Como solar com 6h:25min de voo em duplo-comando

By: Author Raul MarinhoPosted on
456Views6

Baixem neste link [SFV] um artigo do Doug Daniel – você vai precisar de um nível básico de inglês para entendê-lo (digamos, um ICAO-2+) -, em que ele ensina “sua técnica” SFV- Study-Fly-Visualize (c). A técnica é “dele” porque ele registrou os respectivos direitos autorais, mas muita gente vai se lembrar da manjada técnica do “voo mental”, bastante popular nos aeroclubes brasileiros (no Aeroclube de São Paulo, pelo menos, ela é famosa).

Pois então, o “voo mental” é a parte mais importante da técnica SFV – que, segundo o Doug, foi o que lhe permitiu solar com 6h:25min de voo de treinamento em duplo-c0mando. Provavelmente, o Doug não aprendeu a voar num aeródromo complicado como o Campo de Marte, em que você gasta uns 40min. só entre táxi e deslocamento de ida e volta para a área de treinamento em cada voo, pois em SBMT é impossível solar com tão pouco tempo. Bem, mas independente disso, essa técnica realmente funciona para economizar horas de voo. Eu usei, e percebi como ela é eficiente. Recomendo!

6 comments

  1. Balila
    5 anos ago

    Lembrando que a ANAC só deixa solar com mais de 10 horas :-(

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Contornar isso agora é fácil, já que o RBAC-61 permite que se faça todo o treinamento de PP fora de curso homologado.

      • Gustavo Franco
        5 anos ago

        Todo o PP (inclusive prática) poderá ser feito fora de escola homologada?

        Até então a parte teórica não precisava ser feita em escola, mas a prática deveria ter pelo menos 15 horas em instituição homologada.

        Não devo ter entendido direito, porque pelo que soube, inclusive o teórico precisará ser feito em escola a partir do ano que vem.

        • Raul Marinho
          5 anos ago

          É o seguinte:

          1)A partir de 22/06/12, não é mais necessário VOAR nem 1h em curso PRÁTICO homologado, vc pode fazer as 40h em avião particular – a exigência das 15h mínimas em curso PRÁTICO homologado caiu.

          2)Até 21/06/13, não é preciso fazer curso presencial homologado para adquirir a CCT de PP(PPA e PPH).

          3)A partir de 22/06/13, independente de como vc tenha feito ou venha a fazer o curso prático (em curso homologado ou não), será necessário ter sido aprovado em um curso teórico presencial (com nota maior que 7,0 em todas as matérias, e frequencia superior a 70%) para poder efetuar a banca de PP para aquisição do CCT de PP (PPA e PPH).

          Entendeu?

  2. Raul, essa é realmente uma técnica que ajuda muito.

    Aproveito para compartilhar uma ferramenta que pode também ajudar e muito no debriefing.
    http://www.cloudahoy.com/
    Download para iPhone/iPad: https://itunes.apple.com/us/app/cloudahoy/id433341396?mt=8

    Abs,

Deixe uma resposta