Formação aeronáutica no “Globo Universidade”

By: Author Raul MarinhoPosted on
334Views9

No último sábado, 1º de setembro, o programa “Globo Universidade”, da TV Globo, veiculou uma interessante matéria sobre formação aeronáutica. Em princípio, parecia ser mais uma daquelas reportagens sobre “apagão de pilotos”, etc e tal – vide o texto do site, falando em “mercado [de trabalho para pilotos] aquecido” (aquecido, só se for pelo vai-e-vem dos pilotos desempregados atrás de uma colocação…). Mas não era, não, graças a Santos Dumont!

Bem, mas o fato é que a matéria mostra uma aula prática de voo no Aeroclube de Rio Claro, e dois exemplos de profissionais da aviação trabalhando em atividades em terra: pesquisadores da Poli-USP desenvolvendo estudos sobre conforto de cabine, e um engenheiro do ITA desenvolvendo um novo avião na EMBRAER Vale a pena assistir ao vídeo por isso.

Mas o trecho em que a reportagem mostra o curso de Aviação Civil da faculdade Anhembi Morumbi tem aquele cheirinho típico de matéria paga (ou, no mínimo, uma matéria desenvolvida pela assessoria de imprensa da faculdade). Acho incrível como, sempre que algum veículo da imprensa (seja TV, jornal, revista, etc) fala sobre curso superior na aviação, o foco é sempre o curso de AC da FIAM. Poxa, ninguém pensa em ir para Porto Alegre ver como é o curso da FACA/PUC-RS (o mais antigo do país, por sinal), ou o curso da FUMEC em Belo Horizonte? Vamos trabalhar, amigos jornalistas!

9 comments

  1. Paulo Navarro
    5 anos ago

    Bom dia Raul e parabéns pelo blog. Tenho 47 anos, 18 anos de experiencia como comissario de bordo pela Qantas Airways e agora, de volta ao Brasil, decidi investir na minha paixão “pilotar helicopteros”. Você acha que a minha idade seria um problema para ingressar no mercado off-shore quando totalmente qualificado? Não quero perder meu tempo e dinheiro numa paixão, que possa vir a ser pura ilusão.

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Eu não sou especialista no mercado off-shore – na verdade, nem PCH eu sou -, mas eu entendo que não ha restrições quanto à idade neste segmento da aviação geral.

      • Paulo Navarro
        5 anos ago

        Obrigado Raul.
        Essa resposta, já é inspiradora o suficiente para que eu comece minha jornada para obter as devidas qualificações.

  2. Matheus Cesar
    5 anos ago

    Olá Raul, Me encontrei com você lá na LABACE. Como já havia te falado, vários alunos aqui da FUMEC são leitores assíduos do seu blog, inclusive eu. Como o André (companheiro de sala) disse acima, nós temos professores bem experientes na área da aviação, e os nossos simuladores penso que são um dos diferenciais da Universidade, haja visto, que pilotos de várias partes do país vem aqui efetuar o curso dos mesmos. Um grande abraço e parabéns ao BLOG! Você nos deve uma visita aqui na FUMEC!

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Então, Matheus, como te disse pessoalmente na LABACE, eu não conheço muito bem a FUMEC, mas pelo pouco que sei, minha percepção é das melhores. Acho que vcs têm plenas condições de competir com a PUC-RS pela liderança no ensino superior de aviação do Brasil. Um grande abraço,
      Raul

  3. Matheus B.
    5 anos ago

    E também, seria interessante conhecer o trabalho que é atualmente feito nos simuladores de voo da Univerisdade Fumec. A instrução, além da excelente e de alto nível, modela os alunos para uma operação padronizada visando empresas de linha aérea.

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Eu sei que tem vários leitores daqui que estudam na FUMEC. Se vcs quiserem produzir uma matéria sobre os simuladores que vc usam aí (principalmente, sobre o famoso simulador de Bandeirante, que abateria 30h do curso de IFR, segundo dizem), seria fantástico.

  4. roquini
    5 anos ago

    Aliás….. muito interessante a grade curricular do curso de CA da FUMEC

    • André Araújo
      5 anos ago

      Não é só porque estudo lá na FUMEC, mas recomendo. Alguns professores como Reinaldo (Fraseologia), Paulo (Conhecimentos técnicos I e II) e Wagner (Navegação I e II) são de tirar o chapéu. São todos da área, por exemplo Paulo é diretor técnico da Algar Aviation, Reinaldo (ex controlador aéreo) e Wagner (tenente coronel da PM e atual piloto do governador de MG), além de muitos outros profissionais da área. E ainda estou no 2º período. Realmente é muito bom!
      E com certeza a PUC do RS é a nossa referência, o nosso coordenador almeja ter o mesmo nível, segundo ele sempre nos fala: “Estamos trabalhando para isto”.

Deixe uma resposta