Para Ser Piloto

Formação Aeronáutica e Segurança de Voo

Bolsa para ser piloto de planador

12 Comentários

 

O leitor Alisson Santana me mandou uma mensagem hoje com a informação de que estão abertas as inscrições para bolsas de piloto de planador, conforme essa notícia do G1. Além de ser um excelente esporte, o voo a vela também pode ser usado para abater horas nos cursos de PP e PC de avião. De acordo com o RBHA-61, isso acontece da seguinte maneira:

No curso de PP:

-Se o candidato tiver a licença de PPL-Piloto de Planador “simples” (isto é, o planador sem motor, que precisa ser rebocado), ele pode checar o PP com 25h.

-Se o candidato, além de possuir a licença de PPL, comprovar ter realizado em motoplanador, com o motor em funcionamento, pelo menos 5h de voo de navegação em duplo-comando, além de 5h em navegação solo, ele pode checar o PP com 15h (logo, abate 20h do curso de PP).

No curso de PC:

-Se o candidato tiver a licença de PPL, o candidato pode incluir até 30h de voo em planador, desde que essas horas tenham sido realizadas em voo solo.

Então, para quem está pretendendo iniciar a instrução de PP/PC de avião, vale muito a pena aproveitar a oportunidade! E ao Alisson, meu muito obrigado pela dica!

About these ads

12 thoughts on “Bolsa para ser piloto de planador

  1. nao consigo me inscrever…o site nao “existe”. Em qual site vcs se inscreveram?? Obrigada!!

  2. Caro Raul.

    Encontrei este artigo em seu blog e fiquei bastante interessado, fiz minha inscrição e tbm marquei meu voo.

    Porém fiquei com algumas dúvidas.

    Mesmo que não venha a ser contemplado com a bolsa, o curso de planador pode vir a baratear a formação de piloto comercial tendo em vista que o reboque custa R$120,00?

    Outra dúvida, a cada reboque é possivel fazer quantas horas de voo?

    O curso de planador agrega algo no curriculo de um piloto ou serve apenas para praticar a atividade como hobby?

    Existe algum tipo de reconhecimento do mercado como um extra ou algo similar?

    Muito obrigado pela atenção,

    Forte abraço!

    Arba”

    • Mesmo que não venha a ser contemplado com a bolsa, o curso de planador pode vir a baratear a formação de piloto comercial tendo em vista que o reboque custa R$120,00? R: Pode. Eu já expliquei isso no blog. Procure a informação.

      Outra dúvida, a cada reboque é possivel fazer quantas horas de voo? R: Depende do vento. Pode ser 15min, pode ser 3h.

      O curso de planador agrega algo no curriculo de um piloto ou serve apenas para praticar a atividade como hobby? R: Agrega, mas não é muito relevante numa contratação.

      Existe algum tipo de reconhecimento do mercado como um extra ou algo similar? R: Vide resposta anterior.

      Enviado via iPad

      • Obrigado pela resposta =D

        Como dito no comentário inicial, marquei meu vôo que foi realizado nesse Domingo dia 1° de abril (mas não foi um vôo de mentira) uheuheuhee

        E junto com o vôo realizei um sonho =D

        Foi muito bacana, na verdade foi sensacional!

        Em forma de agradecimento por me informar sobre a oportunidade vou fazer um relato de como foi o dia:

        Foi um pouco cansativo, pois chegamos cedo no aero clube de Rio Claro -SP (oito da manhã) e fomos pra casa por volta das (cinco da tarde)

        Estávamos em 4: Eu (de Piracicaba), kinonis (de Amparo), Bruno (de São Paulo capital) e um senhor Suíço de 68 anos!!! Cujo nome é “Swts” ou algo parecido (de Limeira).

        Logo de inicio recebemos a noticia que o instrutor que iria fazer nossos vôos de avaliação teve que viajar e não havia instrutor para fazer nossas vôos, sendo assim após uma série de telefonemas o piloto rebocador conseguiu um instrutor, que para nossa sorte é bi campeão brasileiro de vôo a vela =D.

        Fomos até o hangar conhecemos os planadores, apanhamos um bom bocado para funcionar um jeep antigo que é usado para rebocar os planadores até as cabeceiras e depois disso seguimos para a pista.

        O primeiro a voar foi Kinonis que tem 15h de vôo PP, o vôo dele durou uns 40 minutos, logo em seguida foi minha vez.

        Nunca tinha voado em aeronaves de pequeno porte antes, sendo assim o instrutor me explicou para que serve cada instrumento e também os comandos, logo após coloquei o pára-quedas entrei no planador e começou a decolagem, fiquei impressionado ao ver como o rebocador “samba” durante a decolagem e outro fato que me impressionou é que o planador decola antes que o rebocador.

        Já a 300 m o instrutor me explicou como funcionam as térmicas, a formação das nuvens, sobre os “urubus” e quando olhei no altímetro estávamos a 500 m então o instrutor fez o desligamento.

        Logo pegamos uma térmica e começamos a girar, puts gira pra caramba, uheuheuheuhehueee

        Não me senti mal com os giros então quando chegamos a 1000m começamos a planar, o instrutor me explicou novamente como funcionam os comandos e deixou eu assumir.

        Para minha surpresa me dei muito bem com os comandos, no inicio meio com medo de mover muito o manche, mas depois peguei a manha e consegui manter o planeio, logo em seguida fiz algumas curvas e então ele assumiu outra vez e voltamos a girar.

        Depois disso pilotei mais um pouco e então o instrutor assumiu outra vez, agora acredito que ele tentou me testar.

        Me mostrou o que ocorre quando a aeronave estola, e logo em seguida fez algumas curvas embicando pro solo.

        Na primeira seqüência de 3 curvas me diverti bastante, depois ele fez a segunda seqüência e comecei a sentir meu estomago, mas logo passou ai então ele fez uma terceira seqüência e meu estomago foi mais forte que eu, não sei se porque enquanto Kinonis estava voando eu aproveitei e tomei quase meio litro de caldo de cana numa barraquinha que fica posicionada na calçada da avenida exatamente na direção da cabeceira da pista ou se porque realmente não estou acostumado com chacoalhadas, uheuheuhee.

        Então vomitei o café da manhã mais o caldo de cana e logo passou o enjôo, subimos mais um pouco, pilotei mais um pouquinho, fiz mais algumas curvas, testei bem os pedais e pousamos…

        Voei mais ou menos uma hora.

        Logo em seguida foi a vez do Bruno que é estudante de Ciências aeronáuticas na Anhembi Morumbi, ele voou mais ou menos uns 20 minutos, ficou enjoado com os giros e teve que pousar.

        Depois foi a vez de Swts, que já é PP a mais de 20 anos, ele voou mais ou menos uma hora e meia.

        Então o instrutor foi fazer mais um vôo com outro aluno também Bruno.

        Então aproveitamos e comemos um lanche em uma lanchonete que também fica na avenida mas do lado oposto da barraca de caldo de cana.

        Enquanto lanchávamos olhamos para nossos rostos e percebemos que estávamos com sérias queimaduras de Sol.

        Bruno e Swts foram os que mais se queimaram, pois tem a pele mais clara, Bruno ficou muito engraçado com o nariz todo vermelho e um “óculos” de sol branco, hehe

        Então segue a principal dica pra quem pretende fazer um vôo de planador:

        Use protetor solar, camisa de algodão de manga comprida, calça fina, bota de cano baixo ou tênis mais robusto, chapéu do tipo “cata ovo” e óculos de sol.

        Enfim, foi um dia muito bacana.

        Agradeço de coração por ter me apresentado o projeto, fator que me motivou a fazer a aula e que por fim me proporcionou essa experiência que sem dúvida alguma foi uma das melhores que tive em minha vida.

        Forte abraço!

        Arba”

  3. Pessoal fiquei sabendo dessa bolsa a mais de um mês, e pelo que sei as inscrições fecharam em 28/02…procurem saber, OK ?

    • Opa me desculpe, não tinha visto o link do noticia do G1…28/02 era para o pessoal de SAO PAULO…e essa informação posta aqui é para o INTERIOR.

    • As inscrições e os voos de avaliação que fazem parte do processo de seleção foram prorrogados até 02//04, conforme noticiado na homepage da Federação Brasileira de Voo a Vela – FBVV planadores@org.br

  4. Disponha, Raul.

    E aos que se candidaterem, boa sorte na seleção!

    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.096 outros seguidores