Novo Relatório Final do CENIPA

By: Author Raul MarinhoPosted on
214Views0

PP-MAW

Os nossos amigos do SERIPA-IV acabaram de me enviar o Relatório Final do acidente com o helicóptero AS-350B3 matrícula PP-MAW, do link acima. Trata-se de um acidente sem gravidade ocorrido em 2010, que não despertaria maiores interesses se não fosse o contexto operacional/empresarial/legal em que ocorreu.

Trata-se de uma aeronave operada em regime de compartilhamento, o que significa que um grupo de pilotos operava um pool de diversos helicópteros de TIPOs diferentes para os cotistas, sob o RBHA-91. Ocorre que este tipo de operação se situa em uma zona nebulosa da legislação, já que a ANAC não regulamenta a operação compartilhada especificamente, e isto é um item apontado no relatório (vejam o item 3.2.1.2.3) como fator contribuinte.

Eu vejo a operação de compartilhamento como uma excelente opção de utilização de aeronaves, que deveria inclusive ser incentivada pelas autoridades aeronáuticas. Só que estas insistem em ignorar a modalidade, o que faz com que cada empresa de compartilhamento aplique suas próprias metodologias de gerenciamento operacional, e aí acontece o que aconteceu (que foi até pouco, perto do que pode ocorrer). Será que já não passou da hora da ANAC regulamentar o compartilhamento? (A pergunta é retórica: é óbvio que isso já deveria ter acontecido!).

 

Deixe uma resposta