CHT-Miojo, o brevê instantâneo

By: Author Raul MarinhoPosted on
212Views6

No flagrante acima, o Cmte. Natanael saboreia seu brevê sabor galinha.

.

Já faz um ano mais ou menos que a emissão de CHTs (os populares “brevês”) por parte da ANAC ficou caótica. Minha CHT de Piloto Comercial, por exemplo, demorou 2 meses para ser analisada, e eu conheço gente cuja espera tangenciou 4 meses! Recheques, pedidos de inclusão de novas habilitações, tudo ficou empacado na ANAC, o que atrapalhou a vida de praticamente 100% dos pilotos – da aviação geral, ao menos. Ocorre que, agora, a ANAC mudou a metodologia de análise e concessão de licenças e habilitações, e os prazos caíram para um dia útil, apenas! E isso não é lenda, na semana passada eu conversei com um sujeito que checou o INVA num dia, e teve sua habilitação publicada no sistema menos de 24h depois, antes do final do expediente do dia posterior. É o CHT-Miojo, o brevê instantâneo!

Eu confirmei essa informação hoje com o sr. Camilo Baldy, gerente de licenças e de pessoal da ANAC, que autorizou a divulgação da seguinte mensagem:

Já está no ar um sistema automatizado autônomo para concessão de licenças e habilitações baseado em informações prestadas pelos examinadores e inspetores.

Ou seja aquela planilha já não é mais necessária, todos os pilotos que tiverem processos digitais abertos e os examinadores ou inspetores fizerem o lançamento digital da fap receberão automaticamente uma licença provisória enquanto o processo é analisado.

Conseguimos no Brasil então um método similar ao americano de liberação para voo logo após o cheque, um pouco mais robusto do que o deles eu diria.

Conto com sua ajuda na divulgação dessa facilidade.

Atenciosamente

Camilo Baldy

Gerente – Gerência de Licenças

Mais informações sobre as mudanças na emissão de licenças aqui.

6 comments

  1. João Paulo
    3 anos ago

    Qual e-mail Camilo Baldy ?

  2. Vitor
    5 anos ago

    Bullshit!!!

  3. Fred Mesquita
    5 anos ago

    Vou ficar fora dessa CHT tipo Miojo pois contém muito sal e posso ser reprovado no exame do CMA. Brincadeira à parte, fico ainda na dúvida se para receber a CHT temporária seria necessário fazer o pedido ou basta esperar que eles liberem de imediato ?

  4. Orlando
    5 anos ago

    Bom, eu chequei meu PC/IFR em 05/12/2011, entrei com a minha documentação toda digitalizada no dia 20/12 já com a minha CIV toda digitada no sistema SACI e até agora nada!!!

Deixe uma resposta