Comercial de cursos de pilotagem – Fly Asa

By: Author Raul MarinhoPosted on
915Views27

Alertado pelo amigo e leitor Rodrigo Capila, compartilho com vocês abaixo o mais bisonho dos comerciais de escolas de aviação que tive notícia até hoje, uma peça publicitária da Fly Asa de Cuiabá-MT. Incrível como, a despeito da realidade tenebrosa do mercado de trabalho para pilotos que estamos vivendo atualmente, ainda haja escolas com cara de pau para anunciar a formação aeronáutica desta forma. (Reparem no tamanho das berimbelas do uniforme do ator que representa o papel de piloto).

27 comments

  1. Pablo Carrilho
    5 anos ago

    Sou um leitor assíduo, mas não sou de postar as minhas opiniões nesse blog, entretanto, depois desse fatídico vídeo, tive de me pronunciar. Creio que muitos que tentam entrar na aviação é por “status”, dinheiro e outras cositas más… o que por um lado é bom, pois a maioria acaba desistindo, mas por outro é ruim, pois não sabemos se esse cara que entrou por “status” e teve sucesso na carreira será um piloto responsável e ter realmente a noção do quão complexo é voar. Como um amigo abaixo falou, estamos no auge do capitalismo selvagem, onde vale tudo para ter lucro, estamos também em uma crise tremenda e qualquer abalo econômico de conjuntura continental, nós sabemos que algo sempre respingará na aviação. Com certeza muitos lunáticos que sonhavam em ganhos estratosféricos, residência em Dubai voando para os 6 cantos do mundo acabaram mudando de opinião quando viram que mesmo os mercados em ascensão deram um choque de ordem em toda essa falácia e especulações sobre a aviação. Uns deixar-se-ão levar pela propaganda, outros continuarão fazendo as coisas com os pés no chão, seguindo um sonho, mas um sonho consciente das dificuldades. Todos os pilotos que conheci sempre me disseram que foi difícil, que não nasceram em berço de ouro, muitos fizeram bicos, pegaram dinheiro que não tinham, mas o que eu sempre ouço da maioria é ter índole, bons princípios, ser educado e pensar no coletivo, pois aviação é coletividade, você precisa de muita gente e muita gente conta contigo, não digo nem por conta de emprego ou QI, digo pelo simples fato de voar. Espero que todos que sonham e lutam por um lugar ao céu possam ter um espacinho, mesmo que pequenino, boa sorte a todos! PS: Parabéns pelo blog, Raul. Você é um pioneiro utilizando esse espaço para ajudar outras pessoas, principalmente os mais jovens que estão com toda aquela ânsia por voar e nem pensam em todos os detalhes e logística que é necessário para poder se tornar um piloto.Tenho certeza que muitos que são leitores desse blog, a cada dia aprendem muito com seus posts, assim como com os comentários dos amigos. Obrigado pela força! Abraços

    • Chumbrega
      5 anos ago

      “…ter índole, bons princípios, ser educado e pensar no coletivo, pois aviação é coletividade, você precisa de muita gente e muita gente conta contigo…”

      100% Agreed, sobretudo no que diz respeito ao pensamento coletivo!

    • Rogério Aviador
      5 anos ago

      Disse tudo!!!

  2. Skyhawk
    5 anos ago

    O comercial é ridículo e infelizes foram os seus idealizadores e escola que aprovou o material.
    E o mais lamentável é ter gente ainda com este tipo de mentalidade que disse o seguinte: “TODOS sabem que pilotos tem um certo privilégio com relação às mulheres”… aff…

  3. David Candiotto
    5 anos ago

    Bom, a estrutura e ensino da escola é ótima, pelo que vejo falar dos meus amigos checados no mesmo (1 tinha checado o PP em eldorado). Acredito que foi uma infelicidade (ou desespero) por parte da escola aprovar uma propaganda com esse nível. Gosto mais dos “outdoors” que eles publicam no facebook. Acho criativo. =)

  4. Camila
    5 anos ago

    Vídeo muito comédia!

  5. Felipe
    5 anos ago

    Concerteza a escola não foi sensata ao fazer uso de tal método para atrair alunos, porém não podemos julgar a “fruta pela casca”, pois a farmação na Fly Asa Escola de Aviação de Mato Grosso é muito superior de da maioria dos aeroclubes do Brasil, até porque não foi a escola quem produziu o comercial. Em minha opinião, as pessoas que ficam levando a serio qualquer tipo de propaganda que é colocada na mídia não tem mais nada o que fazer. Eu pergunto a vocês: quando vocês assistem à propaganda da Skol, onde mostram pessoas tomando outra marca de cerveja e virando “balões”, vocês acreditam no que estão vendo??? Se sim, eu sinto muito, mas vocês estão precisando de tratamento médico…
    O mesmo ocorre com essa propaganda, TODOS sabem que pilotos tem um certo privilégio com relação às mulheres, bem como tem “bons salários” se comparados a muitas outras profissões… Deveriamos deixar de ser hipócritas a ponto de pensar que tudo o que vemos é fruto da verdade. Hoje o mundo vive o auge do capitalismo selvagem onde “vale tudo” para se conseguir lucros para sua empresa…. Mas ja que vocês são capazes de julgar, por que vocês ainda não abriram uma agencia de publicidade ou uma escola de aviação e colocaram na mídia o comercial “politicamente correto”???
    Temos que aprender a conviver com tudo e todos na nossa sociedade, pois NUNCA conseguiremos a perfeição em tudo e nem devemos exigir a perfeição de todos…
    Volto a frisar, eu também acho que os aviadores DEVEM SER RESPEITADOS pois os mesmos sofrem MUITO para chegarem onde chegam, mas cada vez que é feito todo esse “escandalo” a respeito de uma propaganda estamos dando trela para que os leigos repitam-na e assim isso nunca vai acabar….
    Pesso desculpas se ofendi a alguem na esposição de minha opinião…
    Grato, Felipe.

    • Felipe
      5 anos ago

      Vale lembrar que também estou entrando no ramo da aviação e sei muito bem que TODOS os que se iludiram com essas propagandas não passaram do curso teórico de PP, pois viram que a aviação não é uma brincadeira para arranja mulheres e muito menos para ter uma vida de luxuria. Somentes os apaixonados de verdade estão continuando na carreira

  6. Righetti
    5 anos ago

    Se o Zé Bonitinho fosse usar berimbelas, seriam como estas. Patético.

  7. Pra nós que estamos no ramo, não dá pra engolir uma “propaganda” dessa.

    Porém, os desavisados (real público alvo desse tipo de campanha) compram fácil a mensagem que esse anúncio passa.

    Será que pra agencia era tão difícil arruamar um figurino de piloto? Certeza que deu muito mais trabalho fazer essas “berimbelas” e conseguir um quepe preto com simbolo esquisito do FAB.

  8. Fred Mesquita
    5 anos ago

    Orrível as berimbelas… Mas, Raul, propaganda enganosa é de um vídeo que tenho em meu perfil do Youtube, do Aeroclube de Pernambuco, onde os diretores da escola prometem salários de 15 a 30 mil e que a escola recebe muitos pedidos de curriculos de pilotos mas que eles não encontram pilotos desempregados no mercado. Coloque aqui também para que todos vejam. Vou te passar o link por e-mail.

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Sim,eu conheço esse vídeo – inclusive porque foi vc que me enviou. Ele está publicado aqui: http://paraserpiloto.wordpress.com/2011/11/23/reportagem-modelo-sobre-o-apagao-de-pilotos/

    • Eduardo Ruscalleda
      5 anos ago

      Então… É que o apagão agora é de aluno…
      No ano passado quase chorei de raiva porque não conseguia voar, nunca tinha disponibilidade de horários, aeronaves e instrutores, em Campinas o pessoal estava sobrecarregado, as horas eram agendadas por sorteio aos domingos e mesmo com horários reservados, muitas vezes surgiam imprevistos. Agora a história é outra, com as demissões da Gol e etc… Houve uma debandada de alunos dos cursos e as escolas de aviação estão começando a apelar. A verdade é que o mercado da aviação é pequeno e por conta disso, suscetível às variações de mercado. Esse é um dos riscos da profissão, a falta de estabilidade.
      Mas se a ideia é “pegar a mulherada” acho melhor fazer um curso de dança e ir para Porto Seguro! Para ser piloto sai caro, tem que estudar muito e o lugar onde um piloto menos fica… É no saguão do aeroporto! rs

      • Fred Mesquita
        5 anos ago

        São poucas as pessoas que tem sua visão realista Eduardo. A maioria fica naquela de achar tudo muito fácil, de que tem que seguir o sonho, apaixonado por aviação e por aí vai, mas falta nessas pessoas um bom planejamento e conhecimento do setor. Este Blog, um ótimo parceiro que tenho, é minha principal fonte de indicação a quem me pede conselhos, mas ainda vejo que muitos têm preguiça de ler e outros acham que somos pessimistas. Eu, o Raul Marinho e alguns outros mais, que tem idade acima dos 40, com família, tarefas e responsabilidades, ao longo do tempo adquirimos o conhecimento necessário para opinar e da dicas. Seguem quem tem bom senso. Quem não tem ou não quer escutar bons conselhos, que se depare com o futuro incerto.

  9. RodFigueiroa
    5 anos ago

    Grato pelo feedbak, Raul!
    Realmente não pude acreditar no que vi quando me mostraram.

  10. betoarcaro
    5 anos ago

    Tão irresponsável e sacana quanto a Escola, eh a Agencia de Publicidade!

  11. Carlos César
    5 anos ago

    Essa propaganda veio direto do “mundo mágico da aviação”! Onde os pilotos são homens/mulheres com salários de deputado e as aeromoças são belas e dispostas a realizar seus desejos mais secretos!
    O esteriótipo do profissional de aviação é forte e algumas empresas inescrupulosas aproveitam-se disso.
    Vende-se o sonho. Compra quem acredita (ou é levado a acreditar).Muito irresponsável!
    Bons voos!

  12. jositinin
    5 anos ago

    Isso é levar na brincadeira um assunto sério, formação aeronáutica não é piada. Os cursos devem ter o mesmo nível desse vídeo ou então nem deixariam que fosse publicado. Realmente só pode ser brincadeira.

  13. Eduardo
    5 anos ago

    A berimbela deve ser uma Flightbag ou capa da CIV

  14. Humberto
    5 anos ago

    hahahaha… Mas que tosqueira é essa?!?

  15. Fabiano
    5 anos ago

    Isso e rir pra nao chorar simplesmente ridiculo tenho nome do proprietario e Andre tem um outro video onde ele relata as “prosperidade de ganho” da categoria

  16. Luiz Fillipe Saeger
    5 anos ago

    Só pode ser brincadeira…. de mau gosto!

  17. André Pavin
    5 anos ago

    Agência fraquíssima e escola mais ainda de autorizar uma publicação dessa.

    • Rodrigo Faustino
      5 anos ago

      Raul, assintindo a um vídeo hoje, me lembrei desse seu post e pegando o gancho nessa propaganda enganosa que não condiz com a realidade, veja uma curta entrevista recente com uma funcionária do RH da Avianca, no que diz respeito as vagas para piloto, onde a mesma diz com muita sutilidade: …”demandas de comissário, piloto eu entendo hoje que o mercado está bem positivo… ” Bom é claro que da pra entender muito bem de qual ponto de vista ela está dizendo, nesse caso não precisa ser um bom entendedor para saber que um risco se lê Francisco….Um abraço!

      • Raul Marinho
        5 anos ago

        Bem, mas a moça é recrutadora da Avianca, falando num evento da Elancers… Ela vai dizer o quê? Que tem piloto desempregado saindo pelo ladrão? Eu compreendo a situação dela.

        • Rodrigo Faustino
          5 anos ago

          Mas foi isso mesmo Raul, ela falou a mais pura realidade, o “positivo” dela quis dizer que tem facilidade em contratar esse tipo de profissional no mercado, ou seja, tá sobrando, diferente de Mecânicos.Mas ela foi muito polida em virtude do evento…Ao menos foi o que eu entendi.

Deixe uma resposta