TAM e Azul demitindo pilotos? O SNA diz que sim…

By: Author Raul MarinhoPosted on
554Views17

Dica preciosa para os tripulantes: sigam o exemplo da ilustração acima!

Embora estivessem, há até muito pouco tempo, contratando novos copilotos – na verdade, as vagas ainda aparecem em aberto nos respectivos sites -, a TAM e a Azul estariam prestes a anunciar uma demissão em massa de tripulantes. Pelo menos é isso o que afirmou o presidente do SNA-Sindicato Nacional dos Aeronautas, Gelson Fochesato. Leia abaixo a matéria veiculada no jornal “O Globo” de hoje, acessível pelo Aeroclipping (obrigado, Betojet, pelo toque!) – os grifos são meus. Comento em seguida.

Aeronauta vai ao Planalto contra demissões no setor

Sindicato vai pedir incentivos e propor redução de jornada

Lino Rodrigues – lino.rodrigues@sp.oglobo.com.br

SÃO PAULO. Na tentativa de evitar mais demissões nas companhias aéreas brasileiras, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) vai propor ao governo a criação de um pacote de incentivos ao setor, semelhante ao que foi aprovado para as montadoras e a indústria de eletrodomésticos de linha branca (fogões, máquinas de lavar e geladeiras). Em outra frente, o sindicato irá sugerir às empresas a redução da jornada de trabalho durante 60 dias como forma de preservar os empregos. Na defesa dessas ações, o sindicato argumenta que os cortes são prejudiciais à segurança operacional dos voos, pois acarretam excesso de jornada e aumentam a fadiga dos trabalhadores.

As propostas, que serão apresentadas nos próximos dias, surgiram ontem depois de uma reunião no Ministério Público do Trabalho (MPT) entre o sindicato e representantes da Gol. No encontro, os sindicalistas queriam definir critérios para a demissão de mais 130 aeronautas da empresa, que deve ser efetivada até 1, de julho. Desde o fim do ano passado, a Gol, segunda maior companhia aérea do país, já demitiu mais de 300 tripulantes, entre pilotos, copilotos e comissários.

Última fase do programa de ajuste em seu quadro de pessoal — que ao todo resultará no corte de mais de mil postos de trabalho, se considerados os funcionários de terra (aeroviários) —, essas novas dispensas da Gol agora atingirão os comandantes de aeronaves. Procurada, a empresa não confirma, mas também não desmente a nova rodada de cortes.

— O sindicato busca evitar a todo custo as demissões no setor e tem expectativa de que com uma ação do governo possa ser construída uma alternativa que recupere os postos de trabalho perdidos nos últimos meses — explica o presidente do SNA, Gelson Fochesato.

Com as demissões na Gol em sua fase final, Fochesato diz que os cortes no setor estão longe de terminar. Os aeronautas já se preparam para uma nova onda de dispensas em massa, liderada pela TAM, a maior companhia aérea do país, e pela novata Azul. Ele cita ainda uma nova norma da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a RBAC 121, que autorizou a redução no número de comissários a bordo, como um incentivo às demissões no setor.

Sindicato: além de Gol, TAM e Azul devem demitir

No caso da TAM, os cortes virão na esteira da fusão com a chilena LAN, já autorizada pelos órgãos reguladores dos dois países. Para o sindicalista, o ajuste na TAM deve ser semelhante ao que está sendo feito na Gol. Os cortes devem crescer à proporção que o processo de integração das operações entre as duas empresas avançar.

— Quando a fusão se completar, vamos ver o que o futuro reservou para os trabalhadores. Com certeza teremos mais trabalhadores chilenos do que brasileiros na empresa — prevê Fochesato.

Com relação à Azul, que anunciou fusão com a Trip e também deverá passar por um processo de integração mais adiante, além de demissões, Fochesato vê um problema adicional. Haverá uma redução no número de voos das duas empresas, que hoje são concorrentes, e, consequentemente, aumento de preços nos bilhetes nas suas rotas regionais.

— É um quadro irreversível. As empresas cresceram mais do que o previsto em 2011, contrataram funcionários e compraram aeronaves. Agora, com a demanda estagnada, elas simplesmente demitem — afirma Fochesato.

Comento

Reparem que o Fochesato não cita fontes nas empresas, ele na verdade intui que os cortes ocorrerão porque entende que eles são parte inexorável dos processo de fusão TAM+LAN e Azul+TRIP. É uma conclusão dele, portanto não se trata de uma notícia confirmada. Assim sendo, análise por análise, eu também posso fazer a minha, e ela não coincide com a do presidente do SNA – que, a propósito, tem interesse em fomentar o terror entre os aeronautas (afinal de contas, quanto mais desprotegidos estes se sentirem, maior a importância do sindicato em suas mentes, não é verdade?).

Na minha opinião, a TAM e a Azul não são empresas mal administradas e sem norte, como é (era?) o caso da Gol. Contratar e treinar pilotos custa caro, e não entendo ser sensato achar que essas empresas teriam sido pegas de surpresa pela redução da atividade econômica ou pelos respectivos processos de fusão (este último fator, então, nem pensar!). No caso da Azul, que quer ganhar mercado, acho que o excedente de capacidade de transporte gerado com a fusão com a TRIP deverá ser alocado a novas linhas e frequências – isso, pelo menos, é o lógico. Já a TAM não pode “importar” pilotos chilenos para os voos domésticos por restrição do CBA-Código Brasileiro de Aeronáutica, e mesmo nas linhas internacionais, a demissão de tripulantes somente faria sentido quando houvesse superposição de operações entre a TAM e a LAN, o que me parece ser irrelevante. Acho bem mais provável que a LATAM queira ganhar espaço das outras companhias estrangeiras atuando no Brasil do que estar querendo promover uma redução de custos.

Bem, mas isso significa céu de brigadeiro para os tripulantes brasileiros? De jeito nenhum! Se o futuro não deve ser tão sombrio como pinta o sindicato, eu também não acho que ele será fácil para nós pilotos, não. Embora entenda que demissões em massa na TAM e na Azul seja catastrofismo do SNA, o viés para novas contratações é de baixa. Isto, somado ao exército de novos pilotos que estão se formando agora, fruto da histeria do “apagão de pilotos” veiculado pela imprensa, deve desequilibrar a balança de oferta X demanda de pilotos contra nós por um bom tempo no mercado. Resumindo: hora de por as barbas de molho!

17 comments

  1. Julio
    5 anos ago

    Eu estava cursando PP prático, mas estou desistindo, aonde eu voo, está cheio de INVA’s uns até com mais de 1000 horas, todos aguardando uma oportunidade… de fato o mercado parou… no ano passado os INVA’s ficavam no máximo 6 meses na escola…

    Mas, quem quer ser piloto deve persistir!!!! uma hora o mercado abre novamente, no meu caso estou desistindo porque já tenho uma profissão consolidada e não irei arriscar fazendo um alto investimento.

  2. betoarcaro
    5 anos ago

    Oi Raul,

    Na verdade, há muita discussão sobre a “Falta” de pilotos. Falta que na realidade, começa na formação, e não na quantidade. Faltam pilotos bem formados! O mercado de trabalho, na Aviação, nunca esteve tão bom, se compararmos com à 15 ou 20 anos atrás, o quê não quer dizer que esteja “Ótimo”!
    Em compensação,o nível da formação aeronáutica, nunca esteve tão baixo. O bom piloto, recém formado, atualmente, é aquele que “corre atrás” se informa, se esforça para voar bem!
    .”Compensa” a falta da boa formação!
    É aquele que sabe que “não é fácil”, que é “Critico”, e que não acredita em tudo falam! Esse é o verdadeiro “Comandante”!
    Comanda a vida, para depois comandar “Aeronaves”!
    Quanto ao mercado, acredito que é “como outro qualquer”. Não faltam e nem sobram Pilotos.
    Faltam Engenheiros?
    Faltam Médicos?
    Faltam “Bons”?
    “Bons” sempre faltam!!
    Grandes empresas, demitem funcionários todos os dias, por incompetência, corte de gastos ,obviamente,por conta do “Mercado”. O que está acontecendo, hoje em dia (isso eu “senti na pele”), é que se você já trabalha com Aviação, fizer tudo “direitinho”, for um cara “Cabeça aberta”, uma pessoa informada, com bons “relacionamentos”, mesmo que fique desempregado, vai ficar por pouco tempo.
    Esse é o jeito, como o Mercado “Está Bom”!!
    Agora, conseguir o primeiro emprego, “acordar” no primeiro emprego, não é fácil!.
    Como em qualquer outro ramo, tem que estar no lugar certo, na hora certa, e não deixar “a chance” escapar. Também não pode querer “escolher” (pelo menos no “primeiro”)
    Não é sorte!!
    Pessoalmente, não acredito em sorte.
    Isso, aprendi na Aviação, e levei pra vida.

    Abraços
    Beto

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Comentário transformado em post: http://paraserpiloto.wordpress.com/2012/06/15/o-mercado-de-trabalho-para-pilotos-uma-visao-de-quem-esta-nele-ha-anos/

  3. Sander Ruscigno
    5 anos ago

    Por as barbas de molho?
    Jamais, emprego tem e terá para todos, basta sermos unidos e persistentes.
    Os fracos sim devem colocar as barbas de molho, porque fácil não vai ser para ninguém…

  4. Lucas Neves
    5 anos ago

    Acredito eu, que as pessoas estao sempre objetivando demais as grandes companhias aereas, pela pouca experiencia e leitura de diversas noticias do setor, acredito que existem milhares de empregos na aviação geral, que pagam muito bem, e devido ao crescimento economico do pais, mais e mais pessoas irao comprar avioes e pra isso ter que contratar pilotos!

    Sou do Ceará e o crescimento no numero de PT e PP por aqui e assustador, e os donos nao estao nem um pouco interessados em pilota-los!

    Minha opiniao e, se voce gosta de voar va em frente pois pra pessoas bem qualificadas e com vontade de trabalhar nao faltarao empregos!

  5. RodFigueiroa
    5 anos ago

    Ai ai, e agora? Mais demissões por vir, que bomba, tomara que não aconteça…

  6. JOSE CARLOS BARBOSA
    5 anos ago

    Pessoal a classe c,d…estão aumentando suas rendas e ascendendo de classe e mudando habitos, quem antes viajava de onibus, agora viaja de avião, a terceira idade em função da aposentadoria chegar estando a maioria em plenas condições de viajar (leia-se aposentadoria do setor publico), mostra claramente que a necessidade de transporte aéreo é crescente, sem contar no proprio crescimento do Brasil em determinadas regiões que demandam e muito transporte aéreo, leia-se nordeste, centro oeste, etc.
    Existe também, o fato de que milhares de Comandantes estão atingindo a idade limite para ficar na aviação comercial e outros, lamentavelmente sendo aposentados pelo CEMAL, ou seja, a REPOSIÇÃO DE NOVOS PILOTOS É E SEMPRE SERÁ CRESCENTE tanto para aviões quanto para Helicoptero, e demissão aqui e ali são coisas passageiras que logo se ajustam, muitas vezes são estratégias das Cias Aéreas para enfraquecerem os sindicatos na busca de melhores salários, e em muitos casos, para substituir Grandes Salários de comandantes com muitos anos de Casa, por outro mais novo e com salário menor.
    O QUE É FATO é que quem esta fazendo o seu curso, não desanime, você é importante para reposição futura, acredite e dê o seu melhor, pois lá na frente, seu CV poderá fazer a diferença.

    Boa Sorte a todos,

    JCB

  7. Estevan Bíscaro Andrade
    5 anos ago

    Eu já sou aluno de aeroclube, meu pai é piloto e eu sempre quis ser ser piloto, pra mim a condição do mercado só serviu pra convencer a mamãe ajudar $$$ no curso, porque independete de mercado estar bem ou mal, eu vou ser piloto, é o que eu gosto de fazer e desde pequeno quis ser!!!

  8. Ricardo
    5 anos ago

    Quem esta adorando tudo isso são os aeroclube/escolas, que estão faturando com toda essa onda!!

  9. Fred Mesquita
    5 anos ago

    E as escolas de aviação estão cheias de sonhadores…

    • Fabio
      5 anos ago

      cheia de sonhadore e gente q ama boatos que depois de checar ja vao esta empregados sendo comandantes kkkkkkk

  10. Nestor
    5 anos ago

    Mas e ai? Começo meu curso de PP ou não?

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Bem… Se vc leva em conta esse tipo de notícia para decidir se quer ser piloto, então acho melhor vc começar a estudar para prestar um concurso.

      • Pagani
        5 anos ago

        Excelente resposta!!!

      • alessandro
        5 anos ago

        Estou no caminho inverso.. Sou concursado e estou fazendo meu PC. Tem louco para tudo! ;-)

        • alessandro
          5 anos ago

          BTW.. Parabéns pelo excelente blog, comandante. Keep up the good work!

Deixe uma resposta