Camilo Baldy, Gerente da GPEL/ANAC, é exonerado do cargo

By: Author Raul MarinhoPosted on
1614Views59

Como parte das comemorações pelo Dia do Aviador (acredito eu), foi publicado no Diário Oficial da União de hoje o que segue reproduzido abaixo. Comento em seguida.

SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
PORTARIAS DE 22 DE OUTUBRO DE 2012

O DIRETOR-PRESIDENTE DA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL – ANAC, no uso das atribuições que lhe conferem os arts. 16 da Lei nº 11.182, de 27 de setembro de 2005, e 35, inciso II, do Anexo I do Decreto nº 5.731, de 20 de março de 2006, e tendo em vista o Regimento Interno aprovado pela Resolução nº 110, de 15 de setembro de 2009, com as alterações posteriores, resolve:

Nº 2..222 – EXONERAR

CAMILO ANTONIO DE PAULA BALDY, matrícula SIAPE nº 1762790, do Cargo em Comissão de Gerente de Licenças de Pessoal, código CGE III, da Gerência-Geral de Aviação Geral da Superintendência de Segurança Operacional, desta Agência – Representação Regional do Rio de Janeiro (RJ).

Comento

Já faz algum tempo que está circulando na internet um e-mail cujo título é “O GRANDE TIRANO DA ANAC”, sobre uma suposta arbitrariedade cometida pelo Sr. Camilo Baldy, quando gerente da GPEL – que nunca publiquei por não ter como confirmar a veracidade dos fatos nele relatados, de extrema gravidade (não é difícil para alguém com acesso ao Google encontrar uma reprodução do referido e-mail na internet). Também não foram poucos os leitores que me enviaram e-mails relatando decisões absurdas emanadas pelo mesmo gerente, referente a interpretações, digamos, “heterodoxas”, do regulamento aeronáutico (sempre no sentido de dificultar a vida do piloto, diga-se). Apesar disso, o servidor continuava lá, firme como uma rocha no comando da GPEL. Mas como até o granito mais sólido está sujeito a um dia rachar, o suposto tirano agora foi exonerado, e veremos se era ele mesmo o vilão da história…

Espero que a qualidade dos serviços prestados pela GPEL aos tripulantes melhore, com decisões mais sensatas e menos prejudiciais aos interesses dos pilotos. Não está no Diário Oficial de hoje a nomeação do novo gerente da GPEL, e faço votos de que seja um servidor comprometido com a aviação. Dentro de alguns meses, teremos como avaliar se a substituição foi benéfica para a aviação brasileira. Em princípio, estou otimista.

59 comments

  1. Francisco
    3 anos ago

    Alguém me da uma orientação..? A anac suspendeu duas Cht..de tipo..alegando que o inspac negativou as Faps..nao me deram satisfação e toda cht que tento rechecar..o processo volta indeferido…queria localizar um advogado especialista na área…..

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Eu te recomendo procurar o jurídico do SNA ou da ABRAPAC.

  2. Francisco
    3 anos ago

    OK..foi substituído o gerente de Pessoal..mas ficou foi pior..Tem que extinguir essa agencia..

  3. juliopoliveira@gmail.com
    4 anos ago

    Saiu hoje no Diário Oficial da União.. acho que o Inspac não estava tão certo assim…

    http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=2&pagina=3&data=21/02/2014

    SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL
    PORTARIA Nº 46, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2014

    O MINISTRO DE ESTADO CHEFE DA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos II e IV, da Constituição e da competência que lhe foi delegada pelo art. 1º, inciso I, do Decreto nº 3.035, de 27 de abril de 1999, e tendo em vista o disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e o que consta nos autos do Processo Administrativo Disciplinar nº 00058.069163/2012-93, com fundamento no Parecer nº 21/2014/ASJUR/SAC-PR/AGU, de 14 de fevereiro de 2014, resolve:

    Art. 1º Aplicar, com base no art. 132, incisos IV, IX e XIII, da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a penalidade de demissão ao servidor público federal CLEYSON BATISTA FREIRE, Técnico em Regulação de Aviação Civil, matrícula SIAPE nº 244236-0, do Quadro de Pessoal da Agência Nacional de Aviação Civil, pela prática das infrações previstas no art. 11, caput e inciso I, da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, e nos arts. 117, incisos IX e XV, e 132, inciso IX, da Lei nº 8.112, de 1990.

    Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

    W. MOREIRA FRANCO

    E alguém sabe se o Camilo continua na ANAC?

    Abs

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Com base no quê vc afirma que “o Inspac não estava tão certo assim…”??? Pq ele foi demitido? Vc sabe qual o motivo da demissão? Já lhe ocorreu que ela pode ter sido injusta e ter ocorrido por perseguição política?
      Eu não vou dar continuidade ao caso pq não quero prejudicar o referido servidor, que no momento está enfrentando uma disputa judicial, mas assim que for possível eu publico um post esclarecendo o caso.

  4. Amigão
    4 anos ago

    Camilo é engenheiro aeronáutico, formação de primeiríssima linha e ótima pessoa,
    consigo entender quaisquer críticas ao trabalho dele, visto que não tinha contato com isso.
    Mas dizer que ele era frustrado ou xingar o fera é descontar as suas dores no camarada e uma babaquice sem tamanho

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Amigão, se vc quer saber realmente o que é babaquice, então inteire-se da situação do que seu camarada fez na GPEL/ANAC. Se fosse vc que tivesse ficado impedido de trabalhar por meses devido à incompetência de alguém, quero ver se vc tbém não xingaria deus e o mundo.

      • Amigo
        4 anos ago

        Meu amigo,

        se vc tivesse noção do tamanho do problema que esse rapaz resolveu na GPEL vc pensaria duas vezes antes de xingar pessoalmente ele… Pelo que sei a habilitação quando era espalhada pelo Brasil tinha 3 vezes mais gente do que quando foi para o Rio… e só foi levada pra lá pq acabou o contrato com os milicos e não tinha mais quem tocar direito… e também a época foi de crescimento fodido de formação de pilotos e tudo mais…

        Ele segurou muita batata quente por lá e melhorou muita coisa que está até hj… algumas soluções emergenciais.. algumas mais permanentes… só sei que até hj todo mundo se beneficia de entrar com um recheque e sair a resposta em questão de minutos, ele que inventou isso e brigou com uma agência inteira para fazer entrar no ar… Antes dele todo mundo tratava piloto como ladrão, ele foi o primeiro que pensou em respeitar e confiar nos cidadãos… Procure… vc verá o quanto ele foi criticado pela “ANAC relaxa fiscalização para pilotos”, quando por decisão dele um monte de coisinhas burocráticas foram canceladas… Quem não lembra antes de ter que levar CIV autenticada pra ANAC? Eu lembro que na GER 4 isso era comum… ainda tinha de levar cópia de comprovante de quitação eleitoral, autorização de uso de aeronave, e uma caralhada de coisas… daí a gente ficava esperando por dias pra receber um papel da escala autorizando fazer o cheque com credenciado… e cheque inicial? antes dele na maioria das vezes era inspac que fazia… Ele que mudou essa porra toda e liberou pra gente fazer o cheque e chegar com o processo prontinho…

        Lógico, eu acho que ele errou em muita coisa… deveria ter feito melhor alguns sistemas, fez uma merda duma CIV eletrônica que só serviu pra encher mais o saco… mas no geral.. colocando na ponta do lápis, foi ele que trouxe a habilitação para o século XXI… Lógico que só deu o pontapé pra isso, muita, MUITA coisa ainda precisa ser feita…

        Bem, só quero dizer que é muito fácil jogar pedra em falhas pontuais de alguém… o difícil é reconhecer os méritos e encorajar a acertar mais do que erra… Com essa posição que todo mundo tem quero ver que cara bom que se arriscaria ir lá pra tomar pedrada enquanto tenta tornar o sistema um pouco mais justo com as imensas limitações que o estado Brasileiro tem…

        Abs, paz, e vamos que voamos!

        • Raul Marinho
          4 anos ago

          Ok, meu caro. Em breve vou escrever um artigo sobre o caso citado no post, e aí vamos esclarecer quem fez o que no GPEL.

        • Amgarten
          4 anos ago

          É pena que o “amigo” ou “amigão” não se apresente com o verdadeiro nome mas tenho certeza de que ele não trabalha e nem nunca trabalhou na Anac, acredito que nem mesmo aviador seja. Daí porque ele tenha escrito tanta desinformação. Afirmar, por exemplo, que o contrato com os milicos tinha acabado e por isso a Gpel teria sido unificada no RJ, é de um simplismo atroz.
          Se se pretende unificar uma unidade, seja por qual razão, é preciso antes, planejamento, coordenação. Quem está a frente de um processo deste deve pensar e agir de forma a minimizar os possíveis problemas, ou seja, gerenciamento. Ora, foi feita uma unificação de várias unidades (inclusive SP , a maior delas), sem qualquer planejamento, de maneira completamente atabalhoada, na base do improviso e da má gestão, sem qualquer aumento de efetivo na unidade do RJ, sem qualquer treinamento prévio daquela equipe, e pior, parecendo jogar todas as fichas num sistema de computadores ineficiente. Assim, as filas de processos foram aumentando exponencialmente, e na base do desespero diversas tentativas foram sendo frustradas uma a uma, até se chegar onde se chegou. Caos total! Pergunte à ouvidoria da Anac. Pergunte qual era o número de reclamações mensais recebidas por aquele órgão contra a gpel, só no mês de outubro de 2012, por exemplo.
          Hoje temos uma situação inusitada, onde primeiro se faz o check, libera-se o piloto, para só depois, em algum dia, se proceder com a análise do processo. Isso significa que invertemos completamente a ordem das coisas, seria o poste fazendo pipi no cão. Isso, meu amigo, não é “coisinha burocrática”, isso é absurdo mesmo. Soubemos de casos de acidentes (alguns com mortes) aonde o piloto nem mesmo teve seu processo analisado, mas já estava autorizado a voar “provisoriamente”.
          Diante de todo o caos, ainda vai se poder dizer que houve boa gestão?! Pelo amor de Deus! Contra fatos não deveria haver argumentos, porém para alguns, contra argumentos não há fatos…

  5. Bruno
    5 anos ago

    Ainda bem que esse *** foi exonerado. Tava foda ser piloto com ele lá! Só pq eu lancei algumas horinhas a mais na minha CIV ele me suspendeu. Quem nunca fez isso? quem nunca contou suas horas um pouquinho para cima… Poderia ter só dado uma multa e boa, tinha mesmo que ficar meses de molho?
    Ele foi vítima do que ele mesmo fez, suspendeu um monte de gente, quando foi suspender um INSPAC tomou no c*! Eu sou da época que INSPAC mandava, tinha sempre a carteira válida, e não tinha de enfrentar essa merda de burrocracia da ANAC.
    Vá com Deus e não volte, o universo de pilotos não precisa de ninguem de fora pra dizer o que a gente deve ou não fazer.

    • amgarten
      5 anos ago

      Bruno,
      Fala sério, por favor!
      O tal ex-Gpel não foi exonerado porque descobriu irregularidades. Você deve estar de brincadeira aqui! Se você canetou horas então identifique-se com nome correto e CANAC. O INSPAC tece a habilitação do R66 suspensa de forma arbitrária e autoritária. O processo de referido INSPAC estava (e está) completamente legal. Posso dizer isso porque fui eu quem o analisou, e tanto é verdade que até o presente momento ninguém me chamou para falar sobre isso.
      Não confunda as coisas.
      Vá ao MPF e verifique que há pelo menos dois “casos” abertos contra o tal ex-gerente. E, garanto a você, estes processos nada tem a ver com suspender alguém. Mas têm a ver com possíveis irregularidades “das bravas”.
      E o tal ex-gerente não “vai com Deus”, conforme você disse, ele “está com deus”, ou seja, está assessor do diretor presidente.
      Acorda Bruno, ou que quer que você seja!

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Bem… Eu nunca fiz isso. Qto ao mérito dos seus comentários, acho que o Cássio já colocou os pingos nos is.

  6. Johnny
    5 anos ago

    Apenas para o conhecimento geral, este tirano Camilo Baldy foi exonerado do cargo, mas não da ANAC. Lembram-se do filme Tropa de Elite 2 aonde o Capitão Nascimento ao ser afastado do cargo disse que ao cair, caiu pra cima? Com o Camilo aconteceu a mesma coisa. Ele foi transferido para Brasília e acreditem ou não mas agora é assessor da presidência da ANAC. Ou seja, está ganhando mais do que antes.
    Este é o Brasil!
    Mas pelo menos ele não mexe mais na habilitação, tiraram todas as senhas de acesso dele do sistema….

  7. Yankee Tango
    5 anos ago

    alguém saberia quem é o novo gerente da Gpel, se é que tem?

  8. Em 24 SET de 2012- ANAC- Processo: 00065.xxx GPEL@anac.gov.br> Para: zgasluz@gmail.com
    Prezado informamos que referente ao processo 00065xxx a licença PLA foram lançadas e sua CHT Provisória está disponível para impressão no link http://www2.anac.gov.br/consultadelicencas/consultas2 .
    A CHT Provisória tem validade de 90 dias, durante esse período a GPEL analisará seu deferindo ou indeferindo o pedido, emitindo a definitiva ou retirando esse lançamento.

    Conforme msg/sintac@anac.gov.br>Para: zgasluz@gmail.com– 17/OUT/2012:

    Prezado Senhor,
    Informamos que o seu pedido 00065.095xxx foi indeferido com a seguinte justificativa:

    61.141 Requisitos de experiência para a concessão da licença de piloto de linha aérea
    (a) O candidato a uma licença de piloto de linha aérea deve ser titular de uma licença de piloto comercial na categoria de aeronave solicitada e possuir, como mínimo, a seguinte experiência de voo nessa categoria:
    (1)categoria avião:
    (i) um total de 1500 (mil e quinhentas) horas de voo que incluam, pelo menos:
    (A )500 (quinhentas) horas de voo como piloto em comando sob supervisão ou um mínimo de 100 (cem) horas de voo como piloto em comando mais um mínimo de 150 (cento e cinquenta) horas como piloto em comando sob supervisão de um PLA.

    Não fez 150 horas de instrução para comando (aeronave tipo, habilitado como copiloto, atuando na esquerda sob supervisão de um piloto de linha aérea)
    Obs.: Piloto em comando sob supervisão significa o piloto segundo em comando que desempenha, sob a supervisão de um piloto em comando devidamente habilitado e qualificado pela ANAC como instrutor de voo, as funções e responsabilidades do piloto em comando durante o voo.
    Informo que não cabe mais entrega de documentos complementares nesse processo. Para que possa ter o pedido aceito favor abrir outro processo contendo todas as pendências.
    Em 30 dias pode ser apresentado recurso através do email gpel@anac.gov.br, nesse recurso não serão aceito entrega de documentos complementares.
    Detalhe das exigência:
    61.141 Requisitos de experiência para a concessão da licença de piloto de linha aérea (a) O candidato a uma licença de piloto de linha aérea deve ser titular de uma licença de piloto comercial na categoria de aeronave solicitada… ,e ao final;

    Informo que não cabe mais entrega de documentos complementares nesse processo. Para que possa ter o pedido aceito favor abrir outro processo contendo todas as pendências.

    Em 30 dias pode ser apresentado recurso através do email gpel@anac.gov.br, nesse recurso não serão aceito entrega de documentos complementares.

    Conforme Constituição da República Federativa do Brasil Promulgada 05 out / 1988, Capítulo I- Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Artigo 5º/LV- aos Litigantes, em processo j. ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.
    Como SE Vê, não está sendo nos facultado esse Direito Constitucional.
    Possuo na Categoria Aviões Terrestres, Tipo IFR, MLT e MNTE, Canac337774, Licenças de Piloto Privado de Avião (PPA) Nº20022, Piloto Comercial de Avião(PCA) Nº 05233, Pi loto de Linha Aérea Provisória Nº 12592, (PLA-Lançada e retirada do Sistema ANAC), sorrateiramente.

    (1) categoria avião
    (2) (i) um total de 1500 (mil e quinhentas) horas de voo;
    (a)
    O titular deste possui EXTRA- OFICIAIS além das 15.000 horas de voo (quinze mil horas voadas na categoria), considerando-se as OFICIAIS; Declaradas digitalmente horas voadas IS 61 001(CIV Eletrônica CONFERÍVEIS no SISTEMA- DECEA/DCERTA), 1.858:21 horas de voo(hum mil oitocentas e cinquenta e oito horas e vinte e um centésimos de voo) também com Declarações de Experiência em 135 com firma reconhecida-(Base Legal)RBHA 61.115(a), 153 h de voo como copiloto (em comando sob supervisão do PLA conforme).

    Assunto: Procedimentos para declaração online de experiência de
    voo.
    Origem: SSO/GPNO
    5.1.5 Toda pessoa física ou jurídica que utilizar a declaração online de experiência de voo não precisa enviar à ANAC cópias anexadas de CIVs ou declarações de experiência junto aos processos de licença ou habilitação. Todavia deve manter em seu poder os registros físicos, emitidos em conformidade com a IAC 3203 ou 3252, e apresentá-los à ANAC sempre que solicitado a fim de dirimir quaisquer dúvidas relativas à declaração das horas.
    No entanto;

  9. A nova safadeza da ANAC: A Não emissão da provisória mesmo o checador já tendo lançado a FAP digital no sistema. E ainda mandam um e-mail afirmando: ´´Prezado, Foi lançada uma FAP referente à avaliação nas habilitações MNTE e Licença PCM contudo não foi encontrado nenhum processo válido para sua solicitação. Favor postar novo processo…“ Sendo que ao enviar novo processo aparece a seguinte mensagem: ´´ Já existe um processo em andamento com os mesmos serviços solicitados“ … e no rodapé lá no SINTAC consta o lançamento dá FAP digital por parte do checador. Já tem três nego com mesmo problema aqui.

  10. José
    5 anos ago

    Depois de ver o todo poderoso José Dirceu pegar CANA eu só faço um ALERTA aos “companheiros ” ANAQUIANOS botem suas barbas de molho porque esse pais ainda não esta entregue a vocês, a JUSTIÇA está acima da politica e vocês são meros funcionarios publicos pagos com nosso dinheiro e sujeitos as mesmas penas impostas a todos cidadãos . Apenas trabalhem como todo funcionario publico e sejam ao menos dignos de seus salarios e se tiverem vontade de ser piloto entrem em qualquer aeroclube e sejem felizes e não frustrados !

  11. João
    5 anos ago

    Camilo Baldy ! Onde foi parar esse mal carater? Um frustrado que por força politica estava tomando conta de tantas vidas.

  12. probo ismaelino de sousa mendes
    5 anos ago

    uma lastima!!!!ped meu recheque dia 29/09/2011.em julho de 2012 depois de n ligaçoes me foi dito que foi emitida uma altorizaçao em janeiro de 2012 e esta nao tinha mais validade e perguntaram porque nao fiz o recheque,ora eu nunca recebe tal altorizaçao e quando consultava o processo so dava (em anali)tive que fazer nova solicitaçao chequei multe/ifr pela rbh91 e nao colocaram o mono.resultado novo recheque de mono.uma m……..

  13. Nercirio
    5 anos ago

    Nós precisamos da volta do DAC, com tecnicos competentes e não políticos.

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      A “volta do DAC” é a clássica solução fácil (e errada) para os problemas difíceis. Fosse este o caminho, os serviços prestados pelos hospitais militares nas inspeções de saúde seriam exemplares – e estamos muito longe disto. Você esta certo quando cita “técnicos competentes e não políticos”, mas na própria ANAC, não numa estrutura militar, que também é inadequada.

  14. Julio
    5 anos ago

    Meu processo de PLA também foi indeferido. O que posso fazer? Tentar entrar na justiça, recorrer?

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Ambos. Primeiro, tente administrativamente (recorrer). Se não der certo, entre na Justiça.

  15. João
    5 anos ago

    Meus amigos, a ANAC e esse pessoal da GPEL acham que estão mas não estão acima da lei, a justiça está ai para nos amparar , se todos nós que estamos sendo acuados e mal tratados começarmos a entrar com ações de reparação de danos e danos morais com certeza esse pessoal vai começar a pensar duas vezes antes de tratar nossa classe de pilotos como bandidos. Eles vão com certeza começar a ler e analizar nossos pedidos por inteiro e não fazer como fazem hoje abrindo , fechando e indeferindo nossos processos sem ter o trabalho de ler e sem nos dar chance de defesa, por isso eu digo vamos todos procurar nossos direitos porque do jeito que está não da mais para continuar.

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      O problema é o custo de entrar na justiça, né João… Vc gasta R$5-8mil, no mínimo, para garantir um direito que já era seu! Por isso, acho que é necessária uma ação coordenada pelo SNA ou pela ABRAPAC/ABRAPHE para que não seja necessário que cada piloto precise entrar com uma ação por conta própria.

  16. Marcos Cruz
    5 anos ago

    Fiz meu recheque em uma quinta feira véspera de feriado, e na Terça feira seguinte minhas chts estavam atualizadas no sistema. Parabéns ANAC.

  17. Paulo
    5 anos ago

    Esse tal de Camilo Baldy é um balde de ##### que já vai tarde, não era Piloto e sim um incompetente que não conseguiu se Brevetar e descontava nos Pilotos suas Frustrações menos um Lixo Bancado pelo dinheiro Publico! Esse incompetente indeferiu meu cheque de Pla sendo que quando ele nasceu eu já voava.

  18. Sérgio
    5 anos ago

    Bem eu tbm fui atingido pela incompetência desta agência. Eu fiz no mês de Julho/12 o meu Check de PLA em um aeroclube no interior de SP e tbm meu recheque de Multi/IFR e na semana seguinte emitiram minha licença provisória no site de PLA com o nº da licença e tudo. E quando foi agora dia 08/10/12 recebi um e-mail da referida agência dizendo que minha licença saiu da condição DEFERIDO para INDEFERIDO pois eu não atendo as exigência do novo RBCA 61 e inclusive tiraram da página onde tem nossos dados e ainda por cima tbm cancelaram meu MULTI enfim……! Também alegam que eu não tenho 1500 hs de voo totais, e as tais de 150 hs voadas com instrutor ou PLA. sendo que só de E-810/E-820 eu tenho 2.000 hs de comando, 500 hs de copiloto E-110, 1000 hs de Copiloto de ATR, 2,500 hs de Comando em C-208B Caravan e atualmente 500 hs de Copiloto B727. E estas toupeiras tem coragem de me enviar isso e inclusive me dizerem no e-mail que não cabe recurso ou adição de documentos. Então agora estou aguardando uma posição da referida instituição e se não resolverem e a dona ANAC não corrigir seu erro ou insistir em manter tal decisão improcedente, vou entra com ação contra a ANAC e seus representante. Mas como li esta notpica espero que o novo gerente venha moralizar e corrigir os erros destes incompetentes.

  19. rapha
    5 anos ago

    nao é só a GEPEL
    é a ANAC em um todo
    estou com um processo para abertura de uma empresa de aviaçao agricola a quase 2 anos e nada
    uma vergonha para a anac
    grato

  20. rapha
    5 anos ago

    um absurdo.
    gastei 3.000,00 para o recheque de agricola e ainda nao tenho a carteira em maos.
    um absurdo para quem comprova muitas horas de voo , piloto agricola é uns dos que mais voam
    obrigado

    rapha

  21. Chico
    5 anos ago

    Essa foi, sem dúvidas, a melhor notícia do mês!
    Os abusos de autoridade por parte desse senhor, e seus desmandos, muitos de nós conhecíamos. Mas, recentemente, conheci pessoalmente o servidor da anac que escreveu “Aquele” e-mail. Esse sim, me pareceu estar falando a verdade, e me pareceu também honesto e compreensivo em relação aos pilotos em formação e da aviação geral. Kudos pra quem tirou o arbitrário CB (vc acha q essas iniciais são por acaso?) do cargo!!!

  22. João
    5 anos ago

    Que saudade eu tenho do DAC…..

  23. José
    5 anos ago

    Deveria botar todos na rua e começar uma nova agência composta apenas de pessoas sérias e comprometida com a aviação, esse pessoal esta brincando com a vida das pessoas , indeferindo processos e suspendendo habilitações sem motivo algum, colocando profissionais e pais de familia contra a parede sem ter para quem reclamar.

    • Bruno
      5 anos ago

      seu comentário é extremamente fútil e generalista…como vc se sentiria se alguém dissesse: “deveriam cassar a habilitação de todos esses pilotos, pois todos ficam fraudando CIV, diário de bordo e utilizando código ANAC de outras pessoas para burlar a fiscalização… estão brincando com a segurança das pessoas em voo e no solo, colocando pessoas de bem em risco sem que elas tenham consciência disso e não tenham pra quem reclamar!”

  24. Jadir Duarte
    5 anos ago

    Que esta ação sirva p ele reavaliar as suas atitudes e refletir sobre a humildade, que deveria ser uma virtude de todas as pessoas, principalmente das que detém algum poder. Deus permita que seu emprego seja preservado e ele possa aprender com todo este turbilhão que deve ter virado sua vida, pois foi assim que me senti quando minhas carteiras foram suspenças no início de agosto deste ano, pelo simples fato de o email que continha a GRU de revalidação do meu MLTE/IFR não estar legível. Não seria mais simples terem me ligado e pedir providência de enviar novo email da GRU ao invés de irresponsavelmente suspender as careiras? Eu estava na Pampulha, com o patrão pronto para embarcar, quando o pessoal que confecciona o plano de voo me disse que minhas carteiras estavam suspensas e eu deveria procurar a SAC para averiguação. Como explicar ao patrão o acontecido? Quase perdi meu emprego por conta desta irresponsabilidade. Grande abraço a todos os pilotos pelo nosso dia e que a ANAC se aperfeiçoe cada vez mais para não cometer erros tão absurdos, arbitrários e irresponsáveis, pois acredito que ela deveria, em primeira mão, nos auxiliar e sempre encontrar soluções positivas e não dificultar, atrapalhar e atrasar nossas vidas.

  25. paulao
    5 anos ago

    ja vai tarde!!!!

  26. Jmartins
    5 anos ago

    ALELUIA……….

  27. Gustavo
    5 anos ago

    Fazendo um balanço, fiz o voo de cheque dia 25 de junho de 2012 e no mesmo dia encaminhei o processo on line para a Anac análisar, transcorrido o tempo entre o voo de cheque, análise do processo e recebimento da CHT foram nada menos que 118 dias, sinceramente issso nao pode acontecer em um pais sério, brincadeira em Anac, por outro lado até que enfim com a carteira em maos.

    • Vinicius
      5 anos ago

      A minha chegou ontem, foram 5 meses e 10 dias de espera. So na casa da moeda ficou um mes.
      :(

      • reginaldo cesar ribeiro
        5 anos ago

        a minha ja fas 90 dias e agora foi para casa da moeda

  28. Hudson
    5 anos ago

    Ja me tirou algumas duvidas sobre habilitacao, corrigiu um erro no sistema para min e para um amigo, vajemos como fica agora, se pelo menos vai melhorar ou ter alguem que responda um email da GPEL rapidamente.

  29. Hugo
    5 anos ago

    O conheci na época que trabalhei na ANAC… Pra ajudar em ALGUNS casos e tirar dúvidas, de fato era uma boa pessoa, mas que ele vivia com o rei na barriga… ah, ele vivia!

  30. Fred Mesquita
    5 anos ago

    Todos nós estamos otimistas…

  31. Fábio Otero Gonçalves
    5 anos ago

    Menos um para incomodar…já vai tarde.

  32. skyhawk
    5 anos ago

    Demorou pra esse cara ser chutado! Feliz dia do aviador!

  33. Venicio
    5 anos ago

    Eu mesmo tendo um email da ANAC dizendo que eu podia fazer horas de voo no exterior mesmo sem antes ter checado o PP não consegui revalidar as 40 horas de voo que fiz na Bolivia, que lastima….

    • Bruno
      5 anos ago

      Desculpe-me, mas se vc tem um e-mail que contraria algum item da legislação não pode querer que ele seja seguido. As pessoas podem cometer erros e não quer dizer que elas não possam consertá-los.

  34. Jose
    5 anos ago

    Uma pena, o senhor Camilo foi unico que ja me ajudou com problemas na ANAC, inlusive fazendo com que eu nao pagasse horas de voo a mais, como um certo aeroclube tentou me empurrar.

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Poxa… Finalmente alguém que gostava do Camilo!

      • Felipe Ornellas
        5 anos ago

        me ajudou tbm corrigindo um erro do sistema e colocando rapidamente minha licença e habilitações, no qual o sistema nao colocou. Comigo foi um Excelente profissional resolvendo coisas menores também.

        • Fred Mesquita
          5 anos ago

          Certa vez tive a oportunidade de conhecer o Camilo na ANAC de Brasília e ele não me pareceu ser uma pessoa ruim. Até mesmo participou de uma solicitação minha referente a um re-cheque, que saiu tudo normalmente. Concluindo, a mim, esta pessoa nunca me trouxe desvantagens. Não tenho nada a reclamar dele. Smplesmente se ele caiu, foi por culpa dos seus próprios erros.

  35. Chumbrega
    5 anos ago

    Importante ressaltar que a exoneração do CCT não quer dizer que o cara saiu da ANAC. Ainda assim, deve ser uma coisa boa que ele tenha saído e perdido poder.

Deixe uma resposta