Uma ótima notícia para os (futuros) PCHs!

By: Author Raul MarinhoPosted on
619Views18

O leitor Calegari (muito obrigado, Calegari!) acabou de me enviar um link para uma apresentação sobre um tal de PROMINP-Programa de Mobilização de Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, que lançou um “Programa de Capacitação de Novos Pilotos de Helicópteros para a Atividade Offshore” em 22/03 último, com a participação da ANAC. O texto está num formato esquisito, mas eu consegui baixá-lo em PDF, e você pode obter uma cópia neste link: PROMIMP+ANAC.

Em essência, a idéia é criar uma espécie de LPTM/MPL (a nova Licença de Pilotos de Tripulação Múltipla para formação expressa de copilotos para a aviação comercial, que consta do RBAC-61) para a asa rotativa, só que num enfoque muito mais pragmático e bem pensado. O programa já inclui um esboço de licitação para a contratação de uma escola de aviação de helicópteros para dar o treinamento, e há referências à concessão de programas de bolsas (não há detalhes quanto a isso, entretanto).

O programa tem 3 fases (que são chamado de “horizontes” na apresentação), sendo que a primeira (o “horizonte 1 – emergencial”) seria uma espécie de “banho de loja” nos PCHs recém-formados – com treinamento multimotor, IFRH, e de inglês aeronáutico, principalmente – para permitir o ingresso destes profissionais à operação off-shore no curto prazo. Os outros dois “horizontes” prevêem o treinamento ab initio (desde o zero) até o PCH (“horizonte 2”) e o PLAH (“horizonte 3”), e seriam a solução definitiva, segundo o texto.

Não tenho mais detalhes sobre este assunto, mas pelas informações parciais contidas nesta apresentação, parece que há boas perspectivas para os atuais e futuros PCHs. Para quem está nesta situação, fique ligado!

18 comments

  1. Flávio Portela Farias
    3 anos ago

    Raul, buenas! Por mais que possa parecer clichê, obrigado pela sua atuação através deste canal. Extraordinário!
    Bom, apesar de todo frenesi em decorrência da RBAC 61e seus desdobramentos, um assunto me parece bastante esquecido.
    Vc tem informações atualizadas sobre o PROMINP referente à formação de novos pilotos? Há bastante tempo não ouço mais nada com relação a este assunto…

  2. Fabio Dantas
    4 anos ago

    Um ano se passou e nada desse projeto sair do papel, Brasil o país do faz de conta !

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Pois é… No Fórum do Contato Radar, o Rodrigo Duarte, da ABRAPHE, falou que “agora vai”… Veremos.

  3. Stênio Gomes
    5 anos ago

    É verdade, rsrsr
    Mas será que a ANAC ou seja lá quem for publicará a relação de escolas credenciadas para os interessados com antecedência? Espero que sim.
    Abs

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Acho que não será bem um modelo de “escolas credenciadas”. O projeto prevê um processo licitatório para contratar uma escola, e esta irá efetuar a instrução nos moldes propostos pela ANAC. Agora, como um PCH conseguirá ingressar nessas escolas, é outro problema… Mas como se trata de um projeto do Governo Federal, deverá ser por concurso, o que significa que deverá haver publicidade e cumprimento de prazos legais. Portanto, fique ligado.

  4. Stênio Gomes
    5 anos ago

    Boa noite Raul e a todos,
    Gostei desta notícia espero que possa se realizar; porém uma dúvida, será que vai acontecer em tempo hábil? Espero que sim.
    Raul, gostaria de agradecer em particular por sua dedicação ao blog e aos futuros aviadores assim como eu, tem nos ajudado em muito, Muito obrigado.
    Boa noite a todos

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Se vc ver a apresentação com cuidado, vc vai verificar que as empresas que atuam no mercado off-shore já estão rodando abaixo do ideal em termos de pilotos. Ou seja: o “tempo hábil” já foi…

  5. Caio Willian Gomes
    5 anos ago

    Ola Raul, meu nome é Caio Willian estou iniciando o PCH teorico. Gostaria de saber se esse concurso ja tem data para iniciar, ou ainda é um projeto que aguarda alguma aprovação?
    Seus post me ajudaram em muito desde meu inicio na aviação, tenho muito a agradecer.
    Abraço.

  6. Davysson
    5 anos ago

    Olá Raul !
    Sobre os ” Futuros PPH’s , como se encaixa nessa ordem ? apenas os que ja estao em formação ?
    Obrigado !

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Não! De acordo com a apresentação, somente o “Horizonte 1” requereria PCH checado. Os horizontes 2 e 3 seriam “ab initio”, ou seja: para quem não tem nenhuma licença na aviação. Inclusive, no “Horizonte 2” há a previsão de concessão de bolsas… Só falta ver o que vai virar realidade desse planejamento.

      • André Luíz
        5 anos ago

        ai sim to começando a ficar com medo , Corinthians ganhando a libertadores , ANAC contribuindo coma formação de novos pilotos.

  7. Calegari
    5 anos ago

    Por nada Raul. Uma contribuição ínfima, perto de tudo que já aprendi e estou aprendendo diariamente através do seu Blog. Abs.

    • Muricy
      5 anos ago

      Oba, ficarei ligado nisso, muito obrigado Raul.

Deixe uma resposta