Informativo SERIPA-IV e o RELPREV

By: Author Raul MarinhoPosted on
410Views5

Conforme anunciei aqui, este blog e o SERIPA-IV firmaram uma parceria na semana passada para a divulgação de informações sobre segurança aeronáutica produzidas por este último. E, como primeiro resultado prático desta parceria, o SERIPA-IV me enviou seu informativo para divulgação no blog, que pode ser acessado clicando neste link: Informativo SERIPA4

Nesta edição, o foco é o RELPREV, uma ferramenta de segurança aeronáutica tão útil quanto negligenciada. Eu mesmo não a utilizei quando deveria, nos meus quase-acidentes no decorrer da minha instrução de PP e PC – e me arrependo amargamente disto, mas na época não tinha a consciência da importância do RELPREV como tenho hoje . O fato, meus amigos, é que se a gente não reportar os eventos que colocam em risco a segurança de voo para o CENIPA, nada será feito no sentido de melhorá-la, e no final, quem vai morrer num acidente aéreo seremos nós mesmos! Deu para entender a importância do RELPREV?

A propósito, estou terminando de escrever um artigo (mais um) sobre o problema da falta de “cultura de segurança” na aviação brasileira que, por coincidência, também passa pelo envio de RELPREV para o CENIPA. Aguardem, que em breve ele estará no ar.

 

5 comments

  1. Renan Moraes
    5 anos ago

    Obrigado Raul, seu empenho em mostrar a importancia da segurança faz diferença, isto ajudará as novas gerações de pilotos a se preocuparem com cultura de segurança desde cedo, pelo menos eu, que ainda não voei (terminei estes dias o PPA teórico), pretendo desde a 1ª hora de voo, ter em mente segurança de voo em primeiro lugar, parabens pelo bom trabalho

  2. RodFigueiroa
    5 anos ago

    Ótimo,

    Gostaria de saber onde posso conseguir um formulário RELPREV. Tem nas salas AIS?
    No Aeroclube que eu voo tem uma caixinha escrito RELPREV, onde deveria ter alguns formulários para preenchimento, mas ela está sempre vazia e, se estivesse algum relatório certamente eu preencheria.
    Outra pergunta, tem uma forma padrão para preenchimento ou escrevo como uma narração mesmo?

Deixe uma resposta