Piloto, profissão esperança

By: Author Raul MarinhoPosted on
448Views8

(na cena acima, um homem recém-checado Piloto Comercial tenta há seis meses mover a ANAC para que ela emita sua CHT)

 

Li um texto em um fórum de discussão ontem que acho que vale a pena reproduzir aqui. É a sina dos pilotos brasileiros de hoje em dia. O autor, que assina “3Setão“, está de parabéns!

.

.

Vou contar uma história…

O cara quer arranjar um emprego, voar, fazer alguma coisa…. tentar, enfim….. sempre quis ser piloto!!! Ama isso!!! Paixão verdadeira!!!

Primeiro, o cara tira o PP, mas você não pode muita coisa porque pedem o PC…..e só com o PP nenhum amigo te ajuda….

Você vai e tira o PC/IFR, checa com 150 horas. Mas….. não dá ainda….. tem que ter o MLTE…. beleza….

Junta aquela grana, se esforça, espreme aqui e lá…. UFA!!! Tira o MLTE!!! Agora sim!!!………………………… Mas não…. pera ae…. 170 horas é pouco… ganha mais experiência..

Tá, o cara SE VIRA, não tem como mas, ele arranja alguma experiência…. puxa faixa, voa com amigo…. Tá com 450 horas!! Opa, e aí?? Agora vai!!! né???

Pow…. ainda não. É bom fazer a faculdade!!!….Ajuda muito!!!! Com a faculdade é certo que você arranja algo!!!

Tá bom…. lá vai o cara…. fica anos e anos sentado na cadeira da facul…. aprende MUITA COISA…. e, se forma!!! Ganha um diploma!! UHUL, agora eu começo a trabalhar!!

E ae, meu currículo ta bom???

Poxa…. calma…. ainda não!!! Vai ali e faz o Jet Trainer pra você ter uma noção de jato!!! (????)…. mas tudo bem, o cara vai lá e faz o Jet!!!

Uhull, jet trainer!!!….. Caramba, demorou mas cheguei!!!

Vamos trabalhar???

Não meu xapa…. vc tá doido???…. faz o seguinte… vc tem inglês ICAO?? Não!!…. Pooooxa, deu mole!!! tem que ter…. tira o ICAO que vc tá garantido no mercado!!!

O cara, mais uma vez, se esforça, se dedica, paga e se vira…. dá nó em pingo d’água…. estuda… estuda…. tira um ICAO 3…. Putz…. tenta de novo e tira um 4!!!!!!!!!!!

UFAAAAAAAAAAAAAA……. UHUL, AGORA ESTOU PRONTO!!! e com ICAO 4!!!!!

Bora trabalhar???…. Ei, meu currículo está bom???

Não, vc está doido!!!…. vai com calma, tira o PLA teórico. TEM QUE TER o PLA teórico!!!!….. vixi…. tá bom… tá bom….

O cara vai lá, viaja, vai na ANAC, gasta MAIS GRANA, estuda e faz a banca de PLA. Passa!!! Uhul, agora ele é PLA teórico!!!….. rsrsrsrsrs

Ó, vai ter uma seleção….. mas pedem o CCF de 1ª Classe de PLA, mas tem que ser de PLA hein!!!

Putz….

O cara corre, ajeita tudo, se submete aos prazos idiotas e ufaaaaaaaaaaaaaaaaa….. CCF de PLA!!!!!

Nossa, deu certo!!! Consegui fazer a seleção!!! Quando sai o resultado??? Em 30 dias!!! (que demora)

Ok…. 52 dias depois ninguém entra em contato e então ele liga…. pergunta….

-Opa, eu queria saber, se não for incômodo…. o resultado daquela seleção…. e tal…

-Ah, sim!! Infelizmente não foi desta vez!!!……

-o que deu errado??

-infelizmente não podemos informar, obrigado!!

E aí você chega em casa, deita na cama e se pergunta….

-Beleza, e agora meu brother????….. qual é a desculpa?? Qual é o problema do planeta???…. Tem que ir pra NASA???….

Tem que ser muito equilibrado!!

Eu respeito MUITO todos os que estão nesta luta!!….. porque os que realmente lutam, batalham e se dedicam, merecem!!!!! Existem muitas situações e casos… cada um tem seu caminho…

Eu imagino que hoje em dia as coisas estão muito mais fáceis que antigamente, pois, a galera sai do aeroclube e vai voar jato, mas eu não posso falar muito de 20 anos atrás…. só posso falar de agora.

Apesar do que eu escrevi acima ser um tanto quanto pessimista, quero dizer que tudo vale muito a pena!!!…. As coisas estão legais sim!!!!…. Vamos aprender, perguntar pra galera…. observar e continuar se dedicando!!!! Não importa se depois o comandante é sacana, grosso e outras mil coisas mais…. ignora esse lado e tenta aprender o máximo com ele, porque alguma coisa que preste e ele vai saber pra te ensinar, mesmo que seja com muito mau humor!!!

….. e no final tudo vale a pena e quem sai ganhando somos nós.

É isso aí galera!!! Sucesso a todos.

Forte abraço!!!

 

 

8 comments

  1. Sintese perfeita da pura realidade de quem quer seguir carreira na aviação aqui no Brasil. Salvo raríssimas exceções (vulgo “peixadas” ou “QI”).

    Fred, tb sempre me pergunto: “quantas pessoas estão preparadas e com dinheiro no bolsa para esses gastos ? Quantos irão desistir no meio do caminho”?

    Essa pergunta é uma das coisas que me faz seguinte em frente e não perder o foco.

    • Fred Mesquita
      5 anos ago

      Alisson, fora as “peixadas” ou “QI”, se você vai seguir em frente e não perderá o foco, parabéns pois você com certeza é um dos que possuem altas somas de dinheiro para gastar, mas a prática normal nem sempre é assim, muitos que hoje começam, em busca dos sonhos, nem imaginam o que há por vir. Quando de deparam da “dura” realidade, deixam seus “sonhos” de lado, por falta de dinheiro mesmo.

      O que quero deixar bem claro e que em minha época de PP, PC, Multi/IFR o que não faltava era patrocínio por parte do Governo Federal e do DAC (redução dos impostos, e por aí vai….), e não fui desses que tirou todos esses cursos em aeroclube, não tinha dinheiro disponível para isso e meu PC, MULTI/IFR foi feito através dos amigos que já voavam e de alguns incentivos com redução dos valores em algumas instruções.

      Hoje em dia está tudo mais difícil e a “camaradagem” que tínhamos dos amigos do passado já não existe mais. É cada um pensando em benefício próprio e sem olhar de lado. Como seria bom que muitos de hoje em dia pensassem como os 3 mosqueteiros: um por todos e todos por um. (hoje é difícil isso vir a acontecer…).

      • Quem me dera ter “altas somas” pra gastar hauhuauha … Acabei me fazendo entender mal. A propósito, a soberba é algo que me enoja.

        Eu quis fazer alusão a atitude de perseverar. Coisa que acredito que somente quem tem realmente a vontade de ser piloto consegue. Pois, mesmo se eu, ou qqer um, tivesse grana de sobra pra pagar a sua formação, ainda sim não seria simples nem muito menos fácil.

        To camelando pra bancar essas carteiras! Mas nao vou desistir. Independente de cenário de vagas pra pilotos ou qualquer outro fator. Quero que a aviação seja meu ultimo trabalho nessa vida a qqer custo! hehee

        Ja fui atendente de balcao, militar do exercito, militar da FAB, tecnico de hardware, analista de sistemas… e durante todo esse tempo sempre pensando naquilo que eu sempre quis ser. Piloto. :) Já são mais de 10 anos me preparando e ensaiando e dessa vez agora vai! ehhe

        Abraço!

        • Arthur
          5 anos ago

          É Alisson, estouno mesmo pique que você, nesta luta a tanto tempo quanto você….
          Mas desta vez vai!
          Força aí!

          Abraço!

  2. Fred Mesquita
    5 anos ago

    Essa é a verdadeira história que um candidato tem que passar para chegar onde deseja. Calculo em média uns 8 anos de luta constante e um gasto que pode girar em torno dos 160 mil reais (no barato). Agora pergunto… quantas pessoas estão preparadas e com dinheiro no bolsa para esses gastos ? Quantos irão desistir no meio do caminho simplesmente por que não há vontade nenhuma por parte das empresas e do Governo Federal em patrocinar parte desses cursos ? Quantos arriscarão suas vidas “em busca de um sonho” quase que impossível, cheio de percalços e barreiras ? – Essa é a verdade mais que verdadeira que todo mundo hoje em dia precisa tomar conhecimento, porque é assim que terá de fazer… Infelizmente ISSO É BRASIL.

  3. Daniel Victor Foureaux
    5 anos ago

    Show de texto, a realidade nua e crua!!!

  4. Victor
    5 anos ago

    Raul, nada a ver com o assunto. Conhece algum site para baixar ou até mesmo comprar livros de PP e PC ebook? Para estudar pelo iPad?

    att

Deixe uma resposta