DF e tirei meu CCF na JES(Junta Especial de Saúde) no HFAB.
    Ja estou voando e tenho 30h/voo. Meu CCF vence em março/2012.
    Tenho que fazer a revalidação do CCF 2ª classe para poder checar o PP, ou posso fazer o CCF inicial de 1ª classe para PC ?
    Com essa mudança de CCF para CMA, em relação aos exames, muda alguma coisa?
    Não lembro muito bem, mas tenho que ir em jejum, levar cartão de vacina, colher urina… correto?
    Onde encontro essas informações? Não consigo encontrar no site da anac.
    Desde já agradeço!
    luisfelipe.nery@gmail.com

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Eu entendo que, se seu aeroclube lhe fornecer uma carta de encaminhamento para vc tirar o CMA de 1a classe, vc pode tirá-lo em março, sim.
      Os exames não mudaram, são basicamente os mesmos do tempo do CCF. Só que os exames que vc tem que levar já feitos variam de hospital par hospital. Ligue no HFAB e se informe.

      • Luis felipe
        5 anos ago

        Obrigado Raul.

        E parabéns pelo fórum.

  42. Diego
    5 anos ago

    Quem foi Reprovado no CEMAl devido Ansiedade pode tentar tirar o CCF de 2 Classe em Clinica Credenciadas???

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Não, vc tem que respeitar os prazos para poder refazer o exame, ou entrar com recurso no próprio CEMAL.

  43. Gilberto Bazilio
    5 anos ago

    Olá, muito bom sua publicação. Estou começando a me organizar para iniciar meu PP e estou lendo a respeito do antigo “CCF” e todos os pré-requisitos para passar no exame, e agora com sua publicação vou ler a respeito do “CMA” e gostaria de saber sobre o IMC se as regras continuam a mesma?

    Grato

  44. Gilberto
    5 anos ago

    Qual o imc minimo para passar no cma? Quero iniciar meus estudos em breve e estou em duvida com relação a isso. Grato.

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      De acordo com o RBAC67, é necessário que o candidato “não possua Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 30 associado à circunferência da cintura maior que 102 cm para homens ou maior que 88 cm para mulheres”

  45. Cristiano Flaminio
    5 anos ago

    Oi Pessoal, alguma ideia onde conseguir a lista de clínicas homologadas no estado de SP? No Google não consegui nada…

  46. Ângelo Miranda
    5 anos ago

    Olá, pessoal,
    esta notícia é muito boa, pois tenho 65 anos, tenho boas condições físicas, mas pelo fato de ter que renovar a cada seis meses já estava ficando de “saco cheio” e quase desistindo. Por aqui, em BH nós
    renovamos em Lagoa Santa, que de certa forma não trás muitos problemas, mas com as clínicas particulares acho que ficará mais prático. Só espero que o custo não fique muito alto.

    Se tiverem mais alguma notícia, favor me incluirem no e-mail. Parabéns pelo blog.

    Ângelo

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Na verdade, para maiores ee 60 anos, os exames semestrais continuam em vigor.

  47. Emanuel Goulart
    5 anos ago

    Boa noite Raul,

    Li o novo rbh 67 e quem centraliza tudo agora é a Anac e não mais o Cemal né? Acho que meu problema que havia comentado com você pode ter sido solucionado.Relembrando fui reprovado e me deram 365 dias para retornar e minha dúvida é se poderia retornar em outro local ou teria que ser no Cemal mesmo. Agora com cada clínica emitindo, e tem um parágrafo que diz quando eles te reprovarem temporariamente terminando a causa poderá soliticar imediamente novo exame sem entrar com recurso. Será que posso ir direto a uma clínica?

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      A coisa está meio confusa nesse momento de transição. Espere méis um pouco, mas acho que dá, sim.

  48. Nana Portela
    5 anos ago

    Li sobre a questão do IMC (CMA 2° classe),diz que a pessoa tem que ter IMC abaixo de 40. No RBHA 67 tinha uma tabela definindo o peso máximo permitido onde era considerado a questão do peso,idade e sexo…Alguém sabe dizer algo sobre isso???

    • Jairo (PP)
      5 anos ago

      imc = massa/altura 2
      Indice de massa corporal = peso dividido pelo quadrado da altura
      agora a tabela:
      < 18,5 Abaixo do Peso
      18,6 – 24,9 Saudável
      25,0 – 29,9 Peso em excesso
      30,0 – 34,9 Obesidade Grau I
      35,0 – 39,9 Obesidade Grau II (severa)
      ≥ 40,0 Obesidade Grau III (mórbida)

  49. Ismael Gomes
    5 anos ago

    Que bom saber dessa notícia, parece que meu sonho de um dia se tornar ou Piloto Privado fica mais próximo a cada dia..Parabéns pelo blog que busca esses tipos de informações para nos servir…
    Estava me sentindo um peixe fora d´agua..

  50. Luiz
    5 anos ago

    Revalidei meu CCF de 1a classe hoje no HASP e o prazo de validade ainda saiu com 6 meses, apenas (tenho mais de 40 anos de idade).
    Questionei se não deveria ser 1 ano , conforme o RBAC-67 publicado no Diário Oficial em 9/dez/2011, mas, incrível, não sabiam que havia sido publicado e nem a partir de quando estariam valendo os novos prazos de validade. O único fato que tinham conhecimento era a extinção do CCF em papel a partir de 2012.

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      O HASP não saber da RBAC-61 é demais, não!?
      Como é que alguém não lê o Para Ser Piloto??? Não consigo entender isso!!!

    • Fred Mesquita
      5 anos ago

      A burrocracia é tão grande nesse meio que ninguém sabe de nada e trabalham baseado no nada sei…

  51. Jose Rocha
    5 anos ago

    Boa notícia! Com certeza vai facilitar a vida da maioria e quem sabe nem precisar mais daquela carta de encaminhamento do aeroclube (fio de bigode).

  52. Frank Costa
    5 anos ago

    + Que Noticia Boa * ————————— * agora Sim. xD

  53. Fred Mesquita
    5 anos ago

    Raul, enquanto estamos tentando absorver as novidades que a ANAC nos prepara para os anos seguintes, vejo que você está muito bem antenado e com a notícia fresquinha a seu alcance. Solicito se, na medida do possível antes dos últimos dias do ano de 2011, da possibilidade de reunir em um único post que contenha todas as novidades criadas pela ANAC e com seus devidos direcionamentos. Assim poderei melhor encaminhar a todos os meus amigos da aviação, onde poderemos encontrar todos os tópicos dessas mudanças em um único lugar.

    Muito obrigado e continue assim.

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Assim que digerir essas novidades melhor, farei um post-resumo da bagaça, sim!

      • Felipe Silva
        5 anos ago

        Raul, e se algum candidato não conseguir obter o CMA por alguma questão entre, oftalmologista,cardiologista e etc…. Como ele ficará sabendo para se possivel recorrer na junta superior de saúde da aeronautica? JSS-RJ , desde já fico grato pelas informações.

        • Raul Marinho
          5 anos ago

          Veremos como isso se dará má pratica, mas eu imagino que as clinicas/hospitais informarão ao candidato se ele foi ou não aprovado de alguma forma. Não é porque aboliram o papelzinho que não precisa mais dar satisfação, né?

  54. Gabriel
    5 anos ago

    Raul, na pratica, o fato de clinicas particulares poderem fazer o exame, pode ser traduzido em preços menores devido a concorrencia?

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Na minha opinião, improvável. Elas deverão seguir uma tabela, e pronto (ex. cartórios).

      • Gabriel
        5 anos ago

        Bom, mesmo assim eh uma boa noticia. Muita gente vai se beneficiar dessa medida, pois o transporte publico pro Galeao é muito deficiente. Parabens pelo blog, Raul. Muito obrigado.

  55. Vinicius
    5 anos ago

    Grande avanço.
    Vai facilitar a vida de muita gente.

    • Bruno Marques
      5 anos ago

      Até que enfim a ANAC ta começando a ajudar-nos.

      • Fred Mesquita
        5 anos ago

        Não Bruno Marques, esse serviço só é rápido por que é feito pelos Hospitais de Aeronáutica do Brasil, se fosse por Hospitais particulares e gerenciado pelo pessoal da ANAC, nem queira saber como seria a demora nos serviços.

Deixe uma resposta