Automação do voo & Segurança aeronáutica

By: Author Raul MarinhoPosted on
290Views3

Com indicação do meu amigo Berto Arcaro (obrigado, Betão!), recomendo que vocês vejam o vídeo abaixo, com uma rápida entrevista com o Bill Voss, presidente da Flight Safety Foundation (está em inglês sem legendas, infelizmente). O tema é automação de voo & segurança aeronáutica – que é particularmente interessante de assistir nessa época de discussão sobre o Relatório Final do acidente com o voo Air France 447 (relacionado à automação), e da ANAC regulamentando a licença de piloto de tripulação múltipla (que será um perito em voo assistido por computadores). O vídeo segue abaixo, e depois eu retorno para meus comentários.

Comento

O discurso do Bill é basicamente o seguinte: a automação é um fato de AUMENTO da segurança de voo, não há dúvida. Mais do que isso: ela é uma realidade da aviação atual, e contra isso não há como lutar. As aeronaves não irão involuir quanto à automação, é óbvio; pelo contrário, elas deverão ficar cada vez mais sofisticadas em termos de controles automatizados. O problema é: os sistemas automatizados sempre podem falhar – e, estatisticamente falando, temos certeza de que falharão em algum momento -, e assim sendo, é necessário manter os pilotos treinados para o “back to basics” quando isso acontecer. O nome do jogo: treinamento contínuo em voo manual, algo que fica cada vez mais importante a cada dia.

3 comments

  1. Enderson Rafael
    5 anos ago

    É por essas e outras que os pilotos em instrução fazem Goiânia-Brasília sem auto-pilot no Boeing 737NG:-)

  2. pedropramos
    5 anos ago

    Ha anos atras a automatizacao dentro do cockpit era para dar um back up ao piloto, basicamente hoje em dia o piloto esta la apenas para ”observar” a maquina e inserir dados. Daqui uns tempos nao estarao mais contratando Pilotos, mas ”Gerenciadores de sistema” rsrs

Deixe uma resposta