Elancers

By: Author Raul MarinhoPosted on
1022Views25

Faz tempo que eu estou para escrever sobre o Elancers.net – site de recrutamento utilizado pela maioria das companhias aéreas em seus processo seletivos –, mas sempre procrastino. Só que agora, com a moçada se inscrevendo em peso no “Programa ASA”, o site ficou muito mais conhecido, inclusive entre os pretendentes a piloto e estudantes de aviação (anteriormente, só os PCs formados conheciam o site), então achei conveniente escrever sobre o assunto.

A Elancers é uma empresa de recrutamento virtual, assim como são a Catho, a Infojobs, a Empregos.com, etc. – cada uma com suas particularidades, suas vantagens e seus pontos fracos. A diferença é que, para o segmento aeronáutico, a Elancers é praticamente monopolista, o que faz com que os pilotos sejam “clientes” da Elancers compulsoriamente: queira ou não queira, você aeronauta vai acabar tendo que usar o Elancers.net em algum momento da sua vida, especialmente se quiser concorrer a alguma vaga na aviação comercial. A maioria das companhias aéreas (TAM, Gol, Avianca, Trip e Azul, pelo menos) não aceitam receber currículos em papel ou via e-mail, e também não possuem sistema de cadastro próprio: todas elas usam o sistema da Elancers.net. Então, acho bom você se informar sobre como ele funciona.

O sistema da Elancers tem a vantagem de manter uma base da dados única do candidato para todas as companhias contratantes. Assim, se você se cadastra para concorrer a uma vaga em uma companhia, não precisará repetir todos os dados para concorrer a vagas em outras companhias. Mesma coisa com a atualização de informações: se você se cadastrou em janeiro, quando tinha 200h, e adquiriu mais 100h até março, você altera sua experiência uma única vez, e todas as companhias que acessam suas informações ficam sabendo de sua nova experiência de 300h automaticamente.

O processo de cadastramento é normalmente iniciado pelo site de alguma companhia com vagas em aberto. Vou citar o caso da Azul como exemplo:

  • Tudo começa com o famoso “trabalhe conosco”, um link que todo site de companhia aérea possui, escondido em algum canto. Quando você finalmente achar o link, você clica nele e já cai no sistema da Elancers, que no caso da Azul é este aqui (perceba que, se você não reparar no endereço do site na barra de navegação, vai achar que ainda está no site da Azul).
  • O menu que fica à esquerda e em cima é o que vai interessar para a gente. Primeiro, você clica em “requisitos para pilotos”, e checa se seu currículo é condizente com a vaga. Estando, você deve clicar em “vagas abertas” para verificar se existe algum processo de recrutamento em aberto para a vaga que você pretende. No caso de pretendentes à vaga de copiloto, basta escrever “copiloto” no campo “palavra chave”, e clicar em “pesquisar”, que vai aparecer o seguinte:

Código                    Título                                                    Qtd        Email     Local

VAGIS934728    CO-PILOTO EMBRAER / ATR                         14              –              –

  • Ok, isso significa que há 14 vagas em aberto para copiloto de EMBRAER/ATR com o código VAGIS934728 (é conveniente anotar esse código, vai facilitar suas pesquisas no futuro). Se você estiver qualificado para a vaga, e a vaga está em aberto, está tudo certo para você prosseguir.
  • Neste momento, você está pronto para iniciar o seu cadastro. Clique em “cadastre-se”, concorde com o termo de compromisso, e escolha a opção “pilotos”. Pronto, agora reúna seus documentos todos (incluindo passaporte, CIV, título de eleitor, etc.), e passe as próximas horas preenchendo com o maior cuidado possível todos os itens disponíveis no cadastro – de preferência, siga a ordem, de cima para baixo. Se precisar interromper para recomeçar em outro momento, não tem problema: basta voltar à página da Elancers/Azul e clicar em “alterar dados”. No final, clique em “visualização, impressão e distribuição do currículo”, cheque seus dados, inclua a foto (os outros itens, como “carta de apresentação”, “videocurrículo”, etc, podem ser acrescentados, mas não são essenciais), e pronto: estando tudo certo, clique em “liberar CV”. Se você tiver alguém para quem enviar seu currículo – por exemplo: algum funcionário da companhia que te indicou para a vaga – clique em “distribuir CV” e coloque os dados das pessoas para quem você quer enviar o currículo.

Com isto, acabou o processo inicial de recrutamento, certo? Não! ATENÇÃO: VOCÊ AINDA NÃO ESTÁ CONCORRENDO A VAGA NENHUMA NA COMPANHIA. É PRECISO REALIZAR UM NOVO PASSO PARA QUE ISSO OCORRA. Lembra-se do item ”vagas em aberto”, e do código que eu sugeri que você anotasse? Pois então, clique no item novamente, depois clique no código da vaga, e na parte inferior da janela pop-up que aparecerá, clique em “candidatar-se à vaga”. Pronto, agora sim você está concorrendo a uma vaga no processo seletivo.

Seu próximo passo agora é acompanhar como seu currículo está sendo visto. Para isto, entre no site da Elancers.net, e clique em “candidatos”. No menu à esquerda, escolha o item “vagas em que estou inscrito”, e aparecerá uma página chamada “painel de vagas”, com um link à direita deniminado “acesse já”, embaixo de uma miniatura de um gráfico colorido em formato de pizza. Clicando no link, abrirá uma nova página, agora no domínio da “Elancer bots” (“E-bots”), com todas as informações sobre as vagas em que você está inscrito. Nesta página, a informação mais importante é o “Raio X da vaga”. Clicando no ícone respectivo da vaga que lhe interessa, abrirá uma nova página, com um grande gráfico colorido em formato de pizza (vide ilustração-exemplo acima), com três partes principais: a verde, que representa aderência a todos os itens; a amarela, que significa não aderente a um item; e a vermelha, para os currículos não aderentes a dois ou mais itens. Além disso, o sistema indica em que parte do gráfico você está. AGORA, ATENÇÃO: SE VOCÊ NÃO ESTIVER NA PARTE VERDE DO GRÁFICO, E JULGA PREENCHER TODOS OS PRÉ-REQUISITOS PARA A VAGA, REVISE SEU CADASTRO.

Para os não assinantes do “E-bot”, não é franqueado acesso a nenhuma outra aba do “Raio X da vaga”, a não ser o gráfico inicial de aderência. Por isso, talvez você não consiga encontrar onde está a não-aderência do seu cadastro somente revisando-o manualmente. Neste caso, eu recomendo que você se torne assinante do serviço pago do “E-bot” (custa R$25,00 na versão mais básica), o que vai facilitar muito seu trabalho de encontrar a maldita não-aderência do seu cadastro. Se isso aconteceu por um erro no preenchimento, ótimo, fica fácil corrigir; já no caso da não-aderência ser fruto de você não possuir algum requisito desejado pela companhia, corra para obter a qualificação faltante e corrija o seu cadastro assim que obtê-la. Em qualquer caso, não deixe o seu cadastro com alguma não-aderência, pois isso irá reduzir significativamente suas chances de ser chamado para o processo seletivo que lhe interessa.

Se houver algum problema técnico no seu cadastro em algum momento, existe uma opção de “fale conosco & suporte” no menu de candidatos, à esquerda, que é meio tortuoso, mas é eficaz. (Uma dica: no meu caso, o sistema não funciona bem com o navegador Google Chrome, mas com o MS-Internet Explorer funciona perfeitamente. No iPad, funciona tudo menos os gráficos do “E-bot”). E, assim que você for chamado para participar de algum processo seletivo, você se relacionará com o RH da empresa clicando em “processos que participo”. Ah, e você pode começar a ficar animado quando, no “painel de vagas”, aparecer alguma coisa na coluna “audiência”: isso significa que alguém na companhia está lendo o seu currículo. É aí que a história começa.

 

25 comments

  1. Ricardo
    2 anos ago

    o ebots fala que eu nao atendo a dois ou mais requesitos. Sera porque eu tenho curso superior ao inves de ensino medio e dominio completo do ingles ao inves de leitura, comunicacao e redacao?

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Entre em contato com a empresa e peça esclarecimentos.

      • Ricardo
        2 anos ago

        Pelo elancers ou pelo site da empresa. Nao quero incomodar, mas poderia fornecer algum email do RH da Avianca e da Azul? se puder me passe por email, ricardo1186rj@gmail.com
        Grato!

        • raulmarinho
          2 anos ago

          Não possuo tal informação.

  2. kklo
    3 anos ago

    Este post é antigo, gostaria de saber como está a situação hoje para Seleção & Recrutamento.

  3. Andre Hashigute
    3 anos ago

    Na situação atual, em que se procurarmos por vagas nao vamos as encontrar, o que devo fazer para ja deixar meu currículo no banco de dados antes mesmo da vaga surgir?
    Simplesmente preencher o currículo e clicar em liberar currículo?
    Obrigado!

  4. Érik
    4 anos ago

    Olá… você poderia me explicar qual a diferença entre ‘audiência ‘ e ‘visualização’ no Elancers? Se é que existe alguma…

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Salvo engano, é a mesma coisa…

      • Érik
        4 anos ago

        Ok, eu imaginava que era a mesma coisa, porém acho que entendi a dinâmica: Visualização (seu CV foi visto por indeterminadas Cias.) e Audiência (a Cia. que você se candidatou á vaga, viu seu CV), seria isto mesmo? Abraço.

  5. katarine
    4 anos ago

    Oi Raul,me tira uma dúvida,por favor.Na vaga em que me candidatei,onde tem Audiência está com o número 1, a Aderência está como amarela, o que quer dizer este 1. Obrigada

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      O número indica quantas vezes seu currículo foi visualizado, e o amarelo indica que vc não esta aderente a um requisito, mas que isso não é fundamental (p.ex.: a cia diz que nível superior é um diferencial, mas não obrigatório).

  6. Jean Vidi
    5 anos ago

    Boa tarde, eu cadastrei meu currículo para uma vaga dia 20, e no mesmo dia apareceu o número 1 em audiência, e está até hoje, mas até agora não recebi nenhum contato.
    Isso significa que meu currículo foi visto e não foi selecionado, ou posso ficar com esperança?

    Obrigado desde já, e parabéns pelos esclarecimentos aqui, muito bom.

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Isso não significa muita coisa… Na realidade, hoje em dia as contratações via Elancers (da aviação comercial) estão quase estagnadas.

  7. Muito legal seu texto, bem completo também!
    Existe uma informação que você pode adicionar, em seu cadastro nas empresas existe no menu direito a Caixa de entrada, se a CIA lhe enviar um e-mail ele fica guardado lá.
    Abs, parabéns pelo excelente trabalho!

  8. Alecsandro
    5 anos ago

    Raul, fiz inscrição para o programa “ASA”. No início da semana passada, loguei no site da elancers e, no campo visualizações,tinha a mensagem que meu currículo já tinha 3 visualizações, mas a ultíma em 2011, não tendo relação com o programa.
    Continuando a explorar o site, fui no painel de vagas, e segundo o gráfico raio x da vaga, no programa ASA, eu estava na faixa verde. Na quinta-feira recebi um em email da seguinte empresa “ETALENT – Sistema ETALENT Pessoas – Home”, o qual me fornecia um login e senha, para que eu pudesse logar e preencher um formulário com perguntas voltadas para pressupor meus comportamentos e minha personalidade, imagino eu.
    Enfim, preenchi o formulário da Etalent, ao logar hoje no site da elancers, o contador de visulização mudou para 4 e com ultima visualização no dia 17/05/2012.
    Você acha que esse questionário tem a ver com a seleção do programa ASA?
    Sabe dizer se alguém já recebeu convite para entrevista ou dinâmica de grupo para esse programa?

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Alecsandro,

      Pelo seu relato, vc está na dianteira do processo seletivo. Tenha calma, que deverá dar tudo certo para vc. O questionário tem a ver com o programa, sim, sei de outras pessoas que o receberam. E, até onde eu sei, ninguém foi chamado para dinâmicas/entrevistas ainda.

      Abs e boa sorte!

      Enviado via iPad

      • Fabio
        5 anos ago

        Raul vc sabe se é possivel alterar o cadastro na inscrição da vaga da ASA? pois nao achei nenhum lugar no site q possa ser alterado.

        • Raul Marinho
          5 anos ago

          Nas vagas para pilotos, é possível, mas não conheço o sistema específico do programa ASA. Eu sugiro que vc entre no sistema de suporte da Elancers, e pergunte como fazer. 

    • Marquinho
      5 anos ago

      Eu recebi o mesmo e-mail da E-Talent, mas no meu, mas estou com uma bolinha vermelha no site da e-lancers, porém, também preencho todos os pré-requisitos que foram divulgados quando do início da seleção.

    • Marquinho
      5 anos ago

      Também recebi o mesmo e-mail da E-Talent, mas no site da e-lancers estou com uma bolinha vermelha, mas preencho todos os pré-requisitos divulgados pela Azul quando do início das inscrições. Com certeza os pré-requisitos vão bem além dos que foram divulgados.

  9. Adriano Z.
    5 anos ago

    Muito bom, valeu Raul!

  10. JC
    5 anos ago

    Vai ser muito difícil alguém encontrar um tutorial mais completo!!! Parabéns! =)

Deixe uma resposta