C.Q.D., 2013 realmente deverá ser péssimo para os pilotos

By: Author Raul MarinhoPosted on
565Views15

Você não ouviu o Cap. Nascimento? “Não vai subir ninguém prá linha aérea!!! Vai todo mundo ficar quietinho aí no aeroclube e na aviação geral!!!”

Ontem, um piloto que está realizando uns voos de adaptação em uma famosa escola de aviação paulista (sim, é a “XPTO”) me mostrou a escala disponível para os próximos meses no sistema: abarrotada, com mais de um mês de espera para marcar voos nos aviões mais simples que ela oferece. Hoje, leio o comentário do leitor Alisson Santana neste post, com o link para a matéria do Estadão, onde o presidente da TAM afirma que haverá demissões de tripulantes em 2013. E, agora há pouco, um amigo me informou que está correndo um boato na Gol de que haverá novas demissões de pilotos na companhia devido ao final do processo de fusão com a Webjet. Então, vejamos:

  • Na aviação comercial, somente a Azul+Trip disse que irá voltar a contratar, e isso só no 2º semestre de 2013 (talvez a Avianca também contrate, mas em quantidade pouco relevante);
  • Com isso, os demitidos da TAM (e, eventualmente, da Gol, caso o boato se confirme) deverão ir para a Azul+Trip e Avianca, impedindo a migração de pilotos da aviação geral para a comercial;
  • Dependendo dos números de demitidos e contratados, é possível (na verdade, é o mais provável) que haja um movimento em sentido contrário, de pilotos da aviação comercial indo para a geral;
  • A aviação geral, por sua vez, já saturada com os formados em 2012 que não conseguiram emprego, ficará ainda mais sobrecarregada com os formandos de 2013 que hoje lotam as escolas de aviação (é a turma do “apagão de pilotos” em toda sua plenitude); então…

Salvo os heróis que forem para o único setor da aviação com boas perspectivas, o segmento aeroagrícola – pelo menos enquanto o governo não resolver prejudicar também este segmento da aviação -, 2013 realmente deverá ser pior que 2012 para os pilotos brasileiros, em termos de mercado de trabalho.

Desta forma, meus amigos:

  1. Quem ainda não se formou, não tenha pressa para concluir sua formação: “Faça como o velho marinheiro/ Que durante o nevoeiro/ Leva o barco devagar”, já dizia Paulinho da Viola;
  2. Quem já está formado, pense em duas coisas: RELACIONAMENTOS e QUALIFICAÇÃO. Conheça gente, seja solícito, cative boas relações de amizade; e faça cursos, acumule habilitações, tire seu ICAO; e, principalmente,
  3. Mantenha a calma: a aviação é assim mesmo, e uma hora a coisa melhora; ainda tenho fé em 2014.

Lamento por não trazer boas notícias…

15 comments

  1. Fabio Otero Gonçalves
    5 anos ago

    Agrícola não é um mau segmento. Apreende-se a (realmente) pilotar. Também quem não apreender se mata, pq chegam a ser 80+ decolagens por dia, na época da “porrada” (aplicações de produtos de alta vazão). E rende um $$$ mais decente, em poucos meses de safra. Só façam como na moto: “usem o capacete” (e máscara!!!).

    • Wagner de Oliveira
      3 anos ago

      só que tem muita propaganda enganosa sobre os rendimentos de piloto agricola.Não se iludam tanto

  2. Não sei se estou dando bola fora por postar algo que todo mundo eventualmente já saiba, mas essa matéria eu ainda não tinha visto: http://oglobo.globo.com/economia/webjet-fara-demissoes-partir-de-21-de-novembro-diz-sindicato-6498123

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Eu já conhecia a informação, mas como não se refere a pilotos, não publiquei.

      • É verdade. O bicho pegou foi só pro lado da manutenção mesmo.

        Eu havia entendido que “a manutenção seria uma das mais afetadas”, dando a entender que outras áreas seriam também afetadas, só que em menor escala. Mas parece que não.

  3. Fabiano Alves
    5 anos ago

    PLANO B QUE NA VERDADE TEM DE SER O PLANO A..AVIAÇÃO DEVE-SE SER UMA SEGUNDA OPÇÃO POIS NAO LHE GARANTE NENHUMA ESTABILIDADE. AS ESCOLAS SUPERLOTARAM DE GENTE FAZENDO PP E PC E AGORA ESTÃO COM AS SUAS CHT NO BOLSO E SÓ ISSO MAIS NADA.
    O NEGOCIO É TER UMA PROFISSÃO CERTA, BOA RENUMERAÇÃO E TENTAR COMPRAR UM ULTRALEVE PRA VOAR DE VEZ EM QUANDO. ISSO AÍ PESSOAL CUIDADO COM SEUS GASTOS PARA NAO ARREPENDER MUIITO DEPOIS. HAJA DINEHIRO PRA AVIAÇÃO!!

    • Urubú
      5 anos ago

      Sempre achei furada esta facu de aviação cívil por isso, o cara fica amarrado só nisso, para as empresas aéreas é bom… Para matar a vontade de voar o lance é Asa ou Glider, isso sim é voar de verdade! Nem se compara com avião, se eu tivesse descobrido isso antes sei lá acho que nem teria investido no PC, sinto que literalmente rasguei dinheiro pagando hora cara enquanto tem nego fazendo o PC por menos de 30K em araraquara e outros fazendo de graça com INVA assinando a CIV na amizade.

    • Wagner de Oliveira
      3 anos ago

      Ta sobrando pilotos em todas as áreas da aviação só enviando curriculos pra todo lado,e NADA!!!

  4. Fred Mesquita
    5 anos ago

    Pelo menos muitos sonhadores gastaram o que tinham e o que não tinham para realizar o sonho de ser piloto. Nenhum formado não poderá reclamar disso, de falar que não são pilotos – qualquer um pode ser. A dica que sempre deve estar na mente de qualquer mortal é: “Tenha muita prudência em tudo o que for fazer”. Na aviação não deveria ser diferente. Desde que entrei na aviação, lá pelos ano de 1987, sempre tive em ação o plano B , C, D…. para não me deparar com a frustração inerente deste setor, coisa não rara.

    Hoje em dia, continuo com o mesmo pensamento de sempre… como o gato tem 7 vidas, tenho que ter 7 profissões e assim vou me arrastando na aviação… kkkkk.

    O último que sair, apague a luz !!!!!

  5. Freddy
    5 anos ago

    É bem por ai. Sou controlador de voo e meu chefe estava preocupado com meus planos de seguir carreira como piloto.
    Já disse pra ele que antes de 2015 ele pode ficar tranquilo.

  6. Chico
    5 anos ago

    Desejo toda a sorte do mundo àqueles que estão se formando, bem como àqueles que já estão na batalha pelo emprego (seja para conseguí-lo, seja para mantê-lo).

    Sejam pacientes e ouçam os conselhos do Raul (calma, relacionamento e qualificação) e do “Novo Velho” (plano B). Devagarzinho as coisas melhoram!

  7. Novo Velho
    5 anos ago

    É por essas e outras que atualmente estou focado no meu plano B, que é a faculdade de direito, que eu também gosto (não amo como aviação, mas gosto muito), apesar de eu já estar com 26 anos, me formando com 28, só agora estou com maturidade suficiente para encarar a aviação ( já fiz pp teórico ). Agora pra mim é juntar dinheiro para as horas de vôo e outros cursos, corrigir minha saúde ( desvio septo e taxas sanguineas), conseguir emprego na área do direito, enfim, muita coisa.. Claro que não desisto e vou focado para um dia ser piloto seja aviação executiva ou comercial…

    Aconselho demais ,pra quem atualmente tem 17 anos e quer aviação como sonho de profissão, pensar em um plano B… :]

    E pra finalizar, queria agradecer vocês, Raul e Alexandre Sales, por serem uma rica fonte de consulta e inspiração, vamo que vamo !!!!

    Apesar de eu nunca ter comentado já li muito seu blog e o canal piloto também…

    • Cadu
      5 anos ago

      Novo Velho, exato!!! Também já conclui meu Plano B como você esta fazendo, par poder correr atrás deste sonho mais tranquilamente…Infelizmente aviação não é como as demais profissões, infelizmente!!

Deixe uma resposta