SERIPA-4, o novo parceiro deste blog!

By: Author Raul MarinhoPosted on
254Views10

Estive ontem visitando a sede do SERIPA-4 (para quem faltou nessa aula de Regulamentos: os sete SERIPAs espalhados pelo Brasil são os Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, vinculados ao CENIPA-Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes, sediado em Brasília), que cuida dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul – o que significa que cerca de 50% dos acidentes do Brasil são investigados pela equipe sediada no Campo de Marte, na Zona Norte de S.Paulo. Foi então que eu descobri que o Para Ser Piloto é um blog bastante popular no SERIPA-4, razão pela qual o Cel.Res. Madison me convidou para conhecer o trabalho deles in loco, e lá tive o privilégio de conversar longamente com ele e com o TCel. Raul, meu xará (e quase colega, explico daqui a pouco), o comandante do órgão. A visita foi bastante produtiva, e nós fechamos um “acordo operacional” para divulgação de informações sobre segurança aeronáutica aqui no blog. Vocês verão o resultado disso aqui dentro em breve.

A maneira de pensar, tanto do TCel Raul quanto do Cel.Res. Madison, é muito parecida com a minha – já tantas vezes explicitada aqui no blog. Principalmente quanto à falta de “cultura de segurança” na aviação brasileira – em especial em alguns aeroclubes/escolas, em nossa opinião, um dos problemas mais graves da segurança da aviação brasileira. A propósito, foi este o assunto principal de nossa conversa, e espero que este nosso “acordo operacional” ora em gestação possa resultar em alguma melhora nesse sentido.

Também trago algumas novidades dessa visita. O Madison me mostrou o novo sistema de gestão de processos na intranet do CENIPA (o SIGIPAER), que permitirá um grande aumento da eficiência e agilidade na condução das investigações daqui para a frente. Conforme o TCel Raul destacou “no CENIPA, uma equipe pequena faz um árduo trabalho, de transformar em Relatórios Finais, todos os acidentes e incidentes, das aviações civil e militar”, e neste sentido o SIGIPAER deverá ser de extrema importância para que, com o aumento do número de acidentes a serem investigados, esta mesma equipe consiga dar conta do recado. Outra novidade é a inauguração de uma nova biblioteca de material técnico de aviação, que deverá ocorrer dentro de aproximadamente 15 dias, e que será franqueada também ao público externo (quando isso se efetivar, eu informarei aqui sobre como proceder para agendar uma visita). A má notícia que trago de lá é a informação de que o país acabou de atingir a marca de 100 ocorrências de acidentes e incidentes aeronáuticos neste ano, apontando para mais de 200 ocorrências em 2012, um triste recorde. De qualquer modo, somente saber que há pessoas genuinamente interessadas em melhorar a situação da aviação brasileira quanto à segurança já é um alento.

Para encerrar, uma curiosidade. Conforme já contei aqui, eu tentei entrar na FAB, via EPCAr, nos idos de 1983 (para ingresso no ano letivo de 1984), mas fui reprovado no exame de vista. Pois bem, ontem, eu fiquei sabendo que o meu xará entrou na FAB na turma de 1986 da EPCAr, ou seja: se eu não tivesse sido reprovado, teria sido o veterano do atual comandante do SERIPA-4. E, depois de quase trinta anos, e trajetórias completamente diferentes, estávamos nós lá ontem, homônimos, quase colegas, tratando de um assunto de interesse comum. Coincidências da vida que, espero, sinalizem uma parceria profícua.

10 comments

  1. Aaron Móes
    5 anos ago

    Excelente Raul, esse blog é uma bíblia para os pilotos, principalmente para os mais jovens, parabéns!

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Aleluia, irmão! Que Santos Dumont esteja sempre convosco!

      • Araújo
        5 anos ago

        Amém…rsrsrs

  2. Heron
    5 anos ago

    Boa Noite Raul, é uma satisfação saber que a seriedade e a responsabilidade que você trata dos assuntos referente a formação aeronáutica aqui no blog tem “aberto portas” em vários âmbitos…

    Um grande abraço

    Heron

    P.S. espero que a biblioteca seja virtual :)

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Obrigado, Heron!

      E, não, a biblioteca é física mesmo…

      Enviado via iPad

  3. Raul
    5 anos ago

    Prezado Xará, apenas duas correções, quanto a nossa conversa: a) o modelo de segurança de voo de nosso País não está incorreto. O normal é mesmo termos um órgão de investigação / prevenção e um fiscalizador, sendo que o primeiro emite recomendações e o segundo implementa as que lhe são pertinentes; b) o número de aproximadamente 100 acidentes até o momento é no Brasil, e não apenas na área do SERIPA IV. Aqui estamos com 26 acidentes. Um grande abraço, e saudações SIPAER!!!

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Raul, quanto ao item “a”, eu me expressei mal, e para não parecer que a minha opinião sobre o assunto é a mesma de vocês, preferi excluir o trecho. Na verdade, o que eu quis dizer é que o CENIPA e a ANAC não possuem unidade de comando, o que cria uma descontinuidade entre as recomendações de uma e a operacionalização da outra. Mas eu posso perfeitamente deixar para dizer isto em uma outra ocasião, evitando assim qualquer mal entendido. Quanto ao item “b”, eu entendi errado mesmo, e já retifiquei a informação. Agradeço suas correções.
      Um cordial abraço,
      Raul Marinho

  4. Roquini
    5 anos ago

    Somos dois a repovarem no exame de visão da EPCAR! rs

  5. salaais
    5 anos ago

    Ótima noticia, uma parceria de peso para o Blogão!

Deixe uma resposta