Denúncias contra o Aeroclube de Goiás

By: Author Raul MarinhoPosted on
863Views13

Recebi ontem, do leitor Cláudio Soriano Fadel, o link para o vídeo abaixo, com denúncias contra o Aeroclube de Goiás noticiadas no Jornal da Record regional. Não conheço o aeroclube, e portanto não tenho como opinar sobre o que foi denunciado – e, por outro lado, tenho todo o pé atrás com o jornalismo da Record -, mas eu acho importante provocar a discussão. Quem tiver mais informações sobre o assunto, a favor ou contra o citado aeroclube, peço que contribua com comentários para que possamos entender melhor o que se passa em Goiânia.

13 comments

  1. anonimo
    4 anos ago

    Desculpem o anonimato …
    Como aluno ainda to aprendendo … assim tbem como na vida a cada momento …
    Após meu cheque vou me apresentar.
    Abraço, perdoem o embaraço posto que, como aprendizado nesta profissão entendo, ou quero entender, que por natureza as dificuldades não gigantescas e não são pre-escolhidas ainda mais, qdo não se tem um posicionamento de irmandade e união.

  2. anonimo
    4 anos ago

    Excelencia em profissionalismo …
    É o que vi enquanto formei PP no AEROCLUBE DE GOIÁS, e, naquele mesmo periodo de tempo.
    N estou entendeno o por que da tentativa de DIFAMAÇÃO.
    E, agora, retornei para conclusão do meu PC.
    É fácil ferrar c as pessoas qdo vc ja conseguiu seu objetivo.
    Tenho orgulho de falar pros neus amigos no meu criculo de amizade dos instrutores que tive lá: a começar pelo primeiro Weslem; Guilherme; Wilmar; William; Davi Cruz; Raoni; Iuri Valente; Wellington Pessoa; Santana; Jacobson e agora, no PC: Michele; Eduardo Goulart; Ivan; Estevão.
    Tbem, ja voei noutra escola e … so lamento … mas estes que estão listados, são os melhores que tive o prazer de aprender.
    Pra levantar voo, tem um procedimento que se chama “VISTORIA PRE-VOO” e nunca deixei de voar no AEROCLUBE DE GOIAS por falta de MANUTENÇÃO.
    Valeu …

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Pois é, né? Mais fácil ainda assinar como anônimo…

    • Luiz
      4 anos ago

      O Aero clube de Goias está em constante mudança como qualquer outra instituição que se preocupa com a segurança. Os alunos que se dedicam, com certeza ele sai do aeroclube de goias muito satisfeito, pois, o mesmo aprendeu alguma coisa com auxilio de um instrutor e principalmente por si próprio. Já um aluno não comprometido tende a não se dar bem no avião e tentar culpar de alguma forma a instituição. Meus amigos trabalho no aeroclube com maior orgulho, sei do trabalho feito e cobrado por todos. Todos nos instrutores confiamos nas aeronaves que voamos.

  3. Rogério Aviador
    5 anos ago

    Incrivel como Silver Tape segura bem quase tudo.

  4. Guilherme
    5 anos ago

    O que se passa é o seguinte…..
    ex-instrutor magoado por ter sido demitido aproveitou a oportunidade para ferrar a escola……

  5. Anonimo.
    5 anos ago

    Bom,eu voei no aeroclube de goiânia de 2010 até março de 2012 quando fiz parte do PP.Durante esse tempo que voei era comum ver boero remendado com “silver tape”,para cobrir pequenos buracos.Várias vezes eu deixava de voar por problemas na bequilha inclusive desse boero no video o famoso GOB,cheguei a voar lá todos os boeros que eles tinham(PP-GOB,PP-FKI e o PP-FLH)graças a Deus nunca tive pane nem nada,porem uma vez um conhecido meu teve pane no mesmo dia em que eu ia voar,o motor do PP-FLH parou na hora da decolagem quando a aeronave encontrava-se a menos de 500 pés do solo,ah sorte é que o instrutor conseguiu voltar pra pista e mais sorte ainda foi que a decolagem aconteceu em SBGO(na epoca eles ainda operavam lá)e não nessa pista que chama-se “escolinha” do contrário teria ocorrido acidente.A coisa foi tão feia que os dois instrutores que eles tinham na epoca deixaram o aeroclube,de acordo com o que ele e outros instrutores me passaram o motivo foi justamente a falta de comprometimento com uma manutenção bem feita no boero e nas outras aeronaves,tanto que se você olhar no diário de bordo do boero você vai ver que ele nunca fixa em uma única oficina é sempre em várias,até pra Brasíllia ele já foi pra fazer manutenção.

    • Guilherme
      5 anos ago

      Discordo de voce Anonimo…Não sei de nenhum instrutor que tenha deixado o aeroclube por problemas de manutenção. Alguns deixaram pois outras escolas ofereceram melhor preço por hora voada porém estes mesmos instrutores voltaram a fazer parte do Aeroclube pois as “outras escolas” não voavam tão bem quanto ao ACGO e o salario deles acabou ficando menor que antes.
      No quesito “manutenção”, os Aeroboero ficaram um bom tempo fora da escala pois não existiam oficinas credenciadas em Goiânia para fazer grandes manutenções (500 hrs e 1000 hrs.). No caso dos C150, todas as manutenções são feitas em dia e em uma única oficina com respaldo no meio aeronáutico, a STOCO Aviação, pois o responsável pela manutenção é o proprietário da aeronave (que não quer ver seu investimento virar pó em um acidente!)

      • Matheus
        5 anos ago

        Eu concordo com o anonimo,quero é ver você falar isso pro instrutor Weslen e pro instrutor Davi,senão me engano nenhum deles voltaram ao aeroclube de Goiânia e o Weslen era o instrutor do incidente com o Ab11 citado,os próprios instrutores quando ainda estava trabalhando lá era Davi,era Weslen,era Raphael que entrou na tam em 2010,todos eles falavam mal das manutenções,oras basta ver o próprio funcionário de vocês falando na reportagem.Inclusive eu mesmo voando com o Instrutor Estevão cheguei a levar o pp-gob para ser remendado com fita adesiva numa oficina na escolinha,ele me disse que era algo temporário pra eu não ficar sem voar,por incrível que pareça essa solução temporária ficou no avião por mais de 2 semanas.Cheguei a tirar uma foto do remendo pra mostrar ao Moacir e questionar o motivo daquilo,eu mostrei e ele me explicou isso tudo de manutenção e etc.A fita adesiva em sí não iria influenciar em nada já que o boero é revestido de tela,mas a questão é,se um buraco é tampado com fita adesiva como “solução provisória”,imagine o que mais não foi feito como “solução provisória” nessas manutenções?!

        • Guilherme
          5 anos ago

          No meu ponto de vista, se o Piloto em Comando aprovou a solução, imagino que a fita adesiva realmente foi uma solução temporária, afinal ele não iria colocar sua própria vida em risco ! Bom senso também existe na aviação.
          Realmente, o Davi voltou !! E esta dando instrução no aeroclube já fazem uns 8 meses !
          Eu sei que a coisa funciona assim:
          Aluno se não voa porque o avião tem que fazer manutenção, RECLAMA. Ai depois senta a bunda para voar com avião remendado, RECLAMA também ! Afinal, ele está pagando para isto (mesmo implorando para desconto no preço das horas!) !
          Depois que arranja emprego a coisa muda de figura, já que recebe para isto, sai com o patrão em tempo ruim, mono noturno, Avgas batizada e etc….um dia acaba no chão !

          • Matheus
            5 anos ago

            Falou falou e acabou que no fim das contas desviou do assunto para quando aluno arranjar emprego.A manutenção do aeroclube de Goiás deixa a desejar sim,você sabe muito bem disso.Isso de aluno reclamar ou não é indiferente ao caso que está sendo tratado aqui até porque reclamar é um direito dele como cliente.O davi voltou?ótimo agora pergunte a ele se a manutenção dos Ab11 no tempo que ele voava eles era boa?ou faça melhor pergunte ao Weslen que ele detalha pra você como era a tal manutenção dos boeros do aeroclube de Goiás até fevereiro deste ano.O que eu levantei é,se o cara aceita remendo na aeronave como solução o que mais ele não aceitaria para continuar voando?afinal de contas foi você mesmo quem disse “Depois que arranja emprego a coisa muda de figura, já que recebe para isto, sai com o patrão em tempo ruim, mono noturno, Avgas batizada e etc….um dia acaba no chão !” quem garante que eles não façam o mesmo? o que mais o aeroclube não aceitaria como solução temporária?Ao todo voei 3 vezes em semanas diferentes com o Estevão,dessas 3 vezes 2 vezes ele reclamou da bequilha do pp-gob,dizendo:vou fazer um pouso de pista aqui porque não estou confiando muito nessa bequilha não e na outra vez ele disse deixa esse pouso que eu faço pois a bequilha ainda ta muito ruim,tanto que até pra taxiar era uma luta anormal,ele mesmo quando viu que eu estava taxiando com dificuldade pisou nos pedais e constatou que havia algo muito errado com a bequilha,ou seja por mais de 3 semanas o Ab11 estava voando com problema na bequilha.E se você for o instrutor Guilherme você sabe muito bem que isso é verdade,pois no dia que o Estevão falou isso ele comentou na sala AIS do santa genoveva sobre o quão ruim estava a bequilha.

  6. Alexandre Sales
    5 anos ago

    “O piloto pediu para não ser identificado, mas vamos deixar a voz original dele só de sacanagem”

Deixe uma resposta