Para Ser Piloto

Formação Aeronáutica e Segurança de Voo

Reprovações por “ansiedade” no exame para obtenção de CMA

133 Comentários

Ultimamente, tenho recebido um número muito grande de mensagens (vide os comentários daqui) de pessoas reprovadas no exame para obtenção de CMA (a maioria, de 2ª classe/PP), devido a um alegado “transtorno de ansiedade”. Tal fato tem sido muito mais frequente no HASP e no CEMAL, muito embora talvez o mesmo fato esteja ocorrendo em outros hospitais militares. Por isso, resolvi escrever este post, específico sobre o assunto, para abordar o tema principalmente quanto ao entendimento desse tal “transtorno”; às maneiras mais recomendadas de como se comportar no exame, para evitar ser reprovado; e como proceder em caso de reprovação. Na maioria dos casos, o candidato reprovado pode repetir o exame após uma quarentena de 180 dias, e a maior parte dos que tentam uma segunda vez são aprovados. Por isso, não se desespere se você foi reprovado: isso está muito comum hoje em dia (será que estamos vivendo uma epidemia de “ansiedade”?), e há como reverter a situação.

Sobre o “transtorno de ansiedade”

De acordo com a Wikipedia, os “transtornos de ansiedade” mais comuns são os seguintes: Síndrome do pânico, Fobias, Fobia social, Agorafobia, Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), Transtorno de estresse pós-traumático, Transtorno de ansiedade generalizada, e Transtorno obsessivo-compulsivo. Ocorre que a quase totalidade dos reprovados no exame médico são classificados como portadores do transtorno mais leve, o de “ansiedade generalizada”, que segundo a mesma fonte seria “uma desordem de ansiedade que é caracterizada como preocupação excessiva, incontrolável e frequentemente irracional com as coisas do dia-a-dia e que é desproporcional à fonte de preocupação.” Alguém aí se identificou com o sintoma acima descrito? Acho que praticamente todo mundo já teve esse “transtorno”, não é mesmo?

Mas o mais interessante é que não existe no RBAC-67 nenhuma menção específica ao “transtorno de ansiedade”. Na realidade, existe uma referência bem genérica no regulamento: “O candidato não pode sofrer de nenhum transtorno que, a critério do examinador, possa causar não aptidão repentina” – e nessa história de “a critério do examinador” entra todo mundo que ele ache “ansioso”…

O ponto é que o diagnóstico de “transtorno de ansiedade” é subjetivo, e uma mesma pessoa pode ser considerada ansiosa num dia e normal noutro; ou haver diagnósticos diferentes no mesmo dia, dependendo do examinador. Na prática, as reprovações acontecem sem um critério uniforme e objetivo, tanto é que a maioria dos reprovados por este motivo acaba sendo aprovada numa segunda avaliação, 180 dias depois. Ora, será que todo mundo se “cura” da ansiedade em seis meses?

Estratégias para não ser reprovado por “ansiedade”

Não se trata de querer fraudar o exame, muito menos é minha intenção ensinar uma fórmula mágica para não ser reprovado por ansiedade. Mas existem algumas atitudes simples que você pode tomar que aumentarão suas chances de aprovação. Como vimos, os critérios são subjetivos, e podem variar com o tempo e o examinador; desta forma:

1)Não faça o exame se você estiver passando por um momento complicado na sua vida. Se você acabou de perder o emprego, seu nome está indo para o SERASA, seu filho está internado no hospital, etc., é bem possível que o examinador te considere ansioso. Então, deixe para fazer o exame quando sua vida estiver mais tranquila.

2)Se você tiver uma personalidade mais agitada, com tendência à ansiedade, procure ajuda especializada. Faça terapia, visite um Psicólogo ou Psiquiatra, enfim, cuide de sua ansiedade, se ela for realmente um traço de sua personalidade.

3)Não ache que o examinador é seu amigo/confidente. Você está fazendo um exame, então é natural que você esteja ansioso se você vai ser aprovado (não só no psicoteste). Mas isso não quer dizer que você tem que falar para o examinador que você não dormiu à noite, de tanta ansiedade pelo exame… E se ele te perguntar se você está ansioso, diga simplesmente que não. Simples assim.

Tomei pau. E agora?

Se você for reprovado, existem dois caminhos para reverter a situação. O primeiro é cumprir a já citada quarentena, e repetir o exame após 180 dias. Nesse ínterim, seria interessante você visitar um profissional de saúde mental, e só repetir o exame quando estiver 100% tranquilo. A segunda opção é entrar com recurso junto ao CEMAL, o que pode dar praticamente na mesma em termos de prazos, uma vez que o processo de recurso é demorado – sem contar que você vai ter que se deslocar até o Rio de Janeiro (sede do CEMAL), caso você seja de fora do Rio. Eu recomendo a segunda opção, inclusive para dar tempo para você “domar sua ansiedade”.

About these ads

133 thoughts on “Reprovações por “ansiedade” no exame para obtenção de CMA

  1. bom dia fui reprovado nu teste com uma psicolaga para entra na empresa .a empresa tem que fala por que fui reprovado sim ou nao niguem me falor nada ,gostaria de saber

  2. Raul
    Boa tarde,
    Parabéns pelo blog. estou uma dúvida, fiz a minha inspeção de saúde e ao termino de ser liberada, verifiquei que a psicóloga tinha carimbado desentendido. Então comecei a perguntar e ninguém me disse nada. Cabe recurso?

  3. Olá,fui reprovado duas vezes no CMA.Primeira : Fui falar ao avalidador que tive depressão uma vez,e no resultado saiu que fui incapaz por causa disso.Segunda : Avaliação Pisicológica insuficiente.Então,eu posso tentar novamente ou o caso da depressão vai ficar arquivado lá e não tem como eu passar mais?
    Obrigado desde já.

    • Vc pode tentar de novo, e pode também recorrer. Não há nada no regulamento que diga que vc jamais poderá ser aprovado.

      • Ola Raul, hoje fui reprovado no exame psicologico no HASP, nao me alegaram nada, mas aposto que foi pela ansiedade… mas em contra partida me pediram que eu voltasse em 90 dias, e nao 180

        • 1o: Investigue a verdadeira causa da sua reprovação. Pode ser por outro motivo, então é bom saber qual foi o problema exatamente.
          2o: O melhor a fazer é respeitar o prazo e repetir o exame. Recorrer levaria mais tempo, e refazer o exame antes do prazo seria improdutivo, já que vc seria examinado pelo mesmo médico que te reprovou anteriormente (e vc pode imaginar a disposição dele…).

          • Nao acredito que consigo descobrir a real razao da reprovacao pois segundo o proprio diretor do HASP, com o qual falei no dia que fui reprovado, eles nao entregam mais um papel dizendo o que exatamente deu errado. De qualquer forma agora so me resta esperar o dia, e tentar melhorar o meu comportamento emocional. Mas por favor, me tire uma duvida que esta me tirando o sono.. quando eu coloco o meu codigo anac no site da anac e puxo a minha ficha, la aparece no final escrito “nao apto”, este resultado nao é decisivo, certo? E sera atualizado assim que eu retornar e fazer o exame novamente… certo?(perdi o sono pensando que talvez nunca mais pudesse ser piloto) De qualquer forma muito obrigado pela atençao Raul.

            • A questão é a seguinte, meu caro: vc tem o direito de saber porque foi considerado inapto: isso está no RBAC-67.
              E é claro que sua condição – apto ou não apto – é sempre provisória.

  4. Olá
    Estou apta no CMA. Porem no site da ANAC, colocaram a classe certo mas ao inves de descreverem a licença como CMS, colocaram PLA (doideira!)
    Como eu altero isso? Ligo/vou ao cemal ou entro em contato com a Anac ou Dirsa?
    Teve uma colega que tambem houve erro de digitação, colocaram quarta classe e cms ao invés de segunda.. Etc mas não consegui entrar em contato com ela..
    Obrigada!

  5. Olá, pouco tempo atrás fui fazer o exame ergométrico que é requerido antecipadamente no CEMAL, um pouco antes fui em uma farmácia e medi a minha pressão, surpresa 16/8, prossegui para o exame, falei com o médico sobre a situação ai ele mediu e deu o mesmo resultado, fiz o exame, mas na hora de registrar a pressão inicial antes da “corrida” ele colocou no documento 12/8 me dando uma ajudinha, agora vem minha dúvida, estou prestes a fazer o tal checape no CEMAL e gostaria de saber se o médico irá se basear no exame que fiz para dar um laudo sobre minha pressão, ou ele irá medir na hora e descartar os 12/8 do exame ergométrico? e se eu iniciar um tratamento com remédios de pressão e não falar nada no dia do exame o médico saberá que uso tal remédios e poderá me reprovar? Ficarei muito grato se alguém poder me responder! preciso muito de saber essa resposta.

    OBS: Tenho 19 anos, quase 20 e medi minha pressão hoje dia 01/02 e mesma coisa :(

    • Olá Douglas Rossi! Então, se o médico colocou no documento que sua pressão está 12/8, tudo ok. Porém sabes que não é uma verdade, mas quanto a isso fique tranquilo. Ainda não sei como os médicos no CEMAL fazem, mas é provável que eles verifiquem sua pressão sim, mas fique calmo. Há médicos e médicos, uns mais legais e outros nem tanto, mas sempre profissionais. Então tenha Fé, vá para seus exames no CEMAL bem tranquilo mesmo, e tente não ficar muito nervoso. Ah, um lembrete: NUNCA minta, fale sempre a verdade, mas se você já teve algum problema de saúde, ou alguma doença há tempos, não precisa comentar com o médico, deixa em off mesmo, pois ele poderá interpretar que você pode vir a ter o tal problema novamente e as coisas podem não acabar muito bem. Mas é isso. Foco, Força e Fé!!
      “Deus não colocaria um desejo em seu coração sem que você pudesse realizá-lo”
      Abração, espero ter lhe ajudado e boa sorte!

  6. Boa noite , Tenho 99% de chances de ser REPROVADA no CEMAL pois tenho Ambliopia na vista esquerda , fui em 3 médicos e os 3 me deram o mesmo laudo e foram sinceros: Vc tem 99% de chances de ñ passar , mas os 3 me deram um conselho: Tente , não custa nada tentar
    Ambliopia é uma doença que não tem cura , só se cura na infãncia !
    Li e decorei toda a parte de Oftalmo la da anac p/ 2 classe ( no meu caso comissária de voo ) e … realmente , vai ser duro d+++ ! O não eu ja tenho , vou ir TENTAR um SIM !!!
    Se pra comissária ja é dificil , imagina p/ piloto ….
    Bom Pessoal , eu gostária de desejar MUITO boa sorte a TODOS! Pq qdo temos um sonho não podemos desistir , e no meu caso eu ñ posso nen entrar com recurso por ser considerada como “monocular” sempre tive medo , mas esse ano resolvi arriscar … sei que demora , é chato se não rolar no cemal eu vou tentar mesmo assim na HFAB e no HASP ( mesmo sabendo que posso ser reprovada)
    tente , e tente ( seja ql for o problema ) mediante a isso tudo , não vou mentir … vou tremer MUITOO na parte do oftamo mas fazer oq?!
    Pelo menos vocês podem entrar com recurso , ja eu …. vai ser perca de tempo pq se tem 1 item a meu favor , se o examinador quiser ele pode entrar com TODOS p/ de reprovar , só vou conseguir se o examinador for legalzinho mas pelo q estou vendo , vai ser OSSO !!!
    Vou Pagar ( literalmente ) pra ver , Desejo Boa sorte a Todos e ja eu vou precisar de MUITA Sorte !
    Bjs e que Deus abençoe cada um de vocês

    • Olá, Natane Cardoso.. lhe desejo toda sorte do mundo nos exames do CEMAL, de coração. Vou fazer mês que vem, também tenho alguns problemas, mas espero em Deus que tudo dê certo pra mim e claro, pra você!
      Mas é como você disse “tente , e tente ( seja ql for o problema ) “. E é isso que todos nós temos que fazer, TENTAR. Mais uma vez BOA SORTE pra nós, tenha FÉ e tudo dará certo!!
      Beijos..

      • Obrigada João , fiz hj meu 1* dia de exames no cemal a parte de oftalmo é amanha hehe , to com mt medo , fiquei um pouco nervosa no psico espero que a psicologa do cemal n tenha notado ja que fui avaliada com um questionario e alguns testes .
        Tive sorte com os médicos , todos mts simpáticos e vou logo avisando o cardiologista do cemal é o MELHOOR , mt simpático , realmente senti uma vibração mt boa la , o povo trata vc super bem super indico o cemal …. João tbm te desejo mt boa sorte , vms ser aprovados se Deus quiser , Bjs

        • Ah, que isso.. não precisa agradecer! Sabemos que nervosismo é a coisa mais normal do mundo, não irão te reprovar por isso, qualquer um que chegue pra fazer os exames estarão um tanto que nervosos. Mas que bom que foi avaliada por médicos simpáticos, com certeza você vai ser aprovada!
          Obrigado! Beijão
          Espero resposta positivas suas e bons céus para nós!

          • Meu Caro João Victor , infelizmente eu não passei no CEMAL !
            Fui reprovada com o famoso “Transtorno ansioso ..” justamente esse ansioso que reprova a maioria das pessoas :(
            Na hr meu mundo caiu , entrei numa depre , pois passei e em td ate o problema da minha visão passou batido acredita?!
            Pois bem , ñ vou desistir ….. O Cemal da um prazo de 365 dias p/ repetir os exames mas esse prazo ñ da , vou fazer antes em outro lugar talvez em sampa e claro : procurar um psiquiatra p/ tratar essa ansiedade pois estava mt nervosa na sala de teste, o CEMAL é o mais rigoroso !!!
            pois fi uma pesquisa e vi q na maioria dos lugares pelo Brasil , ñ se precisa de tantos exames assim p/ levar e na minha categoria que é CMS tem lugares q nen passa pelo Odonto , pegue contatos com alguns pilotos até mesmo dessa pg que me deram conselhos p/ n entrar com recurso , teve 1 que reprovou 2x no Cemal , na Hasp e só conseguiu em outro lugar ou seja : DESISTIR ? JAMAIS?!
            Você já fez seus exames? eu posso te da um conselho?! Seja FORTE e POR FAVOR entre naquela sala de teste CALMO , pq qdo eu peguei minha carta de reprovação , vi mt PP tomando pau tbm , eu chorando e eles chingando é triste mas é a vida… ñ quero q ngm passe pelo q eu passei
            Te desejo toda sorte do mundo . Forte abç

            • Aaah Natane, não consigo acredita nisso! Poxa, reprovação por nervosismo?? Não dá mesmo pra acreditar, qualquer pessoa fica nervosa, QUALQUER! Não é possível que exista uma pessoa que entre no CEMAL pra fazer os exames e não entre nem um pouco nervosa, mas enfim se não conseguiu dessa vez é pq não era pra ser, e pode ter certeza que na próxima vez que você fizer, vai passar e eu vou continuar aqui na torcida por você, SEMPRE! E como você mesma disse “DESISTIR ? JAMAIS?!”, você é capaz, e vai conseguir a obtenção do seu CMA.
              Lhe desejo toda sorte do mundo também!
              Mas agora respondendo a sua pergunta, eu ainda não fiz os exames não, devo fazer no meado do mês que vem, se puder me passar algumas dicas e conselhos eu agradecerei.
              Espero que você fique bem, insista e persista! Tô contigo!
              Se quiser pode me adicionar no face: João Victor Fernandes de Sá.
              Ou se quiser pelo email: victor_738@outlook.com
              E mais uma vez, muito boa sorte pra ti e claro, bons céus pra nós, sempre!!
              Beijão.

              • Ops, achei que fosse pergunta rs
                mas mesmo assim, se puder me dar algum conselho seja lá qual ele for, ficarei grato!

              • Meu querido amigo , vc esta no canal piloto no face?
                ñ consigo te adc ….. tente me adc estou la no grupo e meu nome é Nathalia Ribeiro Assis ( to com uma foto preta e branca com oculos escuro) e tem um link la …. ja adc alguns pilotos se vc n me achar no grupo me mande uma msg mas de identifique pra eu saber que vc é vc rsrsrsr
                Bom , ja estou melhor fui em 3 psiquiatras e não tenho esse tal transtorno de ansiedade ( 3 laudos dizendo q sou absolutamente normal) só apenas fiquei nervosa na hora do teste e o medico disse q é normal como vc mesmo disse.
                CONSEGUI falar com o cemal , eles me deram um prazo de 265 dias pra entrar com novo exame , ñ irei consegui fazer em outro estado pois meu “Não Apto” foi parar no meu sistema da ANAC e qdo para la JA ERA
                ñ tenho pra onde correr , tenho q esperar 1 ano pra tentar de novo pois meus 15 dias de recurso ja passou ( acaba amanha rs)
                Por isso por favooooooorrr , se vc puder se preparando desd ja pra ñ tomar pau , siga os conselhos do Raul fique calmo
                agurado vc no face
                Bjssss

        • Ola natane, vi aqui nos comentarios que vc tem ambliopia, eu tb tenho no olho direito e tenho muito medo de ser reprovado, apezar que o RBAC 67 diz q o candidato NAO piloto pode ter visao monocular, de qualquer forma fico receoso, mas enfim, vc pode me dizer como foi o seu exame no oftalmo ? Obg … bjs..

          • Ola Wesley claro ….. na verdade meu nome é Nathalia kkk ( besteira colocar um pseudo nome artisico ) e olha q nao fui reprovada por imaturidade…
            Quem quiser me achar , só colocar no Face : Nathalia Ribeiro Assis to no canal piloto com uma foto preta e branca de óculos escuro
            So mandar uma msg se identificando se nao eu nao costumo aceitar.
            M<as vamos la caro Wesley respondendo sua pergunta : TIVE SORTE ! ñ sei se vc vai ter ñ sei se no dia da sua inspeção sera o mesmo médico q o meu.
            antes de ir ao cemal . fui a 3 oftamos e levei o EDITAL DE 2* CLASSE que é de PP , mecanico e comissario e os 3 médiso me derram CERTEZA que eu nao ia passar , fiz um exame de fundo de olho ( se vc n faz procure uma clinica q faça) é um que o medico bota um oculos em vc e pede pra vc pegar na asa da mosca ( tem esse teste no google) e eu nao tenho visão de profundidade , sou CEGUETA MESMOOOO só tenho 20% de visão no olho esquerdo e no direito tbm bem pouco os medicos disseram pra eu TENTAR e foi isso q eu fiz.
            Chegando ao cemal , qdo fui chamada pelo oftalmo , tremia mais que vara verde o smédico estava com MUITA PRESSA fiquei acho q 3 minutos ( levei meu óculos de grau obvio ) e ñ consegui ler as letrinhas , só vi ele comentando com o assistente assim:20/20 com correção. ( detralhe q meu grau estava certo tenho astigmatismo) e sai de la ,,,, ele n comentou nada
            aaaaaaaaaaaaaaah ele mandou eu ler senso cromatico mas isso o meu é normal … então na folha de reprovação deu assim:
            COM CORRECÃO E TRATAMENTO: transtorno da refração e acomodação ( mas isso nao me reprovou ) ficou bem claro la q oq me deixou como não apto foi a ansiedade.
            CONSELHO DE AMIGA: Vá em vários oftalmo , acredito que o seu que é piloto seja mais rigoroso ( n tenho certeza) tenha ciencia do seu problema pois ambliopia ñ tem cura vc ja deve saber , e TENTE ….
            Pode ser que vc tenha sorte , estou torcendo por vc meu amigo e não desista . qlq coisa me adc no face pra gent conversar !
            estarei a sua disposição .
            forte abraço

            • Hmmm entendi nathalia, mais o meu nao é PP nao é para CMO tb rss, eu descobri uma coisa esses dias lendo o RBAC 67 na parte dos requisitos oftalmologicos, que diz assim 139 (7)- o candidato NAO piloto, pode ter visao monocular. E meu casi nao é taaaaao serio, eu tenho um pequeno embaçamento quando fecho o olho esquerdo e é o unico problema q tenho tanto q meu grau é 1,0 direito e esquerdo nao tem … entao acredito q para CMO a ambliopia nao é mais um problema, e eu vi tambem q o maior indice de aprovaçao de candidatos monoculares é no CEMAL, portanto se eu for reprovado no HASP posso recorrer la …

              BOA SORTE PARA NÓS !!! Bjs …

              • Desculpe , sou leiga eu nao sei oq é CMO – é comissario tbm? é q no cemal é CMS= Comissario rs
                Mas olha qr um conselho? na minha opinião o CEMAL é o mais rigoroso , se eu soubesse nao teria ido pra la , foi sorte esse problema passar batido se vc puder ir em Canoas , conheço mta gente q passa la .
                Boa sorte amigo

  7. Alguem pode me responder se tenho que mandar a carta de requerimento , o DIS que e o papel que vc nao esta apto e o q mais ? um laudo medico?

  8. Como é que é o exames no CEMAL de psicotestico e como é psiquiatra?
    Grata

  9. Olá Raul,
    parabéns pelos esclarecimentos.
    Bom, fiz exames para oficial temporário da Aeronáutica e fiquei reprovada no teste psicológico com a causa: “transtorno de personalidade não especificado” será que posso entrar com recurso? Tenho do dia 18 ao dia 23/09 para fazê-lo, porém não sei se com esse resultado cabe recurso.
    Aguardo.
    Obrigada.

  10. Quanto custa para fazer o (os) exames de CMA ?

  11. Olá Alguem sabe como é o exame psicotecnico no HFAB ?

  12. Raul, os exames feito pelo CEMAL para pilotos civis são tão rigoroso quanto o feito para pilotos militares?

    • Os parâmetros são diferentes (o regulamento é outro), e eu não conheço em detalhes como são os exames médicos para os militares. Mas, para oficiais aviadores, até onde eu sei os exames são bem mais rigorosos que para os civis.

      • Principalmente no que se refere a acuidade visual. Dioptria esférica negativa (miopia) é abominado pelas juntas de saúde. Já o astigmatismo, quando cogitei de fazer a prova da AFA, em 1900 e não interessa, era aceito, desde que não excedesse 1º.

        Acho isso uma sacanagem. Tem muita gente que poderia ser aproveitado fora da aviação de caça e que poderiam ser excelentes pilotos e grandes chefes/comandantes de esquadrão. Mas por terem -0,000001º de miopia, são estripados do processo seletivo, não importando o desempenho intelectual nem o perfil pra aviador.

        Penso que pelo menos 10% das vagas deveriam ser reservadas pra pessoas que tivessem uma miopia equivalente a exigida na aviação comercia. Na ausência desses candidatos, as vagas seriam preenchidas sem distinção.

    • Ola,
      Alguem sabe quais testes psicotecnicos são aplicados no Hfab rio.
      Abs

      • È tranquilo amigo , vão te uma umas folhas com várias perguntas ( dificies ) rs do tipo: Qual seu defeito? O que mais te irrita? Vc teve uma infância feliz? essas coisas e logo após a psi irá colocar umas figuras q vc tem q dizer oq vc esta vendo e dizer o pq que vc esta vendo aquilo .
        Um conselho: NUNCA diga que esta vendo objetos pontudos ( pq isso significa q vc é agressivo) , mantenha a calma que da certo … o do Detran eu achei mais dificil kkk
        Boa sorte

  13. Boa noite a todos; tenho uma duvida e gostaria que alguem aqui me esclaressece se possivel. Fui no cemal em maio desse ano; porem na entrevista com a psiquiatra foi constatado que eu tinha “imaturidade emocional” e foi me dado o prazo de 365 dias para poder refazer o exame. Minha duvida é a seguinte; caso eu cumpra com o prazo quando for realizar um novo exame, tenho que realizar todos os exames novamente? Pois na minha DIS vinha contando o seguinte; na proxima inspençao vim em jejum de 12 horas. É como se eu tivesse que abrir um novo prontuario? Alguem aqui ja cumpriu o prazo que lhe foi determinado e foi la fazer um novo exame? Como foi o procedimento? Fico grato pela att de todos e fico no aguardo, pois n consigo falar com o cemal; telefone n atende. Obg.

  14. Pingback: Novidades sobre as reprovações por “ansiedade” no exame para obtenção de CMA « Para ser piloto

    • EMISSÃO DE CMA PARA PILOTOS E COMISSÁRIOS (AS) EM CONSULTÓRIO PARTICULAR CREDENCIADO

      De acordo com o RBAC 67, subparte B, médicos e clínicas credenciadas pela ANAC são autorizados a emitir o CMA de pilotos e comissários (as) de voo.
      Por isso, visando maior conforto e comodidade para os candidatos, a psicóloga Thaisa C. Ferreira CRP 06/108143, realiza os exames de psicotécnico juntamente com o médico Dr. Afrânio Ziolkowski CRM 25.882, credenciado pela ANAC, dentro da escola Harpia Flight Academy. Ou seja, pode-se dizer que a longa e árdua jornada de ir até o HASP já acabou, apesar desse órgão ainda trabalhar para a emissão de CMA.

      • Seguem as etapas devidas para a emissão do CMA INICIAL de comissários e pilotos privados:

      1º etapa: Psicotécnico e retirada das guias de exame;
      2º etapa: Realizar todos os exames referentes às guias*;
      3º etapa: Com todos os exames em mãos, e o número do código ANAC**, agendar um horário para avaliação com o Dr. Afrânio Ziolkowski;
      4º etapa: A emissão do CMA será liberada no site ANAC.

      *O candidato deve fazer os exames solicitados pelo seu próprio convênio de saúde. Caso contrário, para realizar os exames em clínica particular, sugerimos o Laboratório MELLO CENTRO DE DIAGNÓSTICO, localizado na Avenida Adolfo Pinheiro, 1455 – Santo Amaro, SP / (11) 5524-5424.

      **Para a emissão do código ANAC (necessário para o CMA), acessar o link: https://sistemas.anac.gov.br/habilitacao/ListarCriarAgendamento/ResultadoConsultarPublico.do
      OBS: Desbloquear a janela pop-ups, sugerimos também abrir pelo navegador Internet Explorer. Clicar em “Solicitar Código ANAC” escrito em azul do lado direito da tela.

      Interessados, agendar horário pelo telefone: (11) 95195 7225 ou pelo e-mail thaisaferreira@live.com — em Harpia Flight Academy

  15. Reprovando no psicotécnico, podemos realizar um novo a qualquer tempo. sem prazo de 90 ou 180 dias isso e fato, e quando reprovarem pesa os apontamento do que foi o real motivo da reprovação. depois de muita pesquisa.

    1) Sobre os recursos em casos de inaptidão do candidato:

    De acordo com o item 67.11 (d) do RBAC 67, nos casos de julgamento “não apto” por parte de um examinador, as seguintes disposições se aplicam:

    (1) se a causa geradora do julgamento “não apto” não mais existir, o candidato não deve se submeter a novo exame de saúde pericial em grau de recurso, mas deve se submeter ao mesmo examinador que lhe tenha anteriormente julgado “não apto” e demonstrar que a causa da não aptidão não mais existe;

    (2) o candidato julgado “não apto” por um examinador, e persistindo a causa geradora do referido julgamento, só poderá se submeter a novo exame de saúde pericial em grau de recurso junto à ANAC; e

    (3) o recurso junto à ANAC só poderá ser interposto, a critério do candidato, enquanto a causa geradora do julgamento “não apto” persistir.

    Assim sendo, podemos sugerir dois encaminhamentos possíveis:

    1.Como não existe prazo pré definido para os casos de julgamento “não apto”, o candidato pode retornar ao mesmo examinador (a qualquer tempo) para um segundo exame de saúde pericial para demonstrar que a causa da não aptidão não mais existe.

    2.Caso o candidato não concorde com a decisão do examinador, ele pode, a seu critério, requerer um novo julgamento em grau de recurso em primeira instância, ao CEMAL, a suas expensas; ou se o julgamento “não apto” foi exarado pelo próprio CEMAL, o candidato deve requerer novo julgamento na Junta Superior de Saúde, na DIRSA, a suas expensas.

    2) Sobre o direito de acesso ao prontuário médico:

    De acordo com o Código de Ética Médica, é vedado ao médico:

    Art. 69 – Deixar de elaborar prontuário médico para cada paciente.

    Art. 70 – Negar ao paciente acesso a seu prontuário médico, ficha clínica ou similar, bem como deixar de dar explicações necessárias à sua compreensão, salvo quando ocasionar riscos para o paciente ou para terceiros.

    3) Informamos a V.Sa. que entramos em contato com o HFAB (Capitão #######) e soubemos que não consta nenhum pedido de acesso ao prontuário do Sr. ######## e que o mesmo apenas solicitou o resultado do exame de saúde pericial. Com base nisso, sugerimos que o senhor fundamente suas alegações para que possamos tomar as medidas cabíveis.

    Por fim, salientamos que manifestações relacionadas a esta demanda deverão ser encaminhadas em até 10 dias, sendo apreciadas em 1ª instância pelo chefe da unidade organizacional responsável e, em 2ª instância, pela autoridade máxima da Agência ou autoridade por ele designada.

    por fim treine os psicotécnicos consegui este material. e treine os psicotécnico no site a segui phh.atspace.org/index.html ou digite no google “segredo dos piscotécnico”

    • o texto acima foi uma resposta da ANAC ao pra de noventa dias para o psicotécnico, na moderação retirar o dado pessoais. grato.

      Nota: Editado (os nomes foram retirados)

      • Fabio carvalho, solicito que faça um post, com o tema “não exite prazo determinado para realizar um novo psicotécnico, muita gente e prejudicada por esse prazo que as vezes e de 360 dias, caso proponha-se a me ajudar a divulgar isso eu posso te passar todo o meu pocesso e providencias que eu tive que tomar para “quebrar esse prazo” e provar que esse prazo que e estabelecido pela juntas especiais de saúde não existe, o prazo não pode ser imposto, mais sim sugerido para que as capacidade psicológicas do candidato sejam restabelecidas, destarte não pode ser imposto, podendo o candidato refazer um novo exame ante dos prazo estipulados. por favor me ajuda nessa…!!!!

  16. Boa tarde

    Realizei meu exame inicial para CCF 1 classe no HFAB , e o cardiologista me pediu outro exame o Ecocardio stress por constatar que no meu exame ergométrico surgiu alterações sugestivas de isquemia miocárdica. O que devo fazer?

  17. Boa Noite a todos!!! Fiz a revalidação de CCF para Piloto Comercial no CEMAL e fui dado como APTO. No entanto no documento de informação de saúde (DIS), no subitem 1 (“-com indicação de tratamento ou correção:”) diz que tenho hiperglicemia não especificada (segundo os resultados 100mg/dl). Dado que fui considerado APTO e nas observações abaixo diz que “em face exposto no subitem 1, convém providenciar tratamento ou correção para os diagnósticos citados, e comparecer para novo exame 15 dias antes do término do prazo de validade de sua Inspeção de Saúde”, devo proceder a um novo exame de sangue no CEMAL? Mesmo tendo sido considerado APTO? Segundo o ICA 160-6 abril 2012 os “APTOS” em termos de glicose situam-se entre 70mg/dl e 109mg/dl e não fala em novo exame. Até agora nimguém me atendeu o telefone no CEMAL. Obrigado pela atenção e bons voos!!!!!!!

    • Fique tranquilo, vc está aprovado, mas como seu resultado foi próximo do limite, há uma recomendação para vc verificar o problema com seu médico. Se, na próxima inspeção, vc apresentar outro resultado limítrofe, vc provavelmente vai rodar. Então, resolva o problema antes disso, e de preferencia faça um exame prévio por sua conta antes da inspeção, para evitar surpresas.

      • Muito obrigado Raul Marinho estava preocupado com esta situação!!! Vou ter em atenção o problema com o meu médico!!! Mais uma vez obrigado!!!

  18. Olá Raul Marinho, Tenho uma dúvida sobre o CMA. Pretendo entrar na faculdade de Ciências aeronáuticas ou em um aeroclube no começo de 2013, porém tenho escoliose compensada. Uma pessoa sem conhecimentos médicos olhando pra mim, nao percebe que tenho, mas os médicos, sim. Não sinto dores fortes. Você acredita que eu possa estar tirando o CMA de 1ª classe ou acha meio difícil deles me aceitarem ?

    Obrigada.

  19. E ai Raul. Quando fui fazer meu CCF, tive pra mim que deveria falar a verdade. Anos atrás eu tive uma queda de pressão sanguinea, devido a ansiedade, e acabei desmaiando e tendo uma convulsão. Feito os exames, não resultaram em nada, a não ser esta crise de ansiedade constatada pelo médico. Quando eu estava no HASP, falei pra Neuro e para a Psicóloga que eu tinha tido este desmaio e tal, mas já prevendo que não obteria o CCF. Mas consegui numa boa. Elas me perguntaram se eu tomava algum medicamento para controlar a ansiedade e eu disse que não, que consegui controlar mentalmente mesmo, que aquilo tinha sido uma coisa rara de acontecer. E passei. Mas teve um rapaz que eu conheci lá que não passou por causa desta “ansiedade” que eles disseram que ele tinha. Vai entender.

  20. Meu exame da cemal deu que estou com outros achados anormais na urina e os n~~ao especificados , outros transtornos especificados dos globulos brancos , hematuria não especificada e hemoglobinuria….Será que vou ser reprovada …..

  21. Boa noite Raul Marinho!
    Retornei ao HASP essa semana após ser reprovado no psiquiatra dia 12 do mês passado. Fiz uma consulta particular e levei o laudo pra contestar junto ao HASP, após uma nova entrevista com outro psiquiatra consegui revalidar o meu CMA de 2a. classe PP.
    Minha dúvida é:
    1) Eu só posso refazer o exame inicial 1a. classe PC no CEMAL?
    2) Se por acaso eu reprovar no CEMAL eu perco o meu CMA de 2a. classe PP que está válido até 2017?
    Desde já agradeço seus esclarecimentos!

  22. Boa noite! Raul gostaria de sua opinião a respeito de um reexame no CEMAL. Bem eu fiz o curso de CMS e tentei o CMA no HARF onde fui reprovado no otorrino por causa da audiometria por somente escutar por um ouvido e outro possuir um perda auditiva severa, mas, sendo que o o ouvido “bom” supre a total necessidade e corresponde a porcentagem de 101%. Como diz o novo regulamento RBAC 67 eu entrei com recurso junto à ANAC e ela me encaminhou ao CEMAL dizendo para eu fazer uma nova inspenção de saúde inicial.
    Agora gostaria da sua opinião, se um candidato com “surdez unilateral” digamos assim , pode ser aprovado para comissário de voo? Existe a possibilidade de uma aprovação? ou minhas chances seriam praticamente zero? Se a resposta for sim o senhor acha que devo tentar?

    Obrigado,

    Henrique.

    • Eu nunca soube de um caso “mono-auditivo” como o seu na prática, então minha resposta será a nível teórico.
      Não vi nada específico para CMS sobre isso no RBAC, mas como o CMA para CMS é de 2a classe, assim como o de PPs, entendo que o que vale para PPs vale para CMS. Se isto for a interpretação correta, a situação não é boa para vc:

      (a) Candidatos da categoria PP devem atender aos requisitos auditivos da seção 67.101. Os demais
      candidatos devem ser capazes de ouvir uma voz de intensidade normal (85 a 95 dB), em um quarto
      silencioso (aquele em que a intensidade do ruído de fundo não chega a 50 dB, medida na resposta “lenta”
      de um medidor de nível sonoro com ponderação “A”), com ambos os ouvidos, a uma distância de 2
      metros do examinador e de costas para o mesmo.

      Mas como tudo é possível nestes casos, eu tentaria o recurso para ver no que dá…
      Vai lá e boa sorte!

  23. Raul,sou cms há 5 anos na TAM, e entrei em INSS por ortopedia.
    Meu medico prorrogou meu beneficio por um mês, e passado esse mês me liberaria para voar. A ortopedista do HASP cassou meu ccf sem nenhum motivo, sem dizer nada,nenhuma satisfação, e me mandou para reabilitação…Quero saber se tem como recorrer para uma segunda perícia com outro medico, ou próximo passo.
    Obrigada!

    • Tem, sim. Vc pode recorrer ao CEMAL. O duro é que o RBHA-67 não diz exatamente como fazer isso, e o HASP, que é quem deveria te orientar, tem uma má vontade incrível. Vc tem que ir lá pessoalmente (pelo tel, eles nem te atendem), e brigar para achar um oficial de boa alma para te orientar. Dá trabalho, mas é possível.

  24. Amigo fui no cemal em maio, e a psiquiatra pois o seguinte na DIS: “IMATURIDADE EMOCIONAL” Tambem estou tentando recorrer do resultado. Onde voce fez sua inspençao? Como esta fazendo para recorrer? Alguem aqui ja entrou com recurso de assunto parecido ou igual e ganhou? Como foi o procedimento? Alguem tem alguma dica de psiquiatra ou psicologa que faça esse tipo de atendimento de recursso, ou seja forneça laudos? Agradesço pela atençao de todos e vamos trocar ideias sobre esse assunto para conseguirmos recorrermos desses resultados. Obg..

  25. Boa noite Raul!
    Minha dúvida é a seguinte! O prazo para eu retornar ao HASP é de 120 dias à contar da data do exame. Eu devo entrar com recurso? Ou é melhor esperar o prazo, já que o recurso pode demorar o mesmo tempo? Tenho dúvida de ir fazer no CEMAL e piorar ainda mais a situação, já que lá o prazo deles é bem maior (180 a 365) dias.

  26. Bom dia! Gostaria de parabenizá-lo pelo blog, e, minha dúvida é a seguinte. Passei recentemente pela bateria de exames do HASP, para adquirir o CMA de 1 classe, fui reprovado por ´´ PERSONALIDADE IMATURA´´. Tenho 30 anos, sou casado, comerciante, trabalho desde os 15, e fui julgado imaturo em uma entrevista que durou menos de 3 minutos. Sou de pernambuco e o médico perguntou de onde eu era! Pode ter tido algum tipo de preconceito da parte dele pelo fato de eu ser nordestino? É possível ainda existir esse tipo de atitude por parte de alguns militares?
    Estou recorrendo junto ao CEMAL, tenho receio de ele perguntar de onde eu sou e eu reprovar por ser um ” PARAÍBA” como alguns costumam chamar.
    Mais uma vez, Obrigado pelos post acima! me ajudou bastante.

    • Olha, Higor… Não acredito em preconceito, mas tudo é possível, né?
      Boa sorte no seu recurso, de qualquer forma!
      Abs,
      Raul

    • Amigo fui no cemal em maio, e a psiquiatra pois o seguinte na DIS: “IMATURIDADE EMOCIONAL” Tambem estou tentando recorrer do resultado. Onde voce fez sua inspençao? Como esta fazendo para recorrer? Alguem aqui ja entrou com recurso de assunto parecido ou igual e ganhou? Como foi o procedimento? Alguem tem alguma dica de psiquiatra ou psicologa que faça esse tipo de atendimento de recursso, ou seja forneça laudos? Agradesço pela atençao de todos e vamos trocar ideias sobre esse assunto para conseguirmos recorrermos desses resultados. Obg.

    • Imaturidade… ansiedade… todas essas coisas são percebidas no teste de Rorschach ou Zulliger. Aquele, das manchas.

  27. Raul, você por acaso teria o modelo de formulário para dar entrada com recurso, devido reprovação por ansiedade não especificada? Desejo entrar com o recurso, mas na RBAC 67 diz que há um modelo de formulário para ser enviado e não encontrei este formulário em lugar algum, poderia me auxiliar? Parabéns pelo trabalho e ajuda disponibilizada a todos aqui. Diogo Madureira (diogomauricio@yahoo.com.br)

    • Não tenho esse formulário, infelizmente. Mas de acordo com o RBAC-67, os hospitais e clínicas são obrigados a orientar o candidato reprovado sobre como entrar com recurso. Se isso não está ocorrendo, reclame na ouvidoria do CEMAL e da ANAC.

      • Raul muito obrigado pela ajuda!!!! Estarei verificando e indicando o site para os amigos, muito bom mesmo!

  28. meu caso eh resumidamente; inicial para pp no hasp reprovado por ansiedade no psicoteste 180 dias entrei c recurso no cemal e apos 2 meses tentei novamente c reprovaçao pelo mesmo motivo agora 365 dias quero saber : sera q posso no prazo de 180 dias da 1º vez tentar no hasp novamente grato

  29. Boa noite Rau, eu fiz os exames no hasp a 120 dias atras, e fui deferido como não apto devido a ansiedade,e eu vou fazer o reteste, e tenho uma duvida , se eu for novamente reprovado, oque devo fazer, é claro que isto não vai acontecer, mas é minha divida. desde já muito obrigado…

  30. olá Raul…fiz o meu exame de saúde no cemal e fui reprovado tbem por transtorno ansioso não especificado, me foi dado um tempo determinado pra entrar com recurso,mas não-o fiz.
    E quando isso acontece o candidato so voltara a fazer a inspenção de saúde depois de 365 dias.
    Felizmente vai completar este prazo em junho.
    Eu me considero ansioso,Mas preciso e devo passar nestes exames,gostaria de saber mas dicas para que eu não seja reprovado novamente…abraços.

  31. Olá Raul,

    Fiz a inspeção inicial para PP no Cemal e fui reprovado justamente pelo tal do TRANSTORNO ANSIOSO NÃO ESPECIFICADO, porém, na DIS (Documento de Informação de Saúde) não foi me dado nenhum prazo para requerer novo exame após cessada a causa da incapacidade, podendo eu solicitar Inspeção em Grau de Recurso junto à Junta Superior de Saúde da DIRSA.
    Neste caso eu lhe pergunto: Posso fazer uma nova inspeção em outro lugar, ou no CEMAL de imediato ou sou obrigado a entrar com o Recurso e esperar esse tempo todo (180 dias)????

    Obrigado!!

    • Vc pode entrar com recurso no próprio CEMAL, ou esperar o prazo de 180 dias e refazer o exame, que tem que ser realizado onde vc foi reprovado inicialmente – no caso, o CEMAL. Vc nao pode tentar em outro lugar, agora que já foi reprovado.

      • Este prazo de 180 dias, na RBHA 67, se da para suspensão ou cassação de um CMA, não havendo menção de prazos para candidatos de inspeção inicial julgados “NÂO APTOS” pelo examinador. Minha dúvida é somente esta. Precisa realmente esperar esse tempo todo para refazer o exame ou o recurso demora menos tempo. Estou batendo nesta tecla pois é justamente o que ta me deixando mais aflito, o tempo que vou perder com tudo isso.

        • Com recurso demora menos tempo. Informe-se no CEMAL sobre os procedimentos para recorrer.

          • Entrei em contato com a Junta Superior de Saúde, na verdade tive que ir até lá pois é impossível um contato telefônico, ou ta ocupado ou ninguém atende, enfim, preciso de um laudo médico (psiquiatra) favorável como contraprova pra enviar junto com o requerimento do recurso. O prazo de julgamento que me foi informado é de 3 a 4 meses. Agora é aproveitar esse tempo estudando.

  32. Sou piloto! fiz um teste de psicologia e não passei, quero entrar com recurso e repetir o exame, pode me informar o que faço, local , telefone, e onde faço? Grato, alberto

    • A instituição que te reprovou (hospital militar ou clinica credenciada) é obrigada a lhe orientar quanto aos procedimentos para vc recorrer. Se isto nao ocorrer, entre em contato com o CEMAL.

      • Juliana,ainda não sou piloto porém assim que fechar uma sala em minha cidade darei início ao curso teórico.Você se importaria em compartilhar o motivo de ter sido reprovada?Eu tenho psicóloga na família e posso te afirmar que alguns são mais descontrolados que qualquer outra pessoa.Você já conquistou seu titulo de piloto.Marque outra entrevista e nos relate de que deu tudo certo.Tô torcendo por você.

        Abraço!

  33. tomar antidepressivo e ansiolitico pode sair no exame de sangue e reprovar. jah tenho ccf, quero somente renovar??? grata

  34. Obrigado pelo post amigo, irá ajudar bastante!

  35. Raul, FUI APROVADA! :D não houve nenhuma complicação, fiz alguns exames na terça e terminei o restante na quarta, por volta das 9:45. Só fiquei meio tensa, porque eu e o restante da turma esquecemos que teria que descansar por 14h antes da audiometria e acabou que fomos todos para uma boate curtir um pouco do RJ rsrs, o ouvido ficou um pouco ruim fui mas fui bem, uma outra colega nem tanto… Mas enfim, MUITO obrigada pelas dicas, me ajudou bastante!!!
    Sucesso ai… Abração

  36. Olá Raul, eu aqui te incomodando novamente rs, você foi a única pessoa que eu achei que realmente esclareceu as minhas dúvidas, enfim, já resolvi bastante coisa aqui em Salvador ( a questão do dentista e do gineco, tudo ok) e finalmente domingo estarei partindo para o Rio, queria saber se você pode me passar algumas dicas para o psicoteste pois ouvi dizer que é o que mais reprova.
    Abraço.

  37. Candidato com fimose,reprova?

  38. oi eu fui reprovada no teste do palitinho, a psicologa me considerou indecisa (justo eu que sou a pessoa mais decidida que conheço), não entendi essa conclusão dela. quero entrar com recurso, vocês teriam um modelo de recurso que eu possa usar?

    • Não. Informe-se na unidade em que vc realizou o exame sobre os procedimentos para recurso. Se vc tiver um laudo de um psicólogo (de preferência um acadêmico ou alguém de credibilidade na área) atestando que sua condição é contrária à verificada no exame, ajuda muito.

  39. Boa noite, estou fazendo curso de comissaria, e vou viajar para o RJ este domingo para a inspeção médica mas tenho as minhas duvidas, que são várias!
    Eu tenho pressão baixa, geralmente 90×60, reprova?
    e meu colesterol não esta alto, porém esta limítrofe… e no meu preventivo ginecológico deu processo inflamatório, possa ser que isso seja motivo de implicância da parte do médico?
    e também dois sisos meus ainda não nasceram pois acabei de fazer 21 anos, eles podem me reprovar? e eu posso alegar que nao me incomoda nao atrapalha a minha dicção e nem a mastigação? porque é isto que esta bem claro quando se refere a parte da arcada dentaria!
    Estou bem nervosa, preciso ser aprovada!

    • Juli, no quesito pressão, o idela seria 12/8, onde a pressão mínima “8” pode varia em até “7” para mínimo e “9” para máximo. – esse é o valor que eles se preocupam.

    • Eu tenho pressão baixa, geralmente 90×60, reprova?
      R: O RBAC-67 não fala nada sobre pressão baixa (só alta), mas se eu fosse vc eu corrigiria esse problema antes do exame.

      e meu colesterol não esta alto, porém esta limítrofe…
      R: Faz um regiminho e uns exercícios então, né… Não custa nada garantir uma margem de segurança.

      e no meu preventivo ginecológico deu processo inflamatório, possa ser que isso seja motivo de implicância da parte do médico?
      R: Se este processo der alteração nos exames laboratoriais, sim. Novamente: cuide desse problema antes do exame.

      e também dois sisos meus ainda não nasceram pois acabei de fazer 21 anos, eles podem me reprovar? e eu posso alegar que nao me incomoda nao atrapalha a minha dicção e nem a mastigação? porque é isto que esta bem claro quando se refere a parte da arcada dentaria!
      R: Isso não é problema.

      Estou bem nervosa, preciso ser aprovada!
      R: Ansiedade é o que mais reprova, sabia? Se eu fosse vc, cuidaria desses problemas que vc citou e iria para o exame só qdo estivesse 100%. E mantenha a calma, principalmente.

      • No caso da pressão, vejo que o Cardiologista vai pedir um “Mapa de Pressão Arterial”, como foi no meu caso. Se necessário, antecipe fazendo esse exame fora, antes de prestar o CMA, para depois não ser pego de surpresa. É um exame muito simples no qual você passa com um aparelho pendurado no antebraço por 24 horas seguidos.

        • nossa, muito obrigada pelas respostas, bastante esclarecedoras!
          fui ao gineco hoje, ela disse que não é problema, me prescreveu um antibiotico que é de uso normal.
          enquanto aos sisos, era o que eu mais me preocupava, agora estou tranquila, farei só a limpeza amanhã por garantia! As passagens estão compradas para o dia 21, 22 estarei fazendo a minha inspeção, me desejem sorte! :)
          e mais uma vez, obrigada!

  40. Pingback: Inspeções de saúde para obtenção de CMA - Canal Piloto

  41. Boa tarde, ainda estou cursando o teórico para PP e brevemente estarei fazendo os exames na HASP para obter o CMA.

    Ainda tenho algumas dúvidas, como: além desses “Transtornos de Ansiedade”, Maturidade, entrevista com Psicólogo ou Psiquiatra, entre outros.. ainda existe algum critério de alta reprovação no exame?

    Por também ter que fazer o exame de sangue, gostaria de saber se preciso estar com a saúde impecável. Ex: Colesterol, Triglicerides, pressão…

    Abs

    • Dentre os motivos mais populares para reprovação, incluem-se: desvio de septo nasal, cáries e demais problemas dentários, perda de audição, e problemas metabólicos, como colesterol, glicose, pressão, etc. Baixe o RBAC-67 (link no blog) e de uma conferida.

      • Raul Marinho Enquanto a audição existe alguma tolerância???
        ou se constar perda jahh é reprovado?

        • Veja o que diz o RBAC-67 sobre isso:

          67.101 Requisitos auditivos
          (a) À exceção do exposto pelo parágrafo (b) desta seção, o candidato submetido a uma prova com
          audiômetro de tom puro não deve ter uma deficiência de percepção auditiva, em cada ouvido
          separadamente, maior do que 35 dB em nenhuma das três freqüências de 500, 1.000 e 2.000 Hz, nem
          maior do que 50 dB na frequência de 3.000 Hz. Este exame deve ser realizado em todos os candidatos à
          obtenção de um CMA, pelo menos uma vez a cada 5 anos nos candidatos à revalidação abaixo dos 40
          anos, e pelo menos uma vez a cada 2 anos nos candidatos à revalidação com 40 anos ou mais;
          (b) o candidato que não atender o requisito do parágrafo (a) desta seção, ainda pode ser considerado
          apto se:
          (1) tiver uma capacidade de discriminação auditiva normal da linguagem verbal (linguajar técnico
          aeronáutico), com um ruído de fundo que reproduza ou simule as mesmas características de
          mascaramento do ruído do posto de pilotagem durante o voo, com respeito à voz humana (direta ou
          transmitida pelos meios aeronáuticos habituais), aos sinais de radiocomunicação e aos sinais de
          rádiofaróis. Como alternativa, este exame pode ser realizado no próprio posto de pilotagem, caso seja
          viável; e
          (2) puder ouvir uma voz de intensidade normal (85 a 95 dB), em um quarto silencioso (aquele em
          que a intensidade do ruído de fundo não chega a 50 dB, medida na resposta “lenta” de um medidor de
          nível sonoro com ponderação “A”), com ambos os ouvidos, a uma distância de 2 metros do examinador e
          de costas para o mesmo.
          (c) Nos processos estabelecidos no parágrafo (b) desta seção, na escolha do que falar não se deve usar,
          exclusivamente, textos do tipo aeronáuticos. As listas de palavras equilibradas foneticamente devem ser
          utilizadas (Logoaudiometria).
          (d) Nos exames de saúde periciais iniciais pós acidente ou incidente grave e nos exames de saúde
          periciais de revalidação, os requisitos desta seção podem ser atendidos por apenas um ouvido.

  42. Eu tirei o CCF 1ª Classe no CEMAL-RJ essa semana , sem problemas e renove de PP também.O segredo é você descansar muito bem , desligar a cabeçae ouas coisas e prstar muito bem a atenção e principalmente…falar pouco ou quase nada.Quem fala demais leva pau com ctz….Abraço

  43. Minha terapeuta diz que tem formula magica pra passar sim, já que os psicólogos se baseiam em estatísticas (mesma coisa em processo de seleção de qualquer empresa). O que é completamente errado. Reprovam pessoas normais e aprovam retardados. E que aquele simples teste não diz NADA sobre saúde mental. É um método completamente “errado”. Fazem por falta de opção. Ela também diz que o certo seria o paciente levar um laudo médico de terapia de no minimo 3 meses, só assim pra conhecer UM POUCO de alguém, mas é bem trabalhoso, então não fazem. Panorâmica da cabeça , por exemplo, você tem que levar um laudo. O mesmo para mulheres, que tem que levar um laudo ginecológico, mas estas coisas levam 1 dia para ficarem prontas. Mas bom, o que ela me diz a respeito de dicas: joelhos dobrados, nada de cruzar a perna, braços descansados no apoio, não coce nada (por mais que de vontade, se segura!!!) responder o que for perguntado, se possível com sim ou não. Se tiver piloto na família, não diga (podem achar que você esta se espelhando neste, já fiquei sabendo de reprovações do tipo. Sim, eu sei, é absurdo), se a vontade de ser piloto é da infância, não diga, pode ser tachado de mentalidade infantil (serio, aconteceu comigo, me f*di) responda com “estive pesquisando sobre a área, e esta está em ascensão” (resposta técnica, racional). Se o nervosismo for intenso e você não consegue esconder, simplesmente diga a verdade: “Desculpa, mas nunca conversei com um psicologo/psiquiatra e POR ESTE MOTIVO estou nervoso (a).” Não há problema algum nisso, Eles até gostam da resposta. Também não desejo burlar o processo, mas com esse metodozinho de girico e reprovações constantes “a critério do avaliador, que pode ser um piloto frustrado”, as fórmulas mágicas tem que ser divulgadas. Um abraço e boa sorte a todos.

    • Amigo voce foi reprovado por imaturidade? Eu tb fui; gostaria de saber se voce recorreu e como fez para reverter esse resultado. Obg

  44. Um outro fato causador de muitas reprovações no passado nos exames de 1ª categoria do antigo CCF era o referente à falta de amadurecimento ou infantilidade. Mas me parece que isso hoje está muito esquecido pois hoje, bem mais que no passado, vejo candidatos com a idade mental inferior à sua própria idade. Também é um dos fatores que causam a ansiedade.

  45. A dica é se portar de forma adequada e estar sempre ligado quando os avaliadores estiverem falando e enquanto os testes estiverem correndo. Vejo muita gente viajando na maionese, achando que aquilo lá é igual a teste de saúde do DENTRAN.
    Maturidade e postura. Duas coisas que vão te fazer ser aprovado sem qualquer transtorno.

    Boa Sorte aos que estão começando!

  46. A minha dica é prestar atenção (ficar atento) durante o teste psicoténico.

    Tirei meus dois CCF’s (2ª e 1ª classe) no HASP em 2011.

    Uma candidata ao CCF pra comissária levou pau por ficar “voando” durante o teste.

    Durante uma etapa da avaliação, tecebeu as folhas dos testes e foi orientada a pegar uma e passar o restante para o candidato de trás. Ela nem prestou atenção direito na psicóloga e foi já lendo o enunciado do teste e já saiu desembestada a escrever.

    Quando a psicóloga percebeu que tinha gente atras dela sem o teste na mão,ela percebeu a desatenção da garota e deu um esporro nela. Resultado: REPROVADA…

    • Boa tarde!Primeiramente parabéns pelo blog!Há tempo venho pesquisando sobre os requisitos médicos e perguntando a pilotos mas nunca deram “dicas” tão importantes como as que encontrei aqui.Você mencionou um tratamento com medicamentos para depressão. Fui diagnosticado depressivo 2 anos atrás,porém,não aderi ao tratamento por medo de ficar “fichado” e ser reprovado caso o HASP ou clínica no qual eu fizer o exame psicologico obter acesso as essas info.Pelo que entendi no blog,o entrevistador lhe avilia através do que é dito pelo candidato e não por info oficiais do histórico medico do paciente.
      O site da ANAC diz que qualquer candidato com histórico de medicamentos psicóticos mesmo que no passado,serão automaticamente reprovados.
      Tenho com o que me preocupar caso faça um tratamento?

      Obrigado!Abraço a todos!

      • Que história é essa de ficar fichado??? Não existe isso, Matt! Se vc tem um problema de saúde, trate-o. E depressão é coisa séria, não poderia ficar sem tratamento.

        Quanto ao problema das inspeções de saúde, vamos pensar um pouco. Hoje em dia, cerca de 40% da população mundial está diagnosticada com depressão. Será que, entre os pilotos, essa taxa é zero mesmo? Ou tem muita gente escondendo o problema para os médicos?

        Depressão não aparece em exame laboratorial, nem deixa marcas visíveis na pele. Se vc não contar, como o medico vai saber?

        Leia mais sobre como funciona a inspeção de saúde aqui http://canalpiloto.com.br/inspecoes-de-saude-para-obtencao-de-cma/#more-2194 e boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.933 outros seguidores