Escola de Aviação Civil do Governo Federal

By: Author Raul MarinhoPosted on
611Views13

Pessoal, a informação abaixo foi obtida em um fórum de discussão, e ainda carece de confirmação (estou correndo atrás, e assim que tiver, complemento o post), mas o fato é que a SAC-Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (o “Ministério da Aviação”, como se diz por aí) está realizando estudos para implementar, até o final deste ano, uma Escola de Aviação Civil do Governo Federal, para a formação de pilotos e comissários.  Segue abaixo nota publicada no Valor Econômico de hoje, segundo informações obtidas no CECOMSAER:

Escola do ar

O governo vai criar até o fim do ano uma escola de formação de pilotos e comissários para atuar em companhias aéreas e aeroportos. O modelo escolhido deve ser uma parceria público-privada. A Secretaria de aviação Civil, comandada pelo ministro Wagner Bittencourt, está fazendo um levantamento no setor para entender as necessidades de mão de obra.

– x –

Correção das 11:26h de 02/04012:

Na verdade, a nota foi publicada na IstoÉ Dinheiro, neste link.

13 comments

  1. Rose Fratassi
    4 anos ago

    gostaria de mais informaçoes p meu filho

  2. patricia
    5 anos ago

    vamos ver se realmete eh vdd!

  3. Davysson Souza
    6 anos ago

    Bom , no meu ponto de vista
    a criação da escola sera com certeza um previlegio , mas nao fara diferença na suposta “crise ” que acontece , pois com a criação da escola , muitos iram se formar de graça , a parte boa , mas por outro lado o problema vai continuar pois a escola nao ira se encher de horas de voo, apos formado .
    Ex : um concurso como o da CHESF da Bahia , que pede 2.500 horas/voo ,muitos vao ter competencia para presta a prova , mas a maioria dos formados nas escola civil federal , nao possuiram essa 2.500 horas/voo , quem tem plena vontade em ser piloto , trabalha como pedreiro, ronda noturno , instrutor de voou , etc
    Para pagar suas horas voo e se profissionalizar , com as escolas federal o camarada ira se forma e dali mesmo para , pois muitos irao fazer por empolgação e dai irao ter carteira mas nao competencia para ser um profissional .
    Tiram suas conclução , discutam , comente sua opinião . Abraço

    • gabriel
      6 anos ago

      Também acho Davysson, semana passada vimos a segunda maior cia do país demitindo tripulantes, (mais de 100) creio que o individuo que se formar nessa escola ficará muito restrito aquele “serviço”. Como estamos acostumados a companias aparecerem e desaparecem num piscar de olhos, em dado momento o cidadão com a habilitação MPL, poderá se ver sem emprego , por exemplo uma compania falir ou diminuir o contigente , o que esse cidadão vai fazer ja que não estará capacitado a voar numa executiva (que em muitos casos está sendo melhor que a linha , não digo apenas pelo salario, mais pela qualidade de vida , tempo com a familia, cobrança etc…) não poderá dar instrução básica também??? então me parece um tapa buraco isso aí, é dificil, parece que eles debatem , debatem e so tomam medidas frustradas. Parece que o intelecto dos nossos governantes é quase nulo, ou a falta de vontade é tremenda.

  4. Rodolfo DM
    6 anos ago

    A pergunta é: será que vai ter vagas pra essa turma? O mercado de hoje já está ficando estufado.

  5. gabriel
    6 anos ago

    “O nome disso não é aeroclube?”

    Não!!! A muitos anos os aeroclubes não recebem ajuda governamental, a maioria das aeronaves estão paradas a anos, simuladores com defeito, ao meu ver essa besteira de escola do governo não vai dar certo, ou vai atrapalhar as que já existem ou será igual as tais bolsas da ANAC (que ninguém vê piloto).
    Acho que o mais correto seria a salvação dos aeroclubes que ja existem, talvez se o importo em cima do avgas não fosse tão alto, se um piloto não tivesse que esperar muito tempo para rechecar , se um aluno não tivesse que se deslocar tanto para fazer um CMA , se não fosse mal atendido nas bases militares, houvesse um número maior de checadores , talvez um apoio do governo a algum possivel fabricante de simulador nacional o qual fosse repassado para aeroclubes que apresentem uma demanda de alunos porém não haja esse equipamento, poderia funcionar, não creio que a SAC esteja no caminho certo.

    • Talvez dê certo por ser uma parceria publico privada. Se fosse só por conta do governo, dai eu não poria minha mão no fogo.

      Outra coisa que entendi, é que será específico para formação de tripulação de CIAs aéreas.

      Muito provavelmente tenha a ver com essa nova lincença de MPL (tripulação multipla) que será cria com o novo RBAC 61.

      Penso que isso já esteja tudo planejado (criação da licença MPL + Escola de Aviação Civil Federal). Se for assim. aqueles que pensam em seguir carreira na aviação geral, não poderão se beneficiar desse incentivo.

      Outro fato que reforça essa idéia é que sendo assim, as escolas de aviação atuais ainda teriam esse nicho (piloto para aviação geral, taxia aéreo, agricola, etc) para explorar e não seriam tão afetadas.

  6. drausiocap
    6 anos ago

    O nome disso não é aeroclube?

  7. Guilherme Guimarães
    6 anos ago

    Ótimo. Uma vez que os preços praticados hoje, acredito eu, que sejam abusivos. Talvez trará um pouco mais de competitividade ao mercado.
    Alguém me corrija se eu estiver errado sobre a parte dos “preços abusivos”.

    Abraços

  8. Fred Mesquita
    6 anos ago

    Conheço uma pessoa influente em Brasília que faz parte do SENAI e através dessa pessoa o que eu soube é que este modelo de escola vai ser feita nos mesmos moldes de como hoje é feita o SENAI. O único obstáculo que estava sendo analisado é, como as escolas de aviação já existentes vão se comportar diante do sugimento dessa escola, já que se os gastos são bem menores, poderá haver a quebra de muitas escolas existentes e o interesse deles não é esse e sim o de aumenta o leque de opções. Quem saiu na frente foi o SENAI de Florianópolis, que já está muito adiantado nesse assunto. Quem tem tudo para dar certo, isso temos a mais absoluta certeza.

  9. Victor
    6 anos ago

    Pow ai sim hein! Pra quem não tem nem condições de voar uma hora por semana, vai ser muito bom…

Deixe uma resposta