Como ficará o mercado para pilotos de 2012 em diante

By: Author Raul MarinhoPosted on
389Views14

Praticamente todo dia sou convidado a responder uma consulta do tipo “Raul, eu estou com medo de investir tanto dinheiro num curso de pilotagem, e gostaria de saber se é seguro fazer isso, uma vez que o mercado depois de 2012 pode blá blá blá”. Ou seja, são pessoas que acham que eu posso dar alguma garantia às sua inseguranças, ou acham que eu tenho algum conhecimento secreto (mediúnico?) sobre o mercado futuro de pilotos.

Vai melhorar, já que as companhias estão adquirindo novas aeronaves em grande quantidade?

Vai piorar, já que os aeroclubes estão lotados, e muita gente está se formando, o que pode levar a uma super-oferta?

Vai ser o caos, se a abertura aos tripulantes estrangeiros for aprovada?

Minha resposta:

EU NÃO SEI!

Minha formação original é em Administração de Empresas: eu fui treinado para lidar com a realidade encontrada; são os economistas que posam de Mãe Dinah, e sempre sabem tudo sobre o futuro.

E tem mais: se você quiser ser piloto, seja porque gosta da aviação! Já falei disso aqui.

14 comments

  1. Rogério Werneck
    6 anos ago

    desconsiderando, as horas de cheque e de adaptação noturnas, pode se checar PC com 120 horas em avião confirme isso pra mim por favor!

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Negativo, o mínimo possível são 140h, a não ser que vc já seja PCH.

  2. Rogério Werneck
    6 anos ago

    Olá Raul vou postar minha dúvida aki pois o local que vc disponibilizou está encerrado… estou para terminar o meu PC/IFR e posso errar!

    vou colocar minhas constatações me corrija se estiver errado!

    RBHA 61.95 (a) (1) Diz que preciso de 150 hrs em avião homolog.

    Dessas: *40 pp (meu caso)

    RBHA 61.95 (2) (i) *70 em comando (Aì dentro estão 20 horas em rota com um percursso de 300nm)

    Se fosse fazer PC visual incluiria o 61.95 (2) (iii) 10 horas por instrumentos… (depois cito esse)

    RBHA 61.95 (2) (iv) *05 noturnas “em comando” ou seja 5 horas noturnas VISUAIS.
    ________________________________________________________________________________________________
    até aqui eu preciso fazer independente de ser IFR ou VFR. somando até agora deu

    para PC/VFR 125 hrs sem simulador e 120 com simulador ( 5 horas de simulador das hras por insturmentos)
    para PC/IFR 115 hrs , pois ainda não preciso fazer as hrs por insturmentos pois vou fazer as do IFR)
    continuando…….

    RBHA 61.173 (c) (2) (ii) *40 hrs das quais 20 reais podem ser trocadas por 25 simulador
    e ainda … 30 reais podem substituidas por 30 no simulador.
    seja nessa etapa de IFR podem ser 10 horas voadas comente em “AVIÃO”

    somando para PC/IFR 40+70+05+10= 125 horas em avião + 30 simluador = 155 total

    Tirando 5 que foi o meu caso mas o que na verdade se precisa para o PP são 35 = 150 toal

    exatamente o que se pede para PC!

    por favor Raul considere e verifique essa situação pra mim ! acabei minhas 70 visuais e preciso dar o proximo passo ! obrigado

  3. Patricia
    6 anos ago

    Guru Raul,

    venho aqui em defesa dos economistas…risos…pois eles também não sabem o futuro, afinal, eles sempre começam uma resposta dizendo: “depende”. Para o economista tudo depende de uma série de fatores!

    Aproveito também para defender aqueles que o consultam…risos…não nos leve a mal! Eu mesma já lhe mandei uma pergunta dessas de previsão para 2012, mas é porque vemos que você está acompanhando o assunto, se especializando nisso.

    Desculpe a brincadeira, é que ficou engraçado este post. E obrigada por nos manter informado sobre o que ocorre na aviação.

  4. Rogério Werneck
    6 anos ago

    Eu não estou me sentindo bem com essa discussão… Não tá saudável essa conversa de lista negra, desabafos, etc… Na minha sala de faculdade e de PC/IFR tem muitos alunos sim, mas “nenhum” fala inglês, poucos tem maturidade para ser aprovado numa entrevista, outros tantos, não tem dinheiro pra completar o curso nos próximos dois anos, outros vão fazer PC visual… O que quero dizer com isso ? Ora, não é assim formou tem emprego e pronto e acabou. Uma empresa não usa apenas o curriculo e o CCF de alguém e pronto. A aviação precisa de pessoas diferenciadas para um padrão de qualidade de primeiro mundo, pilotos educados , inteligentes, inovadores, bem humorados e etc… que são detectados com entrevistas, dinamicas, provas e por aí vai… então quem tá preocupado com vaga (na minha opnião) não está preparado…. Alguma dificuldade tem, seja ingles, seja timidez, seja falta de comunicação, até aparencia física sei lá , habilitações etc.. O nobre Raul me ajudou em minha caminhada e vai continuar ajudando, pq eu olho o blog dele antes de olhar RBHA (indecifravél e confusa). Mas vamo parar com esse assunto chato, e vamos curtir as aulas de voo, as nuvens, os instrutores bons, o erros de fonia alheios, chegar em casa e contar pra familia que tem uma hora a mais na CIV e vibrar com isso, colocar fotos e vídeos voando no facebook, defender ou meter a “ripa” nos boeros e paulistinhas. Não vamos pasa ros carros na frente dos bois, quando tu tiver pronto ( ae agente sempre sabe quando) vai ser chamado com certeza, pq vc mereceu isso! Tudo que agente faz com amor agente se dá bem ! Agora vou tirar uma dúvida aki em algum post do Blog do Raul, pq se eu perguntar coisa que ele já postou ele me xinga! rsrsrs me xingou uma vez disse que piloto tem ler mais e ficar mais atento ! E gostei do puxão de orelha! abraço!

  5. cleydson
    6 anos ago

    Quantas horas de vôo preciso para fazer inva.

  6. Gustavo
    6 anos ago

    Querendo ou nao isso tudo já está sendo refletido em várias escolas e aeroclubes, por conta das noticias que a aviaçao irá precisar de muitos pilotos etc e tal, muitos começaram a querer entrar na aviaçao apenas por interesse de uma oportunidade de emprego, só que esqueçem que a aviaçao quem nao tem o gosto pela coisa tem grandes sanches de ficar muito frustrado, já ví exemplos de gente q terminou o PP ou o PC e acharam a ideia de ter que ir voar no norte do Brasil ou em regioes inospitas um absurdo, ainda mais quando muitas vezes vc tem q voar sem ganhar nada, somente a oportunidade de acumular horas de voo, algumas escolas de aviaçao com o olho grande nao fazem nenhuma questao de explicar isso para os novos alunos, a nao ser q o aluno seja filho de papai q tem muita grana no banco, ai sim poderá pagar todas as horas de voo sem precisar se deslocar da sua cidade, mas e ai depois q formar? quem quer ir longe na aviaçao nao pode querer ficar enraizado num lugar só, falo isso pq ja vi muitos exemplos assim nas escolas aqui da minha cidade.

  7. Roberto Magalhães
    6 anos ago

    A cada dia que passa tenho a mais absoluta certeza de que para quem gosta do que faz ou do que quer fazer a profissão é uma extensão de sua vida como um todo, independente de ganhos e perdas.
    Tenho certeza de que sou exatamente assim.. um apaixonado por aviação – Helicóptero em especial.
    Grande abraço Raul!

  8. Fred Mesquita
    6 anos ago

    Raul, em meu Blog, também sou alvo de dezenas de perguntas desse mesmo nível que você sempre recebe e fico certas vezes constrangido pois muitos querem receber uma respostas que lhe agradam e nem sempre o que eu respondo pode ser o que o tal queira escutar…. Posso aproveitar e copiar esta postagem em meu Blog, com os devidos créditos ?

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Lógico! Nem precisa perguntar! “Mi casa és su casa”.

  9. Bruno Marques
    6 anos ago

    Quem entra por dinheiro nao vai ser um bom Piloto….

Deixe uma resposta