Fotos “inéditas” do MD-11 acidentado em Viracopos

By: Author Raul MarinhoPosted on
506Views4

Eu raramente publico algum post aqui que não seja diretamente relacionado à formação aeronáutica, mas desta vez vou ter que abrir uma exceção – pelo dia do aviador!

Eu recebi de um amigo Mecânico de Manutenção Aeronáutica um conjunto de fotos do MD-11 da Centurion Cargo recentemente acidentado no aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP, que nunca havia visto publicadas em outro lugar (para mim, pelo menos, são inéditas). As fotos seguem abaixo, e incluem boa parte do processo de retirada da aeronave da pista. Reparem, especialmente, no estado da fuselagem na parte inferior da cauda, toda remendada (esse pobre coitado deve ter um longo histórico de tailstrikes, né?), e o estrago que o trem de pouso fez nas superfícies de controle da asa esquerda.

É um conjunto de fotos bem interessante. Divirtam-se!

 

 

4 comments

  1. Eu recebi o seguinte email de um amigo Cmte de uma empresa de Linha Aérea:

    “Humberto:

    Havia um avião da XXX (a política da empresa não permite a divulgação do nome da mesma em certas situações) na cabeceira esperando para decolar e os pilotos assistiram ao pouso.

    Foi um BOUNCED LANDING. Deu a primeira pancada, deu a segunda pancada e na terceira foi só faísca que saiu da aeronave.

    Quando bateu no solo pela terceira vez, quebrou o trem de pouso, e bateu de barriga no chão.

    Foi manicaquice mesmo !!!! Não foi fadiga não…Foi a famosa C.A.G.A.D.A. !!!!”

    Segue um link com algo parecido com o que aconteceu com menos intensidade, é claro: http://www.youtube.com/watch?v=J-9o0wz0Sh8

  2. William
    5 anos ago

    Muito interessante as fotos, podemos ver melhor o tamanho do estrago, e ter uma ideia da complexidade da retirada do equipamento da pista.

    Muito obrigado por compartilhar tais informações.
    Parabéns a todos pelo dia do aviador! Aos profissionais e aos futuros!

  3. Andre Rocha
    5 anos ago

    Ótimas fotos Raul, tenho mais algumas, se você quiser posso te enviar.

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      André,

      É o seguinte: essas fotos vieram diretamente das câmeras de 3 pessoas que estiveram no crash site, elas não foram obtidas em nenhum site da internet, blog, fórum de discussão, ou PPT que esteja circulando pela rede. Pode ser que os autores as tenham compartilhado com alguém que as tenham publicado anteriormente, mas até onde eu sei, isso não aconteceu. Ou seja: há grandes chances de que essas fotos sejam realmente inéditas (só não posso garantir com 100% de certeza), e foi por isso que eu as publiquei aqui, abrindo uma exceção muito muito rara no blog.
      Então, se você ou algum outro leitor tiver outras fotos em iguais condições de exclusividade, eu tenho todo o interesse em publicar. Mas só me mandem as fotos se elas forem realmente inéditas, ok? Meu e-mail é raulmarinho@yahoo.com.

      De qualquer maneira, muito obrigado pela sua disposição em colaborar com o blog, mas espero que você entenda minha estratégia de manter uma linha editorial focada na formação aeronáutica.

      Abs,

      Raul

Deixe uma resposta