“A Aviação Civil que o Brasil merece ter”

By: Author Raul MarinhoPosted on
2304Views14

Estou recebendo críticas de que o blog está ficando excessivamente político… Bem, é verdade, eu tenho publicado muitos posts sobre política ultimamente – mas o que eu posso fazer se fatos políticos relacionados aos assuntos do blog estão acontecendo neste momento? O que eu deveria fazer, então? Fingir que eles não existem?

Vejam, por exemplo, o vídeo abaixo, com o depoimento do prof. da UFRJ Respício do Espírito Santo Jr. no Senado, em 14/12 último. É uma abordagem 100% política, mas de extremo interesse para quem se preocupa com a aviação, especialmente com o futuro da atividade aeronáutica no Brasil. O professor trata da raiz dos problemas da aviação no Brasil, e propõe soluções – e isso não é de interesse para o blog?

Pelo contrário! Eu acho que todo estudante de aviação ou piloto profissional tem que ver um vídeo desses: é preciso que a comunidade aeronáutica se preocupe com os rumos da aviação do Brasil. Ser piloto não é só saber fazer um procedimento IFR, é também saber como se posicionar para que o exercício da profissão seja viável. E do jeito que a coisa está indo, a aviação está sendo inviabilizada no Brasil, em especial a aviação geral. Então, meus amigos, não deixem de assistir ao depoimento do vídeo abaixo. É o nosso futuro que está em discussão!

(Agradeço ao leitor Gabriel Donato, que me enviou o vídeo. Neste momento, ele está com 21 visualizações. Vamos ver em quantas chega depois que esse post for ao ar…).

-x-

Complementando, vejam isso.

14 comments

  1. Edson Cury
    10 anos ago

    Por favor, alguém possui o e-mail do Professor da UFRJ Respício do Espírito Santo Jr.?
    Grato

    • Raul Marinho
      10 anos ago

      Tente a COPPE/UFRJ, onde ele trabalha, ou a Aeromagazine, onde ele escreve.

  2. Roberto
    10 anos ago

    Tiraram o video do ar! Se alguém ainda tem o arquivo mande como anexo e distribua o máximo possível.

    • Raul Marinho
      10 anos ago

      Negativo, companheiro. Acabei de testar o vídeo, e está funcionando perfeitamente.

  3. Matheus
    10 anos ago

    Raul, continue postando do jeito que você está postando, são assuntos de extrema importância a todos que estão no meio da aviação. Parabéns.

    Sobre o vídeo, o professor Respício deu uma palestra no Seminário do curso de Ciências Aeronáuticas da PUC-GO em novembro, e levantou esses mesmos pontos que citou no vídeo, nesse mesmo seminário o Brigadeiro Carlos Alberto falou como é que funciona a ANAC, que tem diretores que são formados em Arquitetura e em Economia, ou seja, nada a ver com a aviação. Precisa de uma reformulação urgente na ANAC e a extinção do CONAC.

  4. amgarten
    10 anos ago

    Normalmente que reclama da política está, de certa forma e mesmo sem querer, fazendo… Política.
    Então as pessoas ficam anestesiadas e não percebem que de repente alteraram a legislação do aeronauta e agora o aeronauta tem aumentada sua carga horária, sem aumento salarial, e com aumento da fadiga. Onde estavam os pilotos? Onde estava a sociedade? (Este é apenas um exemplo fictício).
    Ao mesmo tempo, o mesmo povão, corre para o aeroporto para despedir-se do seu time que vai … Decidir um jogo!
    Acorda Lisarb!!

  5. Renato
    10 anos ago

    Infelizmente essa é a mentalidade da maioria dos brasileiros. Vejo aqui o povo reclamar da política, querer evita-la como se fosse a praga, sem realmente entender como o política nos afeta em todas as áreas. O povo tem que se envolver mais na política, para mostrar que quem controla o país é o cidadão e não o político. Manter-se ignorante simplesmente dá aos políticos incompetentes a habilidade de fazerem o que bem entenderem, afetando-nos, inclusive na aviação.

  6. Chumbrega
    10 anos ago

    Em relação ao que postei ontem (http://paraserpiloto.com/2012/12/19/conectando-a-tubulacao-do-esgoto-ao-turbofan-do-737ng-da-gol/), esclareço:

    Eu entendo e concordo que discussões sobre as políticas da aviação são necessárias.
    Discussão sobre partidos não. A intenção do meu comentário ao Raul não foi para deixar de dar notícias sobre a ANAC, sobre a SAC e etc, mas sim para moderar o conteúdo improdutivo de algumas coisas. Senão, porque não discutir futebol, religião e mulher aqui também?

    Neste blog? Políticas sobre aviação sim! PT X PSDB com argumentos esdrúxulos não!

  7. tayana silva oliveira
    10 anos ago

    é sempre bom se informar sobre assuntos seja de qualquer
    espécie a respeito de aviação, isso para quem está nela e até mesmo
    para pessoas que se interessam pelo assunto e falar em política
    sobre aviação nunca é demais, pois esperamos que ela venha com
    idéias inovadoras de melhorias, tanto para com passageiro como as
    pessoas que trabalham diretamente com ela.Muito bom o vídeo e
    continue assim nos informando.Grata.

  8. tropesko
    10 anos ago

    Qué isso Raul, continue escrevendo do jeito que vc escreve,
    pois muitos leitores (assim como eu) apenas não comentam, mas leem
    assíduamente seu blog.

  9. Freddy
    10 anos ago

    O Analfabeto Político
    “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
    O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”
    Bertolt Brecht

  10. Fabio Otero Goncalves
    10 anos ago

    Geralmente, quem reclama de “excesso de politica nas discussoes” ou usa cliches surrados como “voce reclama demais, de barriga cheia” etc sao os mesmos palhacos ignorantes, desaculturados, subservientes e puxa-sacos que se escondem atras de quem efetivamente exerce suas prerrogativas, quando o caldo entorna nas empresas, mas depois nao hesitam em desfrutar dos “improvements” que resultam das batalhas da gente. Parafraseando o pessoal do South Park: “Pq eh que eles nao vao para casa, brincar com seus bichinhos de pelucia”? O seu blog presta um valoroso servico a comunidade, principalmente no sentido de bem informar os mais novos. Boas Festas & Bons Voos!

  11. Boa parte das mazelas desse país é devido ao completo desinteresse da população por assuntos que envolvam política.

    Não se interessam, não dão a mínima, mas quando esse deisinteresse gera consequências que afetam o bolso ou tira o cidadão da sua zona de conforto, ai é “culpa do governo”. Como se este fosse um ser alienígena que tomou o poder a força e impõe suas leis sem que os habitantes não possam fazer nada contra.

    • Romário-11
      10 anos ago

      Estranho esse comentário,pois o q mais vejo aqui e gente reclamando do governo,mas sem dar nenhuma ideia alternativa.

Deixe uma resposta