Para Ser Piloto

Formação Aeronáutica e Segurança de Voo

Novos “mínimos” para copiloto da TAM

30 Comentários

Depois de anos exigindo até 1.200h de experiência para candidatos a copiloto, a TAM finalmente baixou seus requerimentos de experiência de voo para 500h, mas com um sistema de pontos adicionais. De acordo com o site da TAM (clique em “COPILOTO – AIRBUS 320F” nesta página), os requisitos agora são os seguintes:

Competências e habilidades desejadas
Serão chamado para o processo apenas os candidatos que atendam aos requisitos mencionados:
* Licença de Piloto Comercial;
* Licença de Vôo por instrumento em vigor;
* Licença de Aeronaves Multimotores/Tipo;
* Proficiência lingüística Inglês nível intermediário;
* Possuir PLA teórico;
* Ser brasileiro ou naturalizado;
* Disponibilidade para residir em São Paulo

Para admissão na TAM, o candidato deverá ter, no mínimo, 500hs de vôo, IFR e Multi/Tipo válidos, PLA teórico e atingir 1200 pontos conforme tabela abaixo:
1) Curso superior=> 400 pontos;
2) Jet training=> 150 pontos;
3) ICAO NÍVEL 4 ou superior=>100 pontos;
4) CHT em aeronaves a reação sob o RBAC 121 e RBAC 135=> 300 pontos;
5) CHT em aeronaves turbo hélice sob o RBAC 121 e RBAC 135=> 200 pontos;
6) Cada hora de vôo comprovada=> 01 ponto.

Nota 1: Além da comprovação das horas declaradas, o candidato deverá efetuar:
a)Entrevista técnica;
b)Exame de Inglês tendo como mínimo para aprovação ICAO 3;
c) Avaliação psicotécnica

Nota2: No caso do candidato ter a CHT de aeronave a reação sob o RBAC 121 e RBAC 135, o item 2 não poderá ser utilizado como bônus

Assim, um candidato com nível superior (400 pts), Jet Training (150 pts) e ICAO-4 (100pts) totalizaria 650 pontos. Para atingir os 1.200 pontos requeridos, faltariam 550 pts.  Logo, este candidato precisaria ter, no mínimo, 550h de voo para poder entrar no processo seletivo. Uma mudança inteligente, na minha opinião.

About these ads

30 thoughts on “Novos “mínimos” para copiloto da TAM

  1. No caso a TAM só contrata pessoas formadas no curso de aviação civil ou ciências aeronáuticas?
    E no caso do cara que fez os cursos de PP e PC?

  2. Raul, os pontos obtidos por curso superior são cumulativos? Por exemplo, se sou formado em dois cursos superiores eu somo 800 pontos? Acredito que não seja assim, mas não custa perguntar.

  3. Pingback: Sobre a experiência não-aeronáutica de um piloto | Para Ser Piloto

  4. Olá, eu estava pesquisando e vi que para você fazer o curso de PLA você precisa de 1500hr de voo, então como eu vou ter o PLA teórico para trabalhar na TAM? O diploma da faculdade de Ciências Aeronauticas pode substitui-lo?

  5. Tenho um amigo Italiano que quer vir morar no Brasil e trabalhar como piloto, tu sabes me dizer o que é preciso?
    Será que ele consegue trabalhar como piloto?

    Obrigada
    Zayama
    zayama@terra.com.br

  6. Oi Raul. Sou brasileiro, mas moro na Argentina. Eu me formei na Universidade (Argentina). Quantos pontos tem uma licenciatura? O que significa “PLA” e “CHT”? Tenho 600HS, ICAO 4 IFR e Mult. Posso me inscrever? obrigado!

    • Quantos pontos tem uma licenciatura?
      R: 400. Mas é bom checar com a empresa para ter certeza de que lês vieram diplomas de instituições estrangeiras.

      O que significa “PLA” e “CHT”?
      R: Licença de Piloto de Linha Aérea (equivalente à ATPL para a FAA) e Carteira de Habilitação Técnica, o popular brevê.

      Tenho 600HS, ICAO 4 IFR e Mult. Posso me inscrever?
      E: A TAM não está contratando no momento – na verdade, está demitindo. Mas quando ela abrir vagas, pode.

  7. Saudia Pilots está selecionando currículos para pilotos :
    Embraer 170/190/195 Cmtes
    A320 Cmtes
    A330 Cmtes
    B777 Cmtes
    MD-11 Cmtes/Cops
    B744 Cops
    Base Jeddah
    Saudia Arabian Airlines

    Contatos e mais imformações
    Facebook
    saudiapilots@mail.com

  8. Tu sabes se a Tam considera tecnólogo como curso superior? E o que tu achas melhor, ter pc multi ifr inva 800 horas jet training pla teórico icao 4 pp de planador e acrobacia, ou tudo isso mais ciências aeronáuticas na pucrs só que com 150 horas?

    • Tu sabes se a Tam considera tecnólogo como curso superior?
      R: Se for um curso de nível superior, sim; se for de nível médio, não.

      E o que tu achas melhor, ter pc multi ifr inva 800 horas jet training pla teórico icao 4 pp de planador e acrobacia, ou tudo isso mais ciências aeronáuticas na pucrs só que com 150 horas?
      R: Depende. Se for para conseguir um primeiro emprego mais rapidamente – na TAM, inclusive -, a 1a opção é melhor. Mas se a intenção é ir mais longe na carreira no longo prazo, tornando-se um piloto-chefe ou um diretor de operações no futuro, a 2a opção é mais indicada.

      • Tu sabes se a Tam considera tecnólogo como curso superior?
        R: Se for um curso de nível superior, sim; se for de nível médio, não.

        E o que tu achas melhor, ter pc multi ifr inva 800 horas jet training pla teórico icao 4 pp de planador e acrobacia, ou tudo isso mais ciências aeronáuticas na pucrs só que com 150 horas?
        R: Depende. Se for para conseguir um primeiro emprego mais rapidamente – na TAM, inclusive -, a 1a opção é melhor. Mas se a intenção é ir mais longe na carreira no longo prazo, tornando-se um piloto-chefe ou um diretor de operações no futuro, a 2a opção é mais indicada.

  9. quanto tempo demora o curso de piloto agricola, quero fazer depois de acabar o comercial.

  10. Pingback: Formação aeronáutica no Estadão « Para ser piloto

  11. Raul, i’m a long time reader, first time poster neste fantástico Blog.

    Você faz idéia de quanto tempo tá levando na TAM para voar widebody? E quais são os cretérios para começar a voar estas aeronaves? E a promoção a comando, faz idéia de quanto tempo leva? Sou co-piloto de aeronave a reação em uma empresa regular menor. Com certeza ganho (bem) menos que um co-piloto da “Marília”, mas tô baseado “em casa” (não moro em SP-Capital).
    Se conselho fosse bom, as pessoas venderiam. Mas ainda assim gostaria de saber sua opinião (e a dos demais colegas que tiverem estas informações) sobre se vale a pena tentar ir de uma regular menor para a TAM.

    • Be my guest, Frank! Mas o causo é que eu não sei responder o que vc me pergunta sobre wide na TAM. Já sobre o conselho, eu posso opinar. Eu acho que o lance é chegar a comando o mais rápido possível. Aí vc vê o que faz… De repente até encarar ser copila de novo, se o tesão de voar wide for incontrolável, mas aí vc já tem 4 faixas, e se der sorte, aparece um fast track e vc volta para comando rapidinho. Mas o lance é perder o estigma do copila o quanto antes. Sacou?

  12. É muito legal, o piloto tem que ter 500 horas de experiencia, que coincidentemente não seram aceitas para se adicionar 1 ponto, depois temos que fazer um total de 1200 pontos distribuidos, entre jet trainer, icao etc etc etc.
    Pela logica ficou um pouco menos que 1200 horas, por que ? Se vc fizer, o jet 150 pontos, o curso superior 400 pontos vc tem 550 pontos + icao 100 = 650 pontos né!!!!

    Então novamente a matemática vc tem 500 horas obrigatórias + 650 pontos (lembrem-se tem que ser 1200 pontos), faltam em pontos 550, acredito que vc vá dar instrução pra isso né, então 500 obrigatorias + 550 voando, então vc entra com 1050 horas !!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk Grande diferença !!!!!!!

  13. Não falaram a idade , ai deixaram furo . Nos U.S.A . Idade guanto mais melhoir aqui e fogo , acho deve ser de 45 .

  14. Grande Raul, depois de tanto acompanhar seu blog, não acho nada difícil a TAM ter buscado inspiração em seus posts para mudar a forma de avaliar o candidato em uma pré-seleção. Tomara que esse método de avaliação chegue as empresas da aviação off-shore para recrutamento de co-pilotos de Helicópteros.

    • Rarara, quem me dera… O povo da TAM nem sabe que eu existo, Atecsandro… Mas qto à off-shore, o problema é outro: chama-se convenção coletiva de trabalho dos petroleiros. É por causa dela que os pilotos tem que ter 500+ horas e IFRH.

  15. Uma melhora significativa aos candidatos. Sem dúvida muitos novos candidatos, hoje desempregados, terão uma chance melhor. Só minha dúvida paira pela falta de uma ou outra qualificação. Por exemplo, se a pontuação em relação às horas de voo foram mais que superadas, o fato de não conseguir o ICAO 3 ou não ter o Jet Training, desclassifica o candidato ? … parece que sim.

    • “Para admissão na TAM, o candidato deverá ter, no mínimo, 500hs de vôo, IFR e Multi/Tipo válidos, PLA teórico e atingir 1200 pontos conforme tabela abaixo:”

      No meu entender, a falta do jet não elimina o candidato, mas é um item a menos para somar na puntuação geral. Já a questão do ICAO 3 entra como requisito mínimo para o exame de inglês.

      Creio que seja isso.

    • É assim:

      O ICAO level 3 será obrigatório no exame de inglês da empresa, ou seja, depois de ser aprovado na entrevista técnica, vc deve demonstrar na prova de inglês da cia, que tem um inglês similar ao nivel ICAO 3. Logo, se vc não tiver o mínimo domínio da língua inglesa, sua admissão não podera se concretizar. O ICAO level 4 ou superior não isenta vc de fazer a prova de inglês da empresa, mas já é uma certeza que vc consegue o nivel 3 da cia, e ainda soma pontos como bonus, conforme descrito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.012 outros seguidores