Para Ser Piloto

Formação Aeronáutica e Segurança de Voo

“A formação do piloto de linha aérea: caso Varig”

6 Comentários

Formação de PLA – Caso Varig – Prof Elones

No link acima, é possível baixar a tese de doutorado do Prof. Dr. Elones Fernando Ribeiro, diretor da FACA-Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS, que é muito mais do que sugere seu título. A tese, ricamente ilustrada, traz a história da formação aeronáutica brasileira (e da própria aviação do Brasil), da Varig, da FACA, e de muitos outros fatos e curiosidades da aviação de nosso país, sem contar com as informações atuais sobre o curso de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS, e as modernas técnicas de treinamento atualmente utilizadas na aviação comercial, inclusive por companhias aéreas como a TAM. Ou seja: há muito mais do que a formação de pilotos de linha aérea como era na Varig – embora, é claro, isto também esteja presente na tese.

Além disso, o texto está muito mais para um livro do que para uma tese. A leitura é fluida como se fosse uma publicação editada comercialmente, não é um texto acadêmico com aquele vocabulário hermético típico da Academia. Isso faz com que qualquer pessoa com interesse sobre o assunto possa entendê-lo na íntegra, não há nenhum “pano preto” acadêmico ou aeronáutico.

Amanhã começa um mega-feriado de seis dias, pelo menos em São Paulo (aqui, emenda-se o feriado da Proclamação da República com o Dia da Consciência Negra) – e mesmo onde só haja o feriado de 15/nov, são quatro dias de folga. E como a meteorologia não está das melhores para voar, eis aí uma boa opção de diversão para quem realmente gosta de aviação, e vai além de “curtir” os vídeos de voos no Facebook, e das brincadeiras no Flight Simulator.

About these ads

6 thoughts on ““A formação do piloto de linha aérea: caso Varig”

  1. Pingback: Como era a EVAER (escola de pilotos da VARIG) | Para Ser Piloto

  2. Valeu pela dica de leitura,Raul, está sendo bastante útil para meu aprendizado a respeito da aviação civil.

    P.S.: Sr./Sra. Chumbrega, não querendo ser “boring”, mas já sendo, dado que também sou “proofreader”, não seria mais elegante fazer essas correções “inbox” para o autor? Não é uma advertência, apenas uma sugestão.

    Abraço a todos.

  3. I don’t wanna be “picky”, but:
    1) fly by WARE (p. 132)
    2) south AFRICA airways (p. 142)
    3) “A aviação comercial passou a desenvolver tecnologias que tornaram o avião cada vez mais automatizado, reduzindo gradativamente a importância do piloto na operação da aeronave. ” (p.149)
    Dentre outros, numa tese de doutorado…

  4. Já salvei aqui nos meus “IBooks”!!
    Tenho muitos amigos aposentados da Varig, bem “Velhinhos” (Historia viva!) que me contam como era a formação aeronautica na “Escolinha” da Varig (depois EVAER) nos anos 60/70/80.
    Realmente formavam aviadores!! QI’s ou “Nepotismos” á parte, a Escola da Varig foi a coisa mais próxima da “Perfeição” que já existiu nesse País, em termos de formação aeronáutica.
    Nem sei se tem muito á ver com a tese do Prof. Elones (obviamente ainda não li), mas comento “Só pra constar”.

    Abraços

    Beto

    • Vc vai gostar muito de ler o “livro”, especialmente qdo ele trata da EVAER dos anos 80/90, com hotel 5 estrelas pago pela Varig, mais ajuda de custo… Mas vc vai ver tbem que essa mamata foi uma exceção na história da formação de pilotos da Varig.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.137 outros seguidores