Sobre o livro “Para Ser Piloto”

By: Author Raul MarinhoPosted on
479Views14

Há coisa de seis meses atrás, eu resolvi escrever um livro sobre os assuntos tratados no blog – especificamente sobre formação aeronáutica e mercado de trabalho para pilotos (com ênfase na questão do “QI & Relacionamentos”). Minha ideia era pegar os textos já publicados, atualizá-los e complementá-los, organizá-los numa sequencia lógica, e voilà, eis o livro! Na prática, eu imaginava que já estava com 90% do livro pronto, olha só que moleza! Simples, rápido e prático, não?

Sim, só que quando eu comecei a escrever, vi que tinha muito mais coisa para falar do que imaginava, e no fim das contas, hoje eu vejo que 95% do que já escrevi do livro é composto por textos inéditos, no máximo “inspirados” pelos posts publicados – ou seja: a ideia de “reciclagem” de posts foi por água abaixo. Com isso, duas coisas aconteceram:

  1. O livro vai atrasar. Eu imaginava ter uma 1ª versão do livro pronta até o final de 2012, mas eu acho que só chegarei neste ponto em fevereiro ou março. Depois vêm as revisões técnicas e gramaticais/ortográficas, a diagramação, a capa, etc., e acho que o produto final só estará disponível lá pelo meio do ano que vem.
  2. O livro está ficando muito mais legal do que eu imaginava que poderia ficar. Vocês não imaginam a quantidade de informação inédita que há no livro, o quanto ele deverá ser útil para quem está avaliando o ingresso no mundo da aviação, para os pilotos em formação, e para os profissionais da área – em especial os recém-formados. Tudo bem que eu seja o cara mais suspeito que existe para falar isso, mas o livro está ficando muito legal MESMO. Quem sobreviver ao apocalipse maia de sexta-feira verá!

Mas, de qualquer forma, um assunto me preocupa, que é o fato de haver alguns artigos no blog que ficaram desatualizados depois da publicação do RBAC-61 – e justamente alguns dos textos mais populares, em especial o “como tirar brevê” e o “quanto custa tirar brevê”, que insistem em estar todo dia entre os mais lidos do blog. Por isso, eu decidi antecipar para janeiro a publicação de um e-book com cerca de 100 páginas com dois capítulos do livro, que tratam sobre a formação aeronáutica em aeroclube/escola de aviação no Brasil e suas respectivas questões financeiras. Com isso, eu vou poder finalmente “matar” esses dois textos do blog, que é uma coisa que está me incomodando. E eu aproveito e consigo fazer um pré-teste da aceitação do livro, que também é outra coisa que eu acho importante.

Então, não gastem todo o 13º salário nas festas de fim de ano, reservem uma verba para comprar o e-book do Para Ser Piloto em janeiro, ok!? (Falando sério: o preço do e-book vai ser simbólico, na casa de um dígito, e só não vai ser de graça porque, se for, aí eu perco o parâmetro de aceitação do produto).

E se alguém tiver curiosidade para saber como será o livro do Para Ser Piloto na sua versão completa, ele está ficando assim:

  • O livro tem cinco partes, mais o prefácio (a ser escrito pelo Cmte. Mauro Silva), a introdução (onde eu falo quem eu sou e como é o livro), e o epílogo, sobre “Ética na aviação”.
  • A segunda parte é o centro do livro, e trata exclusivamente de formação aeronáutica. Os dois primeiros capítulos desta parte – “Como tirar brevê” e “Quanto custa tirar brevê” – estarão no e-book, e estão quase prontos (só falta uma revisão final, a introdução do e-book e os procedimentos para publicação). Depois, ainda há mais quatro capítulos nesta parte, sobre formação complementar, cursos superiores de aviação, formação no exterior e a LPTM-Licença para Piloto de Tripulação Múltipla.
  • Antes, há a primeira parte, que é sobre o que é preciso saber sobre ser piloto: as possibilidades profissionais na aviação, como funcionam os aeroclubes e as escolas de aviação, o problema da “escalabilidade”, e os bons e maus motivos para ser piloto.
  • Depois, tem a terceira parte, que é sobre mercado de trabalho, “QI & relacionamentos”, e aplicações de “altruísmo recíproco” para pilotos (o tema do meu livro publicado pela Ed.Saraiva).
  • A quarta parte é sobre coaching de formação aeronáutica, com o estudo de casos reais e “genéricos”: como se tornar piloto com poucos recursos, e como escolher a melhor opção de formação (incluindo o aeroclube, se for o caso).
  • E a quinta e última parte tratará de três assuntos distintos: segurança de voo, bolsas de estudo e programas de formação de pilotos, e acessórios para pilotos (iPad, GPS, etc.).

As partes I e II estão quase prontas; a III está pela metade; e as partes IV e V, além da introdução e do epílogo, eu nem comecei. Basicamente, é isso.

14 comments

  1. jhonatan
    3 anos ago

    Raul , como eu faço para obter o livro paraserpiloto ?

  2. Admo S Souza
    5 anos ago

    Otimo muito bom só uma pergunta o livro vai tratar de pph/pch ou vai ser mas voutado para ppa/pca?

  3. Valmor Jr
    5 anos ago

    Já tem mais uma venda garantida Raul. Parabéns e muito obrigado por toda essa ajuda.

  4. Mauriccio Alves
    5 anos ago

    Show!!!

  5. tropesko
    5 anos ago

    Vai vender muito bem, tenho certeza.

  6. LG
    5 anos ago

    Dalhe Raul, estava curioso a respeito do livro!!! So pelo
    tema do livro eu ja iria considerar a comprar. Agora, considerando
    o Autor, é compra certa. é o minimo que posso fazer pra retribuir
    toda a sua ajuda tanto no blog como por emails!!! Boa sorte meu
    caro, tamo junto. Gostaria de saber se havera noite de autografo
    com Raulzetes!!??? Hehehe Abs!!!

  7. Thiago Thomaz de Souza
    5 anos ago

    Muito interessante. Parabéns!!!

  8. airguga
    5 anos ago

    Parabéns pela iniciativa e pela forma clara e objetiva com
    que você expõe as idéias!

  9. roquini
    5 anos ago

    Vai ser show de bola!!!!
    Quando me perguntarem: “Como eu faço para ser piloto?”, responderei: “Leia esse “livrinho” aqui oh!” rs

  10. Vinicius Piassa
    5 anos ago

    Primeiro livro que vejo sobre este assunto! Esta de parabéns Raul pela iniciativa. O assunto é de grande interesse e se for bom como você esta falando vai fazer sucesso. Esta garantido 1 venda.

  11. Sander Ruscigno
    5 anos ago

    Raul,

    eu serei um que com certeza comprarei este livro, em verdade eu já estou no final do meu curso, mas não importa, tenho interesse mesmo assim.
    E vou mais além, se quiseres posso ser um dos que revisarão seu livro…

    Abraço!

Deixe uma resposta