8º Simpósio Regional de Segurança de Voo – Rio Claro

By: Author Raul MarinhoPosted on
419Views14

Conforme noticiado aqui, ocorreu ontem o 8º Simpósio Regional de Segurança de Voo em Rio Claro-SP (vide convite acima), numa promoção do SERIPA-IV em parceria com o Aeroclube de Rio Claro. Foi um evento muito bom, que superou minhas expectativas em diversos pontos, principalmente pela palestra do Cmte. Mauro Silva, de que falarei mais detalhadamente em breve. Na verdade, se tivesse acordado às 5:00h da manhã e viajado 4h (ida e volta) no aniversário de dois anos do meu filho só para assistir à palestra do Mauro, eu já poderia dizer que o custo de ter ido ao evento já teria sido muito inferior ao seu benefício. Mas o evento teve outros pontos altos, como:

  • A palestra do meu xará, o TCel Raul (chefe do SERIPA-IV) sobre “tomada de decisão” – inclusive com a indicação de uma bibliografia muito interessante sobre o assunto, que será explorada aqui no futuro;
  • A divertida (e nem por isso, menos séria) apresentação do Maj. Renato sobre ckecklists e outras particularidades técnicas relacionadas à segurança de voo;
  • As apresentações dos representantes da TAM, Gol e Azul sobre o degrau existente entre os aeroclubes e as companhias aéreas, e as dificuldades que os pilotos enfrentam quando chegam na linha aérea (outra informação que será explorada aqui no futuro), além da sugestão de se adotar um SOP nos aeroclubes (achei genial!);
  • A palestra sobre a instrução na AFA, do Cel Fernandes – interessantíssima, matou minha curiosidade!;
  • A também divertida (e, igualmente, nem por isso menos séria) palestra sobre stress na aviação da Dra. Ana Helena Puccetti (ex-psicóloga do SERIPA-IV, iniciando uma carreira na iniciativa privada que desejo exitosa); e
  • A curta, mas nem por isso menos importante, apresentação do Cap. Silveira sobre o processo de investigação de acidentes aeronáuticos, inclusive com suas respectivas implicações legais.

Fora isso, foi uma excelente oportunidade para rever os amigos do SERIPA-IV, em especial o TCel Raul, o SO Gomes, e a Dra. Ana Helena; de conhecer alguns dos lendários participantes do “Programa ASA”, que tanto falei aqui; de conhecer pessoalmente amigos virtuais e leitores, como o Roquini; e principalmente de poder conversar pessoalmente com o agora amigo Mauro Silva, de quem ainda falaremos muito aqui.

Enfim, como disse quando convidei vocês para o evento, foi algo imperdível (na verdade, está sendo ainda, pois hoje está acontecendo uma visita à AFA). Quem não aproveitou, lamento dizer, perdeu uma oportunidade ímpar de crescimento profissional e pessoal.

14 comments

  1. Rodrigo
    5 anos ago

    Tive o privilegio de participar desta palestra na escola de pilotos de helicoptero Edra aeronáutica.

  2. Roquini
    5 anos ago

    Raul, muito feliz em te conhecer! o seminário foi excelente, pena que não temos eventos como este com mais frequência, infelizmente.

    … e que não sejamos mais um cliente do SENIPA…. rs

    abcs

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      …E nem do CENIPA ou do SERIPA!

      • Roquini
        5 anos ago

        …. e ainda não dá para eu apagar o post (para reescrevê-lo) rs…….

        • José Roberto Arcaro Filho
          5 anos ago

          Não prestei atenção, a semana passada, sobre o simpósio. Só fiquei sabendo, quando o Raul falou que vinha pra Rio Claro. Pelo menos, foi legal que ele passou aqui em casa na volta e a gente se conheceu “finalmente”! Tivemos pouco tempo pra bater papo. Essa sugestão do SOP pros Aeroclubes, hein?? Pelo que eu sei, Campinas, Piracicaba, Bragança, todos já tem SOP´s. Agora, não me perguntem se estes SOP´s são aplicados!! Duvido!! Principalmente em Piracicaba e em Campinas!!
          Temos que marcar um almoço de Sábado aqui em SDAI, com mais calma.

          Abraços
          Beto

          • Raul Marinho
            5 anos ago

            Pois é… Acabei chegando tarde, mandei SMS errado para o Roquini achando que era o numero da minha mulher… Mas vamos marcar, sim!

            • José Roberto Arcaro Filho
              5 anos ago

              Hehehe!! Isso é perigoso, hein!!
              SMS errado….”Chave de Cadeia”!!

              • Raul Marinho
                5 anos ago

                Pois é, mas o que complica é o SMS enviado para a mulher, quando deveria ter sido enviado para outrem. Nesse caso, foi o oposto. MenAs ruim!

                • Roquini
                  5 anos ago

                  hahaha complicado é receber um sms todo carinhoso… isso sim! rs

        • Raul Marinho
          5 anos ago

          Relaxa… Tava só te alugando.

Deixe uma resposta