Quem gostou do assunto SMS, que abordei neste post aqui, recomendo dar uma olhada no anúncio da IOSA-IATA Operational Safety Audit sobre o curso de auditor de SMS que eles oferecem. E para quem quiser baixar a documentação do curso para dar uma olhada, está tudo disponível sem custo neste link.
Dica: Se você é estudante de algum curso superior de aviação (Ciências Aeronáuticas, Aviação Civil, etc.), você consegue fazer o seu TCC a partir do material que pode ser acessado pelos links acima.
Roberto Michelson
7 anos agoPrezados, onde no Brasil posso fazer o curso IATA Operational Safety Audit (IOSA)? Alguma ideia de quanto custa?
Obrigado
Roberto
Fred Mesquita
10 anos agoRaul Marinho, este curso hoje já está sendo dado gratuitamente pela ANAC, com a designação SGSO (do iglês SMS).
A grande dificuldade dos novos profissionais neste setor ainda será a barreira da falta de cultura de muitos operadores, que acham que elaborar manuais de Segurança Operacional (MGSO) só será para cumprir um simples protocolo burocrático. Mas acredite, desde 2010, a ANAC já vem informando aos operadores do RBAC-121 e 135 a obrigatoriedade deste “novo” profissional nas empresas tendo prazos para cumprir em 4 (quatro) etapas distintas, 2 (duas) delas com datas já vencidas e 2 (duas) etapas em percurso.
Acredite, muitas empresas típicas de operação RBAC-135 (Táxi Aéreo) ainda não deram a menor importância a este requisito. Quando a ANAC começar a caçar as certificações CHE dessas empresas, o corre-corre atrás de profissionais será grande.