Novos problemas na GPEL

By: Author Raul MarinhoPosted on
818Views13

Recebi um e-mail do leitor George Coutinho, que posteriormente postou um comentário de mesmo teor neste post, relatando um problema processual na emissão de licenças na GPEL – vide reprodução parcial do e-mail abaixo. De acordo com o leitor, haveria mais três pessoas com idêntico problema no seu aeroclube, então solicito a quem estiver passando por dificuldade semelhante que relate o que está acontecendo nos comentários, para que possamos ter uma dimensão mais precisa de quantos pilotos estão sendo afetados por esse problema da GPEL. Acredito que, com isso, tenhamos mais argumentos para reclamar pelos nossos direitos junto à ANAC.

Reprodução parcial do e-mail recebido (somente foram suprimidos os cumprimentos & despedida, e os números dos processos):

(…)

Enviei o processo MNTE – PCM XXX/2012-85 e o checador lançou a FAP digital no sistema, mas nada aconteceu, recebi o seguinte e-mail:

Prezado, 

Foi lançada uma FAP referente à avaliação nas habilitações MNTE e Licença PCM contudo não foi encontrado nenhum processo válido para sua solicitação.
Favor postar novo processo pelo link https://sistemas.anac.gov.br/habilitacao/ListarCriarAgendamento/ResultadoConsultarPublico.do
Este e-mail é automático, não há necessidade de respondê-lo. Para maiores dúvidas entre em contato com GPEL@anac.gov.br

Tentei enviar novamente outro processo mais o sistema recusou afirmando que ´´ Já existe um processo em andamento com os mesmos serviços solicitados“ sendo assim consegui envia apenas como Concessão de Licença – PCM gerando o processo: YYY/2012-31 inclusive no rodapé a FAP digital já estava lançada pelo checador mas mesmo assim a PROVISORIA NÃO FOI GERADA.

Por gentileza preciso que vejam isso pois estou precisando iniciar meu curso de Instrutor e dependo da provisória de PC MONO VFR.  obrigado

(…)

 

13 comments

  1. guilherme
    2 anos ago

    Chequei o PP em novembro e até hoje não liberaram A Provisória……

  2. Leonardo Fagundes
    3 anos ago

    Chequei meu inva recentemente, e recebi o mesmo email, porém nada de sair a minha provisória, pois preciso dela para trabalhar. .. o que fazer ?

  3. Jonas
    4 anos ago

    Meu processo numero 00065.151226/2012-65 para inclusão de habilitação de Piloto agricola foi concluido em 16 de abril de 2013 e até hoje 21 de agosto minha CHT não chegou…

  4. Rômulo
    4 anos ago

    Estou com o mesmo problema, enviei meu processo de PC IFR e entrou somente o IFR, o PC não entrou por falta de doc de escolaridade do segundo grau, que foi enviado corretamente. Alguém sabe como solucionar esse problema?

  5. Venho aqui dizer que FINALMENTE acabam de liberar minha provisória, abriram o processo e atualizaram no sistema ´´meu segundo grau“ conforme citei na mensagem anterior. JÁ ME SINTO ALIVIADO! Obrigado a todos e ao Raul por ter colocado este post aqui e que muitas pessoas estão passando ainda por isso. Abçs… OBS> O Ezequiel aqui abaixo conseguiu também. Abçs..

  6. Minha gente;

    Já mandei exatamente 15 e-mails só me responderam 4 com a seguinte resposta: ´´Prezado, Seu processo esta na fila para analise.“
    Já abri 4 reclamações no FOCUS e 4 no ECOAR e nada só ´´ Em Providência“
    Já fiz 12 ligações para o 0800 e não falam coisa com coisa quando não inventam que o sistema ta fora do ar e que por isso não podem consultar…

    Pra finalizar na data de ontem fiz mais uma ligação dessa rotineira pro 0800…
    A moça muito educada pediu meu ANAC e o numero do processo e fez a consulta lá e disse que o MOTIVO: de não ter saído minha provisória era que EU NÃO TINHA O 2° GRAU! rsrs. Interessante eu não ter o segundo grau mas ter feito a Banca de PC e a de PLA antes como pode? Retruquei a mesma e a resposta foi a mesma: AGUARDAR até o processo ser analisado……..

  7. ezequiel
    5 anos ago

    Tive o mesmo problema que george inclusive comentei com ele essa situacao e nao podemos fazer nada, minha grana foi contada desde o pp ao pc e restou pouca coisa para fazer o inva, precisamos trabalhar e a anac nao libera nada7

  8. Paulo
    5 anos ago

    No meu caso, saiu somente a habilitação IFR, a licença PCM não saiu, já estou ha 2 meses na espera pra esse lixo de sistema analisar meu processo, o pior que não posso começar o INVA pois a provisoria não saiu, liguei la me disseram que eu vou ter q esperar a analise definitiva, eles não podem colocar a provisoria.

  9. Eduardo
    5 anos ago

    Esse primeiro e-mail que você recebeu é “normal”, todos estão recebendo isso, mas também tive problema com relação a provisória, consegui as provisórias de MLTE/IFR, porém a de PC não foi gerada, quando liguei na ANAC para saber o que tinha acontecido, falaram que para ser PC eu deveria ter o ensino médio completo. O que me deixa mais indignado é de ter mandado todos os documentos de forma correta (inclusive o histórico escolar do ensino médio) e receber a informação que vou ficar sem provisória no mínimo até quando meu processo entrar em análise, ainda com o risco de ser indeferido.

  10. Fred Mesquita
    5 anos ago

    Tenso… Tudo isso é desanimador.

  11. Gustavo
    5 anos ago

    No meu foi um processo de PC MLTE IFR. Lancei e na hora recebí o seguinte e-mail: (Foi lançada uma FAP referente à avaliação nas habilitações MLTE IFRe Licença PCM contudo não foi encontrado nenhum processo válido para sua solicitação),
    Porém no mesmo dia recebí o e-mail da GPEL dizendo que a provisória estava lançada.
    Por íncrível que pareça demorou 1 dia só, mas como já estou acostumado com a ANAC, eu só ficarei tranquilo quando o processo concluir e receber a carteira em casa.

  12. betoarcaro
    5 anos ago

    Meu Deus…..

Deixe uma resposta