Curso de especialização em segurança de voo – ITA/SERIPA-IV

By: Author Raul MarinhoPosted on
578Views11

Aos verdadeiramente interessados em adquirir “cultura de segurança” na aviação, surgiu uma oportunidade fora do comum neste sentido: o ITA-Instituto Tecnológico da Aeronáutica, por meio de seu Programa de Especialização em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada (“PE-Safety”) – um programa de pós-graduação Lato Sensu em segurança aeronáutica -, estará promovendo seu CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA DE AVIAÇÃO E AERONAVEGABILIDADE CONTINUADA na cidade de São Paulo-SP, nas instalações do SERIPA-IV, localizado no PAMA-SP (Campo de Marte).

Todos os detalhes sobre o curso, inclusive processo seletivo e custos encontram-se aqui: Curso de pós-graduação em segurança do ITA-SERIPA4

O calendário do curso está aqui: Calendário do curso de segurança do ITA-SERIPA4

A ficha de inscrição é esta aqui: Ficha de inscrição para o curso do ITA-SERIPA4

No site do ITA, há informações sobre outros cursos, oferecidos em São José dos Campos e Belo Horizonte.

Não preciso nem falar da seriedade do ITA no ensino acadêmico e da relevância deste curso para os profissionais da aviação. É lógico que eu o recomendo para todo mundo (embora seja necessário ter curso superior para poder realizá-lo), e eu mesmo farei o possível para participar.

Aos interessados, boa sorte no processo seletivo! (Porque, depois de fazer um curso desses, não vai mais ser necessário ter “sorte” para ir longe na carreira!!!)

11 comments

  1. Aln
    5 anos ago

    Raul, muito obrigada por toda informação que sempre nos passa sobre aviação, instrução etc.
    Este blog é preciosissimo para nós da aviação. Muito obrigada!

  2. Roberto
    5 anos ago

    Cursos de segurança de voo… acho tudo isso bastante confuso e “nebuloso”.

    Na página de cursos o CENIPA oferece vários cursos como o Gerenciamento de Segurança de Voo (SGSV), mas no calendário só consta Curso de Segurança de Voo – Módulo Prevenção (o mais próximo, além dos outros).

    E agora esse de PE-Safety do ITA.

    Além do conhecimento adquirido, fator primordial e motivador, quais seriam os benefícios “administrativos” desses cursos para um piloto?

    No que isso facilitaria as coisas para um piloto dentro de (entrar para) de uma companhia aérea?

    Tinha uma vaga de “safety” na trip, onde era necessário além de ser piloto da tripo, ser Agente de Segurança de Voo (ASV), mas não encontrei essa nomenclatura no site do Cenipa.

    Essa pós realmente é show de bola, mas o aluno sairá de lá com atribuições de ASV tb?
    Pois pode ser uma coisa “excelente demais” para quem está buscando um emprego de piloto, não tendo benefícios “administrativos”.
    Parece que as empresas de taxi aéreo precisam fazer um relatório de segurança… que um ASV pode assinar, o que valorizaria um piloto e agente de segurança de voo.

    Bom… não sei, mts dúvidas, nenhuma ctzs…

    Gostaria de frisar que jamais acharia uma perda de tempo uma pós dessas, só tenho minhas dúvidas quanto ao benefícios para pilotos recém-formados.

  3. RodFigueiroa
    5 anos ago

    Já tive a oportunidade de acompanhar uma palestra sobre o curso aqui em BH, ministrada pelo prof. Donizete, me interessei, não pude fazer por não ter curso superior, também não pude assistir até o final por uma emergência. Mas se eu cursar faculdade algum dia certamente farei este curso.

  4. Carlos Eduardo
    5 anos ago

    Ponha riqueza de informações! Que curso maravilhoso. Gostaria muito de fazê-lo, porém, agora não poderei, já moro em outra cidade e estou me formando em aviação civil, já tive muito gasto. Mais gastos com moradia e a mensalidade que não é barata (R$1.040,00), ficaria muito pesado. Mas para aqueles que podem, também recomendo que façam e se especializem cada vez mais, pois como já observamos em outros posts aqui, o mercado de aviação atualmente está ruim. Esperamos que volte ao “normal” logo.

  5. Fred Mesquita
    5 anos ago

    Desde que me entendo por gente que queria fazer um curso desse mas em minha região, quando há, não ficamos sabendo. Outro excelente curso é o de ASV (Agente de Segurança de Voo).

    Gostaria também de saber novidades de cursos do SERIPA no COMAR II (Recife).

  6. roquini
    5 anos ago

    Eu só sinto falta de um curso superior quando encontro cursos como este.
    Preciso remediar isso rápido!

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      É por isso que eu sempre recomendo aqui que se faça faculdade – não necessariamente de CA/AC. Vc nunca sabe quando ela vai lhe ser útil, mas uma hora aparece a necessidade de curso superior para progredir na carreira.

      • roquini
        5 anos ago

        Ela já está no meu planelamento, assim que checar a banca do PC Teórico….(programado para final deste ano) iniciarei minha faculdade….

      • roquini
        5 anos ago

        Raul, dê uma olhada na grade currícular destas pós. Eu imagino a quantidade e riqueza das informações que nos são passadas.
        http://www.aer.ita.br/node/535

        • Raul Marinho
          5 anos ago

          São matérias muito interessantes, mas aí já é preciso ter um curso de Engenharia nas costas para poder fazê-las… O interessante da pós anunciada neste post é que ela é acessível a “leigos” (não engenheiros) como nós.

          • roquini
            5 anos ago

            Entendi!

Deixe uma resposta