Depois de anos exigindo até 1.200h de experiência para candidatos a copiloto, a TAM finalmente baixou seus requerimentos de experiência de voo para 500h, mas com um sistema de pontos adicionais. De acordo com o site da TAM (clique em “COPILOTO – AIRBUS 320F” nesta página), os requisitos agora são os seguintes:
Competências e habilidades desejadas
Serão chamado para o processo apenas os candidatos que atendam aos requisitos mencionados:
* Licença de Piloto Comercial;
* Licença de Vôo por instrumento em vigor;
* Licença de Aeronaves Multimotores/Tipo;
* Proficiência lingüística Inglês nível intermediário;
* Possuir PLA teórico;
* Ser brasileiro ou naturalizado;
* Disponibilidade para residir em São PauloPara admissão na TAM, o candidato deverá ter, no mínimo, 500hs de vôo, IFR e Multi/Tipo válidos, PLA teórico e atingir 1200 pontos conforme tabela abaixo:
1) Curso superior=> 400 pontos;
2) Jet training=> 150 pontos;
3) ICAO NÍVEL 4 ou superior=>100 pontos;
4) CHT em aeronaves a reação sob o RBAC 121 e RBAC 135=> 300 pontos;
5) CHT em aeronaves turbo hélice sob o RBAC 121 e RBAC 135=> 200 pontos;
6) Cada hora de vôo comprovada=> 01 ponto.Nota 1: Além da comprovação das horas declaradas, o candidato deverá efetuar:
a)Entrevista técnica;
b)Exame de Inglês tendo como mínimo para aprovação ICAO 3;
c) Avaliação psicotécnicaNota2: No caso do candidato ter a CHT de aeronave a reação sob o RBAC 121 e RBAC 135, o item 2 não poderá ser utilizado como bônus
Assim, um candidato com nível superior (400 pts), Jet Training (150 pts) e ICAO-4 (100pts) totalizaria 650 pontos. Para atingir os 1.200 pontos requeridos, faltariam 550 pts. Logo, este candidato precisaria ter, no mínimo, 550h de voo para poder entrar no processo seletivo. Uma mudança inteligente, na minha opinião.
Julio Placido Da Silva Neto
4 anos agoNunca Sonhe Baixo, Pois Voce Nunca Ira Voar Alto
Gustavo
4 anos agoÉ vdd q ela exige curso superior de no mínimo 4 anos ? Ou seja , fazer faculdade de ciências aeronáuticas não adiantaria nada?
Raul Marinho
4 anos agoSaberemos quando a empresa voltar a contratar.
Gustavo
4 anos agoOque acha melhor : fazer aeroclube e faculdade na Anhembi Morumbi juntos ( tenho condições de pagae ) ou fazer aeroclube e faculdade de administração por exemplo juntos?
Raul Marinho
4 anos agoEu seria um irresponsável se ousasse responder a esta pergunta sem te conhecer…
Felipe
4 anos agoEstou me formando em engenharia civil, com esse curso superior me agregaria de alguma maneira na aviação civil, em algumas das companhias aéreas ?
Raul Marinho
4 anos agoAgregaria. Em alguns processos seletivos, ter nível superior é “um diferencial”, e há empresas que especificam que o curso tem que ser “em exatas” (engenharia, por exemplo), e outras que requerem o curso de Ciências Aeronáuticas. Mas o que agrega mesmo é experiência e QI (indicação), além da situação de mercado, é claro.
Pedro Felipe
4 anos agoRaul Marinho fiquei sabendo que a LATAM está exigindo 1.200hs de voo e não 500hs como mencionado. Será que mudou as regras com a chegada da Lan, digo agora como LATAM Airlines será as regras mudaram ?
Raul Marinho
4 anos agoQue eu saiba, a LATAm não está contratando neste momento.
Mateus
4 anos agoE quando eu acabar o curso de piloto privado em uma escola de aviação oque eu vou presisar fazer ainda para me tornar um piloto de uma empressa aére???.
Raul Marinho
4 anos agoSer aprovado no processo seletivo. Cada um tem determinados requisitos de habilitações experiência, etc.
Vitor soares
5 anos agotem tem faculdade de ciências aeronaltica tem que fazer todo processo no aeroclube
Raul Marinho
5 anos ago???
Enzo
5 anos agoOlá … Pretendo entrar em 2017 na PUCRS fazer ciencias aeronauticas , você já sai formado com multi motor de lá … sabe quantas horas você acumula com isso ? é boa a PUCRS?
Raul Marinho
5 anos agoNa verdade, vc faz as horas de voo em um aeroclube ou escola. A formação de PP+PC/MLTE/IFR requer cerca de 150h.
Guilherme
5 anos agoEstou fazendo economia na faap, junto com o Aeroclube de sp, com isso ja seria uma boa formação para entrar na tam, Raul? Obviamente, nos próximos anos junto à faculdade, irei fazer jet training, prova da ICAO, e tudo o que for necessário.
Raul Marinho
5 anos agoPara a TAM, que exige nível superior não importando a faculdade, sim. Mas eu recomendo uma pós na área (PE Safety do ITA, por exemplo).
Mateus Barbosa
6 anos agoO curso superior que dá direito à 400 pontos, dito acima, precisa ser especificamente na área da aviação ou é qualquer um outro superior? No meu caso estou terminando Contábeis, vale na hora de somar os pontos ou não?
Raul Marinho
6 anos agoNo caso, é para qualquer curso superior, inclusive Contábeis ou Letras.
Gabriel Ribeiro
7 anos agoNo caso a TAM só contrata pessoas formadas no curso de aviação civil ou ciências aeronáuticas?
E no caso do cara que fez os cursos de PP e PC?
Raul Marinho
7 anos agoReleia o post.
Henrique
7 anos agoRaul, os pontos obtidos por curso superior são cumulativos? Por exemplo, se sou formado em dois cursos superiores eu somo 800 pontos? Acredito que não seja assim, mas não custa perguntar.
Raul Marinho
7 anos agoIsso vc precisará confirmar com os recrutadores da TAM, mas acho bastante difícil que seja cumulativo como vc sugere.
Henrique
7 anos agoTambém não acho que funcione dessa maneira. Obrigado pela resposta!
Matheus Reale
7 anos agoOlá, eu estava pesquisando e vi que para você fazer o curso de PLA você precisa de 1500hr de voo, então como eu vou ter o PLA teórico para trabalhar na TAM? O diploma da faculdade de Ciências Aeronauticas pode substitui-lo?
Raul Marinho
7 anos agoAcho que vc precisa pesquisar mais, ou escolher melhor suas fontes de consulta… Se vc quiser, este blog tem bastante informação. Vc está precisando.
Rodrigo Reis
6 anos agoVocê pode ter o PLA teórico sem problemas, desde que também tenha o PP, PC/MLTE, IFR, ICAO 4 e as horas mínimas requeridas pela cia. O PLA prático, ou seja, as 1500 horas, você tira na empresa. Em outras palavras, você ao ser contratado enquanto voa, ao atingir 1500 horas você consegue obter o PLA prático.
Zayama
7 anos agoTenho um amigo Italiano que quer vir morar no Brasil e trabalhar como piloto, tu sabes me dizer o que é preciso?
Será que ele consegue trabalhar como piloto?
Obrigada
Zayama
zayama@terra.com.br
Leonardo
7 anos agoOi Raul. Sou brasileiro, mas moro na Argentina. Eu me formei na Universidade (Argentina). Quantos pontos tem uma licenciatura? O que significa “PLA” e “CHT”? Tenho 600HS, ICAO 4 IFR e Mult. Posso me inscrever? obrigado!
Raul Marinho
7 anos agoQuantos pontos tem uma licenciatura?
R: 400. Mas é bom checar com a empresa para ter certeza de que lês vieram diplomas de instituições estrangeiras.
O que significa “PLA” e “CHT”?
R: Licença de Piloto de Linha Aérea (equivalente à ATPL para a FAA) e Carteira de Habilitação Técnica, o popular brevê.
Tenho 600HS, ICAO 4 IFR e Mult. Posso me inscrever?
E: A TAM não está contratando no momento – na verdade, está demitindo. Mas quando ela abrir vagas, pode.
saudiapilots
8 anos agoSaudia Pilots está selecionando currículos para pilotos :
Embraer 170/190/195 Cmtes
A320 Cmtes
A330 Cmtes
B777 Cmtes
MD-11 Cmtes/Cops
B744 Cops
Base Jeddah
Saudia Arabian Airlines
Contatos e mais imformações
Facebook
saudiapilots@mail.com
R. Tedeschi
9 anos agoTu sabes se a Tam considera tecnólogo como curso superior? E o que tu achas melhor, ter pc multi ifr inva 800 horas jet training pla teórico icao 4 pp de planador e acrobacia, ou tudo isso mais ciências aeronáuticas na pucrs só que com 150 horas?
Raul Marinho
9 anos agoTu sabes se a Tam considera tecnólogo como curso superior?
R: Se for um curso de nível superior, sim; se for de nível médio, não.
E o que tu achas melhor, ter pc multi ifr inva 800 horas jet training pla teórico icao 4 pp de planador e acrobacia, ou tudo isso mais ciências aeronáuticas na pucrs só que com 150 horas?
R: Depende. Se for para conseguir um primeiro emprego mais rapidamente – na TAM, inclusive -, a 1a opção é melhor. Mas se a intenção é ir mais longe na carreira no longo prazo, tornando-se um piloto-chefe ou um diretor de operações no futuro, a 2a opção é mais indicada.
Raul Marinho
9 anos agoTu sabes se a Tam considera tecnólogo como curso superior?
R: Se for um curso de nível superior, sim; se for de nível médio, não.
E o que tu achas melhor, ter pc multi ifr inva 800 horas jet training pla teórico icao 4 pp de planador e acrobacia, ou tudo isso mais ciências aeronáuticas na pucrs só que com 150 horas?
R: Depende. Se for para conseguir um primeiro emprego mais rapidamente – na TAM, inclusive -, a 1a opção é melhor. Mas se a intenção é ir mais longe na carreira no longo prazo, tornando-se um piloto-chefe ou um diretor de operações no futuro, a 2a opção é mais indicada.
elitefoda2ucas
9 anos agoquanto tempo demora o curso de piloto agricola, quero fazer depois de acabar o comercial.
Raul Marinho
9 anos agoO curso de PAGR em si é rápido, são 30h de voo. Só que vc precisa ter um mínimo de 400h de voo para poder checar a habilitação.
Chico
9 anos agoRaul, i’m a long time reader, first time poster neste fantástico Blog.
Você faz idéia de quanto tempo tá levando na TAM para voar widebody? E quais são os cretérios para começar a voar estas aeronaves? E a promoção a comando, faz idéia de quanto tempo leva? Sou co-piloto de aeronave a reação em uma empresa regular menor. Com certeza ganho (bem) menos que um co-piloto da “Marília”, mas tô baseado “em casa” (não moro em SP-Capital).
Se conselho fosse bom, as pessoas venderiam. Mas ainda assim gostaria de saber sua opinião (e a dos demais colegas que tiverem estas informações) sobre se vale a pena tentar ir de uma regular menor para a TAM.
Raul Marinho
9 anos agoBe my guest, Frank! Mas o causo é que eu não sei responder o que vc me pergunta sobre wide na TAM. Já sobre o conselho, eu posso opinar. Eu acho que o lance é chegar a comando o mais rápido possível. Aí vc vê o que faz… De repente até encarar ser copila de novo, se o tesão de voar wide for incontrolável, mas aí vc já tem 4 faixas, e se der sorte, aparece um fast track e vc volta para comando rapidinho. Mas o lance é perder o estigma do copila o quanto antes. Sacou?
Eu
9 anos agoÉ muito legal, o piloto tem que ter 500 horas de experiencia, que coincidentemente não seram aceitas para se adicionar 1 ponto, depois temos que fazer um total de 1200 pontos distribuidos, entre jet trainer, icao etc etc etc.
Pela logica ficou um pouco menos que 1200 horas, por que ? Se vc fizer, o jet 150 pontos, o curso superior 400 pontos vc tem 550 pontos + icao 100 = 650 pontos né!!!!
Então novamente a matemática vc tem 500 horas obrigatórias + 650 pontos (lembrem-se tem que ser 1200 pontos), faltam em pontos 550, acredito que vc vá dar instrução pra isso né, então 500 obrigatorias + 550 voando, então vc entra com 1050 horas !!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk Grande diferença !!!!!!!
Raul Marinho
9 anos agoLeia o exemplo do meu post.
Alcir Geraldo Veloso Veloso
9 anos agoNão falaram a idade , ai deixaram furo . Nos U.S.A . Idade guanto mais melhoir aqui e fogo , acho deve ser de 45 .
Alecsandro Calegari
9 anos agoGrande Raul, depois de tanto acompanhar seu blog, não acho nada difícil a TAM ter buscado inspiração em seus posts para mudar a forma de avaliar o candidato em uma pré-seleção. Tomara que esse método de avaliação chegue as empresas da aviação off-shore para recrutamento de co-pilotos de Helicópteros.
Raul Marinho
9 anos agoRarara, quem me dera… O povo da TAM nem sabe que eu existo, Atecsandro… Mas qto à off-shore, o problema é outro: chama-se convenção coletiva de trabalho dos petroleiros. É por causa dela que os pilotos tem que ter 500+ horas e IFRH.
Fred Mesquita
9 anos agoUma melhora significativa aos candidatos. Sem dúvida muitos novos candidatos, hoje desempregados, terão uma chance melhor. Só minha dúvida paira pela falta de uma ou outra qualificação. Por exemplo, se a pontuação em relação às horas de voo foram mais que superadas, o fato de não conseguir o ICAO 3 ou não ter o Jet Training, desclassifica o candidato ? … parece que sim.
Alecsandro Calegari
9 anos ago“Para admissão na TAM, o candidato deverá ter, no mínimo, 500hs de vôo, IFR e Multi/Tipo válidos, PLA teórico e atingir 1200 pontos conforme tabela abaixo:”
No meu entender, a falta do jet não elimina o candidato, mas é um item a menos para somar na puntuação geral. Já a questão do ICAO 3 entra como requisito mínimo para o exame de inglês.
Creio que seja isso.
Bruno
9 anos agoÉ assim:
O ICAO level 3 será obrigatório no exame de inglês da empresa, ou seja, depois de ser aprovado na entrevista técnica, vc deve demonstrar na prova de inglês da cia, que tem um inglês similar ao nivel ICAO 3. Logo, se vc não tiver o mínimo domínio da língua inglesa, sua admissão não podera se concretizar. O ICAO level 4 ou superior não isenta vc de fazer a prova de inglês da empresa, mas já é uma certeza que vc consegue o nivel 3 da cia, e ainda soma pontos como bonus, conforme descrito.
Sergio
9 anos agocaso tenha nível 4 ou superior vc será isento sim de fazer a prova na empresa, vc passa de fase.
abs.
joaomatias854@gmail.com
8 anos agoe exigencia demais 2oo horas de voo ja ta bom