“A Aviação Civil que o Brasil merece ter”

By: Author Raul MarinhoPosted on
550Views14

Estou recebendo críticas de que o blog está ficando excessivamente político… Bem, é verdade, eu tenho publicado muitos posts sobre política ultimamente – mas o que eu posso fazer se fatos políticos relacionados aos assuntos do blog estão acontecendo neste momento? O que eu deveria fazer, então? Fingir que eles não existem?

Vejam, por exemplo, o vídeo abaixo, com o depoimento do prof. da UFRJ Respício do Espírito Santo Jr. no Senado, em 14/12 último. É uma abordagem 100% política, mas de extremo interesse para quem se preocupa com a aviação, especialmente com o futuro da atividade aeronáutica no Brasil. O professor trata da raiz dos problemas da aviação no Brasil, e propõe soluções – e isso não é de interesse para o blog?

Pelo contrário! Eu acho que todo estudante de aviação ou piloto profissional tem que ver um vídeo desses: é preciso que a comunidade aeronáutica se preocupe com os rumos da aviação do Brasil. Ser piloto não é só saber fazer um procedimento IFR, é também saber como se posicionar para que o exercício da profissão seja viável. E do jeito que a coisa está indo, a aviação está sendo inviabilizada no Brasil, em especial a aviação geral. Então, meus amigos, não deixem de assistir ao depoimento do vídeo abaixo. É o nosso futuro que está em discussão!

(Agradeço ao leitor Gabriel Donato, que me enviou o vídeo. Neste momento, ele está com 21 visualizações. Vamos ver em quantas chega depois que esse post for ao ar…).

-x-

Complementando, vejam isso.

14 comments

  1. Edson Cury
    5 anos ago

    Por favor, alguém possui o e-mail do Professor da UFRJ Respício do Espírito Santo Jr.?
    Grato

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Tente a COPPE/UFRJ, onde ele trabalha, ou a Aeromagazine, onde ele escreve.

  2. Roberto
    5 anos ago

    Tiraram o video do ar! Se alguém ainda tem o arquivo mande como anexo e distribua o máximo possível.

    • Raul Marinho
      5 anos ago

      Negativo, companheiro. Acabei de testar o vídeo, e está funcionando perfeitamente.

  3. Matheus
    5 anos ago

    Raul, continue postando do jeito que você está postando, são assuntos de extrema importância a todos que estão no meio da aviação. Parabéns.

    Sobre o vídeo, o professor Respício deu uma palestra no Seminário do curso de Ciências Aeronáuticas da PUC-GO em novembro, e levantou esses mesmos pontos que citou no vídeo, nesse mesmo seminário o Brigadeiro Carlos Alberto falou como é que funciona a ANAC, que tem diretores que são formados em Arquitetura e em Economia, ou seja, nada a ver com a aviação. Precisa de uma reformulação urgente na ANAC e a extinção do CONAC.

  4. amgarten
    5 anos ago

    Normalmente que reclama da política está, de certa forma e mesmo sem querer, fazendo… Política.
    Então as pessoas ficam anestesiadas e não percebem que de repente alteraram a legislação do aeronauta e agora o aeronauta tem aumentada sua carga horária, sem aumento salarial, e com aumento da fadiga. Onde estavam os pilotos? Onde estava a sociedade? (Este é apenas um exemplo fictício).
    Ao mesmo tempo, o mesmo povão, corre para o aeroporto para despedir-se do seu time que vai … Decidir um jogo!
    Acorda Lisarb!!

  5. Renato
    5 anos ago

    Infelizmente essa é a mentalidade da maioria dos brasileiros. Vejo aqui o povo reclamar da política, querer evita-la como se fosse a praga, sem realmente entender como o política nos afeta em todas as áreas. O povo tem que se envolver mais na política, para mostrar que quem controla o país é o cidadão e não o político. Manter-se ignorante simplesmente dá aos políticos incompetentes a habilidade de fazerem o que bem entenderem, afetando-nos, inclusive na aviação.

  6. Chumbrega
    5 anos ago

    Em relação ao que postei ontem (http://paraserpiloto.com/2012/12/19/conectando-a-tubulacao-do-esgoto-ao-turbofan-do-737ng-da-gol/), esclareço:

    Eu entendo e concordo que discussões sobre as políticas da aviação são necessárias.
    Discussão sobre partidos não. A intenção do meu comentário ao Raul não foi para deixar de dar notícias sobre a ANAC, sobre a SAC e etc, mas sim para moderar o conteúdo improdutivo de algumas coisas. Senão, porque não discutir futebol, religião e mulher aqui também?

    Neste blog? Políticas sobre aviação sim! PT X PSDB com argumentos esdrúxulos não!

  7. tayana silva oliveira
    5 anos ago

    é sempre bom se informar sobre assuntos seja de qualquer
    espécie a respeito de aviação, isso para quem está nela e até mesmo
    para pessoas que se interessam pelo assunto e falar em política
    sobre aviação nunca é demais, pois esperamos que ela venha com
    idéias inovadoras de melhorias, tanto para com passageiro como as
    pessoas que trabalham diretamente com ela.Muito bom o vídeo e
    continue assim nos informando.Grata.

  8. tropesko
    5 anos ago

    Qué isso Raul, continue escrevendo do jeito que vc escreve,
    pois muitos leitores (assim como eu) apenas não comentam, mas leem
    assíduamente seu blog.

  9. Freddy
    5 anos ago

    O Analfabeto Político
    “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
    O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”
    Bertolt Brecht

  10. Fabio Otero Goncalves
    5 anos ago

    Geralmente, quem reclama de “excesso de politica nas discussoes” ou usa cliches surrados como “voce reclama demais, de barriga cheia” etc sao os mesmos palhacos ignorantes, desaculturados, subservientes e puxa-sacos que se escondem atras de quem efetivamente exerce suas prerrogativas, quando o caldo entorna nas empresas, mas depois nao hesitam em desfrutar dos “improvements” que resultam das batalhas da gente. Parafraseando o pessoal do South Park: “Pq eh que eles nao vao para casa, brincar com seus bichinhos de pelucia”? O seu blog presta um valoroso servico a comunidade, principalmente no sentido de bem informar os mais novos. Boas Festas & Bons Voos!

  11. Boa parte das mazelas desse país é devido ao completo desinteresse da população por assuntos que envolvam política.

    Não se interessam, não dão a mínima, mas quando esse deisinteresse gera consequências que afetam o bolso ou tira o cidadão da sua zona de conforto, ai é “culpa do governo”. Como se este fosse um ser alienígena que tomou o poder a força e impõe suas leis sem que os habitantes não possam fazer nada contra.

    • Romário-11
      5 anos ago

      Estranho esse comentário,pois o q mais vejo aqui e gente reclamando do governo,mas sem dar nenhuma ideia alternativa.

Deixe uma resposta