Desorientação espacial

By: Author Raul MarinhoPosted on
245Views3

O leitor Calegari postou este vídeo como um comentário, mas eu acho que ele merece maior destaque, então decidi publicá-lo aqui. É um vídeo antigo da FAA sobre desorientação espacial, mas nem por isso obsoleto. E, embora bastante conhecido no meio aeronáutico, esta versão está legendada, o que para mim é novidade.

3 comments

  1. Fábio Otero Gonçalves
    5 anos ago

    Muito Bom. O FAA – ao contrário de certas agências – jamais desencorajou o treinamento de “upset recovery”. Trabalhei num Training Center na Coréia do Sul (homologado sob o FAR 142) ao longo de 6.5 anos, e era uma das manobras mandatórias dos currículos de treinamento, tanto iniciais quanto de refreshment / recurrent.

    • Rogério Aviador
      5 anos ago

      É isso que eu ia comentar cara. Vendo este vídeo, isso deveria ser matéria obrigatória de PC teórico e prático.

  2. Caio Pompêo
    5 anos ago

    Olá Raul, espetacular esse vídeo. Ele sim nos faz entender que a sensação interpretada pelo nosso cérebro é errada o que torna as indicações nos instrumentos sim o correto à seguir. O ouvido humano é um composto mecânico sujeito a interpretações de um fluído exposto à diferentes acelerações e inércia de repouso e deslocamento, isso aliado as famosas ilusões ópticas no levam a um desastroso coquetel.
    A simples consciência disso já nos trás maior segurança, resta agora vencer os instintos e ter uma postura a evitar estas situações. É a insegurança do famoso vôo “visumento”…
    Parabéns pela postagem ! Abraço, Caio

Deixe uma resposta