O modelo francês de formação aeronáutica

By: Author Raul MarinhoPosted on
472Views5

ATR42

O que você acha de realizar sua formação aeronáutica numa escola que possui um ATR-42 no seu acervo para instrução multimotor? (Se não acredita, clique aqui)

Recebi do meu amigo Madison um material interessantíssimo sobre o modelo francês de formação aeronáutica, que compartilho com vocês neste post. Na França, eles têm uma estrutura de aeroclubes parecida com a nossa para a formação de  PPs, mas os pilotos profissionais e instrutores são formados numa escola superior estatal (pública e gratuita para os franceses, admitidos num processo de vestibular), a ENAC-École Nationale de l’Aviation Civile. Esta escola forma, em nível de graduação e pós-graduação, não só pilotos, mas também engenheiros e técnicos aeronáuticos, controladores de voo, DOVs, e gestores de companhias aéreas e aeroportos. Este link é para um PDF da apresentação bilíngue (francês-inglês) da escola: ENAC. O site da escola em inglês é este.

Seria um bom modelo a se considerar para o Brasil? Acho que sim, por que não? Na verdade, quando a SAC-PR (Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República) anunciou a criação da “Universidade do Ar”, achei que haveria a possibilidade de surgir algo parecido com a ENAC no Brasil (doce ingenuidade!!!).  Um leitor sugeriu, inclusive, adaptar o modelo da EFOMM-Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante para esta nova instituição (ideia que considero digna de ser estudada mais a sério), mas logo ficou claro que a tal “Universidade do Ar” não passaria de um mero programa de bolsas para formação aeronáutica. Infelizmente, temos a “cultura do puxadinho” orientando as políticas governamentais atualmente, e penso ser impossível esperar que o Governo Federal sequer considere a possibilidade de criar uma “ENAC do Brasil” – o que lamento profundamente. Mas nada nos impede de sonhar com um modelo melhor para nossa formação aeronáutica, né? Então, baixe a apresentação acima, e dê uma olhada como isto é possível.

5 comments

  1. KTranqueira
    4 anos ago

    Na verdade o ATR-42 da ENAC é usado para a calibração. São os beech58 Baron que são usados para a instrução IR multi.

  2. Enderson Rafael
    5 anos ago

    MLTE no ATR-42?! Acho justo! hehehe

Deixe uma resposta