Processo seletivo do “Programa ASA”: o questionário DISC

By: Author Raul MarinhoPosted on
777Views8

É mais ou menos assim que os candidatos são vistos após responderem ao questionário DISC.

Vários leitores comentaram no blog e me mandaram e-mails falando sobre os questionários que andaram recebendo, relacionado ao processo seletivo do “Programa ASA“. Um destes foi o Paulo Rocha, que me enviou um material muito interessante sobre este assunto, que vou compartilhar com você neste post.

A primeira etapa do processo seletivo do “Programa ASA” foi o cadastramento e inscrição no Elancers.net, que comentei aqui alguns dias atrás. Com base nas informações cadastrais informadas pelos candidatos, uma parte deles foi contactada por uma empresa chamada ETALENT para responder a um questionário para determinação de perfil comportamental e de personalidade, num teste conhecido como DISC. A própria ETALENT explica o que é o teste, e para quem quiser saber mais sobre isto, o Paulo selecionou os seguintes links:

DISC no Wikipedia (em inglês);

discprofile – site do licenciador do teste (também em inglês); e

FAQ do software do TTCD-Teste de Tendências Comportamentais DISC (em português).

É interessante conhecer o que é o DISC, mas isso não vai aumentar suas chances de ser aprovado no processo seletivo. Isso porque você não sabe exatamente o que a Azul está procurando nos candidatos, e uma tentativa de fraudar os testes certamente resultará em resultados inconsistentes. Então, meu caro(a) candidato(a), para o seu próprio bem, seja absolutamente sincero nas suas respostas. Não minta e não tente parecer o que você não é, que isso não vai ser produtivo.

Os selecionados nesta fase estão sendo chamados para mais uma etapa do processo seletivo, agora presencial, na sede da Azul em Barueri. É bem possível que neste oportunidade sejam aplicadas as provas de Português, Matemática, Geografia e Inglês que a empresa já anunciou que farão parte do processo. Também deverão ocorrer dinâmicas de grupo, entrevistas, e talvez até exames médicos – no processo seletivo para pilotos, isso inclui um teste para consumo de drogas que pega até os 6 meses anteriores, mas não sei se isso vai acontecer também com o pessoal do “Programa ASA”.

Para os não aprovados ou não chamados para os exames, eu recomendo ler este post aqui. E continuem antenados no blog que, assim que tiver mais novidades sobre o processo, eu informarei no blog.

Boa sorte a todos!

8 comments

  1. Fabio
    5 anos ago

    Parabens aos selecionados!! :D infelizmente tb não fui chamado a principio fique chateado mais fazer o que né!! SUCESSO PRA QUE CONSEGUIU (Y)

  2. Vinicius
    5 anos ago

    Recebi um email para este teste, o fiz, mas depois não recebi mais contato. Acredito que eu não tenha o perfil desejado.

  3. Sander Ruscigno
    5 anos ago

    Para ser bem sincero, eu fico bastante chateado por saber que eu sou um dos que não foram chamados, nem ao menos para os testes iniciais. Penso que eu tenho capacidade, vontade e aptidão para ser piloto de qualquer empresa aérea.

    E de fato eu fiquei bastante empolgado com o programa, uma vez que, para mim, era uma luz no fim do túnel para a minha formação. Fiquei ainda mais feliz por saber que eu atendia a todos os pré-requisitos declarados no site do programa.

    Porém, para minha surpresa, após alguns dias descubro que era necessário ter formação superior, e na área da aviação. Ou seja, todos os outros cursos estão descartados também! Isto é, os requisitos declarados no site estavam incompletos.

    Por fim, espero que o próximo processo declare realmente os requisitos que serão cobrados, evitando assim falsas expectativas.

    Só me resta então desejar boa sorte a todos os selecionados, faça o seu melhor, porque você tirou a vaga de outras pessoas que realmente queriam muito, como eu :).

    Abraço

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Sander, quem te falou que curso superior em CA era “item de aderência” no processo seletivo? Vc viu isso em algum lugar, formalmente declarado, ou é uma suposição?

      Qto à sua decepção, o importante é vc estar consciente de que o fato de vc não ter sido selecionado não significa que vc seja inferior a quem foi. Vc não sabe os critérios que a Azul adotou, e pode ate ser que algo que vc considere uma qualidade sua seja o que te deixou de fora. Como já dizia a música, “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”, rapaz!

      Enviado via iPad

Deixe uma resposta