Há coisa de seis meses atrás, eu resolvi escrever um livro sobre os assuntos tratados no blog – especificamente sobre formação aeronáutica e mercado de trabalho para pilotos (com ênfase na questão do “QI & Relacionamentos”). Minha ideia era pegar os textos já publicados, atualizá-los e complementá-los, organizá-los numa sequencia lógica, e voilà, eis o livro! Na prática, eu imaginava que já estava com 90% do livro pronto, olha só que moleza! Simples, rápido e prático, não?
Sim, só que quando eu comecei a escrever, vi que tinha muito mais coisa para falar do que imaginava, e no fim das contas, hoje eu vejo que 95% do que já escrevi do livro é composto por textos inéditos, no máximo “inspirados” pelos posts publicados – ou seja: a ideia de “reciclagem” de posts foi por água abaixo. Com isso, duas coisas aconteceram:
- O livro vai atrasar. Eu imaginava ter uma 1ª versão do livro pronta até o final de 2012, mas eu acho que só chegarei neste ponto em fevereiro ou março. Depois vêm as revisões técnicas e gramaticais/ortográficas, a diagramação, a capa, etc., e acho que o produto final só estará disponível lá pelo meio do ano que vem.
- O livro está ficando muito mais legal do que eu imaginava que poderia ficar. Vocês não imaginam a quantidade de informação inédita que há no livro, o quanto ele deverá ser útil para quem está avaliando o ingresso no mundo da aviação, para os pilotos em formação, e para os profissionais da área – em especial os recém-formados. Tudo bem que eu seja o cara mais suspeito que existe para falar isso, mas o livro está ficando muito legal MESMO. Quem sobreviver ao apocalipse maia de sexta-feira verá!
Mas, de qualquer forma, um assunto me preocupa, que é o fato de haver alguns artigos no blog que ficaram desatualizados depois da publicação do RBAC-61 – e justamente alguns dos textos mais populares, em especial o “como tirar brevê” e o “quanto custa tirar brevê”, que insistem em estar todo dia entre os mais lidos do blog. Por isso, eu decidi antecipar para janeiro a publicação de um e-book com cerca de 100 páginas com dois capítulos do livro, que tratam sobre a formação aeronáutica em aeroclube/escola de aviação no Brasil e suas respectivas questões financeiras. Com isso, eu vou poder finalmente “matar” esses dois textos do blog, que é uma coisa que está me incomodando. E eu aproveito e consigo fazer um pré-teste da aceitação do livro, que também é outra coisa que eu acho importante.
Então, não gastem todo o 13º salário nas festas de fim de ano, reservem uma verba para comprar o e-book do Para Ser Piloto em janeiro, ok!? (Falando sério: o preço do e-book vai ser simbólico, na casa de um dígito, e só não vai ser de graça porque, se for, aí eu perco o parâmetro de aceitação do produto).
E se alguém tiver curiosidade para saber como será o livro do Para Ser Piloto na sua versão completa, ele está ficando assim:
- O livro tem cinco partes, mais o prefácio (a ser escrito pelo Cmte. Mauro Silva), a introdução (onde eu falo quem eu sou e como é o livro), e o epílogo, sobre “Ética na aviação”.
- A segunda parte é o centro do livro, e trata exclusivamente de formação aeronáutica. Os dois primeiros capítulos desta parte – “Como tirar brevê” e “Quanto custa tirar brevê” – estarão no e-book, e estão quase prontos (só falta uma revisão final, a introdução do e-book e os procedimentos para publicação). Depois, ainda há mais quatro capítulos nesta parte, sobre formação complementar, cursos superiores de aviação, formação no exterior e a LPTM-Licença para Piloto de Tripulação Múltipla.
- Antes, há a primeira parte, que é sobre o que é preciso saber sobre ser piloto: as possibilidades profissionais na aviação, como funcionam os aeroclubes e as escolas de aviação, o problema da “escalabilidade”, e os bons e maus motivos para ser piloto.
- Depois, tem a terceira parte, que é sobre mercado de trabalho, “QI & relacionamentos”, e aplicações de “altruísmo recíproco” para pilotos (o tema do meu livro publicado pela Ed.Saraiva).
- A quarta parte é sobre coaching de formação aeronáutica, com o estudo de casos reais e “genéricos”: como se tornar piloto com poucos recursos, e como escolher a melhor opção de formação (incluindo o aeroclube, se for o caso).
- E a quinta e última parte tratará de três assuntos distintos: segurança de voo, bolsas de estudo e programas de formação de pilotos, e acessórios para pilotos (iPad, GPS, etc.).
As partes I e II estão quase prontas; a III está pela metade; e as partes IV e V, além da introdução e do epílogo, eu nem comecei. Basicamente, é isso.
jhonatan
6 anos agoRaul , como eu faço para obter o livro paraserpiloto ?
Raul Marinho
6 anos agoClique aqui: http://paraserpiloto.com/e-book-como-tirar-breve-e-quanto-isso-vai-custar/
Admo S Souza
8 anos agoOtimo muito bom só uma pergunta o livro vai tratar de pph/pch ou vai ser mas voutado para ppa/pca?
Raul Marinho
8 anos agoVai tratar de PPH/PCH/PLAH, sim!
Valmor Jr
8 anos agoJá tem mais uma venda garantida Raul. Parabéns e muito obrigado por toda essa ajuda.
Mauriccio Alves
8 anos agoShow!!!
tropesko
8 anos agoVai vender muito bem, tenho certeza.
LG
8 anos agoDalhe Raul, estava curioso a respeito do livro!!! So pelo
tema do livro eu ja iria considerar a comprar. Agora, considerando
o Autor, é compra certa. é o minimo que posso fazer pra retribuir
toda a sua ajuda tanto no blog como por emails!!! Boa sorte meu
caro, tamo junto. Gostaria de saber se havera noite de autografo
com Raulzetes!!??? Hehehe Abs!!!
Thiago Thomaz de Souza
8 anos agoMuito interessante. Parabéns!!!
airguga
8 anos agoParabéns pela iniciativa e pela forma clara e objetiva com
que você expõe as idéias!
roquini
8 anos agoVai ser show de bola!!!!
Quando me perguntarem: “Como eu faço para ser piloto?”, responderei: “Leia esse “livrinho” aqui oh!” rs
Vinicius Piassa
8 anos agoPrimeiro livro que vejo sobre este assunto! Esta de parabéns Raul pela iniciativa. O assunto é de grande interesse e se for bom como você esta falando vai fazer sucesso. Esta garantido 1 venda.
Sander Ruscigno
8 anos agoRaul,
eu serei um que com certeza comprarei este livro, em verdade eu já estou no final do meu curso, mas não importa, tenho interesse mesmo assim.
E vou mais além, se quiseres posso ser um dos que revisarão seu livro…
Abraço!