Blog “Aviador Anônimo TAM” faz a coisa certa: sai do ar

By: Author Raul MarinhoPosted on
2480Views10

O último post publicado no blog “Aviador Anônimo TAM” chama-se “Cartas de despedida“: são dois textos, um endereçado ao presidente da TAM, e outro aos leitores, explicando que o blog sai do ar porque “foram perdidos o foco, a união e a perseverança”, reclama dos “incendiários”, e exorta os leitores a filiarem-se à ABRAPAC, pois afirma que, uma vez lá, “se houver número, podemos, sim, tomar o sindicato”. Encerrar o blog foi a coisa certa. Mais certo que isso teria sido nem ter começado a publicação, mas já que começaram…

Eu expliquei aqui por que acho equivocada a iniciativa de discutir publicamente os problemas internos da companhia. Muita gente me entendeu errado, achando que eu desacreditava os problemas apontados – quando, na verdade, eu nem entrei no mérito de quais eram eles. Eu critiquei mesmo é a forma e a super-exposição de quem escreveu e comentou no blog – além da crítica específica ao texto endereçado ao presidente da Azul.

Não tenho a pretensão de achar que meu texto tenha influenciado o fechamento daquele blog (na verdade, acredito que os editores e leitores de lá nem tenham ideia de que eu exista), mas fico feliz com o fato de que eles tenham feito o que eu acho certo, mesmo que por uma mera coincidência. Remeter a resolução do problema para a instância correta (o sindicato e a associação de classe) foi outro aspecto que eu recomendei e que eles fizeram. No final, foi uma feliz coincidência, e mesmo que eu não tenha participado diretamente da decisão, gostaria de elogiar os líderes do movimento pela sabia decisão.

10 comments

  1. Otolip
    10 anos ago

    Humm..me arrependi de escrever nesse seu site, to te dando ibope, coisa que ninguém te deu…como apago meu comentário?

    • Raul Marinho
      10 anos ago

      Não apaga. É para vc entender que, assim como no blog dos mártires da TAM, uma vez feita a bobagem, não da para voltar atrás.

  2. Otolip
    10 anos ago

    AMIGAO vc e piloto? Ou voce conhece esse país chamado Brasil??hum sindicato aonde vc o presidente nao pode sair por ordem judicial?vc viu o comportamento dele na audiência publica no senado?alem do mais a republica das bananas e um “democracia”. Nao se preocupe se ela quebrar hoje, amanha tem outra no seu lugar. Saudades da varig

    • Raul Marinho
      10 anos ago

      Pois é, AMIGAO, e quem pôs a diretoria do SNA lá? Ou não foram os próprios aeronautas? E a VARIG, pq faliu? Ou não foi por incompetência do acionista majoritário, a Fundação Rubem Berta, dos próprios funcionários? Então, pq agora esse “movimento da Praça Tahir” dos funcionários da TAM teria melhor destino?

  3. Luis
    10 anos ago

    Não saiu do ar não. Está de volta em novo endereço: http://aviadoranonimotam.wordpress.com/

  4. Jonatas Appilnário
    10 anos ago

    O movimento não deu certo pq a categoria é desunida, CMT só olha para o seu próprio umbigo, e eu digo isso pq em um de meus voos dois CMTS se negaram a desembarcar uma passageira que havia fumado no banheiro da aeronave, alegando que daria atraso no voo, e ainda disse que isso era uma questão de “EGO” da tripulação comercial.

  5. Cmte. Righetti
    10 anos ago

    tem um erro de digitação no último parágrafo: “…eles tenha…”

Deixe uma resposta