Bolsas e prêmios da NBAA

By: Author Raul MarinhoPosted on
262Views3

Aqui no Brasil, doação para custear a formação de pilotos é piada…

Todas as vezes em que participei de eventos acadêmicos em universidades americanas, uma coisa sempre me chamou a atenção: os “quadros de doadores”, o que também é comum de se ver em museus, bibliotecas, e outras instituições educacionais/culturais. Funciona mais ou menos assim: o jovem Raul Marinho estudou em Harvard (pagando por isso), e em função de seu excelente preparo, conseguiu ficar rico no mercado financeiro. Então, num dado momento, o sr. Raul Marinho faz um cheque de x milhares de dólares para a universidade e, em troca, eles colocam uma plaquinha dourada com o seu (meu) nome num dos corredores da escola. Ou então, eu posso criar o “Prêmio Raul Marinho” para o aluno que tiver a nota mais alta em Matemática Financeira naquele ano, por exemplo; criar um concurso para doação de bolsas, e assim por diante. Isso é muitíssimo comum nos EUA, onde o ensino público é bastante raro.

O interessante é que isso também ocorre na aviação, como se pode verificar nesse anúncio da NBAA-National Business Aviation Association (uma espécie de ABAG dos EUA). Veja que eles têm bolsas e premiações não só para estudantes de aviação, mas também para profissionais que se destacam como pilotos, assim como mecânicos, comissários de voo, DOVs, pessoal administrativo, e assim por diante. Não seria espetacular se copiássemos isso dos gringos? Lá eles não ficam esperando bolsas da FAA…

A inspirada charge acima, originalmente publicada no Canal Piloto, é uma paródia do programa “Criança Esperança” da TV Globo, que capta doações para custear cursos de música, teatro, dança, etc. para crianças carentes. Nada contra as artes, mas será que o país não precisa também de pilotos, mecânicos, DOVs, engenheiros aeronáuticos, administradores de companhias aéreas, além de músicos, atores e bailarinos?

3 comments

  1. Pedro Ramos
    5 anos ago

    A frase que mais me chamou atencao no texto: “It’s been very rewarding to see where these professionals have started and where they are today. Helping one another in this industry is what a career in business aviation is all about.”

  2. Athos Gabriel
    5 anos ago

    Palmas de pé!

Deixe uma resposta