Blog “Aviador Anônimo TAM” faz a coisa certa: sai do ar

By: Author Raul MarinhoPosted on
614Views10

O último post publicado no blog “Aviador Anônimo TAM” chama-se “Cartas de despedida“: são dois textos, um endereçado ao presidente da TAM, e outro aos leitores, explicando que o blog sai do ar porque “foram perdidos o foco, a união e a perseverança”, reclama dos “incendiários”, e exorta os leitores a filiarem-se à ABRAPAC, pois afirma que, uma vez lá, “se houver número, podemos, sim, tomar o sindicato”. Encerrar o blog foi a coisa certa. Mais certo que isso teria sido nem ter começado a publicação, mas já que começaram…

Eu expliquei aqui por que acho equivocada a iniciativa de discutir publicamente os problemas internos da companhia. Muita gente me entendeu errado, achando que eu desacreditava os problemas apontados – quando, na verdade, eu nem entrei no mérito de quais eram eles. Eu critiquei mesmo é a forma e a super-exposição de quem escreveu e comentou no blog – além da crítica específica ao texto endereçado ao presidente da Azul.

Não tenho a pretensão de achar que meu texto tenha influenciado o fechamento daquele blog (na verdade, acredito que os editores e leitores de lá nem tenham ideia de que eu exista), mas fico feliz com o fato de que eles tenham feito o que eu acho certo, mesmo que por uma mera coincidência. Remeter a resolução do problema para a instância correta (o sindicato e a associação de classe) foi outro aspecto que eu recomendei e que eles fizeram. No final, foi uma feliz coincidência, e mesmo que eu não tenha participado diretamente da decisão, gostaria de elogiar os líderes do movimento pela sabia decisão.

10 comments

  1. Otolip
    5 anos ago

    Humm..me arrependi de escrever nesse seu site, to te dando ibope, coisa que ninguém te deu…como apago meu comentário?

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Não apaga. É para vc entender que, assim como no blog dos mártires da TAM, uma vez feita a bobagem, não da para voltar atrás.

  2. Otolip
    5 anos ago

    AMIGAO vc e piloto? Ou voce conhece esse país chamado Brasil??hum sindicato aonde vc o presidente nao pode sair por ordem judicial?vc viu o comportamento dele na audiência publica no senado?alem do mais a republica das bananas e um “democracia”. Nao se preocupe se ela quebrar hoje, amanha tem outra no seu lugar. Saudades da varig

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Pois é, AMIGAO, e quem pôs a diretoria do SNA lá? Ou não foram os próprios aeronautas? E a VARIG, pq faliu? Ou não foi por incompetência do acionista majoritário, a Fundação Rubem Berta, dos próprios funcionários? Então, pq agora esse “movimento da Praça Tahir” dos funcionários da TAM teria melhor destino?

  3. Luis
    5 anos ago

    Não saiu do ar não. Está de volta em novo endereço: http://aviadoranonimotam.wordpress.com/

  4. Jonatas Appilnário
    5 anos ago

    O movimento não deu certo pq a categoria é desunida, CMT só olha para o seu próprio umbigo, e eu digo isso pq em um de meus voos dois CMTS se negaram a desembarcar uma passageira que havia fumado no banheiro da aeronave, alegando que daria atraso no voo, e ainda disse que isso era uma questão de “EGO” da tripulação comercial.

  5. Cmte. Righetti
    5 anos ago

    tem um erro de digitação no último parágrafo: “…eles tenha…”

Deixe uma resposta