Novas informações sobre o “Programa ASA”

By: Author Raul MarinhoPosted on
590Views24

Muita gente está me escrevendo e-mails e comentando nos posts daqui do blog sobre o “Programa ASA” (programa de formação de pilotos da Azul, em parceria com a EJ e o Santander), querendo saber detalhes sobre o programa, como se eu fosse uma espécie de consultor da Azul, ou então uma Mãe Dinah da formação aeronáutica. Pessoal, o que eu sei é o que está publicado nos sites das empresas participantes e, vez por outra, faço alguma análise com base nos meus conhecimentos e percepções, nada mais do que isso.

Para falar a verdade, eu me orgulho de ter escrito um post em dezembro do ano passado em que sugeria, basicamente, que as companhias aéreas (o post era, na realidade, sobre a TAM) fizessem o que a Azul faz hoje:

(…) que tal investir na formação destes profissionais agora, para evitar o colapso total em 2013/14? Não estou sugerindo afrouxar a qualidade técnica da sua tripulação, somente contratar pilotos com menos experiência e proporcionar, a TAM mesmo, um treinamento para qualificar esses profissionais nos padrões exigidos pela companhia.

Não sei sze alguém na Azul leu isso que escrevi (se leu, ninguém me falou), mas o fato é que eles estão fazendo exatamente o que sugeri…

Bem, mas para ninguém sair de mãos vazias deste post, eu informo que tenho, sim, novidades sobre o programa, colhidas diretamente do site da EJ. Leiam no que segue abaixo:

Os cadastros serão triados e os selecionados participarão de um processo seletivo, no qual farão provas de português, matemática, geografia, inglês e testes psicológicos, que incluem avaliação comportamental com atividades dirigidas.

Uma vez aprovado, o candidato poderá ingressar no Projeto, com a possibilidade de financiar grande parte do seu treinamento através do Banco Santander. Após a conclusão de sua formação profissional, o piloto poderá ter uma oportunidade no processo de seleção na Azul Linhas Aéreas.

Isso quer dizer o seguinte:

  1. Comece a estudar já Português, Matemática, Geografia e Inglês (principalmente Inglês!). Eu faria uma boa revisão da matéria do ensino médio destas matérias (basicamente, o que cai em vestibular, pois as provas deverão ser baseadas neste tipo de prova, menos a de Inglês, que deverá ser no padrão ICAO-test, ou seja: oral).
  2. “Avaliação comportamental” significa que haverá dinâmicas de grupo no processo seletivo. Quem nunca participou de uma, é bom se informar sobre o que se trata para não chegar 100% cru no dia da seleção. (Vou pesquisar o assunto e escrever sobre isso em breve).
  3. Se não houve algum mal entendido neste texto da EJ, aqui está a dica de que o Santander não financiará todo o programa. Se eles falam em “grande parte”, deve ser uns 75%, algo por aí. Então, para quem contava com financiamento integral, é bom ficar atento.

24 comments

  1. wandelma
    4 anos ago

    Oi Raul por gentileza, vc pode dizer o quais são os assuntos das provas de português e matemática para auxiliar de aeroporto. Desde já, muito obrigada!

  2. Marcio Q.Calazans
    5 anos ago

    Raul, tudo bem!

    Respondi o questionário da E-Talent enviado, mas ainda não obtive resposta da Azul ou o resultado do Teste…….. você tem informações de outros que ja fizeram o teste e ja foram chamados?
    Abraço

    Marcio Calazans

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Sim, tem gente que respondeu ao questionário e já foi chamada para a entrevista, assim como tem gente que foi chamada sem mesmo ter recebido o questionário… Enfim, tem de tudo. Por isso, relaxe, e aguarde o desenrolar dos acontecimentos.

  3. walter
    5 anos ago

    Acredito que no site Elancers não esta avaliando corretamento os candidatos pq o que foi postado como pré-requisito são os mínimos exigidos e a grande maioria tem esses requisitos.

  4. Paulo Alexandre
    5 anos ago

    Boa Tarde!

    Gostaria de saber se esse programa é oferecido apenas pra quem “começa do zero”, ou quem tem o PP ou até o PC poderia participar?

    Abraços!!!

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Em principio, poderia. Mas as inscrições estão encerradas.

      • Paulo Alexandre
        5 anos ago

        Grato pela informação.

  5. Thalyson Ramos
    5 anos ago

    Boa noite Raul, sobre o programa de foramaçao de Pilotos da Azul me surgio uma duvida ao ler o seguinte ponto do seu ultimo Post.

    “Uma vez aprovado, o candidato poderá ingressar no Projeto, com a possibilidade de financiar grande parte do seu treinamento através do Banco Santander. Após a conclusão de sua formação profissional, o piloto poderá ter uma oportunidade no processo de seleção na Azul Linhas Aéreas”

    A duvida e a seguinte, se eu ingressar no projeto digamos que eu seja aprovado (particularmente gostaria de fazer a faculdade de Ciencias Aeronauticas) entao e possivel que eu financie da mesma maneira pelo Santander estude na EJ e apos isso possa seguir para um taxi Aereo na cidade aonde pretendo curssar a facul? ja que o post diz que “o Piloto PODERA ter uma oportunidade de entrar no processo seletivo da Azul?
    Dese ja agradeço e aguardo resposta
    pesso desculpas pela falta de acentuaçao (teclado estragado)

    Abraço.

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Sim, por que não? A Azul não pode te obrigar a trabalhar lá, se vc não quiser.

      Enviado via iPad

      • Thalyson Ramos
        5 anos ago

        Maraavilha, e porque por exemplo a EJ tem aquele programa tambem q se eu nao me engano e assim, voce curssa o PC com eles ai eles te dao uma “bolssa” integral do INVA mais voce assina contrato de trabalhar 1 ano com eles apos formado, penssei que fosse algo do genero…
        Agradeço
        Boa noite, abraço

        • Raul Marinho
          5 anos ago

          Pode ser que a Azul também tenha um contrato desses. Só que, tanto o da EJ quanto o eventual contrato da Azul são ineficazes perante a Justiça do Trabalho. Ou seja: vc cumpre se quiser.

          Enviado via iPad

          • Vinicius
            5 anos ago

            O problema é que se a empresa ficar “chateada” com você, suas chances de querer trabalhar um dia para ela diminuem bastante. Portanto, cuidado.

    • Sander Ruscigno
      5 anos ago

      Considerando o que já foi falado pelo Raul, mas levando em conta que a fiadora será a Azul penso que esta tomará precaução para que neste caso você tenha que substituir o fiador.

      Aí você terá poderá ter um problema

      • Thalyson Ramos
        5 anos ago

        Pois e, e isso que eu estava penssando… vou reler os Posts sobre o programa ver se acho alguma brecha :D… Mais assim, queria deixar uma diga aqui pra quem talvez queira (assim como eu) o enssino superior (Ciencias Aeronauticas) a PUC-RS faz o mesmo financiamento com o Santander e quando voce se forma voce tambem tem chance (pelo menos tinha ate a ultima vez que olhei o site) de entrar no processo seletivo da Azul ou de outra Compania… e quase as mesmas condiçoes voce tambem tem que pagar a sua hospedagem as aulas sao o dia todo… a unica diferença (crucial) e que voce tem que pagar a menssalidade da facul se nao consseguir nenhum tipo de bolssa (que e um poco “salgadinha” em torno de 2 mil e poucos reais)… Se voce for um bom aluno e consseguir passar em primeiro lugar no vestibular, voce ganha a bolssa merito que e uma bolssa integral do cursso, e assim as coisas ficam mais faceis… fica a dica… nao sei se ja foi postado algo sobre isso, pelo menos desde q sigo o Blog nunca vi, se ja foi desculpem-me

        Tenham todos uma otima Quarta feira.

        • Raul Marinho
          5 anos ago

          No 1o post deste blog sobre o programa (este aqui: http://paraserpiloto.wordpress.com/2012/05/09/programa-de-formacao-de-pilotos-azul-ej-santander/ ), eu já fazia menção ao programa da PUC: “Logo de saída, chama a atenção o fato de este ser um programa aparentemente muito mais vantajoso que o da PUC-RS, uma vez que custa bem menos (R$80mil contra R$120mil, em valores aproximados), e é muito mais rápido (10 meses contra 3 anos).”Na verdade, os leitores destre blog conhecem o programa da PUC desde 9 de setembro do ano passado, vide este post aqui:  http://paraserpiloto.wordpress.com/?s=puc+azul+santander .

          • Thalyson Ramos
            5 anos ago

            Por isso deixei um pedido de desculpas no fim, pois nao sigo este blog desde seu primeiro post.
            Realmente e mais vantajoso pelo tempo e pelo investimento que sao visivelmente menores que o da PUC, mas sera que o conhecimento que se adiquiria em 3 anos consseguiria se adquirir em 10 meses?!!!………..

            • Raul Marinho
              5 anos ago

              Não tem problema não, fique tranquilo… O que importa é que vc já foi resgatado das trevas pelas luzes deste magnifico blog!

              Qto à questão do conhecimento PUCxEJ, pelo ponto de vista da Azul, sao equivalentes…

              Enviado via iPad

  6. Alex Rodrigues
    5 anos ago

    Boa tarde Raul! O dono da EJ esteve aqui nos Estados Unidos para formalizar uma parceria entre a EJ e a EPIC para que ao terminarmos o PC aqui fossemos para a EJ para fazer a convalidação, Jet Training e a prova da ICAO. Segundo ele, os ex-alunos da Epic que fizerem este trâmite com eles irão direto para a o processo de seleção da Azul, pois segundo ele a escola aqui cumpre com os requisitos da cia. Um amigo que terminou o curso aqui fez a convalidação da FAA para a ANAC na EJ e em menos de um mês conseguiu um emprego de co-piloto de Lear 40 com 230h totais, por ter também a carteira da FAA, ICAO e boa experiência com G1000. Abs!

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Nossa, que coisa! Vc teria algo que faça referencia a isso, como um press release, ou algo assim?

      Enviado via iPad

      • Alex Rodrigues
        5 anos ago

        Vou tentar conseguir algo. Eu não estava na hora para participar da reunião mas os outros brasileiros que estiveram lá comentaram esta parceria. Ele ficou de voltar aqui para conhecer os outros brasileiros mas ainda não o encontrei. Isso foi há uns 2 meses atrás…

  7. Felipe
    5 anos ago

    Raul,
    Por acaso já ocorreu a liberação dos convocados pela seleção de currículos?

  8. Eduardo Ruscalleda
    5 anos ago

    Raul,

    Adorei o mãe Dina aeronáutica! kkkk

    Um grande abraço

Deixe uma resposta