Manual de preenchimento da eCIV

By: Author Raul MarinhoPosted on
1443Views50

A ANAC acabou de divulgar em seu portal o manual de instruções para preenchimento da CIV digital (eCIV). Clique aqui para baixar o arquivo em PDF.

50 comments

  1. Paulo Cossari
    7 meses ago

    Raul!
    Quem pode ver minha CIV Digital no sistema SACI da Anac alem da propria ANAC? As horas ficam acessiveis a pessoas comuns ou a empresas?

    • Raul Marinho
      7 meses ago

      Só vc e a ANAC.

  2. Robert
    1 ano ago

    Prezado Raul boa tarde, estou fazendo algumas correcoes na minha Civ digital que percebi em relação a CIV impressa há diferenças em horas de voos entre elas, acho que terei que corrigir a CIV digital, gostaria de saber se posso realizar este procedimento no SACI? caso não você sabe como devo fazer?

    Muitíssimo obrigado e parabéns pelo seu trabalho.

  3. Julia Pimenta
    2 anos ago

    Raul,

    Para fechamento da CIV de papel, necessito ter as assinaturas em ordem cronológica ? Ou posso pular algumas folhas e depois voltar?

    • Raul Marinho
      2 anos ago

      Vc tem que estar com as assinaturas corretas, conferência inclusive. Se não estiver na ordem cronológica, em princípio não há problema.

  4. Gustavo Ferreira medeiros
    2 anos ago

    Olá Raul, gostaria de saber como proceder para COMPROVAR que não tenho nenhuma hora de voo realizada, pois necessito comprovação para concorrer a BOLSA PILOTO, no meu caso PP-A. Segue parte do e-mail enviado pela SAC:

    2. Ao Candidato Classificado à Bolsa de Piloto Privado categoria Avião:
    · Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 2ª Classe – nível Piloto Privado categoria Avião;

    · Comprovante de aprovação na Banca Teórica da ANAC para Licença de Piloto Privado categoria Avião;

    · Caderneta Individual de Voo (CIV) – enviar a página de identificação, as páginas que comprovam as horas voadas e a(s) página(s) de conferência, se aplicável.

    Prazo muito apertado foi dado quem tem alguma pendência e precisa comprovar, até o dia 16/10, no meu caso, o CMA e a prova da ANAC ainda não foram realizados, mas estão bem encaminhados, o CMA já realizei o agendamento, e a prova da ANAC PP já foi marcada, porém, to correndo contra o tempo para revisar todo o conteúdo em menos de 2 semanas. Sem contar que tive que arrumar $$$ em cima da hora.
    Não custava ter informado antes né SAC? Não existe ninguém que fica esperando, com tudo pronto, essa bolsa, que é imprevisível quando vai sair, falta de planejamento e padronização.

    • Raul Marinho
      2 anos ago

      Entre em contato com a SAC e peça orientações.

  5. Wendell
    3 anos ago

    Ola Raul, pode me ajudar em relação a exclusão de horas de voo na CIV eletrônica, como devo proceder etc?

    • raulmarinho
      3 anos ago

      Infelizmente, também não sei.

    • Morosini
      2 anos ago

      Wendell, para a exclusão das horas da CIV Digital, faça o login com seu nome de usuário e senha, Entre na CIV Digital, vá até a hora de vôo que deseja excluir. Na lateral direita existe um ícone de exclusão. Quando clicar nele, aparecerá um quadro para que você deixe sua justificativa ( qual o motivo da exclusão). Será enviada uma solicitação para a ANAC.

  6. Fernando Paschol
    3 anos ago

    Raul, não recebi minha senha de no SACI, coloco meu email e CPF cadastrado no “esqueci minha senha” e diz que os dados estão incorretos o que devo fazer? Obrigado.

    • raulmarinho
      3 anos ago

      Entrar em contato com a ANAC. Se não der resultado, reclamar na Ouvidoria.

  7. Adriano Ângelo
    3 anos ago

    Tenho um amigo que checou PP, quando lançar a CIV digital tem alguma regra que deve ser obedecida . Do tipo de voo que é realizado: piloto em comando ou no pp as horas são consideradas duplo-comando ?

  8. Paulo
    3 anos ago

    Boa tarde Raul,

    Minha dúvida é sobre o voo de check de PP. Como devo lançar na CIV? PP Duplo Comando? Até agora ninguém soube me responder com certeza. Grato!

    • raulmarinho
      3 anos ago

      No voo de cheque, o checado é, normalmente, o piloto em comando. O problema é que no voo de cheque de PP, o checado ainda não é piloto habilitado, logo não poderia ser o piloto em comando daquele voo. Por isso vc deve lançar o voo como duplo-comando nesse caso.

      • Mariana
        2 anos ago

        Raul, tenho dúvidas com relação ao lançamento em cmd: segundo o parágrafo do RBAC 61.3, “Só pode atuar como piloto em comando ou segundo em comando a bordo de aeronaves civis registradas no Brasil quem seja titular e esteja portando uma licença/certificado de piloto com suas habilitações válidas, expedidas em conformidade com este Regulamento, e apropriadas à aeronave operada, à operação realizada e à função que desempenha a bordo.” Porém, se eu checo o PC incluindo o IFR e não possuo a habilitação para Instrumentos, entendo que eu não poderia lançar em comando, assim como o MLTE. Por outro lado, em voos de cheque o “aluno” está sendo avaliado em comando da aeronave.. Ou seja, você foi aprovado em comando. Um pouco confuso…

        • Raul Marinho
          2 anos ago

          “se eu checo o PC incluindo o IFR e não possuo a habilitação para Instrumentos”???
          Não entendi.

          • Mariana
            2 anos ago

            Um aluno vai checar o PC MNTE IFR, porém ele só possui a licença de PP com habilitação mono. Pelo regulamento (“…com suas habilitações válidas…”), se ele não possui a habilitação de voo por instrumentos, ele não poderia lançar o voo (de cheque) em comando. Estaria correta essa interpretação?

            • Raul Marinho
              2 anos ago

              Aí vai depender de como está o PLN do voo de cheque. Na maior parte dos casos, o PLN é VFR, e o cheque de IFR ocorre sob capota, então o candidato poderia lançar o voo em comando, já que estaria habilitado ao voo em questão. Mas se o PLN for IFR, aí seria impossível mesmo lançar as horas de cheque em comando.

  9. Emidio Junio
    3 anos ago

    Calculo e recalculo e minha CIV de papel fica com 1 hora de diferença, normal isso?

    • raulmarinho
      3 anos ago

      Não. Deveria bater. Vc deve estar com algum problema nas frações (decimais na CIV e em min. na digital).

  10. MpBraga
    4 anos ago

    Caro Raul, muito o seu Site, ajuda mesmo, sempre o recomendo para quem me pede informações sobre cursos e assuntos aeronáuticos, hoje a dúvida é minha sou PLA tenho aproximadamente 12.700 horas, voei no Brasil por vários anos na InterBrasil, VASP e TAM, nos últimos dois anos fui cmte na Qatar Airways, mas agora de volta ao Brasil me deparei com essa CIV eletrônica, e pior, tenho de apresentar ela preenchida para a minha revalidação de licença, pois a licença emitida no Qatar não é válida para comprovar experiência caso você aplique na China por exemplo, pois esses países não possuem acordos comerciais bi-laterais, então tive de renovar a minha licença ANAC, coisa que fiz em Miami na PanAm, pois na CAE aqui no Brasil, teria de fazer todo o curso do A320 de novo, como se nunca tivesse voado o equipamento e com um custo de aproximadamente US$17.000,00 (isso mesmo Dezessete mil Dólares), mas nos EUA eles tem um curso que prevê o treinamento para quem já tem experiência e que está parado por até 5 anos.

    Bom como faço para lançar as horas já voadas na CIV eletrônica, não existe campo para experiência anterior, ou mesmo uma maneira para importar as horas que tenho lançadas a quase 10 anos no mccPilot Pro?

    Posso lançar as horas voadas no exterior?

    Tô completamente perdido, ninguém me dá uma informação correta, ou pelo menos uma respósta lógica, pois se eu tiver que lançar todas as minhas horas na CIV eletrônica da ANAC eu desisto de voar, pois terei de ficar no computador o resto de minha vida.

    Muito Obrigado e uma grande abraço

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Eu não sei se entendi corretamente o seu problema, mas vamos lá:
      1)Vc não precisaria lançar todas as suas 12.700 horas da eCIV, se for o caso, mas somente as horas que vc vai usar para comprovar o que pretende;
      2)Sobre as horas voadas no exterior, aplica-se a seção 61.29-j do RBAC-61, a saber:
      As horas de voo realizadas a bordo de aeronaves com marcas de nacionalidade e de matrícula estrangeiras somente poderão ser aceitas quando a finalidade for comprovar experiência para a concessão de licença e/ou habilitação e/ou comprovar a experiência recente, conforme previsto neste Regulamento, desde que as horas de voo tenham sido realizadas em centros de treinamento ou centros de instrução ou em empresas de transporte aéreo certificados pela autoridade de aviação civil do respectivo país, que seja contratante da Convenção de Aviação Civil Internacional, e sejam declaradas por aquela autoridade e consularizadas, conforme Manual do Serviço Consular e Jurídico do Ministério das Relações Exteriores.
      3)O seu caso não é de uma revalidação de licença, mas sim de habilitação de TIPO, já vencida. Então o que se aplica é a seção 61.215-b do RBAC-61:
      Após decorridos 6 (seis) meses, ou mais, desde o final do período de validade estabelecido na seção 61.19 deste Regulamento, sem considerar o prazo de tolerância estabelecido na seção 61.33 deste Regulamento, o titular de uma habilitação de tipo não poderá mais solicitar sua revalidação, devendo, neste caso, ser efetuada uma requalificação. A requalificação consiste em uma nova demonstração, por parte do candidato, do cumprimento dos requisitos de conhecimentos teóricos, instrução de voo e proficiência para concessão da habilitação de tipo pertinente.
      Daí, eu entendo que, se a PanAm for reconhecida pela ANAC, vc mata os requisitos de instrução e de cheque, ficando faltando somente a banca de PLA para resolver a questão dos conhecimentos teóricos.
      Em princípio, é isso… Não sei se ajudei.

      • scarebus
        4 anos ago

        Caro Raul; muito obrigado por sua resposta, ajudou muito, mas ainda tenho minhas dúvidas quanto a utilização da CIV Eletrônica da ANAC, você me disse que posso lançar na CIV apenas as horas mínimas necessárias para a solicitação da licença pretendida, mas a própria ANAC afirma que utilizará esta nova CIV para comprovação da experiência do aeronauta, como vai funcionar?? se eu só preciso lançar menos horas do que realmente tenho, apenas para cumprir os mínimos requeridos, como fica o registro REAL das minhas horas, como os empregadores saberão a minha real experiência, acredito que essa “BRECHA” na maneira de preencher a CIV seria facilmente corrigida pela ANAC, caso eles aceitassem a cópia da CIV de papel como registro inicial de abertura da CIV eletrônica, e à partir dai sim termos os novos registros corretos… Muito Obrigado…

        • Raul Marinho
          4 anos ago

          A eCIV nada mais é que uma maneira que a ANAC encontrou para “terceirizar” (para o piloto) a digitação dos dados das horas de voo… Os documentos oficiais que comprovam as suas horas de voo continuam sendo as CIVs (na 91 brasileira), os Logbooks (na 91 estrangeira) e as Declarações de Horas Voadas (na 121 e 135 de qquer lugar), assinadas e carimbadas. Assim, no seu caso, que já é PLA, para que ficar registrando todas as suas horas de voo? Vc não vai precisar comprovar as 1.500h para obter a licença de PLA. Portanto, para comprovar suas horas para o empregador, basta exibir cópia desses documentos, não muda nada.

  11. Lucas Santana
    6 anos ago

    o que seria um voo discriminado?

  12. Fernando
    6 anos ago

    Como faço para lançar as horas do simulaodor homologado que realizei? Pois na civ de papel, a escola na qual realizei o treinamento ( EJ ) , lançou apenas uma linha, com trinta horas de voo e um carimbo da escola…

    • Eliseu
      5 anos ago

      Também estou com essa dúvida de como lançar as horas do simulador, na civ de papel está lançado 30 horas em uma única linha…

  13. Arthur
    6 anos ago

    Raul,

    Pelo que andei lendo, TODAS as horas (incluindo as lançadas na CIV de papel) deverão ser lançadas no formato horas e minutos e não mais em fração.
    A tabela serviria justamente para fazer a conversão dos decimais da CIV de Papel de volta para o formato de HH:MM. Afinal, não voamos decimais de horas, certo!?
    Mas tenho uma dúvida, eu tenho todos os papéis (não são tantos assim ainda, cerca de 60) das minhas horas. Posso lançar como está lá, já que não precisaria fazer a conversão? Ou é melhor fazer a conversão para não ter problemas com a ANAC?

    Mais uma vez, obrigado pelo espaço e pela grande ajuda que nos possibilita!

    Um 2012 abençoado e repletos de ótimos voos!

    Abs.

    • Nathalie
      6 anos ago

      Arthur,

      O melhor é usar a tabela de conversão, porque se você lançar os minutos realmente voados, vai dar diferença no tempo total da tua CIV de papel.

      Exemplificando:
      – Se você fez dois voos de 00:33 – na sua CIV foram lançados dois voos de 0.5, certo??? Então tempo total = 1.0…
      – Agora, quando somados os minutos (que a CIV online faz isso automaticamente) 00:33 x 2 = 01:06, o voo seria de 1,1, ou seja, 0,1 a mais… isso quando somar vários voos o erro se torna enorme.

      Teve um colega que fez isso e depois teve que pedir pra a GPEL apagar TODOS os lançamentos dele, porque em pouco mais de 100 horas que ele lançou, a diferença foi de quase 8 horas de erro.

      E esse mesmo erro pode terminar sendo “pra menos”, complicando somatórios pra voos de cheque e recheque.

      Abraços e ótimos voos!!!

  14. Carla
    6 anos ago

    Pessoal, quando não recebe a senha para cadastro, o que fazer ??? Não conseguimos recadastrar e nem nada…..

  15. Fernando Henrique
    6 anos ago

    Como preenche essa E civ?
    obg

  16. Fernando Henrique
    6 anos ago

    Como preencho a Eciv corretamente para helicoptero?
    Obg

  17. Aviador
    6 anos ago

    Galera, alguém sabe se já está realmente valendo a verificação de horas via CIV digital? Vou fazer meu cheque de PLA inicial e já lancei minhas horas na CIV digital. Quero saber se eles vão considerar este sistema para comprovação das horas, ou se terei que apresentar a CIV de papel também. Tenho também declarações de empresas de táxi aéreo (RBHA 135) e empresas aéreas (RBHA 121) e sei que estas declarações deverei apresentar, pois não tenho os voos discriminados um a um.
    Fico no aguardo de uma “luz”.
    Abraços, bons voos e abençoado 2012 aos colegas aviadores!

  18. José Murilo Baraúna
    6 anos ago

    Como faço para deletar um voo, caso tenha algo de errado?

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Insira o vôo certo, e depois mande um e-mail para o GPEL deletar o errado.

  19. Menezes
    6 anos ago

    Foi disponibilizado pela Anac uma tabela de minutos, mas essa tabela só vai até 0,8 = 48min. A pergunta é se eu fizer um voo de 54 minutos como vou lançar na CIV digital, pois no manual não tem o decimal 0,9. Será que temos que arredondar pra mais ou para manos. Raul da uma força.

    • Raul Marinho
      6 anos ago

      Preciso checar.

      • Menezes
        6 anos ago

        Ok Raul, fico no aguardo..

        • Menezes
          6 anos ago

          Ei Raul, não esqueça de mim kkk.. tem alguma novidade sobre essa duvida? Um feliz 2012 para você e todas sua famila!

          • Raul Marinho
            6 anos ago

            Pode deixar! Eu não respondi por que ainda não sei a resposta…
            Um abração e feliz 2012 para vc tbém!

            • Menezes
              6 anos ago

              Boa noite Raul, tem alguma novidade? Grande abraço.

    • William Andrade
      5 anos ago

      Menezes, não sei se vc conseguiu resolver a dúvida, em todo caso, segue um link da IAC3252 que trata sobre o lancamento das horas na CIV de PAPEL, nela consta uma tabela que indica o numero decimal o qual deve ser adotar caso o minuto nao de um decimal inteiro.

      http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC3252.pdf

      Espero que ajude a outros tambem.

      Abs

  20. Lukas Evandro Reina
    6 anos ago

    Pessoal eu não recebo o e-mail da anac com minha senha e foi confirmado o cadastro

  21. Ricardo Cosentino
    6 anos ago

    Olá Raul, lendo o manual não ficou bem claro se as horas que deverão ser lançadas na civ digital são todas que temos na civ de papel? ou somente as voadas à partir de agora? Um Abraço!

  22. Jonathas Luciano
    6 anos ago

    Boa Raul. Obg por disponibilizar o link.

    • PilotoChefe
      6 anos ago

      Tem de lançar todas as horas. Pelo menos aquelas pertinentes para o processo que se está pedindo

      abs

Deixe uma resposta