Pílula de sabedoria

By: Author Raul MarinhoPosted on
294Views2

A “pílula de sabedoria” de hoje é de autoria do aviador e poeta Marcelo Quaranta:

Se alguém quiser a fórmula para se aposentar na aviação, aí vai:

Pense sempre antes de cada voo: Se ele exigir técnica, tudo certo! Vá em frente, e use-a. Se ele exigir coragem, pare tudo, pois tem alguma coisa muito errada.

2 comments

  1. O engraçado é que eu pensava nesse assunto ainda ontem, olhando pros CB’s que se formavam aqui na região de Divinópolis, Pará de Minas, BH.

    Conclui que, infelizmente, o que pode deixar marcado um piloto no meio aeronáutico e ele deixar transparecer falta de coragem. Pode acabar pegando fama de “medroso”.

    E o ironico da história é que existem muitos aviadores que pagaram com a vida por terem tomado uma decisão que exigiu coragem, mas ninguém se lembra (como herói) daquele que resolveu ficar no chão por prudência (muitos vão dizer que foi por “medinho”) e evitou uma trajédia anunciada.

    Em resumo: Tudo em excesso é prejudicial. Isso é fato. O medo inclusive. Mas, posso assegurar que o aviador não precisa de nem 0,001% de coragem pra voar. Já da prudência e do medo (falo do medo racional, e não da fobia descontrolada), desses “itens” ele não pode abrir mão. Assim o piloto é capaz de julgar muito bem uma situação, pois vai saber reconhecer seus limites e os limites do seu equipamento, avaliando corretamente os riscos da sua decisão.

  2. Fred Mesquita
    5 anos ago

    Cabelos brancos ou careca, muita paciência e já aposentado são as pessoas que têm “bagagem” para tecer e criar comentários que viram dicas do dia-dia, como essa acima.

Deixe uma resposta