Parceria Azul-PUC/RS para estudos e pesquisas em segurança de voo

By: Author Raul MarinhoPosted on
215Views0

Veja a nota abaixo, divulgada pela assessoria da Azul, sobre um acordo de cooperação entre a companhia e a FACA/PUC-RS (Faculdade de Ciências Aeronáuticas) para o desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados a questões de segurança aérea.

Azul firma parceria com a PUC-RS

Empresa vai desenvolver programas de segurança de voo

A Azul anunciou um acordo de colaboração com a PUC-RS, que visa desenvolver e implementar novos programas na área de fatores humanos. O objetivo central dessa parceria é aproximar os estudos e pesquisas acadêmicas com as necessidades e aplicabilidade na indústria da aviação. Dessa forma, a companhia pretende ampliar o escopo de atuação da área de fatores humanos de sua diretoria de segurança operacional, elevando-a para o status de coordenadoria.

“Os estudos aprofundados em fatores humanos irão contribuir significativamente para o desenvolvimento das habilidades e desempenho individuais. Desta forma, esperamos tornar nossa empresa mais resiliente, isto é, capaz de se adaptar aos permanentes desafios das operações aéreas”, afirma o comandante Augusto Nunes, diretor de segurança operacional da Azul.

Entre os projetos prioritários que serão desenvolvidos por essa nova coordenadoria, em parceria com a universidade, estão a ampliação do atual treinamento de CRM (Corporate Resource Management) e Threat and Error Management, tornando-os um programa vivo, interativo e sob medida para a companhia; a implementação do LOSA (Line Operation Safety Audity), que irá, por meio da observação de especialistas, mapear as ameaças comuns ao desempenho dos pilotos durante as operações normais; e, finalmente, o desenvolvimento e aplicação prática do sistema de gerenciamento da fadiga que busca, por meio de método científico, proporcionar as melhores práticas de gerenciamento das escalas de voo para assegurar o bom desempenho dos aeronautas.

“Colocando em prática o acordo de cooperação firmado com a PUC-RS, a Azul reafirma não só o seu valor segurança, mas também a inovação, e o desenvolvimento do conhecimento e a aplicação de novas e melhores práticas concorrem para tornar a indústria da aviação ainda mais segura”, diz o comandante Nunes.

Deixe uma resposta